quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

CERRO CORÁ-RN: Acidente envolvendo caminhão foi registrado próximo a cidade

Por volta das 18h desta quarta-feira (08), uma acidente automobilístico ocorreu no Assentamento Santa clara vila A, zona rural de Cerro Corá. De acordo com informações da polícia militar Cerro Corá, um caminhão que transportava tijolos apresentou problemas no sistema de freios e tombou numa curva. No caminhão vinha o motorista e mais três pessoas, um sofreu um corte nos lábios foi encaminhado para o hospital de Cerro Corá, e os demais sofreram apenas leves escoriações. O motorista é natural da cidade de Itajá, o caminhão pertence a empresa de Assu.

*Fonte: Lagoa Nova Destaque. 

APODI-RN: Agnaldo Fernandes segue seu "trabalho" de "formiguinha".

A turma não tem nem como bater no "AF" seu moço.
O pré-candidato, Agnaldo Fernandes segue com seu "trabalho" político de "formiguinha" seu moço.
Sem muitos alardes, o pré todo dia dialoga com a "BASE" e cresce de forma natural no processo eleitoral em Apodi.
Agnaldo é o tido adversário perigoso, pois nada se tem a dizer dele e sua imagem "nova" faz um reboliço danado.
Se a oposição fechar, fechado nasceu um adversário do tamanho do mundo para o frágil "mininin", fica a dica.
Esse caba da base é forte!


*Vi no João Marcolino.

NATAL-RN: FOTOS - A demolição e o adeus ao Hotel Reis Magos; veja também um pouco de sua história

Fotos: Pedro Vitorino
08 de janeiro de 2020. Para os nostálgicos, um dia de luto, para os visionários, o início de um novo capítulo para a orla na Praia do Meio. Após quase 55 anos, o visual da Avenida Café Filho passa a ganhar uma bela e grandiosa lembrança: o hotel de luxo Reis Magos.
Inaugurado em 07 de setembro de 1965, funcionou em Natal entre os anos de 1965 e 1995, quando foi desativado. Apesar de todas as resistências, novos projetos e até tombamento provisório, que não vingou – a pedido do Instituto dos Amigos do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural e da Cidadania – e permaneceu fechado por quase duas décadas e meia.
O hotel chegou a contar com 63 apartamentos, uma suíte presidencial, recepção, salões nobres, elevadores, parque aquático, sauna, playground, restaurante, estacionamento com aproximadamente 50 vagas, salão de beleza, áreas de lazer, lojas de artesanato e serviço médico.
Depois de desativado, em meio ao imbróglio judicial sob a possibilidade de demolição, passou a ser um incômodo para os comerciantes e moradores locais, com o espaço cada vez mais em ruínas, sujeira, proliferação de insetos, depredação, e ainda abrigando usuários de drogas.

Fotos: Reprodução/Curiozzzo

*Do BG.

NATAL-RN: DOIS BANDIDOS MORREM E UMA MULHER É PRESA APÓS CONFRONTO COM A PM

Troca de tiros aconteceu na noite desta terça-feira no Conjunto Santarém, na zona norte de Natal.
Suspeitos que estavam em carro do tipo Renault Clio verde de placas MXN-8373 não obedeceram a ordem de parada dos PMs
Dois bandidos morreram e uma mulher foi presa na noite desta terça-feira (7) após confronto com policiais militares da Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar (4°BPM). Segundo a PM, a viatura foi informada através do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) que criminosos que realizaram roubos no conjunto Nova Natal e Parque das Dunas estavam trafegando na avenida Itapetinga.
Com a aproximação da viatura policial, os suspeitos que estavam em carro do tipo Renault Clio verde de placas MXN-8373 não obedeceram a ordem de parada dos PMs e empreenderam fuga até a Avenida Pompéia, local onde o automóvel foi interceptado e os criminosos desceram armados atirando contra os policiais.
Ao serem alvos de disparos, os militares revidaram os tiros e iniciaram o tiroteio com os bandidos - que foram baleados e em seguida encaminhados ao hospital. Além da dupla ferida, uma mulher que estava com eles no veículo foi detida pelos PMs.
No automóvel que estava em posse dos criminosos, os policiais encontraram dois revólveres, sendo um calibre .32 e outro .22. Embora tenham sido socorridos ao Hospital Santa Catarina, os bandidos baleados não resistiram aos ferimentos e morreram na unidade de saúde.
A informação da PM é de que o veículo que estava em posse dos criminosos havia sido utilizado em vários roubos na zona norte de Natal nos últimos dias. Enquanto tentavam fugir da PM nesta terça-feira, os bandidos chegaram a arremessar vários pertences das vítimas pelas janelas do carro. Os objetos foram localizados e levados a Delegacia de Plantão da Zona Norte para serem entregues às vítimas.

*No Minuto/Passando na Hora.

GASPEC É AGRACIADO COM COMENDA DO PRÊMIO MARCAS E TALENTOS DE APODI

O SENSUS apresentou a 4ª edição do Prêmio Marcas e Talentos de Apodi no ano de 2019. O GASPEC também foi contemplado, porque presta um excelente trabalho à sociedade apodiense de maneira séria e correta. A premiação acontece nos municípios potiguares todos os anos.

PAU DOS FERROS-RN: CHUVA NO CENTRO DA CIDADE

Chuvinha na cidade de Pau dos Ferros, agora às 15h30min.
As previsões são chuvas em todo o RN.

Chuvas de até 85 milímetros são registradas em cidades do RN; Emparn prevê mais precipitações

Chuvas de até 85 milímetros foram registradas em cidades de várias regiões potiguares entre a terça-feira (7) e a manhã desta quarta-feira (8), de acordo com o boletim pluviométrico da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn). A previsão é de chuvas mais intensas a partir desta quinta (9) nas regiões Oeste e Central.
Apesar do registro de precipitações na capital e em cidades da região metropolitana, o maior volume foi registrado no interior do estado. O volume de 85 milímetros ocorreu em São Bento do Norte, na região central.
Em Santa Cruz, no Agreste, caíram 76 milímetros de água. Enquanto isso, no município de Lajes, o terceiro com a maior precipitação, foram 60 mm.
As chuvas ocorreram na região Oeste, na Central, no Agreste e no Leste do estado. A capital Natal registrou 28,6 milímetros seguida de Parnamirim, com 28,8 mm.
Segunda maior cidade do estado e maior da região Oeste potiguar, Mossoró não teve registro de chuvas, mas amanheceu com o céu nublado nesta quarta-feira (8).
De acordo com a Emparn, o comportamento climático para esta semana indica a possibilidade de chuvas mais intensas a partir desta quinta-feira (9), devido a intensificação dos ventos em altos níveis da atmosfera sobre parte central da América do Sul, associado com a formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o Nordeste.
"Essas chuvas deverão atingir mais as Regiões Oeste e Central e as temperaturas, tanto as máximas como as mínimas deverão se manter próximo das normais, variando na capital entre 24º C e 32º C. Para o interior nas regiões serranas, as mínimas poderão chegar a 22ºC e as máximas ultrapassar os 35 ºC”, afirmou o chefe da unidade de Meteorologia, Gilmar Bristot.
Veja abaixo a lista de cidades que registraram chuvas, por região.
Oeste Potiguar
Carnaubais - 42,0
Ipanguaçu - 25,7
Parau - 22,3
São Francisco Do Oeste - 14,0
Portalegre - 13,0
Assu - 11,0
Ipanguaçu - 10,3
Martins - 8,7
Coronel João Pessoa - 4,0
Upanema - 1,4
Apodi - 1,0
Central Potiguar
São Bento do Norte - 85,0
Lajes - 60,0
Macau - 56,8
Guamaré - 37,0
São Fernando - 33,5
Jardim De Piranhas - 16,4
Angicos - 14,7
Parelhas - 12,8
Fernando Pedroza - 12,5
Jardim De Angicos - 6,2
Macau - 6,1
Lajes - 3,2
Carnaúba Dos Dantas - 2,3
Pedro Avelino - 2,3
Agreste Potiguar
Santa Cruz - 76,0
São Bento do Trairi - 45,0
Coronel Ezequiel - 38,5
Monte Das Gameleiras - 30,0
Parazinho - 15,6
Barcelona - 11,0
Sítio Novo - 9,5
São Paulo Do Potengi - 5,0
João Câmara - 4,6
Campo Redondo - 4,5
Tangara - 2,4
Leste Potiguar
Extremoz - 37,9
Parnamirim - 28,8
Natal - 28,6
Pureza - 26,4
Pedra Grande - 19,0
São Gonçalo Do Amarante - 0,3


*Erivan Morais, do G1 RN.

CONVITE DE CATORIA NO POÇO DE TILON - SERÁ DIA 10 DE JANEIRO

UMARIZAL-RN: Polícia Civil prende dois suspeitos por homicídio na cidade

Policiais civis da Delegacia Municipal de Umarizal, com apoio 7ª Delegacia Regional, prenderam os irmãos Maycon Maciel Reinaldo de Oliveira e Antônio Márcio Reinaldo de Oliveira. Eles foram presos em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela Comarca de Umarizal, pela suspeita da prática de crime de homicídio.
Eles são apontados nas investigações como autores do homicídio que vitimou Gesoilton Alves de Oliveira Junior, conhecido como "Pequeno". O crime ocorreu em agosto de 2019, em frente a um bar localizado no bairro São José, no município de Umarizal. Na ocasião, a vítima foi morta em via pública, por disparos de arma de fogo efetuados por dois homens.
Maycon Maciel e Antônio Márcio foram encaminhados para a Cadeia Pública de Caraúbas/RN, onde ficarão à disposição da Justiça. A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS.

*Via: Fim da Linha.

Avião ucraniano que caiu no Irã levava passageiros de sete nacionalidades

Autoridades trabalham em meio a destroços de avião que caiu em Shahedshahr, a sudoeste da capital Teerã, Irã, nesta quarta-feira (8) — Foto: AP Photo/Ebrahim Noroozi
O avião que caiu no Irã perto do aeroporto de Teerã, capital do país, na manhã desta quarta-feira (8), levava passageiros de sete nacionalidades. De acordo com o ministro de relações exteriores da Ucrânia, Vadym Prystaiko, os 176 mortos eram dos seguintes países:
  • Irã : 82 passageiros
  • Canadá: 63 passageiros
  • Ucrânia: 2 passageiros + 9 tripulantes
  • Afeganistão: 4 passageiros
  • Suécia: 10 passageiros
  • Reino Unido: 3 passageiros
  • Alemanha: 3 passageiros
O ministro Vadym Prystaiko expressou suas condolências e declarou, no Twitter, que as autoridades ucranianas continuam investigando a tragédia.
Corpos de vítimas de queda de avião ucraniano no Irã são coletados pela equipe de resgate nesta quarta-feira (8) — Foto: AP Photo/Ebrahim Noroozi
O voo 752 da Ukraine International Airlines partiu com quase uma hora de atraso, às 6h12, do aeroporto Imam Khomeini. Ele tinha como destino o Aeroporto Internacional Boryspil, em Kiev, na Ucrânia. A queda do Boeing 737 ocorreu em Shahedshahr, no sudoeste da capital iraniana, logo após a decolagem.
O avião caiu poucas horas após o Irã ter disparado mísseis contra duas bases aéreas que abrigam tropas dos EUA no Iraque, em resposta à morte do general Qassem Soleimani. Não há informações sobre relação entre os dois casos.


Investigador forense trabalha no local da queda de avião ucraniano no Irã em meio a corpos nesta quarta-feira (8) — Foto: AP Photo/Ebrahim Noroozi
Causas da queda
A autoridade iraniana de Aviação Civil informou que as caixas-pretas do avião foram encontradas e devem ajudar a esclarecer a queda do avião. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que uma comissão investiga todas possibilidades.
A embaixada da Ucrânia em Teerã chegou a divulgar uma nota dizendo que, segundo informações preliminares, a queda do avião teria sido provocada por problemas técnicos no motor e descartando qualquer relação do incidente com terrorismo ou com os disparos de foguetes. Mais tarde, uma nova nota destacou que as causas estão sendo esclarecidas. Em seu perfil no Twitter, a Boeing escreveu que está ciente das notícias sobre o acontecido no Irã e que está coletando mais informações.

Mapa mostra local do desastre com avião ucraniano perto de Teerã — Foto: G1

*Erivan Morais, do G1.

TRUMP DIZ: 'ESTÁ TUDO BEM' APÓS ATAQUE A BASES NO IRAQUE; CHANCELER IRANIANO DIZ QUE NÃO BUSCA GUERRA

Emissora iraniana noticia lançamento de mísseis contra alvos no Iraque — Foto: Iribnews/Reprodução
O presidente americano Donald Trump reagiu no Twitter, na noite desta terça-feira (7), ao ataque iraniano a duas bases que abrigam tropas dos Estados Unidos no Iraque.
"Está tudo bem! Mísseis lançados do Irã contra duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e mortes ocorrendo agora. Até o momento, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã."
Um militar americano afirmou à rede de televisão CNN que as forças armadas foram previamente avisadas do ataque, e que as pessoas tiveram tempo de se abrigar em bunkers. Autoridades americanas informaram à imprensa que não há relatos de vítimas dos EUA.
Inicialmente, fontes de segurança do Iraque relataram à CNN que havia vítimas iraquianas. Depois, entretanto, outras fontes do país não confirmaram a informação. 

Imagem de vídeo da TV iraniana mostra suposto lançamento de mísseis do Irã sobre base militar americana em Al-Asad, no Iraque, na madrugada de quarta-feira (8) — Foto: AFP Photo/Islamic Republic of Iran Broadcasting
Pouco antes de Trump, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, escreveu, também no Twitter, que "o Irã adotou e concluiu medidas proporcionais em autodefesa". "Nós não buscamos a escalada [do conflito] ou a guerra, mas nos defenderemos de qualquer agressão", acrescentou.
As duas bases atacadas no Iraque abrigam forças americanas e iraquianas. Elas foram atingidas por mais de uma dúzia de mísseis iranianos na noite desta terça (7) -- madrugada de quarta (8) no horário local --, numa ação de vingança pela morte do general Qassem Soleimani num ataque de drone americano.
A base aérea de Ain Al-Asad, no oeste do país, é uma das que foram atingidas. A outra está em Erbil, na região curda do Iraque. A Guarda Revolucionária do Irã assumiu a responsabilidade pelos lançamentos dos mísseis.

Vista aérea da base de Ain al-Asad, no deserto de Anbar, no Iraque, em 29 de dezembro de 2019. Base foi um dos alvos de foguetes iranianos na quarta-feira (8). — Foto: AP Photo/Nasser Nasser
*Erivan Morais, do G1.

NATAL-RN: Homem é morto a tiros em parada de ônibus na Zona Norte

Homem foi morto a tiros em parada de ônibus na Zona Norte de Natal, na manhã desta quarta (8). Polícia Militar isolou cena do crime — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Um homem foi morto a tiros em uma parada de ônibus na avenida Bacharel Tomaz Landim, trecho da BR-101, em Igapó, Zona Norte de Natal, na madrugada desta quarta-feira (8). Agentes da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da perícia técnica da Polícia Civil foram ao local e isolaram a cena do crime.
Segundo a Polícia Civil, a vítima é Diogo dos Santos Morais, de 20 anos. De acordo com a corporação, o crime aconteceu por volta das 5h desta quarta. Um familiar da vítima que foi ao local e identificou o corpo chorava bastante.
A motivação do crime ainda é desconhecida. O corpo será levado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep-RN) e a Polícia Civil vai investigar o caso.
Por volta das 8h desta quarta a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interrompeu uma das faixas da avenida no sentido Aeroporto e o trânsito estava lento no local. 


*Erivan Morais, do G1 RN.

CONVITE MISSA DE UM ANO


MOSSORÓ-RN: Mais de mil veículos entre carros e motos foram roubados ou furtados no ano de 2019

Dados do Setor de Vistorias da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró, apontam que de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019, 1.011 veículos entre carros e motos, foram incluídos no sistema do Denatran como furtados ou roubados na cidade.
Segundo os dados, foram roubados ou furtados em Mossoró, durante o período, 277 carros e 734 motos. Esses números são apenas os veículos que foram inclusos no sistema pela Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR). A Delegacia de Plantão também faz a inclusão e exclusão de veículos roubados no sistema, mas até agora os números não foram divulgados.
Já em relação aos veículos que foram recuperados, em 2019 pelas Polícias Civil, Rodoviária Federal, Militar e pela Guarda Civil o número chega a 1.298 veículos, sendo 392 carros e 906 motos. Os números de recuperados são maiores do que os roubados, isto porque, segundo a Vistoria da Defur, muitos veículos recuperados em 2019, foram roubados em anos anteriores.


*Informação: Fim da Linha.

SÍTIO NOVO-RN: Homem é suspeito de matar outro e estuprar esposa da vítima

Por Inter TV Cabugi
Um homem é suspeito de matar um conhecido e estuprar a esposa dele no último domingo (5) em Sítio Novo, município no interior do Rio Grande do Norte. Ele se apresentou à Polícia Civil nesta segunda-feira (6), confessou o homicídio, mas foi liberado.
De acordo com o delegado Luiz Gonzaga Lucena, que estava na Delegacia de Plantão da Zona Sul de Natal na segunda (6), o homem foi ao local por volta das 11h, afirmou que estava arrependido e queria responder pelo crime. O suspeito, no entanto, não confessou o estupro.
Ainda de acordo com o delegado, o homem relatou que havia consumido bebida alcoólica, o que evitava fazer há cerca de um ano, por "perder a cabeça". Após a bebedeira, ele voltou à sua casa por volta de 0h de domingo, pegou equipamentos de caça, como uma espingarda e uma faca, e saiu.
"Ele disse que chegou à casa da vítima, que é até longe da casa dele, e pediu água. Eles eram conhecidos, porque a mulher dele é prima da esposa do rapaz", afirmou. "Depois houve uma discussão, que ele não soube explicar o motivo. A vítima teria agredido ele na cabeça e ele esfaqueou a vítima", contou o delegado.
Apesar de confessar o assassinato, o homem não confirmou que estuprou a mulher. A vítima passará por exames de corpo de delito, para a polícia confirmar o estupro. Segundo a Polícia Civil, o homem não tinha outras passagens pela polícia.
Após o crime, o homem deixou Sítio Novo para se esconder em Natal, mas teria se arrependido do crime, e por isso se apresentou na delegacia de plantão.

*Erivan Morais, do G1 RN.

Com remuneração de até R$5,8 mil, IFRN lança seleção para professor substituto

O Campus São Gonçalo do Amarante do Instituto Federal do Rio Grande do Norte tornou pública a abertura das inscrições para Processo Seletivo Simplificado, destinado à seleção e à posterior contratação, por tempo determinado, de Professor Substituto para a disciplina Língua Inglesa. Podendo atuar no ensino básico, na educação profissional de nível médio e no ensino superior, a seleção objetiva atender necessidade temporária de excepcional interesse público; com uma vaga para contratação e outras cinco para cadastro de reserva, a remuneração do selecionado pode chegar aos R$ 5.831,21.

Inscrições e provas
As inscrições para o Processo Seletivo estarão abertas das 10h do dia 8 de janeiro às 20h do dia 19 de janeiro de 2020, exclusivamente via Internet, através do Portal do Candidato. O mesmo período servirá para que candidatos que precisem de condições especiais para realização das provas abram requerimento de solicitações específicas.
O Processo Seletivo Simplificado será constituído de uma Prova de Desempenho (eliminatória e classificatória) e de uma Prova de Títulos (classificatória). A Aula Expositiva consistirá de uma aula de 45 (quarenta e cinco) minutos, de acordo com o tema sorteado, e terá o objetivo de avaliar os conhecimentos específicos e a capacidade didático-pedagógica do candidato. O plano de aula deve ser escrito em Inglês e a respectiva Aula Expositiva deve ser ministrada, também, em Inglês. Os resultados de cada prova e o resultado final do Processo Seletivo Simplificado serão divulgados na página da seleção dentro do Portal IFRN, seguindo o previsto no cronograma da seleção, anexo ao Edital nº 21/2019.

Notas
Agendadas para acontecer a partir de 4 de fevereiro, as Provas de Desempenhos - e a entrega dos Títulos - compõe etapas do Processo Seletivo Simplificado. A nota final de cada concorrente será calculada como a média ponderada das notas da prova de desempenho e de títulos, sendo o peso da Prova de Desempenho oito (8), e o peso da Prova de Títulos dois (2).
Entre os itens obrigatórios para se inscrever no Processo Seletivo, o candidato deverá:
· Ser brasileiro nato ou naturalizado e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (se do sexto masculino);
· Satisfazer todas as condições do presente Edital, anulando-se todos os atos decorrentes de inscrição efetuada em desacordo com as presentes normas; e
· Preencher formulário de requerimento de inscrição através do Portal do Candidato e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 78,00 (setenta e oito reais), através de Guia de Recolhimento da União (GRU), recebida por qualquer agência bancária até a data do vencimento.

Para mais informações, acesse:
· Edital nº 21/2019 - Professor Substituto - disciplina Língua Inglesa

· Página da seleção

· Portal do Candidato

*Assessoria de Comunicação Social e Eventos Reitoria | IFRN.

ENCANTO-RN: Grama do complexo de lazer é recuperada pela prefeitura

Em decorrência do desgaste natural, o gramado do campo acoplado ao Complexo de Lazer Valdir Félix da Silva recebeu, na semana anterior a esta, os primeiros serviços de revitalização, em uma preparação voltada as próximas atividades do setor.
As melhorias necessárias, materializadas à custa do esforço da Secretaria de Obras, englobou a restauração do piso e a colocação de produtos, como o adubo, para acelerar o crescimento da relva, anualmente recuperada pela municipalidade.
Manter a área em condições apropriadas à praticabilidade futebolística representa a valorização de uma das opções de divertimento mais patentes da população. De modo similar, denota o incentivo ao esporte, sobretudo, no tocante à juventude, principal público usuário do espaço.


*Assessoria.

CONVITE DE CANTORIA, 11 DE JANEIRO, SÍTIO TABOLEIRO - FELIPE GUERRA-RN!!


CATOLÉ DO ROCHA-PB: Duas jovens morrem e um jovem fica baleado em atentado à tiros

Um atentado à bala foi registrado na noite desta terça-feira, 07 de janeiro, na praça Sérgio Maia, próximo a prefeitura, no centro de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba.
De acordo com informações, as três vítimas, duas jovens e um jovem, estavam sentadas no local quando foram surpreendidas e alvejadas por vários disparos de arma de fogo. As duas garotas morreram no local, e jovem foi socorrido com vida.
As jovens foram identificadas inicialmente por ‘Clara Silva’ de 18 anos e a outra por ‘Adriana Gomes’ de 20 anos, Adriana residente do sítio Brejinho, Zona Rural da cidade de Brejo dos Santos-PB. Já o jovem que sofreu um disparo em uma das pernas, não foi identificado, o mesmo foi levado para o hospital regional de Catolé do Rocha.

A Polícia Militar foi acionada, o local foi isolado até a chegada da perícia, onde em seguida os corpos serão encaminhado para o NUMOL de Patos para serem feitos os exames cadavéricos. A PM estar realizando intensas diligências na região.
Catolé do Rocha já soma 3 homicídios nesses primeiros 7 dias de 2020, onde todos eles foram executados por arma de fogo. O primeiro foi registrado no sábado, dia 04, onde teve como vítima um homem identificado por Joseilton Santos de Sousa, de 42 anos, o mesmo foi alvejado por disparos de arma de fogo em uma residência próximo ao mercado público.