Pesquisar este blog

17 junho 2021

STF determina que servidores públicos aposentados não podem continuar no cargo

Apenas funcionários efetivos de estatais aposentados antes da reforma da Previdência de 2019 podem ser reintegrados
Somente servidores públicos que se aposentaram antes da reforma da Previdência de 2019 podem ser reintegrados ao emprego após pedido de aposentadoria voluntária, determinou o Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (16). 

No início do ano, o Supremo havia decido pela impossibilidade de funcionários efetivos de estatais permanecerem no cargo após se aposentarem voluntariamente. Agora, a corte definiu que essa norma se aplica apenas para quem teve o benefício concedido pelo Regime Geral de Previdência Social de novembro de 2019 em diante. 

Por ter sido julgado com repercussão geral, a regra deverá ser aplicada por todas as instâncias da Justiça em ações similares. O STF também determinou que a competência para analisar esse tipo de ação é da Justiça comum, e não da Justiça do Trabalho. 

O caso concreto analisado pela corte foi um recurso dos Correios e da União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) que determinou a reintegração de servidores que haviam se aposentado voluntariamente da estatal. 

A discussão teve início após funcionários dos Correios ajuizarem ações contra uma decisão da presidência da estatal de determinar o desligamento dos trabalhadores aposentados que ainda estavam na ativa. 

Na ocasião, o TRF-1 foi favorável à reintegração e, por 6 a 4, o STF manteve esse entendimento. O entendimento, porém, tem validade apenas para essa situação específica. A maioria dos ministros afirmou que a decisão de dispensar os aposentados que permaneciam no trabalho sob o argumento de que era proibida a cumulação de aposentadoria pelo Regime Geral com o salário do emprego público foi incorreta porque não havia esse veto na época. 

De maneira geral, porém, houve oito votos para definir que a permanência no emprego após aposentadoria voluntária não seria possível. O caso foi discutido em março no plenário virtual e, na ocasião, não houve maioria em relação à tese a ser fixada por haver divergências sobre o marco temporal para instituição da regra. 

No entanto, nesta quarta-feira, os ministros se reuniram presencialmente e fixaram a seguinte tese, que deverá ser aplicada por todos os juízes do Brasil: "A natureza do ato de demissão de empregado público é constitucional administrativa e não trabalhista, o que atrai competência da Justiça comum para julgar a questão. A concessão de aposentadoria aos empregados públicos inviabiliza permanência no emprego nos termos artigo 37 da Constituição, salvo para aposentadorias concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social até a data de entrada em vigor da emenda constitucional 103 de 2009 nos termos do que dispõe seu artigo sexto".

*Informação: Diário do Nordeste

Em 'Dia D', mais de 1.000 agentes de segurança pública são vacinados contra a Covid em Natal

Servidores da segurança pública do Rio Grande do Norte participaram, na manhã desta quarta-feira (16), do Dia D de vacinação contra a Covid-19, realizado no prédio da Escola de Governo, no Centro Administrativo, em Natal. No total, 1.165 pessoas receberam a primeira dose da vacina AstraZeneca, produzida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra. A governadora Fátima Bezerra e o vice-governador Antenor Roberto visitaram o ponto de imunização.

Este é o sexto lote para aplicação do imunizante em profissionais da segurança pública potiguar e tem por objetivo zerar a fila dos servidores da pasta. Ao todo, de hoje até sexta, incluindo as forças Armadas, são 14.500 doses aplicadas e a conclusão de 100% do efetivo de todas as instituições de segurança.

Na ocasião do Dia D, o secretário titular da SESED, Coronel Francisco Araújo, também recebeu a dose do imunizante. Apesar de estar apto a receber a vacina anteriormente, o secretário fez questão de aguardar a chegada de doses para todos os agentes de segurança pública do estado. Também foram vacinados nesta manhã, a delegada-geral da Polícia Civil, Ana Cláudia Saraiva, e o coronel Monteiro Júnior, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do RN.

As aplicações seguem até a sexta-feira. Para que seja vacinado, o servidor deve apresentar identidade funcional (original e cópia) e/ou contracheque e mais o cartão de vacinação.

A aplicação se dará independentemente de faixa etária ou outros critérios. Contudo, é imprescindível que os servidores estejam previamente cadastrados no RN + Vacina (clique aqui para acessar: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/).

Também em Natal, nos dias 17 e 18 de junho (quinta e sexta-feira), a imunização ocorrerá no ginásio de esportes do Quartel do Comando Geral da PM (acesso pela Rua Ceará Mirim, s/n), sendo das 08h às 11h exclusivamente para policiais militares, e das 13h às 15h para as demais forças de segurança. 

Interior

Em Caicó, a vacinação acontece na sede do 6° BPM. Será na quinta (17) e sexta-feira (18). Pela manhã, das 8h às 12h, apenas para os policiais militares, e à tarde, das 12h às 18h, para os demais agentes das forças de segurança.

Em Mossoró, a vacinação acontece na sede do Hospital da PM. Será na quinta (17) e sexta-feira (18). Das 8h às 11h e das 13h às 16h, para todos os agentes das forças de segurança pública.

Em Nova Cruz, a vacinação acontece na sede do 8° BPM. Será na quinta (17) e sexta-feira (18), das 8h às 16h (horário corrido), para todos os agentes das forças de segurança pública.

Em Pau dos Ferros, a vacinação acontece na sede do 7° BPM. Será apenas na sexta-feira (18), das 8h às 16h (horário corrido), para todos os agentes das forças de segurança pública.

ITAÚ-RN: PREFEITO ASSINA TERMO DE ADESÃO PARA SELO UNICEF EDIÇÃO 2021-2024

O prefeito André Junior assinou na manhã desta quinta-feira, o termo para a adesão do Selo Unicef Edição 2021-2024, juntamente com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Juliana Dias.

Na oportunidade, estiveram presentes, a secretária de assistência social, Nara Melo, o secretário de educação, Alterly Rezende, que foi nomeado articulador do Selo Unicef e a Técnica de vigilância socioassistencial, Lizandra Mabel, nomeada como mobilizadora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes - NUCA.

Dessa forma o Município renova o compromisso com a nova edição do Selo em desenvolver um conjunto de ações estratégicas de políticas públicas e de participação social, voltadas para promover, garantir e realizar os direitos de crianças e adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

A Prefeitura de Itaú segue na luta pela proteção das crianças e adolescentes.

FELIPE GUERRA-RN: GOVERNO MUNICIPAL EMITE NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE SERVIDOR PÚBLICO


NOTA DE PESAR
 
O Governo Municipal de Felipe Guerra manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento do servidor público José Maria da Silva Filho, 54 anos, ocorrido na manhã desta quinta-feira, 17.
Nesse momento de dor e de imensurável perda, que Deus conforte os corações dos familiares e amigos.
 
Prefeito: Salomão Gomes 
Vice-Prefeito: Ubiracy Pascoal

UMARIZAL-RN: HOMEM FOI EXECUTADO A TIROS E OUTRO FICOU GRAVEMENTE FERIDO

Uma pessoa foi morta e outra saiu gravemente ferida, durante atentado a tiros, ocorrido nesta manhã de quinta feira 17 de junho de 2021, na cidade de Umarizal, na região Oeste Potiguar. 

As vítimas ainda não foram identificadas. As informações preliminares, apontam que os dois homens foram atingidos por disparos de arma de fogo no mesmo local, naquela cidade. 

Uma das vítimas foi socorrida em estado gravíssimo, para o Hospital da cidade. Não há informações sobre as circunstâncias do atentado. 

A Polícia Militar isola o local e aguarda a equipes do ITEP de Pau dos Ferros para a realização do procedimentos de perícia e remoção do corpo.

*Fim da Linha

JOVEM QUE ESTAVA INDO PARA O VELÓRIO DA AVÓ MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR 405 EM FELIPE GUERRA-RN

Um acidente com vítima fatal foi registrado nas primeiras horas da manhã desta quinta feira, 17 de junho de 2021, pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). 

Segundo informações, uma colisão carro com moto, no KM 50 da BR-405, já no Município de Felipe Guerra-RN, ceifou a vida do jovem Kaedson Kário Oliveira Fernandes, de 27 anos. 

Segundo informações ele seguia em uma moto acompanhado de seu pai que estava em outra moto, indo para o velório de sua avó. 

Eles saíram do sítio Mulunguzinho para outra comunidade, e passaram da entrada, seu pai fez o retorno, e ele parou na BR e foi colhido de forma violenta por um veículo tipo SW4. 

O capacete dele voou no momento da colisão. Ele sofreu múltiplas fraturas e escoriações e não teve chances de ser socorrido pela equipe ALFA-01 do SAMU de Mossoró, que ainda foi acionada, porém os socorristas nada puderam fazer para salvar a vida do jovem.

O pai do jovem que aparece na foto abaixo, em uma imagem triste sentado no meio fio com a mão na cabeça, lamentando a morte do filho.
O condutor do carro permaneceu no local aguardando a chegada do socorro médico.

Kaedson era morador do bairro Belo Horizonte em Mossoró. Antes de morrer Kaedson postou uma foto em homenagem a sua vô nas Redes Sociais.

*Passando na Hora

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


MOSSORÓ-RN: INDIVÍDUO É PRESO PELA PM ACUSADO DE TRÁFICO DE DROGAS NA FAVELA DO PIRRICHIL

Na manhã de quarta-feira, 16 de junho de 2021, por volta das 11 horas, a RP/Malvinas ao comando do Sargento P. Silva, com apoio dos Soldados G. Reinaldo e Daliston do 12º Batalhão de Policia Militar, realizavam patrulhamento na área da sua jurisdição, quando abordaram um indivíduo em atitude suspeita.
O mesmo não portava documento de identificação, se disponibilizando em ir com os policiais até sua residência na Favela do Pirrichil na região da Ilha de Santa Luzia na Cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.
No local os policiais localizaram 212 gramas de Crack, R$ 116,00 em cédulas fracionadas, e uma balança de precisão,.
A pedra de crack pesando as 212 gramas, o mesmo disse ter comprado por R$ 900,00 e venderia por R$ 1500,00.
A ocorrência foi apresentada pelo Sargento P. Silva comandante da guarnição policial ao DPC. Alex Wagner na Delegacia Especializada em Narcóticos “DENARC” de Mossoró. Após a oitiva a autoridade policial autuou a pessoa identificada como Ronaldo Pereira da Silva, 24 anos, por infração ao artigo 33 de lei 11.343/06, por trafico de drogas.
Após ser lavrado o flagrante Ronaldo foi encaminhado ao Instituto Técnico e Cientifico de Pericia – ITEP para exame de corpo delito, em seguida conduzido para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Sousa, onde se encontra preso a disposição da justiça.


*Passando na Hora

JOSÉ DA PENHA-RN: AGRICULTOR É MORTO A TIROS NA ZONA RURAL

O agricultor Raimundo Nonato da Costa, de 62 anos foi morto a tiros quando se deslocava nesta quarta-feira (16) em uma estrada rural de José da Penha/RN.

A Polícia Militar da cidade foi acionada ao local e contatou o fato que se consolidou na estrada de barro de acesso a comunidade Barra, zona rural do município.

A Policia Civil e o Instituto Técnico-científico de Perícia foram acionados para iniciar as investigações, removendo o corpo para exames e identificação oficial na sede do órgão, em Pau dos Ferros.

Ainda segundo a PM, a autoria e motivação do crime são desconhecidas. A vítima não tinha passagem pela polícia. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia Civil.

*Fonte: Foco Pé na Cova

MOSSORÓ-RN: PADRE DEIVID ESTÁ INTERNADO NA UTI DO HOSPITAL WILSON ROSADO DEVIDO COMPLICAÇÕES DA COVID-19

O padre Deivid Franklin, pároco de Almino Afonso, está internado na UTI do Hospital Wilson Rosado, vítima da Covid-19. 

A informação é da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. 

Padre Deivid, tem 34 anos, foi internado na terça feira passada (15), num leito clínico, na referida unidade hospitalar. 

Na tarde de ontem, devido necessidade de mais oxigênio, foi transferido para a UTI. 

Desejamos rápida recuperação ao sacerdote.