terça-feira, 17 de março de 2020

AREIA BRANCA-RN: POLÍCIA CIVIL PRENDE SUSPEITO DE LATROCÍNIO NA CIDADE DE TIBAU-RN

Policiais Civis da Delegacia Municipal de Areia Branca prenderam na tarde de segunda feira 16 de Março de 2020, dois suspeitos de tráfico de drogas, um deles com mandado de prisão acusado de latrocínio na cidade de Tibau, os dois foram presos com drogas e armas de fogo no Bairro Índios na cidade de Areia Branca.
Segundo informações, após investigação os policiais chegaram até uma residência na Rua João Pessoa onde encontraram as pessoas de Gilson Jadson Marcelino da Silva, contra o mesmo existia um mandado de prisão onde ele é acusado de um latrocínio ocorrido no mês de Fevereiro na cidade de Tibau. Também foi preso Wagner Soares Brás, na casa os agentes encontraram duas armas de fogo, uma certa quantidade de maconha e balança de precisão. Dois menores também foram apreendidos.
Os dois foram conduzidos até a delegacia onde foram autuados por tráfico de drogas, posse ilegal de arma de fogo e corrupção de menores. Após serem ouvidos foram encaminhados à cadeia pública em Mossoró.

*O Câmera/Passando na Hora

SEVERIANO MELO-RN: FAMÍLIA CARENTE FAZ CAMPANHA PARA CUSTEAR TRATAMENTO DE JOVEM ACIDENTADO

O jovem Ruan de 22 anos, de Severiano Melo RN, sofreu um acidente no qual quebrou a clavícula e teve traumatismo craniano, na sexta-feira 13 passou por cirurgia em Natal.
Passado essa primeira etapa, sua família que é humilde faz uma campanha financeira para custear o tratamento e aquisição dos medicamentos que são caros.
A família pede ajuda com qualquer quantia que pode ser feita através da seguinte conta bancária:

Agência: 3483
Operação: 013
Conta: 14893-5
Contribua se puder, se não puder compartilhe para que outras pessoas possam ajudar.

A família agradece!


*De: João Moacir.

Fátima suspende aulas nas redes pública e privada do RN por 15 dias

Governadora Fátima Bezerra e secretário de Educação, Getúlio Marques
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, anunciou nesta terça-feira (17) que as aulas nas redes estadual e privada de ensino serão suspensas por 15 dias no Estado a partir desta quarta-feira (18). A decisão, que afeta cerca de 1 milhão de estudantes, é uma medida para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.
O anúncio da governadora, válido para todas as escolas estaduais, municipais e particulares do Rio Grande do Norte, foi feito em um vídeo publicado nas redes sociais em que ela aparece ao lado do secretário estadual de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Getúlio Marques Ferreira.

Veja vídeo:
Mais cedo, as três instituições federais de ensino sediadas no Rio Grande do Norte já haviam determinado a suspensão das aulas, só que por tempo indeterminado: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Além disso, o Over Colégio e Curso também havia liberado seus alunos por 15 dias.
A decisão de Fátima acontece um dia depois de uma reunião na Governadoria para discutir o enfrentamento à pandemia. Nesta terça-feira (18), São Paulo registrou a primeira morte em decorrência da pandemia – de um homem de 62 anos de idade que tinha outras doenças associadas.
“Essa determinação vem em consonância com o que discutimos ontem (segunda-feira, 16). Isso atinge cerca de 1 milhão de alunos. 220 mil da rede estadual, 600 mil da rede municipal e cerca de 170 mil da rede privada. É para preservar a vida. É cerca de 1 terço da população que nós vamos tirar do deslocamento social para ficar no convício em casa”, afirmou o secretário Getúlio Marques.
Boletim epidemiológico divulgado mais cedo pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) aponta que o Rio Grande do Norte tem 33 casos suspeitos de Covid-19, a infecção causada pelo novo coronavírus. O Estado segue com um caso confirmado – de uma mulher de 24 anos que já está curada.
No País todo, são 301 casos confirmados pelo Ministério da Saúde ou pelos governos estaduais. Um homem de 62 anos morreu em São Paulo. Outras quatro mortes na cidade de São Paulo que estão sob investigação.


*Agora RN.

RIO GRANDE DO NORTE: 33 casos suspeitos de coronavírus, aponta Secretaria de Saúde

O Rio Grande do Norte tem 33 casos suspeitos para o novo coronavírus - o Convid-19. O número foi atualizado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (17) e representa um aumento em relação ao último boletim divulgado pela pasta na sexta-feira (13), quando havia 17 casos suspeitos no estado. Os dados são de até às 20h desta segunda-feira (16).
Ao todo, 58 casos foram notificados no Rio Grande do Norte, sendo que 24 já foram descartados e os 33 ainda aguardam resultados dos exames laboratoriais. Apenas uma paciente foi confirmada para a doença no estado, no último dia 12, e já não tem mais sintomas, de acordo com as autoridades de saúde. A confirmação ocorreu um dia após a Organização Mundial da Saúde confirmar estado de pandemia (quando a doença abrange vários continentes ou todo o mundo).
Dos 33 suspeitos, 20 estão em Natal, cinco em Parnamirim, outros três em Mossoró, dois em Nísia Floresta, além de um caso em Tibau do Sul, em Ceará-Mirim e em Frutuoso Gomes. Há estrangeiros entre os atendidos no Rio Grande do Norte: um paraguaio, listado entre os suspeitos em Natal e um italiano notificado em Mossoró.
"Inferimos ainda que há concentração dos casos suspeitos pelo Novo Coronavírus na sétima região de saúde (região metropolitana) no município de Natal. Ressaltamos que diante da modificação dos critérios para notificação, é possível afirmar que as notificações no RN, e a nível nacional, tendem a aumentar significativamente, sendo a tendência de produção de dados e informação sobre estes casos ser cada vez mais dinâmica, com alteração frequente do cenário", informou a Sesap. 


 
*Do G1 RN

IFRN PARALISA AULAS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (17)

17/03/2020 - Paralisação é por tempo indeterminado, em razão da pandemia do coronavírus
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) suspende a partir das 12h desta terça-feira (17) as atividades acadêmicas presenciais da Instituição por tempo indeterminado.
A decisão foi tomada pelo Colégio de Dirigentes (Codir) do Instituto, após nova atualização do cenário epidemiológico no estado, feita pelo Comitê de Enfrentamento ao COVID-19. O encaminhamento também leva em consideração o estado de comoção coletiva causado pela pandemia de coronavírus, declara pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no dia 11 de março.
As atividades administrativas seguirão até o final do expediente desta terça-feira (17) para que estratégias de organização para continuidade das atividades de forma remota. Novas orientações quanto à manutenção dos serviços essenciais serão repassadas à comunidade acadêmica na próxima quinta-feira (19).

EMPARN: CHUVAS REGISTRADAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 16/03/2020 as 7:00hs de 17/03/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 72
No. de Postos com Chuva: 61 No. de Postos sem Chuva: 41

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Parau(Prefeitura) 54,6
Sao Rafael(Emater) 47,5
Sao Rafael(Particular Ii) 47,2
Pau Dos Ferros(Particular) 45,0
Francisco Dantas(Emater) 40,0
Parana(Emater) 40,0
Piloes(Prefeitura) 31,7
Itaja(Emater) 30,0
Major Sales(Prefeitura) 27,0
Joao Dias(Emater) 26,0
Caraubas(Particular) 24,7
Janduis(Emater) 21,6
Agua Nova(Prefeitura) 18,5
Campo Grande(Particular) 16,4
Campo Grande(Particular 2) 16,1
Apodi(Prefeitura) 15,0
Encanto(Prefeitura) 15,0
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 14,5
Venha Ver(Emater) 12,0
Patu(Particular) 11,0
Portalegre(Particular) 8,7
Ipanguacu(Emater) 8,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 7,0
Vicosa(Prefeitura) 7,0
Felipe Guerra(Prefeitura) 6,0
Jose Da Penha(Emater) 5,6
Coronel Joao Pessoa(Emater) 4,5
Apodi(Base Fisica Emparn) 4,4
Pendencias(Ana) 4,3
Assu(Emater/st. Casa Forte) 4,0
Riacho De Santana(Emater) 4,0
Assu(Particular) 2,3
Lucrecia(Emater) 2,1
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 2,0
Rafael Godeiro(Emater) 1,9
Martins(Particular) 1,3
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 0,3
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 0,3

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Caico(Acude Itans) 85,8
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 71,0
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 53,0
Parelhas(Emater) 50,5
Currais Novos(Sec Meio Amb. Ex Cersel) 46,6
Florania(Sitio Jucuri) 42,5
Acari(Particular) 42,2
Santana Do Serido(Emater) 41,0
Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande) 37,0
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 33,6
Carnauba Dos Dantas(Emater) 30,0
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 24,3
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 22,5
Serra Negra Do Norte(Emater) 22,0
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 18,0
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 16,5
Sao Fernando(Emater) 13,0
Santana Do Matos(Emater) 3,5
Fernando Pedroza(Emater) 3,0
Pedro Avelino(Particular) 0,5

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Japi(Particular) 9,8
Tangara(Emater) 2,3

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 1,1

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: CONCURSO DA PREFEITURA ESTÁ SUSPENSO POR CAUSA DA PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS

Concurso público — Foto: Divulgação
As provas objetivas do concurso público para cargos do quadro efetivo da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, e do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (Saae) do município, que aconteceria no próximo domingo (22) foram adiadas por causa da pandemia do novo coronavírus, o Covid-19.
De acordo com a prefeitura, quase 47 mil candidatos estão inscritos na seleção. Ainda não há uma nova data definida para a realização das provas.
O edital lançado no final de 2019 prevê 583 vagas para os níveis fundamental, médio e superior, sendo 547 vagas na Prefeitura da cidade e outras 36 no Serviço Autônomo de Águas e Esgoto (SAAE). As inscrições foram abertas em dezembro, mas a seleção passou por mudanças de regras e vagas, após recomendações de órgãos como a Defensoria Pública do Estado.
A decisão de suspender as provas temporariamente foi confirmada pela Prefeitura e pelo Instituo Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que é a banca da prova, após orientação do Comitê Gestor de Prevenção e Enfrentamento ao Covid-19 criado no município, e de profissionais de Sáude.
"Assim que os efeitos da pandemia se estabilizarem, nova data será marcada e divulgada", informou o município.


*Do G1 RN.

MOSSORÓ-RN: 32º HOMICÍDIO EM 2020 - MULHER CONHECIDA COMO LAGARTIXA É MORTA DENTRO DE CASA NO BAIRRO BOM JARDIM

Mais um crime de homicídio foi registrado pela Polícia Militar por volta das 3hs da madrugada desta terça feira 17 de março de março de 2020, em Mossoró no Rio Grande do Norte.
A ação criminosa ocorreu no interior de uma residência na Travessa Rodrigues Alves no local conhecido "Beco do Cacete" no Bairro Bom Jardim
Uma mulher identificada até o momento como Jósa conhecida como "Largatixa" foi encontrada morta na cama com um tiro no pescoço e com uma garrafa de cachaça entre as pernas.
A Polícia Militar foi acionada isolou o local de crime, até a chegada das equipes do Itep e da Polícia Civil. Após os procedimentos de perícia, o corpo foi recolhido e encaminhado ao Instituto Médico Legal do Itep para ser examinado.
O ITEP aguarda a presença de familiares para a identificação oficial da vítima e liberação do corpo para sepultamento.
Mossoró contabiliza 32 homicídios em 2020.
Mais imagens


*Passando na Hora.

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DO CÓRREGO!!!


IBGE abre 208 mil vagas temporárias para agente censitário e recenseador

O Coordenador de Recursos Humanos, Bruno Malheiros, participou de coletiva de imprensa que divulgou o processo seletivo - Foto: Reprodução/Internet
O Censo Demográfico 2020 entrará de casa em casa para compor um novo retrato da realidade do Brasil. Para executar esta tarefa, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai contratar temporariamente 208.695 pessoas, por meio de dois editais de Processos Seletivos Simplificados (PSS) a serem lançados nesta quinta-feira (dia 5). A função que oferece maior número de vagas (180.557) é a de Recenseador, exigindo nível de ensino fundamental. O outro edital visa preencher 5.462 vagas de Agente Censitário Municipal (ACM) e 22.676 vagas de Agente Censitário Supervisor (ACS), ambas as funções de nível médio. As inscrições se encontram abertas de 5 a 24 de março, no site do Cebraspe.

A remuneração mensal prevista para o Agente Censitário Municipal é de R$ 2.100,00. Ele desempenha a função de gestor de uma equipe de agentes supervisores e de recenseadores. O Agente Censitário Supervisor receberá R$ 1.700,00 por mês, cumprindo funções técnicas, administrativas e operacionais. Já o Recenseador ganhará por produtividade, a depender da área de coleta de dados e da quantidade de estabelecimentos recenseados.

Desta vez, até mesmo quem trabalhou no IBGE com contrato temporário nos últimos meses poderá participar dos processos seletivos. Portanto, recenseadores e supervisores do Censo Agro 2017 e do Censo Experimental 2019 estão aptos a concorrer novamente, de acordo com a recém-editada Medida Provisória 922/20, que alterou as regras para contratação temporária de pessoal no serviço público federal previstas na Lei 8.745/93.

As provas para ACM e ACS serão aplicadas no dia 17 de maio, nos 4.612 municípios onde há disponibilidade de vagas. No fim de semana seguinte (dia 24 de maio), ocorre em todos os 5.569 municípios do País a prova para Recenseador. A diferença de datas permite ao concorrente participar dos dois processos seletivos. Como todas as cidades brasileiras terão pelo menos um local de prova para a função de Recenseador, não há necessidade de o candidato deslocar-se para um município vizinho. O IBGE realiza as provas de seus processos seletivos usualmente das 13h às 17h, o que permite aos candidatos que residem em municípios de grande extensão ou cujo deslocamento seja mais difícil chegarem aos locais de prova com tranquilidade.

Outra facilidade é que, no momento da inscrição, o candidato pode escolher sua área de trabalho dentro do município. A ideia é que os aprovados estejam perfeitamente ambientados à sua região de trabalho. "O objetivo é direcionar a seleção daqueles candidatos que sejam familiarizados com aspectos básicos desses locais, como acesso, geografia, segurança e características culturais", explica Bruno Malheiros, coordenador de Recursos Humanos do IBGE. "Por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, há vagas para comunidades como Rocinha, Maré e Complexo do Alemão, entre outras. Já em Monte Alegre de Goiás, o candidato a recenseador pode optar por áreas com povos tradicionais, como a Comunidade Quilombola Kalunga", acrescenta.

A taxa de inscrição para as funções de nível médio é de R$ 35,80 e para Recenseador, de R$ 23,61. Os valores podem ser pagos em qualquer banco, casa lotérica ou pela internet.


Ao candidato que obtiver melhor classificação será oferecida a vaga de Agente Censitário Municipal definida para cada Unidade da Federação. Aos demais candidatos classificados serão asseguradas as vagas de Agente Censitário Supervisor definidas para a Unidade da Federação ou Posto de Coleta, obedecida a ordem de classificação. Os resultados das provas serão divulgados nos meses de junho (ACM e ACS) e julho (Recenseador) e as contratações ocorrem logo em seguida. O trabalho de campo do Censo 2020 começa em agosto.

Haverá período de treinamento para recenseadores, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias e carga horária de 8h diárias. Os candidatos que tiverem no mínimo 80% de frequência no treinamento farão jus a uma ajuda de custo. O prazo do contrato de trabalho temporário para Recenseador é de três meses, com possibilidade de prorrogação. Para as demais funções, a previsão contratual é de cinco meses. Veja aqui Edital.

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...