/* <![CDATA[ */ (function (doc

segunda-feira, 5 de julho de 2021

BRASIL: 36,3% DA POPULAÇÃO JÁ TOMOU A PRIMEIRA DOSE DA VACINA CONTRA A COVID-19

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid-19 em 77.521.190 pessoas até as 21h de domingo (4). Dessas, 27.451.540 receberam a 2ª dose ou dose única e estão imunizados. Ao todo, 104.972.730 doses foram administradas no país.

O dado é da plataforma coronavirusbra1, que compila dados das secretarias estaduais de Saúde. O levantamento foi feito pelo Poder 360.

O número de vacinados com ao menos uma dose equivale a 36,3% da população, conforme a projeção de habitantes para 2021 feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Os que receberam as duas doses ou dose única são 12,9%. Dos que tomaram a 1ª dose, 34% já receberam também a 2ª e estão imunizados.

PAPA FRANCISCO TEM CIRUGIA BEM SUCEDIDA, DIZ BOLETIM

A cirurgia do Papa Francisco, de 84 anos, foi bem-sucedida, segundo o boletim médico divulgado na noite deste domingo (4). O pontífice foi internado em um hospital de Roma, na manhã de hoje para uma cirurgia no intestino grosso (veja detalhes). 

O boletim divulgado pelo Vaticano afirma que que o “Santo Padre reagiu bem à operação realizada sobre anestesia geral”. A operação, que já estava agendada, foi realizada para reparar um estreitamento no cólon (estenose), que dificulta a passagem das fezes.  

Cerimônia na Praça de São Pedro  

Três horas antes do comunicado da Igreja Católica, o pontífice chegou a participar da tradicional cerimônia religiosa na Praça de São Pedro, onde reza aos domingos com seus seguidores. 

Em seu discurso, o Papa Francisco informou que viajará em setembro para a Hungria e a Eslováquia, mas não mencionou que seria submetido à uma cirurgia. Há uma semana, o Papa Francisco pediu que seus fiéis orassem de uma maneira especial.

Entenda o procedimento  

Abaixo, leia:

  • o que causa a doença,
  • quais os sintomas que o pontífice deve ter apresentado;
  • qual o grau de complexidade da operação e como ela é feita;
  • de que modo a recuperação poderá afetar a rotina do Papa.
  • O que é estenose diverticular do cólon?

Para compreender o que é “estenose diverticular do cólon”, é preciso saber o significado de “divertículo”. 

Imagine que o intestino seja um cano. Na terceira idade, é comum que apareçam “saquinhos” na parede desse tubo — eles surgem principalmente pelo enfraquecimento natural dos tecidos. Essas tais “bolsas” são os divertículos. 

“Depois dos 60 anos, praticamente 100% dos idosos têm esse problema, em maior ou menor grau. Nem todos apresentarão sintomas: alguns têm dor, outros desenvolvem complicações maiores”, explica Juliano Barra, cirurgião do aparelho digestivo no Hospital Sírio-Libanês em Brasília (DF). 

“Quando há inflamação, chamamos de diverticulite, que é um quadro agudo a ser tratado com remédios via oral ou endovenosa. Caso chegue a ter perfuração ou sangramento do intestino, o paciente precisará de cirurgia com urgência.” 

O médico explica que essas inflamações deixam uma cicatriz no intestino, fazendo com que a parede dele fique mais dura e grossa. “Se isso se repete, uma vez atrás da outra, o ‘cano’ que tinha 5 centímetros de calibre passa a ter 1 ou 2 centímetros.” É esse estreitamento do órgão que recebe o nome de “estenose”.

PEDRO VELHO-RN: MÃE E FILHA IDOSAS SÃO ESTUPRADAS; UMA DELAS MORREU E SUSPEITO FOI PRESO

A Polícia Militar prendeu na manhã deste domingo (04), um homem identificado como Leandro da Silva Santana, de 31 anos suspeito de ter estuprado duas idosas, sendo mãe e filha na cidade de Pedro Velho no interior do Rio Grande do Norte. 

De acordo com a polícia a mãe morreu após o ato criminoso. O fato ocorreu durante a madrugada na casa onde residiam as vítimas.

*Por Sérgio Costa/Passando na Hora

BRASILEIRÁO 2021: PLACAR DA 9ª RODADA

Rodada do final de semana é a de número 9 e muitos times venceram fora de casa.

Placar:

Athletico-PR 2 x 1 Fortaleza

América-MG 2 x 0 Santos

Corinthians 1 x 1 Internacional

Chapecoense 0 x 2 Bahia

Flamengo 0 x 1 Fluminense

Sport Recife 0 x 1 Palmeiras

Ceará SC 2 x 0 Juventude

Sao Paulo 1 x 2 Bragantino

Cuiabá 0 x 1 Atlético-MG 

Gremio 0 x 1 Atlético-GO

PAPA FRANCISCO TEVE DE SER INTERNADO PARA CIRURGIA NO INTESTINO

O Papa Francisco foi internado em um hospital de Roma, neste domingo (4), para uma cirurgia no intestino grosso. A informação foi divulgada pelo Vaticano, sem detalhes sobre o horário em que o procedimento ocorrerá. 

A operação já estava agendada e busca reparar um estreitamento no cólon (estenose), que dificulta a passagem das fezes. Um novo boletim médico será divulgado quando a operação terminar. 

Cerimônia na Praça de São Pedro 

Três horas antes do comunicado da Igreja Católica, o pontífice chegou a participar da tradicional cerimônia religiosa na Praça de São Pedro, onde reza aos domingos com seus seguidores. 

Em seu discurso, o Papa Francisco informou que viajará em setembro para a Hungria e a Eslováquia, mas não mencionou que seria submetido à cirurgia no intestino.

MOSSORÓ-RN: Adolescentes são apreendidos após arrastões e atirarem contra policiais militares

A Polícia Militar apreendeu nesta noite de quarta feira 10 de agosto de 2022, dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, um revolver ca...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA