Pesquisar este blog

25 setembro 2021

Projeto de Lei prevê pensão integral para mulheres de policiais e bombeiros militares do RN

Legislação anterior ofertava somente 70% do valor do salário do militar para as esposas 
Assinado pela governadora Fátima Bezerra nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei que dispõe sobre o Sistema de Proteção Social para Policiais e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte e estabelece a paridade e a integralidade, em simetria com os militares federais foi enviado à Assembleia Legislativa. Dessa forma, o modelo atual prevê o pagamento de pensão integral para mulheres de militares da segurança pública estadual, que atualmente conta com 14 mil policiais e bombeiros, entre ativos, inativos, como também pensionistas.

A nova legislação trouxe uma mudança significativa no que diz respeito ao pensionato para as esposas de militares. No atual modelo, as mulheres passam a receber o valor integral do salário do policial na ativa. Anteriormente a assistência em pensão era ofertada em 70% do salário do militar. Além desta medida, o novo sistema garante aposentadoria com salário integral a todos os militares, além de prever que os benefícios concedidos a posteriori para os militares estaduais estarão garantidos também às pessoas inativas ou pensionistas, de modo que serão seguidos todos os critérios adotados aos militares das forças armadas (simetria).

O ato de assinatura do Projeto de Lei, realizado na Governadoria, contou com a presença do vice-governador Antenor Roberto, da deputada estadual Isolda Dantas e do deputado estadual subtenente Eliabe Marques; dos secretários Raimundo Alves (Gabinete Civil/GAC) e Francisco Araújo (Segurança Pública e Defesa Social/Sesed); e do Procurador Geral do Estado (PGE) Luiz Antônio.

“Estamos tratando do Sistema de Proteção Social das categorias militares e este é um momento muito importante, que reforça a filosofia do nosso governo em valorizar todos os profissionais que compõem as forças da segurança pública. Esse PL é mais uma demonstração do perfil do nosso governo, que é à base do diálogo, pois o documento não foi colocado de cima pra baixo, e sim construído por todos vocês que aqui estão. Estamos dando um passo importante no intuito de assegurar a aposentadoria de maneira justa para todos e todas que atuam nas corporações militares do Estado”, declarou a chefe do Executivo estadual, ao assinar o documento que será enviado à Assembleia Legislativa para apreciação da Casa, onde será submetido à votação.

Com a assinatura do novo projeto, o Rio Grande do Norte passa a integrar um seleto grupo de cinco estados que estão regulamento a aposentadoria de militares com base na legislação federal. De acordo com o vice-governador Antenor Roberto, a aprovação do Sistema de Proteção Social tem uma importância fundamental para restabelecer direitos e assegurar garantias trabalhistas. “Com toda certeza participar desse processo foi uma experiência muito rica, sobre a qual ressalto a importante atuação de todas as associações que ajudaram a construir essa proposta”, argumentou.

Distorção
O secretário da Segurança, coronel Francisco Araújo, informou que o Governo do Estado corrige uma distorção histórica com a proposta de criação do Sistema de Proteção Social para Policiais Militares e Bombeiros do Rio Grande do Norte. “O que a senhora está fazendo hoje é pensando no futuro”, elogiou o militar, que estava acompanhado dos comandantes da Polícia Militar, coronel Alarico Azevedo, e do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do RN, Luiz Monteiro Júnior.

*Foto: Sandro Menezes/ASSECOM-RN

CORONAVIRUS: RN não registra óbito por Covid-19 nas últimas 24 horas; 02 novos casos

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste sábado (25). São 368.192 casos totalizados. Na sexta-feira (24) eram contabilizados 368.115, ou seja, 77 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 02 confirmados nas últimas 24h horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 7.333 no total, sem registro de óbitos ocorridos nas últimas 24 horas. Na sexta-feira (24) eram 7.331 mortes. A Sesap registrou outras 2 (duas) mortes após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.322.

Recuperados são 259.490. Casos suspeitos somam 175.440 e descartados são 732.577. Em acompanhamento, são 101.369.

Bolsonaro fará teste de Covid-19 neste fim de semana após casos em comitiva

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fará teste de Covid-19 neste fim de semana. Ele permanece em isolamento no Palácio da Alvorada, cumprindo a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após retorno de viagem aos Estados Unidos.

O exame de diagnóstico molecular (RT PCR), um dos mais precisos para a identificação da Covid-19, será realizado entre este sábado (25) e domingo (26), segundo informações da Secretaria de Comunicação do Palácio do Planalto.

Três integrantes da comitiva presidencial que compareceram à Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) testaram positivo para a doença, incluindo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, um diplomata e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente.

Queiroga permanece em Nova York e trocou de hotel nesta sexta-feira (24).

Nesta semana, outros dois ministros do governo Bolsonaro tiveram o diagnóstico confirmado para a doença: o advogado-geral da União, Bruno Bianco, e a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

CNN Brasil

Governo do RN ultrapassa a marca 1.500 vidas salvas na gestão atual

O Rio Grande do Norte bateu mais um recorde positivo na preservação da vida do povo norte-riograndense. Neste final de semana, o Governo do Estado ultrapassou a marca de 1.500 vidas salvas na área da segurança pública. Este número corresponde à diferença de 27.52% entre o número de homicídios ocorridos durante este período da gestão da professora Fátima Bezerra no comparativo com o mesmo período da gestão anterior.
Ao todo, nos 994 dias de gestão, de 1º de janeiro de 2019 a 20 de setembro de 2021, o atual governo do Rio Grande do Norte contabilizou 3.965 Condutas Violentas Letais e Intencionais, os chamados CVLIs, ultrapassou a marca de 1.500 mortes a menos do que no mesmo período de 1º de janeiro de 2015 a 20 de setembro de 2017, quando foram assassinados 5.471 potiguares.
“A preservação da vida dos potiguares tem sido o pilar da nossa gestão, seja no enfrentamento da pandemia, ou no investimento constante nas forças de segurança do nosso estado. E o que vemos são resultados: em menos de mil dias de gestão, conseguimos ultrapassar a marca de 1500 vidas salvas. É uma diferença de quase 30% de número de homicídios, comparado ao mesmo período da gestão anterior. Isso me alegra imensamente, pois sei que poupamos 1500 famílias da dor da perda de um ente querido para a violência. Mas uma coisa é certa: isso não é mágica. É fruto de um trabalho conjunto do Governo do Estado com nossos incansáveis agentes de segurança, que vêm trabalhando diuturnamente para garantir a paz no Rio Grande do Norte”, disse a governadora, professora Fátima Bezerra.
No comparativo imediato entre os 994 dias de ambas as gestões, realizado nesta segunda-feira (20), a diferença total no número de homicídios chega em 1.506 vidas salvas.

“Ultrapassar a marca de 1.500 vidas salvas em menos de mil dias de gestão é um feito memorável para a gestão da professora Fátima Bezerra no governo do Estado. O número é resultado de um trabalho conjunto e integrado”, ressaltou o coronel Francisco Araújo, titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).

“Temos a convicção de que a preservação da vida é um dos pilares da atual gestão, as estatísticas positivas na redução dos homicídios é consequência de um trabalho abnegado dos profissionais da segurança pública estadual, além da importante integração e do empenho das instituições estaduais, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), e também o apoio da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SEAP), a Polícia Penal, as Polícias Federal e Rodoviária Federal, as Forças Armadas, as Guardas Municipais e o Ministério Público Estadual (GAECO). Todas cooperam de forma importante para os êxitos da atual gestão na diminuição das mortes violentas”, completou.

*Fotos: Elisa Elsie/Assessoria

ACARI-RN: CRIANÇAS RECEBEM EQUIPE DA SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO

As atividades da Semana Nacional do Trânsito são fundamentais para o crescimento pessoal dos alunos, pois mesmo que pequenos, eles já estão inseridos nas práticas de trânsito. E é por meio da educação, que as crianças podem atuar como agentes educativos, dentro do ambiente escolar, social e familiar.

Portanto, foi com essa finalidade que a Escola Municipal Cipriano Santa Rosa, na cidade de Acari, trabalhou com o projeto: EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO, com objetivo de despertar a conscientização dos alunos quanto a segurança na locomoção de automóveis e pedestres.

E o encerramento do projeto se deu com palestras e uma caminhada da paz com alunos, professores, funcionários e Agentes do 3° DPRE de Caicó e Currais Novos, além do apoio dos Policiais de Acari.

O comando do 3° DPRE na pessoa do Major Aderlan agradece a direção e corpo de professores da referida escola pela oportunidade de contribuir com a educação das crianças da bonita cidade de Acari.

*Jair Sampaio

JUCURUTU-RN: QUEIJEIRO É ASSASSINADO A TIROS NA BR-226

A Polícia Militar de Jucurutu, cidade distante 53 Km de Caicó na região Seridó do Rio Grande do Norte, registrou na manhã deste sábado 25 de setembro de 2021, um crime de homicídio por disparos de arma de fogo. A ação criminosa ocorreu na BR-226, em uma localidade denominada de Riachão II, zona rural do município e teve como vítima a pessoa conhecida como "Luiz Queijeiro".

De acordo com a PM, a vítima trafegava de moto pela rodovia BR 226, quando foi surpreendida pelos criminosos, que efetuaram disparos de arma de fogo. Luiz Queijeira, era morador do Sítio Logradouro na zona rural e segundo informações da Polícia Militar não tinha envolvimento com atos ilícitos. A Polícia não descarta a hipótese do crime está relacionado com latrocínio (Roubo seguido de morte).
Após o isolamento do local do crime realizado pela PM, o corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao IML do ITEP unidade de Caicó, onde será examinado e depois liberado para os familaires. A Polícia Civil vai investigar o crime.

*Fonte:difusoracurutu/Fim da Linha

NATAL-RN: Motorista de aplicativo é amarrado e fica 40 minutos sob poder de assaltantes

Um motorista de aplicativo foi amarrado e ficou cerca de 40 minutos sob poder de criminosos, na noite de sexta-feira (24), em Natal. O homem foi liberado após uma perseguição policial, que resultou na prisão de um assaltante.

O cerco terminou na avenida Miguel Castro, no bairro Dix-Sept Rosado, em frente ao hospital da Liga Contra o Câncer.

De acordo com o motorista, ele estava pegando uma passageira no bairro Nazaré, quando o veículo foi cercado por três criminosos.

A passageira conseguiu deixar o veículo, mas o homem foi colocado agachado na parte de trás do veículo. Ele afirmou foi amarrado e ameaçado de morte, caso tentasse escapar.

"Eles amarraram minhas mãos para trás e a todo momento eu achei que eu ia morrer. Eles diziam que se eu reagisse, se eu falasse algo, eles me matavam", afirmou o homem, que pediu para não ser identificado.

Os criminosos usaram o carro para fazer uma série de assaltos. A vítima conta que inclusive ouviu ameaças dos criminosos a algumas pessoas. Em um dos casos, eles ameaçaram atirar em uma criança.

A passageira que tinha conseguido sair do carro, acionou a polícia, que começou a busca pelos suspeitos.
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
"Percebi que eles começaram a dirigir muito rápido. Bateram em um veículo, depois em outro. Duas ou três vezes. O carro quase capotou. Eu era jogado de um lado para o outro, porque não tinha como me segurar", lembra a vítima.

Segundo a polícia, o carro usado pelos assaltantes atingiu pelo menos um motociclista. Durante a perseguição, dois criminosos conseguiram deixar o carro, porém outro continuou na direção do veículo. Perto da liga, os militares conseguiram atirar no pneu do carro. O condutor perdeu o controle e atingiu uma parede, se entregando em seguida.

O assaltante foi preso e levado à Delegacia de Plantão da Polícia Civil. As buscas aos outros dois suspeitos continuaram, mas eles não foram localizados.

*Do G1 RN

PASSA E FICA-RN: HOMEM ASSASSINA EX-MULHER, A PRÓPRIA FILHA DE 7 ANOS, OUTRAS 3 PESSOAS DA MESMA FAMÍLIA E COMETE SUICÍDIO

Um dos locais onde o homem atirou contra familiares no interior do RN — Foto: Cedida
Um homem matou a ex-companheira, a própria filha do casal, que tinha 7 anos de idade, além dos ex-sogros e uma tia dele, na madrugada deste sábado (25). Ele usou uma foice e uma arma de fogo.

O caso aconteceu em Passa e Fica, na região Agreste potiguar. Um sobrinho da ex-companheira do assassino também foi baleado e socorrido ao hospital com vida.

As informações foram confirmadas pelo 8º Batalhão da Polícia Militar, que começou uma busca pelo autor dos crimes, mas já encontrou o suspeito morto. Segundo a PM, ele tirou a própria vida.
Família assassinada por atirador em Passa e Fica, no interior do RN. — Foto: Redes sociais
O crime aconteceu por volta das 4h na localidade conhecida como Lagoa do Venâncio, no sítio Fernando da Pista. O autor foi identificado como William de Lima Silva, de 33 anos.

As vítimas que morreram foram identificadas pela PM como:
  • Maria da Luz Henrique de Lima, ex-companheira
  • Maria Clara de Lima e Silva, 7 anos, filha
  • Maria do Livramento Henrique de Lima, ex-sogra
  • Francisco Batista de Lima, ex-sogro
  • Vera Lúcia, conhecida como Verinha, tia de William
Arma de fogo e foice

Segundo a Polícia Militar, o homem chegou a uma casa onde estavam as quatro primeiras vítimas, armado com uma arma de fogo e uma foice.

Após matar todos no local, inclusive a filha de 7 anos de idade, ele deixou a casa e foi a outro imóvel, onde assassinou a tia dele e baleou um sobrinho da ex-companheira.
Segundo a PM, William de Lima Silva, de 33 anos, matou cinco pessoas e atirou em outra, antes de se suicidar no interior do RN. — Foto: Redes sociais
A polícia foi acionada e começou uma busca pelo suspeito em uma área de mata, mas ele já foi encontrado sem vida, próximo a uma casa em construção.

Ainda de acordo com a PM, o homem deixou um caderno com mensagens escritas, em que tenta justificar a tragédia. No entanto, o conteúdo não foi divulgado até a publicação desta matéria.

O crime teria sido cometido porque o homem não aceitava o fim do relacionamento, segundo a PM.
Arma encontrada junto com autor de crime que vitimou seis pessoas no interior do RN — Foto: Cedida
Policial mostra arma de fogo e foice usada pelo homem que matou cinco pessoas em Passa e Fica, RN — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi
Casa onde chacina aconteceu na zona rural de Passa e Fica, no Agreste potiguar — Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi
Casa onde homem matou tia e, em seguida, se suicidou, em Passa e Fica — Foto: Cedida

*Do G1 RN

CARAÚBA-RN: TENTATIVA DE HOMICÍDEO E DUAS PESSOAS BALEADAS NO BAIRRO LEANDRO BEZERRA

Segundo informações, dois homens foram baleados em uma tentativa de assassinato registrado na noite de sexta-feira (24), no bairro Leandro Bezerra em Caraúbas.
As vítimas foram identificadas como Railson Carlos de Oliveira e Francisco das Chagas do Nascimento, esse PM da Reserva.
Railson sofreu dois tiros no abdômen, caso grave foi socorrido para o Hospital de Caraúbas e transferido para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró.
Chagas sofreu tiro na coxa e a bala ficou alojada.
Provavelmente, o PM da Reserva, Francisco das Chagas do Nascimento, baleado em ocorrência deve ter sido vítima de bala perdida.
Mediante informações extraoficiais, Seu Chagas estava na trajetória do outro baleado, esse o alvo da tentativa de assassinato.
Caraúbas voltando às páginas policiais após longo período de calmaria e tranquilidade.

*Fonte: Blog João Marcolino

VACINAS: MUNICIÍOS DO RN RECEBEM NOVAS DOSE NESTE SÁBADO (25

O Rio Grande do Norte recebeu, na tarde desta sexta-feira (24), um carregamento com 85.620 doses de imunizantes contra a Covid-19 enviados pelo Governo Federal. Dessas, 71.370 são da Pfizer e 14.250 da Oxford/Astrazeneca.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), as unidades serão distribuídas aos 167 municípios neste sábado (25).
O Governo Federal já distribuiu para o RN mais de 3,6 milhões de doses. Estão sendo administradas as vacinas da AstraZeneca, Pfizer, Coronavac e Jenssen.