Pesquisar este blog

23 junho 2023

BRASÍLIA: [VÍDEO] Deputado diz que terrorista que silenciou na CPI, vai continuar calado na cadeia

O ex-gerente de posto que está preso por tentar explodir uma bomba perto do aeroporto de Brasília no final do governo Bolsonaro, preferiu ficar calado na CPI dos Atos Antidemocráticos nests quinta-feira (22).
Das perguntas que não quiseram calar, sempre o questionamento sobre quem pagou para ele cometer o crime que poderia ter tirado a vida de muita gente.
O deputado Duarte Júnior, do PSB do Rio de Janeiro, lembrou que o terrorista presidiário George Washington Oliveira tentou evitar a prisão postando uma foto com um filho deficiente.

ARTIGO: SUSTENTABILIDADE E EDUCAÇÃO

O mundo inteiro fala em sustentabilidade, mas firmada em quê? Em geral, num pensamento econômico que sobrevive pela avidez, não liquidando apenas as criaturas humanas por força do desemprego, da fome em várias regiões do planeta, no entanto, igualmente pela carência de instrução que nega melhor perspectiva à juventude. Contudo, existem, por todo lado, esforços de pessoas decididas a corrigir tal situação, que trava o crescimento de muitos países. E não basta instruir. É preciso educar, reeducar! Em diversos lugares, onde a economia tornou-se mais forte, após certo tempo, por falta de maior investimento nos princípios espirituais e éticos, a violência, que diminuíra, ressurge, advinda tantas vezes da arrogância contra os que têm menos em suas fronteiras ou fora delas. Aí se atinge o relacionamento internacional. Por quê? Porque faltou o ensino, muito mais, a Reeducação, que é a Educação com Espiritualidade Ecumênica.

As ações humanas muitas vezes refletem uma cultura em que o futuro depende unicamente das coisas que se podem tocar, segurar. Ora, e se existir algo além? É importante priorizarmos o Espírito, que antes de tudo somos, aguardando por ser esclarecido, iluminado pela Verdade e pelo Amor. Uma fórmula, cujo resultado constitui a elevada Justiça, aquela que alcançará a eficiência de ser, de acordo com o que dizia Confúcio (551-479 a.C.), “o castigo para acabar com o castigo”. Ou seja, corrigir a criatura, livrando-a de seus enganos e conduzindo-a por caminhos acertados. A Reeducação, portanto, é uma escolha que nos deixa mais receptivos ao apoio celeste, pois o governo da Terra começa no Céu.

Essa minha palavra vem de alguns temas que desenvolvi com os jovens em 24/11/2009. Quando foi ao ar pela Super Rede Boa Vontade de Rádio (em Brasília, AM 1.210 kHz), chamou a atenção do professor doutor Marco Antonio Azkoul, ouvinte da nossa programação. Segundo ele, “é realmente providencial para a prevalência do básico sobre o acessório, isto é, do Espírito sobre a matéria”.

*José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
*Vânia Besse - Comunicação da LBV no RN

MOSSORÓ-RN: “Boca da Noite” promete arrastar multidão no encerramento do MCJ

No “Mossoró Cidade Junina” o público se despede das festividades do São João neste sábado (24) com o “Boca da Noite”. A festa terá 8 atrações em 6 horas de grandes shows, reunindo artistas locais e nacionais. Serão 4 trios elétricos embalando uma enorme multidão no Corredor Cultural, na avenida Rio Branco. Iniciando na “boca na noite”, às 18h, o evento contará com Claudia Leitte, Parangolé, Darlan Dias, Lucas Lima, entre outros.

No São João mais cultural do mundo, além do forró, que é tradição no Nordeste, outros hits vão contagiar o público, marcando em grande estilo o encerramento do MCJ 2023. No trio elétrico, o artista Davson Davis abre a noite de shows às 18h, com concentração ao lado da arena Deodete Dias. Marcelo Miranda também será atração da noite, iniciando sua apresentação por volta das 18h30.

A festa continua com o grupo Parangolé, arrastando o público na avenida Rio Branco por volta das 19h. Em seguida tem Ewerton Linhares e Banda Bakulejo. Darlan Dias chega para fazer a festa com seu repertório atualizado e diversificado, às 20h. Na sequência têm Júnior Farra no Corredor Cultural.

No encerramento do MCJ 2023 Lucas Lima e a fenomenal Claudia Leitte fecham com chave de ouro a programação do maior e melhor São João de todos os tempos. A cantora e compositora traz ao “Boca da Noite” seus grandes sucessos, hits que emocionam o público e fãs por onde ela passa.

“A festa está linda, um sucesso. O ‘Mossoró Cidade Junina’ fez história nesta edição. O evento está consolidado como o maior e melhor de todos os tempos. O ‘Boca da Noite’ vem para fechar em grande estilo essa festa mágica. Além dos artistas nacionais, teremos uma grande participação dos nossos artistas da terra, que vão abrilhantar o encerramento do São João mais cultural do mundo”, destacou Igor Ferradaes, secretário municipal de Cultura.

O São João de Mossoró reuniu nesta edição mais de 400 atrações em 22 dias de festa. O MCJ foi oficialmente aberto no dia 3 de junho, com o tradicional “Pingo da Mei Dia”, que reuniu mais de 210 mil pessoas. A festa seguiu durante todo o mês de junho, com programação todos os dias, com shows repletos de grandes artistas, humoristas consagrados, festivais regionais e espetáculos, além do Festival de Quadrilhas Juninas de diversas partes do Brasil.

MOSSORÓ-RN: Mulher de 35 anos vitima de acidente de trânsito na Maisa tem morte cerebral no HRTM

Marina Leoncio de Lima de 35 anos, teve morte cerebral confirmada, na manhã desta sexta feira 23 de junho de 2023 no Hospital Tarcísio Maia. Ela se envolveu em um acidente de trânsito na tarde de sábado (17) na Comunidade da Maísa zona rural de Mossoró.
O acidente do tipo colisão, envolveu cerca de três motocicletas e Marina se feriu com maior gravidade. Ela foi socorrida em estado grave Pará o Hospital Tarcísio Maia e acabou tendo morte cerebral.
De acordo com informações colhidas pelo Blog Fim da Linha, junto a unidade hospitalar, a família de Marina aceitou doar os órgãos dela. A captação vai ocorrer neste sábado (24).

Justiça Federal nega liminar de Reitora, que segue com título anulado

A 1ª Vara Federal do Rio Grande do Norte, em decisão publicada nesta sexta-feira, negou a liminar da Reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Ludimilla de Oliveira.

Ela tentava derrubar a decisão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que anulou o seu título do doutorado por plágio em sua tese.

Ludimilla apontou vícios no processo, argumento não acatado pela Justiça, que destacou a autonomia universitária para essa tomada de decisões.


“A demandada UFRN entendeu pela ocorrência de má-fé e afastou a decadência. Trata-se de decisão da Academia que este juiz, historicamente, tem evitado adentrar no seu mérito salvo em casos de explícito erro teratológico, o que aqui não ocorreu. Em outras palavras: a UFRN, no âmbito da sua autonomia em todos os sentidos, e através de decisão colegiada, não deve sofrer reparos do judiciário em suas questões internas, salvo ilegalidades flagrantes. E na quadra presente não se enxerga ilegalidade flagrante em seu proceder”, escreveu o juiz.

Recurso

A decisão da Justiça Federal ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região, com sede em Recife.

No início da semana, Ludimilla também teve outro recurso negado ao tentar reverter a anulação do título de doutorado no âmbito administrativo, na própria UFRN.

Caso siga com decisões desfavoráveis, Ludimilla poderá ser deposta do cargo pelo Conselho Universiário (Consuni), uma vez que só pode ser Reitor quem tem doutorado ou professor que esteja nos dois níveis mais elevados da carreira.

No Consuni, instância máxima da instituição, ela tem minoria de votos.

Leia a decisão judicial AQUI.

*Saulo Vale

É HOJE! GRANDE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRREGO!

Polícia Militar registra crime de homicídio no início da madrugada em Paraú na região Oeste Potiguar

Um homicídio provocado por disparos de arma de fogo foi registrado pela Polícia Militar, na cidade de Paraú, na região Oeste do Rio Grande do Norte. O crime aconteceu por volta de 00h20min desta sexta feira 23 de Junho de 2023 e teve como vítima um adolescente identificado apenas como “Jailson”.

De acordo com a PM, o jovem foi executado dentro de barraco, com tiros, provavelmente na cabeça, caracterizando uma crime de exedcução. Os criminosos, ainda não identificados, chegaram no local, mataram a vítima e em seguida fugiram em sentido ignorado.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime, mas a polícia informou que a vítima já tinha sido apreendida, por alguns atos infracionais, naquela cidade.

A equipe da unidade do ITEP de Mossoró, se deslocou até aquela cidade e realizou os procedimentos de perícia e remoção do corpo, que será examinado em sua base. A Polícia Civil vai investigar o caso.

UERN: Inscrições para o Festival de Teatro (festuern) seguem abertas até segunda-feira (26

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), e a Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (FUNCITERN) lançaram o edital de abertura das inscrições para escolas interessadas em propor peças artísticas para a edição 2023 do Festival de Teatro da Uern (FESTUERN). O edital e o regulamento com todas as informações estão disponíveis no site do festival aqui.

As escolas interessadas poderão fazer suas inscrições até a próxima segunda-feira (26). O resultado parcial da seleção será publicado no dia 3 de julho. O resultado final está previsto para 5 de julho. Ao todo, serão selecionados 25 espetáculos de escolas públicas. Podem se inscrever escolas públicas de todo o Brasil.

O Festuern 2023 acontecerá entre os dias 16 e 20 de outubro, no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, em Mossoró. Nesta edição, o festival é uma realização da Uern e da Funcitern, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Cultural Câmara Cascudo, da Companhia Potiguar de Gás (Potigás), por meio do edital “Natural como fazer o bem”, e da TCM Telecom. A Prefeitura Municipal de Mossoró é apoiadora do evento.

Mais informações:
Site: https://festuern.uern.br/
Instagram: @festuernoficial

*Difusora de Mossoró

COMEÇOOOOOU O MANHÃ 87 COM JEOVÁ GURGEL NA CIDADE FM!!!!

Começou o MANHÃ 87 com Jeová Gurgel!!!!
Todos os dias você tem um encontro marcado com ele, de segunda a sábado a partir das 8 horas da manhã na Cidade FM!!!! 
87,9 FM, a Rádio de Apodi!!!!

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA INCINERA MAIS DE 100 QUILOS DE DROGAS

A Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/Mossoró) da Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (22) a incineração de aproximadamente 100 quilos de drogas apreendidas em Mossoró e na região Oeste do Estado. A ação ocorreu em uma fábrica de beneficiamento de castanha, localizada às margens da BR-304.

A incineração foi conduzida em conjunto com a participação do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e da Vigilância Sanitária de Mossoró. A droga queimada é resultado de investigações conduzidas pelas delegacias da região, incluindo a própria DENARC.

A Polícia Civil reforça o pedido à população para que continue fornecendo informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

*SECOMS

BOLSA FAMÍLIA: PAGAMENTO HOJE PARA QUEM TEM NIS COM FINAL 5

Desde março, o Bolsa Família paga outro adicional, de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos. Dessa forma, o valor total do benefício poderá chegar a R$ 900 para quem cumpre os requisitos para receber os dois adicionais.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 705,40, o maior da história do programa. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 21,2 milhões de famílias, com um gasto de R$ 14,97 bilhões.

Desde o início do ano, o programa social voltou a chamar-se Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.

O pagamento do adicional de R$ 150 começou em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para eliminar fraudes. Segundo o balanço mais recente, divulgado em abril, cerca de 2,7 milhões de indivíduos com inconsistências no cadastro tiveram o benefício cortado.

Apesar do corte, foi concedido um prazo de 60 dias para que cerca de 1,2 milhão de pessoas que se cadastraram como de famílias unipessoais no segundo semestre do ano passado regularizem a situação e comprovem os requisitos para retornar ao programa. A principal regra é que a família tenha renda mensal de até R$ 218 por pessoa, conta obtida ao dividir a renda total pelo número de integrantes da família.

Outra novidade incorporada ao Bolsa Família em junho é o início da regra de proteção. Mesmo conseguindo um emprego e melhorando a renda, a nova regra permite que a família permaneça no programa por até dois anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Nesse caso, a família passa a receber 50% do valor do benefício a que teria direito.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

*Agência Brasil/TN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

Você, que se acha enfermo, preso a um leito de dor, não desanime!
A doença não é um mal, pois é através da enfermidade que nos libertamos das vibrações grosseiras dos maus pensamentos, das más palavras e das más ações.
Suporte com paciência sua enfermidade, porque por meio dela se está purificado o organismo psíquico, sua alma, que só pode expulsar as impurezas por meio das doenças físicas.