Pesquisar este blog

28 setembro 2022

Wendel Lagartixa é alvo de atentado na Grande Natal; criminoso é morto em troca de tiros

O candidato a deputado estadual Wendel Lagartixa foi alvo de uma tentativa de homicídio na tarde desta quarta-feira (28), enquanto cumpria agenda de campanha em Ceará-Mirim, na Grande Natal. Houve troca de tiros entre os criminosos e a equipe de segurança do candidato. Um dos membros do ataque armado foi morto.

Os criminosos estavam em um carro e se aproximaram do candidato quando ele conversava com adolescentes, na rua Meira e Sá, em Ceará Mirim. Ainda não há informação de quantos criminosos teriam participado da ação criminosa. Um deles foi morto e os demais conseguiram fugir.

*Tribuna do Norte/BG

CEARÁ-MIRIM-RN: ATENTADO - Homem foi matar Wendel Largartixa e acabou morto

Um tiroteio aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (28) na caminhada do candidato a deputado estadual Wendel Lagartixa. Os tiros aconteceram em Ceará-Mirim e o alvo era o próprio Wendel Lagartixa. O homem que tentou assassinar Lagartixa acabou sendo baleado e morreu.

Setembro amarelo: é a sua chance de saber como ajudar

Roda de conversa sobre prevenção do suicídio
O Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV, mais uma vez convida a todos para uma transmissão ao vivo sobre uma temática muito importante e que deve ser tratada em toda a sua amplitude: “Prevenção do suicídio: o que podemos fazer?”

A roda de conversa será nesta quinta-feira, 29/9, às 19h30, pelo YouTube do Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV.

A transmissão contará com a presença do dr. Antônio Geraldo, presidente da Associação Brasileira de Psiquiatria e Coordenador Nacional da Campanha Setembro Amarelo. Você poderá interagir com comentários e dúvidas sobre o tema. Será uma oportunidade de reforçar informações sobre as formas de atuação Pela Vida.

Vamos compreender:

- Como falar sobre suicídio com os jovens?
- Como a mídia pode ajudar na prevenção ao suicídio?
- Qual o papel da família e da sociedade?
- O que fazer em casos de emergência?

Informações e inscrição gratuita: https://www.forumespiritoeciencia.org

RN registra 419 acidentes envolvendo postes em 2022

Em dois anos, o número de ocorrências envolvendo posteação da rede elétrica do Rio Grande do Norte chegou a 4.022, segundo dados da empresa de distribuição de energia elétrica, Neoenergia Cosern. Dentro desse total, além dos abalroamentos – colisões – também entra na lista o vandalismo, alagamento, deterioração, manutenção e outras situações.

Somente em 2022, foram 419 acidentes envolvendo terceiros. Ou seja, acidentes que envolvem abalroamento ou qualquer intervenção de terceiros que tenham quebrado postes (por exemplo, um caminhão que se “prende” a cabos). Em 2021, esse número foi de 668 ao todo.

No período de chuvas, o número de ocorrências de acidentes de trânsito envolvendo postes aumenta consideravelmente. A pista molhada, associada à falta de atenção, alta velocidade ou até mesmo a ingestão de álcool, contribuem para este cenário. Estes episódios podem causar consequências graves para o condutor e passageiros do veículo, como risco de choque elétrico, inclusive para quem está nas proximidades, assim como a interrupção da distribuição de energia elétrica para a população.

Segundo o engenheiro eletricista Carlos Augusto Câmara, supervisor de Operações do Litoral Sul e responsável pelas Ações de Segurança junto à Comunidade da empresa Neoenergia Cosern, acidentes que envolvem as redes elétricas de distribuição da companhia têm como causa principal os acidentes de trânsito.

Para o engenheiro, estas ocorrências se tornam cada vez mais corriqueiras e estão associadas a esta junção de situações perigosas. Carlos relembra que “acidentes noturnos com postes, geralmente tem ligação com a embriaguez, mas graças a ações de combate a esse tipo de infração de trânsito, é possível observar uma redução, não excluindo o fato de que ainda é frequente”.

O ponto de atenção para qualquer tipo de acidente que envolva a rede elétrica é atribuído ao rompimento dos condutores, que são os materiais nos quais as cargas elétricas se deslocam de maneira livre, popularmente conhecidos como fios e cabos. É com o rompimento destas correntes que haverá a descarga elétrica, podendo ser fatal para os indivíduos. Então, além do impacto da batida – que pode ter graves consequências para os ocupantes dos veículos – ainda tem o risco de choque elétrico, tanto para o acidentado como para quem está nas proximidades.

*Agora RN/BG

Detran divulga cronograma de outubro de exames práticos no interior do RN; veja datas

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) divulgou o cronograma (veja íntegra ao fim da matéria) de exames práticos veiculares no interior do Rio Grande do Norte em outubro.

Serão 29 cidades que receberão os fiscais do órgão, que estima que serão realizados cerca de 3 mil exames entre mudanças de categoria ou primeira habilitação.

A primeira cidade a receber será Caicó, na primeira terça-feira (4) do mês. Completam a segunda semana de outubro as cidades de Tangará e Santa Cruz (dia 5), Jaçanã (6), Umarizal e Patu (7), Assu e Angicos (10).

De acordo com o órgão, além dos exames em cidades do interior, a testagem também é feita diariamente nas unidades físicas de Natal e Mossoró. Para realizar o teste, o interessado precisa fazer o agendamento no portal de serviços do Detran.

De acordo com o setor de Estatística do Detran, nos primeiros oito meses deste ano foram aplicados no Rio Grande do Norte 59.498 exames práticos monitorados.

Confira o cronograma completo de exames em outubro

Caicó (4/10)
Santa Cruz e Tangará (5/10);
Jaçanã (6/10);
Umarizal e Patu (07/10);
Assu e Angicos (10/10);
Apodi e Caraúbas (11/10);
Pau dos Ferros (13/10);
São Miguel e Alexandria (14/10);
Macau e Guamaré (17/10);
Alto dos Rodrigues e João Câmara (18/10);
Nova Cruz e Passa e Fica (19/10);
Goianinha e São José do Mipibu (20/10);
Extremoz (21/10);
Parelhas e Acari (24/10);
Jardim do Seridó e Jucurutu (25/10);
Currais Novos (26/10);
Lagoa Nova (27/10);
São Paulo do Potengi (28/10).

MOSSORÓ-RN: 123ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - Suspeito de matar seguranças e bombeira civil morre em confronto com a Policia Civil nas Barrocas

A ocorrência foi registrada na manhã desta quarta feira 28 de setembro de 2022, na Rua Melo Franco no Bairro Barrocas em Mossoró no Rio Grande do Norte. Um suspeito, morreu ao efetuar disparos de arma de fogo contra policiais civis.

Lucas Eduardo Avelino Diniz, 23 anos, foi identificado pela investigação da Polícia Civil, como autor dos disparos que mataram dois seguranças de empresa privada e uma bombeira civil, triplo homicídio ocorrido na madrugada do dia 7 de agosto desse ano, durante uma festa beneficente, na Praia de Pernambuquinho em Grossos na região da Costa Branca Potiguar

De acordo com a PC policiais estavam fazendo um levantamento sobre sua possível localização, com intuito de intimá-lo a depor na delegacia e ao chegarem na residência, foram recebidos a balas Houve revide a injusta agressão e no confronto o suspeito foi baleado e morreu no interior da casa.

Durante a troca de tiros, um policial civil teve seu colete atingido de raspão por um disparo de arma de fogo. Na casa, foram apreendidas uma pistola calibre 380, dois carregadores e várias munições do mesmo calibre. A Perícia criminal recolheu mais de 50 estojos de pistola, que ficaram espalhados no interior da residência.

O corpo de Lucas Eduardo, foi recolhido após a conclusão da perícia e encaminhado ao IML do ITEP, para ser examinado. Ainda não se sabe se a pistola tem alguma restrição. Ela será periciada no ITEP. A delegada Christiane Magalhães, responsável pelo inquérito do triplo homicídio ocorrido em Grossos, disse que com a morte executor, o caso está encerrado e será arquivado.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: 122ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - Jovem é morto com um único tiro, enquanto trafegava de moto no Bairro Boa Vista

Mossoró, cidade da região oeste do Rio Grande do Norte, registra mais um homicídio por disparos de arma de fogo. O crime aconteceu por volta das 19h30min desta terça-feira 27 de setembro de 2022, na Rua Francisco Solon, próximo ao Hospital Psiquiátrico São Camilo de Lelis no Bairro Boa Vista.

A vítima foi identificada como Jackson Gabriel Morais Barbosa, morador do Bairro Belo Horizonte. O jovem foi morto com um único disparo de arma de fogo, quando trafegava de moto pela via. A Polícia Civil foi informada de que dois homens ocupando uma motocicleta, teriam se aproximado da vítima e atirado em sua direção.

Jackson Gabriel foi alvejado com um tiro na região do olho e morreu na hora. Uma ambulância do SAMU ainda chegou ao local, mas somente para constatação de óbito. Até o momento não há qualquer informação sobre a motivação do crime. O assassinato do jovem é um mistério para sua família e para a própria polícia, haja visto que a vítima era evangélica e não tinha envolvimento com atividades ilícitas.
A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) terá a missão difícil de elucidar o crime, para dar uma resposta a sociedade, que pergunta porque mataram um jovem sem envolvimento com o ilícitos. Após a perícia o corpo do jovem Jackson Gabriel foi recolhido e encaminhado ao IML do ITEP para ser examinado e depois liberado para seus familiares. Já são 122 homicídios registrados em Mossoró nesse ano de 2022.

*Fim da Linha

FLORÂNIA-RN: MULHER É MORTA A TIROS DENTRO DE SUA LANCHONETE

Uma mulher foi morta a tiros dentro de sua própria lanchonete, na noite desta terça-feira (27), no município de Florânia, no Seridó potiguar.

O caso ocorreu por volta das 19h. A mulher foi identificada como Klébia Monteiro Anulino, de 38 anos, conhecida como "Galega".

De acordo com a PM, a mulher estava trabalhando na venda de lanches quando dois criminosos chegaram ao local de carro, efetuaram os disparos, e fugiram em seguida.

Testemunhas afirmaram aos militares que os autores do crime chegaram a discutir com a vítima antes de abrir fogo contra ela.

Militares do 13º Batalhão de Polícia fizeram buscas na região, mas nenhum suspeito foi preso. Ainda não há informações sobre a localização ou identidade dos autores do crime.

A Polícia Militar informou que a mulher já tinha sido presa por tráfico de drogas da região. Familiares ainda disseram aos agentes que ela já vinha sofrendo ameaças de morte.

Equipes do Instituto Técnico-Científico de Perícia recolheram o corpo no local do crime. O caso será investigado pela Polícia Civil.

*Do G1 RN

Candidatos ao governo do Rio Grande do Norte participam de debate na Inter TV; veja íntegra

Foto: Augusto César Gomes/g1
Cinco candidatos ao governo do Rio Grande do Norte participaram, nesta terça-feira (27), do último debate do primeiro turno, realizado pela Inter TV Cabugi, afiliada da TV Globo no estado. O confronto, mediado pela jornalista Emmily Virgílio, foi transmitido ao vivo pelo g1 e no Globoplay.

Foram convidados os candidatos e candidatas dos partidos políticos e coligações que tenham representatividade no Congresso Nacional.

Participaram do debate: Capitão Styvenson (Podemos), Clorisa Linhares (PMB), Danniel Morais (PSOL), Fábio Dantas (Solidariedade) e Fátima Bezerra (PT).

O debate teve quatro blocos. No primeiro e no terceiro, as perguntas foram de tema livre. No segundo e quarto blocos, as perguntas foram de temas sorteados pela mediação. A ordem de quem pergunta primeiro foi estabelecida por sorteio prévio. No quarto bloco, os candidatos também fizeram as considerações finais.

Cada candidato teve 30 segundos para perguntar e 1 minuto e 30 segundos para responder. A réplica podia ser feita em até 1 minuto e a tréplica em até 1 minuto e 15 segundos.

Veja as considerações finais de cada candidato

Clorisa Linhares (PMB)

"Queria agradecer aqui à TV Globo pelo debate, parabenizar, e a todos que estão nos acompanhando. Eu não estou aqui por acaso. Eu me preparei. Me preparei não só academicamente, formada em direito, contabilidade, cursando psicologia, pós-graduada em direito público, direito de família e sucessões, gestão pública, segurança pública, cidadania, psicomotricidade relacional. Mas também pela vida: professora, policial penal, contadora, auditora, além também de empreendedora. Eu gero emprego e renda aqui no estado do Rio Grande do Norte. Então Clorisa se preparou e hoje está aqui se colocando à disposição. Uma pessoa que diziam que era uma improvável. Mas está aqui, venceu. E queremos ver o nosso estado desenvolvido. Riquezas nós temos. Temos a eólica, temos a solar, nós temos um litoral vasto e diversificado. Além disso, nós temos o petróleo e gás. Temos a parte de minérios, água em abundância, terras férteis. Mas por que não desenvolve? Porque nunca teve um gestor, principalmente comprometido com o bem-estar social, que queira mudar essa realidade. Clorisa Linhares tem um compromisso com você: transformar essa sociedade. E não é porque ela quer ser boa não. É porque ela tem descendentes, tem filhos, tem netos e tem parentes. E a única forma de deixar uma sociedade melhor pra eles é através da política. E a gente precisa fazer nossa parte indo dia 2 votar 35 Clorisa governadora. E quiser conhecer melhor sobre a minha vida e sobre a candidata, e os projetos: Clorisa RN. Siga nas redes sociais. Que Deus nos abençoe e agradecer a todos vocês".

Fátima Bezerra (PT)

"Minha primeira palavra aqui é de gratidão. Gratidão ao povo do Rio Grande do Norte pelo carinho, pelo apoio, pelo incentivo que encontrei por onde andei. Não foi fácil. Peguei um estado destruído. O estado, se fosse uma empresa, teria as suas portas fechadas. Além do mais, uma pandemia com efeitos devastadores. O presidente que ignorou a ciência, que debochou dos pacientes com Covid, que demorou a comprar vacinas. E aqui no Rio Grande do Norte nós, em respeito à ciência, lutando pela vacina, equipando os nossos hospitais, contratando mais profissionais de saúde e graças a Deus conseguimos salvar mais de 16 mil vidas. Mais uma vez todo o meu reconhecimento aos profissionais de saúde do meu estado. Agora, meu amigo, minha amiga, domingo certamente é um dos encontros mais importantes que nós vamos ter. Porque a democracia que está exatamente em debate. Volto a repetir: o Brasil não suporta mais quatro anos de Bolsonaro. E nós temos que ter clareza. Inclusive de tomarmos essa atitude já agora no sábado. As pesquisas apontam a liderança de Lula, nossa liderança com perspectiva concreta já de ganhar as eleições agora, agora no primeiro turno. Então vamos celebrar essa vitória já agora no primeiro turno pra manter o RN no rumo certo, trazer o Lula de volta e realizar o sonho de governar com Lula presidente pra gente fazer muito e muito mais pelo Rio Grande do Norte. Meu querido Rio Grande do Norte, pro dia nascer feliz no domingo é 13 pra presidente, é 13 pra governador".

Danniel Morais (PSOL)

“Primeiro quero agradecer a você que nos acompanhou aqui no debate, que tem nos acompanhado o longo dessa trajetória. Quero dizer que o Rio Grande do Norte passa por um momento muito difícil. Não podemos negar que nossa educação passa por um momento difícil, nossa saúde precisamos mudar muita coisa. Emprego e renda somos o único programa apresentado que tem coragem de trazer um programa de transferência de renda para nosso Estado. Programa de transferência de renda que nós, quando tínhamos um mandato na Assembleia Legislativa apresentamos. Nós, através da nossa candidatura queremos dar realidade de mais de um milhão de norte-riograndenses que amanhã não sabem o que vão comer. Para isso nós precisamos mudar toda essa realidade. Muitos e muitos dos que estão aqui já tiveram a oportunidade de fazer, mas infelizmente o nosso estado continua passando por tantos problemas. Para mudar essa realidade existe opção: Daniel Morais 50 para o Governo do Estado. No plano federal será impossível mudar essa realidade do nosso estado se nós não tivermos o presidente Lula nos ajudando, mandando investimentos para o Rio Grande do Norte, garantindo melhores condições para nossa educação, garantindo recursos para saúde, garantindo recursos para a segurança pública. O Brasil e o Rio Grande do Norte não aguentam mais Bolsonaro, um negacionista, genocida. Muitas vidas foram perdidas pela falta de zelo, pela falta de cuidado desse presidente. Então dia 2 de outubro você volta 13 para presidente: Lula; e 50 Daniel Morais, governador do Rio Grande do Norte”.

Capitão Styvenson (Podemos)

"Obrigado, Emmily, obrigado a todos os candidatos que se dispuseram a vir fazer esse debate. Pedir mais uma vez uma gratidão a todos que ficaram assistindo até meia-noite e trinta. Vários candidatos falarem, expor suas ideias, até mesmo as suas diferenças ideológicas, mas a política é assim. Eu decidi fazer uma campanha eleitoral diferente das demais como foi feito em 2018 pra ter a liberdade, pra ter independência de cumprir todo o objetivo de governo. Não ter ninguém dependente, nem de governo federal, nem de governo estadual e nem mesmo de nenhum desses que possam depois vir cobrar esses apoios, é uma visão de política diferente que você agora está entendendo. Vinte por cento ou mais já entenderam o nosso recado. Pra colocar o nosso estado de volta ao eixo, ao desenvolvimento, a melhorar a educação, a saúde pública, vai precisar de muita técnica, vai precisar de muita competência, vai precisar de muita coragem, precisar de muita atitude e talvez o que os outros ofereçam com seus apoios políticos não vá cumprir porque primeiro tem que satisfazer a voracidade de quem os apoia. Está bom? Então, domingo, no dia 2, quando você estiver saindo e é uma convocação pra todos, porque o nosso estado é pra todos, todos têm que ir votar, você tem essas opções. Meu número é 19. Você pode digitar na urna, fazer antes um levantamento da minha vida, saber através das redes sociais o nosso site, acompanhar desde quando entrei na política, se me mantenho coerente. O único coerente aqui, o único que negou as características e nem procurou apoio com oposições. Obrigado".

Fábio Dantas (Solidariedade)

"No próximo domingo nós vamos sair de casa pra escolher o próximo governador do Rio Grande do Norte. Mais da metade da população do Rio Grande do Norte não quer mais esse governo. Vocês têm a opção de escolher entre o atraso, entre a burocracia, entre o governo dos buracos, entre o governo que esqueceu a saúde pública, que foi reprovado na educação, que colocou o Rio Grande do Norte no segundo pior estado em desigualdades sociais com mais de 500 mil habitantes recebendo menos de R$ 200 ou um governo empreendedor, um governo de liberdade, um governo que vai enrolar as bandeiras partidárias e começar um novo movimento pra colocar o Rio Grande do Norte no protagonismo, pra nós não podermos mais olhar pra Paraíba ou pro Ceará com vergonha. A governadora atual nasceu na Paraíba e não aprendeu na Paraíba como se faz estradas e como se faz hospitais. Nós vamos fazer um governo novo, um governo bonito, pra frente, que vai levar a vida do povo potiguar em primeiro lugar. Eu quero governar pras cidades e pra você, que está nas suas casas. Episódios como o da Havan, sábado passado, não deve mais ocorrer. As licenças devem ser liberadas imediatamente, nós vamos fazer elas serem liberadas de forma imediata pra gerar emprego e renda, porque é só o trabalho que muda a vida do povo potiguar e nós vamos gerar mais de 500 mil empregos nos próximos quatro anos na Chapada do Apodi, no Vale do Açu e em todo o estado do Rio Grande do Norte. A Serra do Mel é um exemplo vitorioso do Rio Grande do Norte. E nós queremos fazer como São José do Seridó, uma região forte que não tem desemprego, e esse Rio Grande do Norte forte e valente é o Rio Grande do Norte de Fábio Dantas e de cada um de vocês. Nós vamos juntos pras urnas pra dizer que o segundo turno precisa se debater como não foi debatido no primeiro turno. Eu quero ser essa ponte da esperança entre o sonho e a realidade de você que está em casa pra mudar tudo isso aí. Deus criou o mundo em sete dias, nós vamos mudar o Rio Grande do Norte apertando o sete duas vezes. Pra mudar é muito fácil. Muda com a cabeça, com o coração e com a mão, porque nos torna iguais, o homem mais simples do Rio Grande do Norte".

*Do G1 RN

ELEIÇÕES 2022: AGENDA DOS CANDIDATOS AO GOVRNO DO RN PARA ESQUARTA(28)

Os candidatos seguem com a campanha eleitoral nesta quarta-feira (28). Confira a seguir os compromissos dos postulantes ao governo do Rio Grande do Norte.

Confira:

ANTÔNIO BENTO (PRTB)
9h – Visita no bairro Lagoa Azul, em Natal
16h – Entrevista na rádio CBN Natal

CLORISA LINHARES (PMB)
Não informou

DANNIEL MORAIS (PSOL)
9h – Gravação de vídeos para mídias sociais
11h – Reunião de coordenação
15h – Panfletagem em Natal

FÁBIO DANTAS (SOLIDARIEDADE)
Não informou

FÁTIMA BEZERRA (PT)
Não informou

NAZARENO NERIS (PMN)
Não informou

RODRIGO VIEIRA (DC)
Manhã – Reunião em Natal
Tarde – Compromissos em Mossoró, Felipe Guerra, Grossos, Baraúna, Areia Branca, Serra do Mel

ROSÁLIA FERNANDES (PSTU)
6h30 – Panfletagem nas proximidades do Hospital Santa Catarina, na zona Norte de Natal
8h30 – Panfletagem e conversa com eleitores nas comunidades Gramorezinho, Pajuçara e Brasil Novo
16h – Panfletagem nas proximidades do Midway

STYVENSON VALENTIM (PODEMOS)
Não informou

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

VEJA, na criança, o futuro da humanidade.
Mantenha-se, por isso, solidário com os trabalhos que visem a beneficiá-las.
Lembre-se de que cada criança poderia ser um filho querido de seu coração.
Colabore na recuperação das crianças desajustadas, sobretudo mediante seu exemplo significante e nobre.
Em todos os setores, a criança é sempre o futuro, e por isso precisa ser atentamente ajudada em suas necessidades.