Pesquisar este blog

01 dezembro 2023

SÓ FALTAM 2 DIAS PARA COMEÇAR A FESTA DE SANTA LUZIA, PADROEIRA DO SÍTIO PONTA II

IFRN CAMPUS APODI TEM PROJETO APROVADO EM CHAMADA UNIVERSAL DO CNPq

Os docentes Luciana Bertini e Tássio Lessa em parceria com a professora Maria Alexsandra Rios, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e demais colaboradores aprovaram um projeto na chamada Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) Edital nº 10/2023, em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Bioenergia e bioaditivos

Com o título "Bioenergia e bioaditivos (drop-in) como oportunidade de valorização de biomassas residuais e agroindustriais e fortalecimento da bioeconomia", a proposta abordará como questão central o aproveitamento integrado de biomassas residuais e agroindustriais, para o desenvolvimento e adaptação de metodologias para produção de bioenergia e bioaditivos. O grupo conseguiu um financiamento de R$122 mil para promover a pesquisa aprovada entre as instituições envolvidas.

Para o professor Tassio Lessa, “Aprovar um projeto via CNPq, em uma seleção de âmbito nacional, é um grande feito para o Campus Apodi”. O edital para qual o projeto foi aprovado objetiva apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país, em qualquer área do conhecimento.

*Portal IFRN

PARABÉNS PARA OS AMIGOS QUE FAZEM ANIVERSÁRIO HOJE!!!!

Parabéns amiga Lucineide! Que Deus a abençoe hoje e sempre! Feliz aniversário!!!
Parabéns Amanda Santiago! Votos de felicidades, paz, saúde e muitos anos de vida!!!
Parabéns para o amigo Elaírio Costa! Felicidades, paz, saúde e vida longa! Tudo de bom!!!

Na COP 28, Lula diz que ‘trilhões’ gastos com armas deveriam ser usados contra fome e mudança climática

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou nesta sexta-feira (1º) seu primeiro discurso na abertura da conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 28, em Dubai, nos Emirados Árabes.

Durante a fala, ele afirmou que gastos com armas deveriam ser usados contra a fome e a mudança climática, como o impacto climático afeta o Brasil e sobre a necessidade de ter uma economia menos dependente de combustíveis fósseis.

A conferência do clima — que deve durar duas semanas — é um evento que reúne governos do mundo inteiro, diplomatas, cientistas, membros da sociedade civil e diversas entidades privadas visando debater e buscar soluções para a crise climática causada pelo homem.

Gastos com fome e mudança climática

Lula disse durante o discurso que o mundo gasta mais em armas, e que a quantia poderia ser usada no combate à fome e no enfrentamento à mudança do clima. “Quantas toneladas de carbono são emitidas pelos mísseis que cruzam o céu e desabam sobre civis inocentes, sobretudo crianças e mulheres”.

O presidente afirmou que “o mundo naturalizou disparidades inaceitáveis de renda, de gênero e de raça, e que não é possível enfrentar a mudança do clima sem combater a desigualdade”.

Lula também criticou a postura da ONU sobre a incapacidade de manter a paz, “simplesmente porque alguns dos seus membros lucram com a guerra”. A Organização das Nações Unidas tem Rússia, Ucrânia e Israel como países-membros, por exemplo.

“Governantes não podem ser eximidos de suas responsabilidades. Nenhum país resolverá seus problemas sozinho. Estamos todos obrigados a atuar juntos, além de nossas fronteiras. O Brasil está disposto a liderar pelo exemplo. Ajustamos nossas metas, que são hoje mais ambiciosas do que a de muitos países desenvolvidos”, disse.

Amazonas e Rio Grande do Sul

Lula afirmou também que a Amazônia amarga uma das “mais trágicas secas de sua história”. Ele também citou que, no sul, tempestades e ciclones deixam um rastro inédito “de destruição e morte”.

“A ciência e a realidade nos mostram que desta vez a conta chegou antes”, afirmou.

No Amazonas, a seca atingiu ao menos 62 duas cidades e afetou o cotidiano de pelo menos 600 mil pessoas. A região Sul, por sua vez, registrou 71 dos 92 alertas emitidos ao governo federal nos últimos dez anos por conta desse fenômeno natural.

De acordo com Lula, “a geração que destrói o meio ambiente não é a geração que paga o preço”.

“O planeta já não espera para cobrar a próxima geração. O planeta está farto de acordos climáticos não cumpridos, de metas de redução de emissão de carbono negligenciadas, de discursos vazios. Precisamos de atitudes e práticas concretas. Quantos líderes mundiais estão de fato comprometidos em salvar o planeta?”.

O presidente declarou ainda que este ano é o mais quente “dos últimos 125 mil anos”. As fortes temperaturas são resultados das contínuas emissões de gases com efeito de estufa, combinadas com o El Niño, que aquece as águas superficiais no leste do Oceano Pacífico.

Combustíveis fósseis

Lula também disse que “é hora de enfrentar o debate sobre o ritmo lento da descarbonização do planeta e trabalhar por uma economia menos dependente de combustíveis fósseis”.

O assunto também foi comentado pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que falou não ser possível salvar o planeta com altas temperaturas “com uma mangueira de incêndio de combustíveis fósseis”.

Só será possível parar (as altas temperaturas) se pararmos de queimar todos os combustíveis fósseis. Não reduzirmos. Não diminuirmos”, afirmou.

Os combustíveis fósseis também são tema da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+), que confirmou na quinta-feira (30) a entrada no Brasil no grupo. Os líderes da organização ainda defendem o uso combustíveis fósseis, mesmo que em menor escala.

A organização disse também na quinta que realizou reunião ministerial com participação do ministro brasileiro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

“A reunião deu as boas-vindas a Sua Excelência Alexandre Silveira de Oliveira, Ministro de Minas e Energia da República Federativa do Brasil, que aderirá à Carta de Cooperação da OPEP+ a partir de janeiro de 2024”, diz a nota da organização.

A Opep foi criada em 1960 e reúne hoje 13 grandes países ofertantes de óleo no mundo, como Arábia Saudita, Irã, Iraque, Emirados Árabes Unidos e Venezuela.

A sigla com o símbolo de adição (+) inclui também os chamados “países aliados” – que não integram a organização propriamente, mas atuam de forma conjunta em algumas políticas internacionais ligadas ao comércio de petróleo e na mediação entre membros e não membros.

Não participam do grupo, no entanto, outros grandes produtores como Estados Unidos, Canadá, Brasil, China e Catar.

*Fonte: G1

FESTA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO 2023: ALGUNS REGISTROS DA SEGUNDA NOITE DE NOVENA

Registros da SEGUNDA Noite de Novena da Festa de Nossa Senhora da Conceição 2023.
“Maria, sinal de esperança do povo a caminho (LG 65)”.
✨De 28 de Novembro a 08 de Dezembro 2023.
Viva a Imaculada Conceição 🎉
Estamos esperando por vocês!💛

BARAÚNA-RN: HOMEM COM MOTO ROUBADA MORRE EM CONFRONTO COM A POLÍCIA NA ZONA RURAL

Um homem identificado como, Francisco Edson da Silva Rebouças, “Etinho” morreu em confronto com policiais militares, na manhã desta sexta feira 01 de dezembro de 2023, após praticar assaltos em Mossoró e fugir com moto roubada, para Baraúna.

De acordo com a PM, o suspeito de posse de uma moto roubada há mais de um ano, teria praticado assaltos, levando celulares das vítimas na região do Aeroporto. De posse de informações do COPOM, policiais da Força Tática passaram a realizar diligências no sentido de localizar e prender o assaltante.

Na Comunidade da Barrinha, zona rural de Mossoró, os policiais se depararam com o suspeito que fugia em alta velocidade. Houve um acompanhamento tático, com pedido de apoio à outras viaturas e antes do apoio chegar o elemento efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais.
Houve revide a injusta agressão e no confronto o assaltante acabou sendo baleado e socorrido pelos policiais, para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró, mas ele não resistiu, indo a óbito ao entrar na unidade hospitalar.

Com o assaltante a PM apreendeu uma arma de fogo com munições deflagradas, celulares que haviam sido tomado de vítimas e uma moto, que estava com ele, roubada há um ano atrás e que circulava pela cidade.

*Fim da Linha

Concurso público Unificado de 2024 será realizado em 3 cidades do RN

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será aplicado em 180 cidades, conforme lista divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As provas serão realizadas em março de 2024. Desses municípios, três estão situados no Rio Grande do Norte.

Das cidades selecionadas, 39 cidades estão na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 no Sul.

De acordo com o ministério, a seleção foi feita a partir dos seguintes critérios: tamanho da população (mais de 100 mil habitantes), raio de influência na região e facilidade de acesso. Caso o município não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, os exames serão aplicados em cidades próximas.

“Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, ressaltou o secretário de Gestão de Pessoas do ministério, José Celso Cardoso, em publicação da pasta.

Conhecido como Enem dos concursos, o primeiro concurso público unificado visa preencher 6.640 vagas para servidores federais e será aplicado pela Fundação Cesgranrio.

Veja a distribuição por regiões:

Região Norte – 39 municípios
– dois no Acre
– nove no Amazonas
– três no Amapá
– 16 no Pará
– quatro em Rondônia
– dois em Roraima
– três no Tocantins

Região Nordeste – 54 municípios
– dois em Alagoas
– 16 na Bahia
– seis no Ceará
– nove no Maranhão
– quatro na Paraíba
– cinco em Pernambuco
– sete no Piauí
– três no RN
– dois em Sergipe

Região Centro-Oeste – 20 municípios
– oito em Goiás
– quatro em Mato Grosso do Sul
– sete em Mato Grosso
– um no Distrito Federal

Região Sudeste – 44 municípios
– quatro no Espírito Santo
– 24 em Minas Gerais
– quatro no Rio de Janeiro
– 12 em São Paulo

Região Sul – 23 municípios
– oito no Paraná
– nove no Rio Grande do Sul
– seis em Santa Catarina

TRE manda Codevasf detalhar verbas enviadas ao RN enquanto Rogério Marinho era ministro

O desembargador Expedito Ferreira, corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), determinou que a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) detalhe todas as verbas que foram encaminhadas a municípios potiguares durante os anos de 2021 e 2022. A intimação será encaminhada ao diretor-presidente da companhia, Marcelo Andrade Moreira Pinto.

Na época do envio dos recursos, o atual senador Rogério Marinho (PL) era ministro do Desenvolvimento Regional – pasta à qual a Codevasf está ligada. Pela decisão de Expedito Ferreira, a Codevasf terá de mostrar quais valores foram enviados para o Estado e quem fez a solicitação dos recursos.

A decisão do desembargador foi proferida nesta sexta-feira (1º) atendendo a um pedido do ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PSD), que perdeu para Rogério Marinho na disputa pelo Senado em 2022. Carlos Eduardo move uma ação contra o adversário desde agosto do ano passado, acusando o senador bolsonarista de abuso de poder político e econômico, por ter usado a estrutura do Governo Federal – Ministério do Desenvolvimento Regional e Codevasf – para obter vantagem eleitoral na corrida para o Senado, privilegiando prefeitura de aliados políticos.

Além de encaminhar mais recursos para prefeitos aliados, em detrimento das reais necessidades do RN, Rogério Marinho teria agido para alterar o rol de atuação da Codevasf, estatal ligada ao MDR, para, de maneira inédita, passar a atender o RN. A empresa, então, começou a ser turbinada com verba do orçamento secreto.

Esta é a 3ª vez que o TRE-RN determina à Codevasf que encaminhe o detalhamento dos recursos enviados ao RN. Em uma delas, houve decisão colegiada do próprio TRE. A estatal respondeu intimações anteriores e enviou as informações, mas com dados considerados incompletos.

“Os registros cuja obtenção foi deferida por decisão colegiada desta Corte Eleitoral apresentam natureza pública e seriam passíveis de ampla fiscalização pela sociedade civil, devendo ser disponibilizados com o máximo de transparência possível, não sendo excessivo reclamar a individualização do responsável pelo pedido de envio e as finalidades as quais se destinavam”, enfatizou o desembargador.

Na decisão desta sexta-feira, Expedito Ferreira também mandou intimar os prefeitos Allyson Bezerra, do município de Mossoró, e Jacinto Lopes de Carvalho, de Severiano Melo, para que forneçam os documentos que comprovem os requerimentos para recebimento de recursos em 2021 e 2022.

Na ação movida junto ao TRE, Carlos Eduardo busca comprovar que Rogério Marinho utilizou um “critério eleitoreiro” para enviar verbas a municípios do Estado no período pré-eleitoral.

Para o ex-prefeito, o critério utilizado não foi técnico. Na avaliação de Carlos Eduardo, o problema só ocorreu por causa do instrumento do “orçamento secreto”, como foi batizado o envio de verbas aos municípios pelo Governo Federal através das emendas de relator. No fim do ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou que o formato de distribuição de emendas era inconstitucional.

*Agora RN

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI


AL aprova gratuidade para pessoas com deficiência em concursos

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou nesta quarta-feira (29), durante sessão ordinária, projeto de lei que estabelece gratuidade de inscrição em concurso público para cargos estaduais a candidatos com deficiência física.

A matéria, de autoria do deputado estadual Neilton Diógenes (PP), teve apoio unânime dos parlamentares e segue agora para sanção ou veto da governadora Fátima Bezerra (PT).

“O processo de inclusão é complexo e envolve a atuação em muitas frentes. Garantir a gratuidade para os deficientes em concursos públicos é um instrumento de incentivo para que eles se inscrevam e, assim, busquem sua inserção no mercado de trabalho do segmento público. Essa é uma matéria que não encerra a questão, mas avança no processo de inclusão”, analisou o deputado Neilton Diógenes.

Ele lembrou que, proporcionalmente, o Rio Grande do Norte é o Estado com mais maior número de pessoas com deficiência o Brasil.

*Saulo Vale