Pesquisar este blog

13 maio 2021

SERRA DO MEL-RN: PRESIDENTE DA CÂMARA, VEREADOR THIAGO FREITAS PARABENIZA TODO O POVO SERRANO PELOS 33 ANOS DE HISTÓRIA

Parabéns minha terra Amada
Feliz dia Serra do Mel!!!

APODI-RN: ÓRFÃOS VÃO RECEBER CASA PRÓPRIA NO DISTRITO DE SOLEDADE

Contagem regressiva! Falta 2 dias para a entrega da casa dos Órfaos, aqui no Distrito de Soledade Apodi/RN. 

Essa casa foi feita com amor por Grupo de Amigos Religiosos da Cidade de Mossoró/RN, eles viram com bons olhos a Campanha aqui em Soledade, resolveram fazer essa casa com muito Amor para essas Crianças, que perderam a mãe de forma trágica em 2017. 

Hoje eles estão muito felizes, porque irão ter a casa própria, novinha na chave. 

A todos vocês, que torceu, oraram para que esse sonho fosse realizado, muito obrigado, pelo apoio de todo a vocês, que Deus abençoe grandemente a todos vocês!

É mais uma Campanha da ONG - AMIGOS DO SERTÃO-RN realizada com sucesso!

Governo apresenta plano de retomada de aulas sem datas e prevê uso de reserva técnica para vacinação de professores no RN

O governo do Rio Grande do Norte encaminhou nesta quinta-feira (13) à Justiça o plano de retomada das aulas na rede estadual de ensino, com uma volta gradual, híbrida e facultativa enquanto perdurar o estado de calamidade em saúde pública. O documento, no entanto, não apresenta data para o início da retomada. 

Entre os tópicos, o documento também aponta o planejamento para a vacinação dos trabalhadores da educação usando parte da reserva técnica das vacinas que o estado possui. 

O plano prevê três pontos norteadores para a retomada: a adoção de protocolos de biossegurança pelas escolas, a situação epidemiológica específica de cada município ou região, e a identificação e acompanhamento de estudantes em situação de vulnerabilidade social e defasagem em relação à série para evitar o abandono escolar e a reprovação desses alunos. 

As aulas presenciais no Rio Grande do Norte estão suspensas desde o dia 17 de março de 2020, por conta da pandemia da Covid-19. 

O documento trata da testagem sorológica para Covid-19 dos profissionais da educação, que teve início em abril. Cerca de 8 mil profissionais foram testados até o momento e o plano cita que a maioria não teve contato com o coronavírus. Assim, o documento reforça a necessidade de vacinação desse grupo de trabalhadores. 

Para isso, houve um planejamento inicial por parte da Secretaria de Educação (SEEC). A vacinação dos profissionais da educação, segundo o documento, usaria parte da reserva técnica. O documento do governo cita, no entanto, que é necessária a inserção desse grupo no plano de imunização do Ministério da Saúde. 

A proposta formulada é a vacinação dos trabalhadores da educação regular pública e privada com "a utilização de doses oriundas de 40% da reserva técnica". Os grupos contemplados seriam: 

  • Grupo 1 - Professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio e técnico, além dos gestores dessas unidades escolares, por faixa etária: 50 anos ou mais; de 40 a 49 anos; de 30 a 39 anos; de 18 a 29 anos.
  • Grupo 2 - Demais trabalhadores da educação dos demais níveis educacionais contemplados, com o seguinte ordenamento por faixa etária: 50 a 59 anos; 40 a 49 anos; 30 a 39 anos; e 18 a 29 anos. 

Retorno gradual, híbrido e facultativo 

O plano também detalha os estágios para o retorno gradual dos profissionais e do estudantes às aulas presenciais. Ao todo, são sete etapas, que duram 147 dias até o retorno de 100% dos alunos às aulas presenciais. O plano não prevê datas. 

O primeiro estágio prevê o retorno do profissionais e em seguida as turmas, com todas elas tendo 30% dos alunos no modo presencial - obedecendo o espaçamento mínimo de 1,5 m entre as carteiras, além dos demais protocolos de biossegurança. 

Estágio 1 

  • Fase 1 - Planejamento e acolhimento dos profissionais - durante 7 dias
  • Fase 2 - Retorno dos estudantes do 1° ao 5° ano + 3ª série - 14 dias
  • Fase 3 - Retorno dos estudantes do 6° e 7° anos + 2ª série - 14 dias
  • Fase 4 - Retorno do 8° e 9° ano + 1ª série - 28 dias 

Já o segundo estágio só entra em funcionamento ao fim do primeiro estágio, quando todas as turmas tiverem retornado. A partir daí, há um avanço na porcentagem de alunos presentes nas salas. 

Estágio 2 

  • Fase 1 - 50% das turmas - 28 dias
  • Fase 2 - 75% das turmas - 56 dias
  • Fase 3 - 100% das turmas 

O documento reforça que "a implementação das fases está condicionada à manutenção dos índices epidemiológicos na localidade, bem como ao cumprimento de todos os protocolos de biossegurança e medidas sanitárias pelas unidades escolares". 

Segundo o governo, o cronograma para início da implementação deste plano será estabelecido em normativo próprio, após definição em termo de acordo em cumprimento da sentença n° 08000487-05.2021.8.20.5001, em trâmite perante a 2° Vara da Fazenda Pública. 

Biossegurança 

Segundo o governo do RN, foram investidos cerca de R$ 12 milhões em protocolos de segurança, sendo oito de recursos próprios e quatro do Ministério da Educação. As unidades escolares foram destinadas a comprar equipamentos de proteção individual, além de estabelecer condutas e organizações em todos os ambientes escolares, como checagem de temperatura, disponibilização de pias para higienização, redução de carteiras disponíveis em sala de aula, entre outras ações. 

Entre as medidas, são citados também medidas de segurança para o transporte dos alunos, como: 

  • Verificação da temperatura do condutor escolar e dos alunos;
  • Uso de máscara obrigatório durante a permanência no transporte escolar, sendo necessária para o condutor a substituição da máscara, a cada 03 (três) horas;
  • Manter abertas as janelas do transporte escolar para ventilação natural;
  • Demarcar espaços que podem ser utilizados como acento dentro do transporte escolar e desinfetá-los
  • Elaborar planilha contendo capacidade máxima de ocupação pelos alunos, de acordo com o tamanho do transporte escolar;
  • Nos veículos do transporte escolar devem ser disponibilizados álcool em gel 70% para que os estudantes possam higienizar as mãos; 

Entre as determinação em relação à alimentação nas escolas, o plano cita que é "proibido beber água nos bebedouros colocando a boca no bico de pressão ou na torneira. Cada estudante deve ter seu próprio copo ou garrafa ou utilizar copos descartáveis". 

O plano de retomada destaca também que os profissionais devem acolher os alunos e contextualizá-los, de forma a reforçar, o momento atual da pandemia. Eles também devem buscar alunos que por ventura não voltem às atividades para evitar o abandono escolar e também criar atividades para manter os estudantes com comorbidades que irão seguir com o ensino à distância.

*Do G1 RN

CARAÚBAS-RN: INCÊNDIO DESTROI MERCEARIA NA COMUNIDADE DE APANHA PEIXE

Mediante informações, um incêndio de grandes proporções foi registrado na noite de ontem e madrugada de hoje na comunidade de Apanha Peixe em Caraúbas. 

A marcenaria do Senhor Gurgel foi totalmente consumida pelo fogo.

Apesar da luta dos moradores da localidade, o prejuízo foi gigantesco.

A causa do incêndio teria sido a tentativa de tirar o cheiro de uma mucura que teria morrido colocando fogo em um recipiente para a fumaça minimizar o odor no local entretanto em momento de descuido, o fogo se alastrou e ficou totalmente sem controle.

Não houveram feridos graças a DEUS.


*João Marcolino

CORONAVÍRUS: RN CONTABILIZA 31 ÓBITOS POR COVID-19 E 2.127 NOVOS CASOS NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta quinta-feira (13). Foram mais 2.127 casos confirmados, totalizando 240.269. Até a quarta-feira (12) eram 238.142 infectados. 

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.771 no total, sendo 17 mortes registradas nas últimas 24h: Mossoró(04), Natal(02), Caraúbas(02), Jardim do Seridó(01), Felipe Guerra(01), Tenente Ananias(01), Apodi(01), Jucurutu(01), Caicó(01), Frutuoso Gomes(01), Carnaubais(01) e Parnamirim(01). 

A Sesap ainda registrou outros 14 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.176. Na quarta-feira (12) o número total de mortes era 5.740. 

Casos suspeitos de Covid somam 70.026.

CORONAVÍRUS: RN TEM TAXA DE OCUPAÇÃO DE 91,7% DOS LEITOS CRÍTICOS PARA COVID-19

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 91,7%, registrada no fim da manhã desta quinta-feira (13). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 655. 

Até o momento desta publicação são 33 leitos críticos (UTI) disponíveis e 364 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 113 disponíveis e 291 ocupados. 

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 87,6% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99,1% e a Região Seridó tem 97,5%.

CORONAVÍRUS: RN TEM 4 PACIENTES COM COVID NA FILA POR UTI

O Rio Grande do Norte registrou no fim da manhã desta quinta-feira(13) trinta e sete(37) pacientes com Covid-19 com perfil de leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. O levantamento foi feito às 12h40. 

Diante do número de leitos disponíveis (33), o número de pacientes em espera até a publicação desse post, com a devida subtração de números, registra 04 pessoas na fila por leitos críticos.

NATAL-RN: HOMEM É ASSASSINADO COM 8 YIROS A CAMINHO DO TRABALHO

Um homem de 39 anos foi assassinado com oito tiros quando estava a caminho do trabalho, no início da manhã desta quarta-feira (12), em Natal, segundo a Polícia Civil. O crime aconteceu no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da capital. Nenhum suspeito foi preso.

O crime foi registrado por volta das 6h40 na Rua Santa Maria Madalena. De acordo com a Polícia Civil, Josenildo de Souza Pinto, 39 anos, abordado por criminosos e que atiraram várias vezes contra ele e fugiram sem levar nada.

Familiares e vizinhos que foram ao local disseram à polícia que o homem era trabalhador e uma pessoa pacata. A polícia não informou a profissão da vítima.

A motivação e a autoria do crime ainda serão investigadas pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

*Do G1 RN

AUMENTAM CONDIÇÕES DE CHUVAS PARA OS PRÓXIMOS DIAS NO RN

Após um início de semana com pouco volume, as análises da unidade instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte apontam o aumento do volume das precipitações, a partir desta quinta-feira (13) ao longo da faixa litorânea leste e chegando em todo o estado durante final de semana. 

“Possibilidade de ocorrência de chuva mais fortes sobre a faixa leste do Estado entre a quinta dia 13/05 e o domingo dia 16/05. Essas chuvas serão ocasionadas pela presença da Zona de Convergência Intertropical e Sistema Frontal e Instabilidades de Origem Oceânicas ”, explicou o meteorologista, chefe da unidade, Gilmar Bristot. 

As temperaturas esperadas variam na capital potiguar entre 24ºC e 30ºC, nas madrugadas e durante o dia, respectivamente. Na região do Seridó e interior do estado, as mínimas deverão variar entre 20º e 34ºC. Já para as regiões serranas, a previsão é de temperatura entre os 20ºC e 31°C.

NATAL-RN: PRESIDENTE DO ALECRIM MORRE POR COMPLICAÇÕES DA COVID-19

O presidente do Alecrim Futebol Clube, Ubirajara de Holanda Cavalcante, morreu nesta quarta-feira (12) em decorrência de complicações da Covid-19. 

Ubirajara estava internado em Natal desde o mês passado e na segunda-feira (10) precisou ser intubado. A situação se agravou e ele morreu nesta quarta.  

Mortes e casos de Covid nas cidades do Rio Grande do Norte 

Em nota, a diretoria do clube lamentou a morte. Confira a nota na íntegra: 

"Ubirajara teve a honra, a coragem e o desafio de assumir a direção do clube no momento mais difícil da história do Alecrim, que foi em 2017, ano do rebaixamento para a segunda divisão do time verde. Seu maior sonho era levar o Alecrim de volta para a primeira divisão. 

Seu legado de trabalho e amor pelo Alecrim, certamente será lembrado ainda por muitas gerações e merece o nosso respeito, admiração e agradecimento. 

A Diretoria do Alecrim e toda a família esmeraldina presta as mais sinceras condolências e solidariedade aos seus familiares e amigos. 

Francisco Antônio de Souza Filho
Vice-Presidente 

Flávio de Sousa
Presidente do Conselho Deliberativo"

NATAL-RN: VEREADORA É DETIDA QUANDO DIRIGIA SOB EFEITO DE ÁLCOOL

A vereadora Margarete Régia (PROS), de Natal capital do RN, foi detida no início da noite desta quarta-feira 12 de maio de 2021, em Natal, no rio Grande do Norte, após ser flagrada dirigindo sob efeito de álcool, desrespeitando a lei Sêca. 

A parlamentar conduzia seu veículo, quando foi parada por uma guarnição de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM) da Polícia Militar (Rocam), na zona Norte da capital. 

De acordo com a PM, a vereadora estava com um grupo de amigas e quase bateu em um ônibus e uma motocicleta. Ao presenciarem a situação, os policiais, inicialmente, sinalizaram para que a parlamentar parasse o veículo e não foram atendidos. Ainda conforme a PM, os policiais conseguiram alcançar o carro da vereadora mais à frente e constataram que ela tinha sinais de embriaguez. 

Margarete Régia, que é irmã do deputado estadual Albert Dickson (PROS), foi levada para a Delegacia de Plantão da Zona Norte, se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi autuada pelo crime de embriaguez ao volante. A parlamentar pagou cinco salários mínimos de fiança 

*Do G1 RN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

Não interrompa a manifestação de carinho a uma pessoa querida, só porque os outros o julgam errado. 

Consulte sua consciência e não dê ouvidos às vozes da inveja e do ciúme.  

O caminho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida, que já é dura por si mesma. 

A vida sem afeição é um inferno, um deserto sem oásis. 

Conserve seu carinho, dedicando-o às pessoas a quem você ama.