Pesquisar este blog

04 março 2024

SERRA DO MEL/RN: POLÍCIA AMBIENTAL PRENDE HOMENS E APREENDE ARMAS E ANIMAIS

Na tarde do último domingo (3), Policiais Militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB) durante patrulhamento na região pertencente ao município de Serra do Mel, flagraram dois homens armados.
Constatado o flagrante, foi verificado ainda que os homens estavam com com aves silvestres abatidas e demais petrechos utilizados para caça ilegal.
A lei de crimes ambientais (lei nº 9.605/98), proíbe a caça de animais silvestres em todo território brasileiro e o estatuto do desarmamento (lei 10.826/03), regulamenta o porte e de armas de fogo.
Foram apreendidos na ocorrência duas espingardas, 80 munições intactas, 21 munições deflagradas, duas facas, 18 aves silvestres (nambu) e dois apitos conhecidos como “chama nambu”.
O material apreendido foi entregue à Delegacia de Polícia Civil de Mossoró, bem como os infratores que seguem à disposição da justiça.

*Passando na Hora

Forças Armadas fizeram “papelão” no TSE e foram “arremessados na política”, diz Barroso

Foto: Carlos Moura/SCO/STF
O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), relembrou e criticou, nesta segunda-feira 4, a atuação das Forças Armadas nos últimos anos, classificando como “papelão” o desempenho dos militares no trabalho em conjunto com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas últimas eleições.Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Barroso discursou em uma aula inaugural na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), nesta segunda-feira 4.

“Foram manipulados e arremessados na política por más lideranças. Fizeram um papelão no TSE, convidados para ajudar na segurança, para dar transparência, foram induzidos por uma má liderança a ficarem levantando suspeitas falsas”, disse o ministro, sem citar nomes.

Na ocasião, as Forças Armadas fizeram parte da Comissão de Transparência das Eleições, com a função de ampliar a transparência e a segurança das eleições.

Após o pleito, no entanto, o Ministério da Defesa, responsável pela coordenação das Forças Armadas, divulgou um relatório dizendo que não excluía “a possibilidade da existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas”, embora o próprio documento informasse que não foram detectadas fraudes.

Em setembro do ano passado, o atual presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, decidiu excluir as Forças Armadas do grupo de fiscalização, pelo desempenho em 2022 ter se mostrado “incompatível” com o papel dos militares.

Sobre as declarações do presidente da Suprema Corte, a reportagem procurou o Ministério da Defesa e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda retorno.

Cenário dos militares está “voltando ao normal”, diz Barroso

Na aula, ao falar sobre a gestão anterior da Presidência — sem mencionar o nome de Jair Bolsonaro —, Barroso citou o que chamou de “politização das Forças Armadas” como uma das questões mais “dramáticas para a democracia”.

“Porque, desde 1988, as Forças Armadas tiveram um comportamento exemplar no Brasil, de não ingerência, de não interferência, de cumprir as suas missões constitucionais, de ocupar espaços remotos da vida brasileira”, afirmou, antes de criticar o desempenho da instituição nas eleições.

Ao final do evento, o ministro respondeu a perguntas dos jornalistas e, quando questionado sobre as menções às Forças Armadas feitas durante a aula, ele afirmou que o cenário está “voltando ao normal”.

“Ressaltei o papel exemplar que as Forças Armadas desempenharam nos 35 anos da democracia brasileira, cumprindo funções constitucionais e fora da política, e um dos pontos que eu acho que nós já estamos superando foi o que todos consideraram uma indevida politização das Forças Armadas.”

“E que dependem menos da instituição e mais da liderança. E acho que, neste momento, a vida já está voltando ao normal, como deve ser”, complementou.

*Informações: CNN Brasil

PARABÉNS GENILDO CARDOSO!!!!

Hoje é dia de parabenizar o Capitão do Forró, "Genildo Cardoso" da Cidade FM!!! 
Aqui deixamos votos felicidades, paz, saúde e muitos anos de vida!!!

SERRA NEGRA DO NORTE/RN: BARRAGEM SANGRA E CAUSA ESPETÁCULO DAS ÁGUAS

A Barragem da Dinamarca, localizada em Serra Negra do Norte, no Seridó do Rio Grande do Norte, começou a sangrar na manhã desse domingo (3) e criou uma bela paisagem.
A capacidade de armazenamento da barragem é de 3 milhões de metros cúbicos de água. Informações Grande Ponto.

COMEÇOOOU O TOCA TUDO!!!😍🎧

Tá no ar o *TOCA TUDO 87*, o programa mais eclético do seu rádio. Preparamos o melhor de cada gênero pra agitar a sua tarde.
Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️
▶️ https://bit.ly/3yrNi2x
▶️www.radiocidadefmapodi.com.br

*87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, NA RÁDIO DE APODI*!💙💛

NATAL/RN: Prefeitura abre 390 vagas para cursos de qualificação profissional

Os natalenses que estejam à procura de qualificação profissional para se inserirem no mundo do trabalho neste ano de 2024 podem contar com novas oportunidades disponibilizadas pela Prefeitura do Natal. As oportunidades são promovidas pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social – Semtas em diversas áreas.

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 5 e 6 de março. As inscrições serão realizadas presencialmente nos dois Centros Municipais de Trabalho e Empreendedorismo – CMTE Alecrim (Avenida Presidente Bandeira, 765) e CMTE Norte, na rua Bariri s/nº, Gramoré), das 8h30 às 16h30. Para se inscrever o candidato deve ter a partir de 18 anos (16 anos para algumas tipologias), ensino fundamental I ou II incompletos e atender aos pré-requisitos específicos para cada curso.

A secretária da Semtas, Andréa Dias, destacou a importância dos cursos. “A melhor política social que um gestor pode fazer é a voltada para a conquista do emprego. É muito importante ampliarmos as chances das pessoas na hora da busca por uma vaga no mundo do trabalho. O município vem realizando um grande serviço nessa área. Temos vários exemplos de pessoas que conseguiram emprego após participarem dos cursos, abrirem os próprios negócios, criados a partir da capacitação oferecida pela Secretaria”.

Serão ofertados diversos tipos de qualificações, com início das formações a partir de 11 março. Os cursos têm duração que variam de 60 a 200 horas/aula, nos turnos da manhã e tarde, conforme a quantidade de módulos e os conteúdos abordados. Entre os cursos ofertados estão: rotinas administrativas, camareira, auxiliar de limpeza, inglês básico, vendas, recepcionista, qualidade no atendimento, repositor de mercadoria, espanhol básico, almoxarifado/arquivamento, agente de viagens, garçom e garçonete, manipulação segura de alimentos, bolos de massas variadas, barbeiro, hambúrguer artesanal, auxiliar de cozinha e corte de cabelo.

Os interessados deverão apresentar a seguinte documentação: xerox do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e comprovação de conhecimentos técnicos quando o curso exigir.

220 vagas para Demanda Espontânea no CMTE – Alecrim Av. Pres. Bandeira, 765, Alecrim

Matutino:
Rotinas Administrativas – 20
Camareira – 20
Auxiliar de Limpeza- 20
Inglês básico – 20
Vendas- 20
Vespertino:
Recepcionista – 20
Qualidade no Atendimento – 20
Repositor de mercadoria – 20
Espanhol Básico- 20
Almoxarifado/Arquivamento – 20
Agente de Viagens – 20

170 vagas para demanda espontânea no CMTE Norte, Bariri s/nº, Gramoré

Matutino:

Garçom e Garçonete – 20
Camareira – 20
Espanhol Básico – 20
Manipulação Segura de Alimentos – 20
Bolos de Massas Variadas – 20
Barbeiro- 20
Vespertino:
Qualidade no Atendimento – 20
Espanhol Básico – 20
Hambúrguer Artesanal – 20
Auxiliar de Cozinha – 20
Corte de Cabelo – 20

APODI/RN: CHUVA NA CIDADE E NOS SÍTIOS

Na noite de domingo, 3 de março de 2024 caiu mais uma chuvinha na cidade de Apodi e algumas comunidades rurais.
Veja alguns registros:
Centro: 6 milímetros;
Bacurau I: 8 milímetros;
Sítio Ponta II(Zuleide): 9 milímetros;
Sítio Ponta II: Paulo de Corina): 7 milímetros;
Sítio Largo II: 10 milímetros;

Ministério da Justiça transfere 25 presos de Mossoró para Catanduvas, no Paraná

Com as equipes de imprensa nacional e regional buscando informações no perímetro de buscas aos dois fugitivos Deibson Cabral Nascimento, o Tatu, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, o Martelo, de 35 anos, em Baraúna-RN, a Polícia Penal Federal fez a transferência de 25 presos do Presídio Federal de Mossoró para o Presídio Federal de Catanduvas.

A imprensa do Estado do Paraná destacou que a chegada dos presos em Cascavel aconteceu neste sábado, dia 2. Do Aeroporto de Cascavel, foi montado um grande esquema de segurança para levar os presos até o Presídio Federal de Catanduvas, localizada no Oeste do Estado do Paraná. Não se sabe ao certo, se o jato da PF veio por Aracati (CE) ou Mossoró.

O DEPEN trabalha em silêncio. É uma das muitas normas de segurança da instituição. Não se tem a lista de nomes de presos transferidos e nem se, entre os transferidos, está ou não o mega traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira Mar, que havia chegado ao Presídio Federal de Mossoró um pouco antes da fuga acontecer.

A razão da transferência, conforme a repórter Francine Lopes, da Band News FM Curitiba, é para substituir o tipo de estrutura (laje) que Tatu e Martelo teriam conseguido retirar barras de ferros, abrir um buraco no canto da lâmpada na parede e fugirem, durante a madrugada do dia 14 de fevereiro.

O Presídio Federal é composto por 4 pavilhões independentes e uma área de isolamento na parte externa. Tatu e Marcelo estavam neste isolamento, conseguiram arrombar a parede da cela, os dois ao mesmo tempo, e teriam conseguido um alicate deixado na obra de reforma, cortado os paredões de arame e fugido a pé na direção da Serra Mossoró.

Esta história, contada pelo ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça. O caso está sendo investigado pela Polícia Federal, que deve concluir esta investigação nos próximos 12 dias e apresentar a Justiça os nomes ou não de responsáveis pela fuga que já causou um presídio de aproximadamente R$ 10 milhões aos cofres públicos.

Esta semana, o Tribunal Regional do Trabalho, da 10ª Regional, determinou a suspensão do contrato com a empresa R7 Facilities, que havia sido contratada pelo Governo Federal por 60 milhões para fazer reformas nos cinco presídios federais do País. Foi descoberto que esta empresa estava em nome de laranja e, diante do cenário, suspenderam o contrato.

Neste caso, o trabalho de recuperação da estrutura e de substituição de outras, assim como de construção de uma muralha de concreto, atualização dos equipamentos, câmeras de vigilância, aumento do contingente de policiais penais federais, deve acontecer em caráter de emergência.

*Mossoró Hoje

MAXARANGUAPE/RN: HUMORISTA PERDE A VIDA EM ACIDENTE COM MOTO

O humorista Diógenes conhecido por andar vestido de homem aranha e fazer brincadeiras nas redes sociais em Natal foi vítima de um acidente com moto em Maxaranguape.
De acordo com a família, ele teria ido encontrar com amigos para se confraternizar e na volta passou com a motocicleta em uma vala, com o impacto ele não resistiu, ainda chegou a ser levado para o hospital Santa Catarina, mas infelizmente já não havia mais o que se fazer.
Diógenes tinha 32 anos, deixa um filho e estava ansioso pelo outro filho que vai nascer nos próximos meses. 

*Informações: Via Certa Natal

PAPA FRANCISCO PEDE FIM DA GUERRA EM GAZA

O Papa encoraja a continuar as negociações para um cessar-fogo imediato em Gaza e em toda a região. “E, por favor, não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia, onde muitos morrem todos os dias. Há muita dor lá”.

Forte apelo do Papa Francisco no Angelus deste domingo, também sobre o desarmamento.

“Carrego diariamente em meu coração, com dor, o sofrimento das populações da Palestina e de Israel devido às hostilidades em curso, disse o Santo Padre. Os milhares de mortos, feridos, desabrigados e imanes destruições causam dor, e isso com consequências terríveis para os pequenos e indefesos, que veem seu futuro comprometido”.

Francisco então se pergunta: “verdadeiramente se pensa em construir um mundo melhor dessa forma, se pensa realmente em alcançar a paz?Chega, por favor! Vamos todos dizer: chega, por favor! Parem!

O Papa então encoraja a continuar as negociações para um cessar-fogo imediato em Gaza e em toda a região, “para que os reféns possam ser libertados imediatamente e retornem aos seus entes queridos, que aguardam ansiosamente, e para que a população civil possa ter acesso seguro às devidas e urgentes ajudas humanitárias”.

“E, por favor, não nos esqueçamos da martirizada Ucrânia, onde muitos morrem todos os dias. Há muita dor lá”, reafirmou o Santo Padre.

Em seguida o Papa Francisco recordou que no dia 5 de março celebra-se o segundo Dia Internacional de Conscientização sobre Desarmamento e Não-Proliferação. “Quantos recursos – disse- são desperdiçados em gastos militares que, devido à situação atual, infelizmente continuam a aumentar!

E Francisco faz mais um apelo: “espero sinceramente que a comunidade internacional compreenda que o desarmamento é, antes de tudo, um dever, o desarmamento é um dever moral. Vamos colocar isso em nossas cabeças. E isso requer a coragem de todos os membros da grande família de nações de passar do equilíbrio do medo para o equilíbrio da confiança”.

O Santo Padre fez ainda uma saudação a todos os fiéis presentes, romanos e peregrinos de vários países, entre os quais os estudantes da Universidade Sénior de Vila Pouca de Aguiar, em Portugal. E o agradecimento aos jovens ucranianos que a Comunidade de Sant’Egidio convocou para o tema “Vencer o mal com o bem. Oração, pobres, paz”. “Queridos jovens, obrigado por seu compromisso com aqueles que mais sofrem com a guerra. Obrigado!”

Fonte: Vatican News

CAMPEONATO POTIGUAR: AMÉRICA É CAMPEÃO DO 1º TURNO

O América conquistou o título do 1º turno do Campeonato Potiguar. Após o empate no tempo normal em 0 x 0, a decisão do título foi para a disputa por pênaltis e o time rubro levou a melhor vencendo por 4 x 2, se sagrando campeão.
Destaque na disputa por pênaltis para o goleiro do América, Renan Bragança que defendeu a contratação de Vitor Marinho.
O título já deixa o América com a vaga garantida na finalíssima do campeonato, além da vaga para a disputa da Copa do Brasil em 2025. Com o novo formato da competição nacional, as vagas são conquistadas através das competições estaduais.
O time rubro agora vira a chave, na próxima quarta-feira 6, a equipe enfrenta a Juazeirense/BA, pela Copa do Nordeste. A equipe ainda não venceu na competição regional e vai em busca de seu primeiro êxito.