Pesquisar este blog

27 julho 2023

LUÍS GOMES-RN: HOMEM É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA

Na manhã desta quarta-feira (26), ocorreu um homicídio no município de Luís Gomes/RN, onde a vítima foi encontrada morta dentro de sua residência. Ele foi identificado como Benício. Segundo informações, o crime aconteceu por volta das 8h00, quando a vítima foi alvejada fatalmente por disparos de arma de fogo.
O ataque ocorreu de forma repentina, realizado por suspeitos que invadiram a residência da vítima. Até o momento, o motivo do homicídio ainda não foi esclarecido, e as circunstâncias que envolvem o caso estão sob investigação da Polícia Civil.
A Polícia Militar de Luis Gomes esteve no local da ocorrência isolando a área do crime para preservar a cena até a chegada da equipe do ITEP (Instituto Técnico-Científico de Perícia). A população pode ajudar denunciando o autor do crime de forma anônima através dos números 190 ou 181.

*Grupo Cidadão 190/Márcio Melo

LEI FEDERAL AMPLIA COMPETÊNCIA DOS AGENTES DE TRÂNSITO; ENTENDA DETALHES

A alteração no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), publicada na terça-feira (20), no Diário Oficial da União (DOU), promoveu importante mudança no funcionamento e serviços do trânsito local. A Lei n.º 14.599/23 passou a ampliar a atuação dos agentes de trânsito municipais, proporcionando maior efetividade e segurança viária às cidades de todo o país. Em Mossoró, a partir de agora, os agentes passam a utilizar ferramentas e sistema de maior segurança, na qual possibilita a verificação detalhada dos veículos e condutores. Além disso, os agentes passam a atender sinistros com vítima e poderão realizar abordagens e consultas preventivas.
Na prática, a mudança fortalece as ações em segurança viária e mobilidade local. Veículos com queixa de furto, roubo e clonagem, por exemplo, poderão ser identificados durante a consulta ao sistema, assim como a checagem das informações do condutor. Outra novidade é sobre o uso do etilômetro. O equipamento passa a ser utilizado pelos agentes municipais de trânsito durante a fiscalização.
Em relação aos sinistros de trânsito, o atendimento está garantido 24h por dia, através do acionamento do Centro Integrado de Operações de Trânsito e Segurança Pública (CIOTS), por meio do número 156. Segundo a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), as novas atribuições ao trânsito municipal ampliam e fortalecem a segurança local.
“Essa mudança é extremamente importante para nossa cidade. As novas atribuições dispõem de competências essenciais para nossa mobilidade. Além dos atendimentos aos sinistros, vamos ter acesso a um sistema de segurança que verifica a regularidade do veículo, se o automóvel tem alguma restrição ou impedimento”, explicou Luís Correia, diretor-executivo de Mobilidade.
Outro ponto da mudança está relacionado a verificação dos documentos veiculares, como o CRLV, e a CNH do condutor. Os documentos poderão ser solicitados pelo agente fiscalizador, devendo o condutor apresentá-los à autoridade local.
“É mais segurança para a população. A abordagem e o acesso ao sistema são importante para que o agente que esteja na rua, garantindo a nossa segurança viária, possa analisar, por exemplo, se o condutor está habilitado”, detalhou.
As novas atribuições garantem maior agilidade e eficiência aos atendimentos, além de fortalecer as ações em segurança pública do município. Para mais informações sobre a mudança, a Prefeitura de Mossoró, através da Diretoria de Mobilidade, dispõe de canal exclusivo no WhatsApp (84) 9 9655-5031 para orientação e sanar dúvidas sobre a nova atualização do CTB.

*Passando na Hora

NATAL-RN: Adolescente apreendido é o sétimo suspeito de envolvimento na morte de PM

Um adolescente foi apreendido nesta quinta-feira (27) por suspeita de participação no homicídio do policial militar João Victor Serafim Ramos, cometido no dia 30 de junho de 2023, no bairro Felipe Camarão, em Natal. Ao todo, sete pessoas envolvidas já foram presas.

Segundo a Polícia Civil, o adolescente foi apreendido na "Operação Águia II", realizada pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). Ele estava em casa, também no bairro Felipe Camarão, na Zona Oeste da capital.

O adolescente foi encaminhado ao sistema socioeducativo, onde permanecerá à disposição da Justiça.

De acordo com a DHPP, as investigações prosseguirão até a elucidação completa deste caso.

O caso

O João Victor Serafim Ramos foi morto a tiros no início da tarde desta sexta-feira (30) no bairro Felipe Camarão, Zona Oeste de Natal. Segundo a polícia, João Victor estava em uma motocicleta, quando foi atingido pelos disparos e caiu na frente de uma casa. O crime aconteceu por volta das 12h na Rua Santa Isabel.

Entre os presos, está um homem apontado como chefe de uma organização criminosa, que já estava preso e é apontado como o responsável pelo planejamento e execução do crime.

No último dia (5), um outro homem, que já era foragido da justiça por envolvimento no tráfico de drogas, reagiu à abordagem realizada pela Polícia Civil, em um condomínio em Nova Parnamirim. Na troca de tiros, ele foi baleado, socorrido pela equipe. Ele é o principal suspeito de mandar matar o Victor.

Ele foi o terceiro policial militar assassinado no mesmo bairro num período menor que dois meses. Os três casos tiveram características de execução, segundo as autoridades.

*Do G1 RN

Aliados de Rogério temem quebra de sigilo

Entre os muitos aliados do senador Rogério Marinho, alguns já começam a externar medo.
Tem gente dizendo que tem medo de depor.
E tem gente declarando a pessoas próximas que teme mesmo uma quebra de sigilo, bancário ou telefônico.
Os combinados por telefone estão sob suspeita.
Se há um inquérito é porque houve uma denúncia aceita.

FONTE: thaisagalvao.com.br

CARAÚBAS-RN: MORRE WILSON FIRMINO AOS 76 ANOS

É com muita tristeza que noticiamos o falecimento do Senhor Wilson Firmino Sales, mais conhecido como "Nego de Domingo Firmino", 76 anos de idade, fato ocorrido na manhã desta quinta-feira (27), no Hospital de Caraúbas.
"Nego" lutava pela vida há anos e ao lado da sua esposa, Dona Nirinha e filhos, Wilton Firmino e Joãozinho, sempre manteve fé em Deus e o desejo de viver.
Externamos nossos votos de pesar a todos os familiares e amigos.
Wilson Firmino, descanse em paz!

Mais de 22 mil quilombolas vivem no RN, aponta Censo do IBGE

De acordo com o Cenco 2022 que foi realizado pelo o IBGE, aqui no Rio Grande do Norte, vivem em cerca de 22.384 quilombolas no território potiguar. Assim, as pessoas dessa origem estão espalhadas em todo o estado por 53 cidades, o que representa 31% do RN.

Essa foi a primeira vez que o Censo incluiu no questionário perguntas para identificar pessoas que se autodenominam quilombolas.

Do total de quilombolas no RN, a maioria – 84% ou 18.939 pessoas – vivem fora de territórios quilombolas oficialmente delimitados. Já 3.445 (16%) vivem em territórios oficialmente delimitados.
Segundo o Censo do IBGE, o município do RN que conta com maior número de quilombolas é Ceará-Mirim, onde vivem 2.071 pessoas – o que representa 2,6% da população de 79.115 pessoas na cidade.

Proporcionalmente, porém, a cidade de Portalegre é quem mais tem quilombolas, com 18,4% da população local. Ao todo, são 1.399 quilombolas para uma população de 7.601 no município.

Bodó, Pureza e Georgino Avelino, por sua vez, foram cidades que registraram apenas uma pessoa quilombola. Outras 114 cidades do estado não tem nenhum quilombola, segundo o Censo.

A capital Natal tem 1.139 quilombolas, o que representa 0,15% da população.

*Fonte: IBGE

MOSSORÓ-RN: Homem denunciado por agredir fisicamente sua companheira, é preso pela Guarda Civil no Bairro Belo Horizonte

Francisco Diassis da Silva, 36 anos, foi preso, pela Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil, na noite dessa quarta-feira 26 de julho de 2023 no Bairro Belo Horizonte, em Mossoró no Rio Grande do Norte. A prisão se deu após denuncia de violência doméstica chegada a Central de Comando da GCM.

De acordo com a equipe da PMP, o agressor agiu com violência e quase quebra o maxilar da companheira. O mesmo foi conduzido à delegacia de plantão da Polícia Civil e autuado em flagrante por crime de violência doméstica, baseada na Lei Maria da Penha e lesão corporal (artigo 129).

Em depoimento, a delegada de plantão, Christiane Magalhães, o agressor disse que o Espírito Santo estava mandando ele agir de tal forma. A justificativa dele, não o livrou de ir para a prisão. A autoridade policial ainda arbritrou uma fiança de dois salários mínimos, que não foram pagos.

Na manhã desta quinta feira (27) o flagranteado foi encaminhado ao sistema prisional e deverá passar por audiência de custódia ainda hoje. A delegada informou que Francisco Diassis já tinha histórico de agressões contra a mulher.

*Fim da Linha

CONVITE DE CANTORIA NO SÍTIO BOA VISTA, SEVERIANO MELO!!!

GREVE DOS SERVIDORES DO DETRAN-RN ESTÁ SSUSPENSA

Os servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira (25), encerrar a greve que já durava 20 dias, após decisão da justiça ameaçar o corte de ponto dos trabalhadores que aderiram ao movimento paredista.

Apesar do encerramento, o Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta (Sinai-RN) alega que o movimento sempre esteve dentro dos limites legais, discordando da decisão judicial que considerou a greve ilegal.

De acordo com Alexandre Guedes, servidor do Detran e coordenador de comunicação do Sinai, a decisão assinada pelo desembargador Expedito Ferreira é absurda e cruel contra a categoria.

“O servidor, além de atacado no seu direito, pois o governo ataca nosso direito de reajuste anual, a gente está sendo atacado no direito de lutar”, diz Alexandre Guedes.

Segundo o servidor, a decisão da justiça potiguar foi tomada com base em informações falsas do Governo do Estado. Alexandre alega que o Sindicato sempre buscou o diálogo para garantir os direitos dos servidores, o contrário da intransigência apontada pelo poder público e acatada pelo judiciário.

“Não é verdade que a categoria e seu Sindicato foram intransigentes. Pelo contrário. Buscamos sempre a negociação e o diálogo, que não aconteceu por causa do Governo. Até o momento não há qualquer registro de proposta ou contraproposta”, declara Guedes.

O fim da greve não significa o fim da luta. O Sinai aponta que continuará cobrando o respeito aos direitos dos trabalhadores. “É momento de dar um recuo sim, não é desonra nem vergonha. A assessoria jurídica vai recorrer dessa decisão, e caso o governo não mude o seu método, nós voltaremos a cobrar”, diz Alexandre Guedes.

Caixa começa a depositar lucro do FGTS na conta de 132 milhões

A Caixa inicia nesta quinta-feira (27) o processamento da distribuição de R$ 12,7 bilhões do resultado do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em 2022.

Cerca de 132 milhões de trabalhadores com saldo em conta do fundo em 31 de dezembro do ano passado receberão o crédito proporcional ao valor existente.

O Conselho Curador do FGTS autorizou na terça-feira (25) a distribuição de 99% do resultado total, de R$ 12,8 bilhões. Com a publicação no Diário Oficial da União, a Caixa inicia o processamento da distribuição do resultado.

Os valores serão creditados em 217,7 milhões de contas de FGTS, entre esta quinta-feira (27) e a próxima segunda-feira (31), com um mês de antecedência do prazo previsto legalmente.

O dinheiro será creditado nas contas do fundo do trabalhador, mas só pode ser retirado segundo as regras de saque do FGTS, como em caso de demissão sem justa causa, aposentadoria, compra da casa própria e doença grave.

Para saber a parcela do lucro que será depositada, o trabalhador deve multiplicar o saldo de cada conta em seu nome em 31 de dezembro do ano passado por 0,02461511.

• Na prática, a cada R$ 1.000 de saldo, o cotista receberá R$ 24,61.
• Quem tinha R$ 2.000 terá crédito de R$ 49,22.
• O valor sobe para R$ 123,08 para quem tinha R$ 5.000 no fim de 2022.

Os trabalhadores poderão consultar o crédito no extrato da conta de FGTS por meio do aplicativo FGTS, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store.

Quem não puder fazer a consulta pela internet deverá ir a qualquer agência da Caixa e pedir o extrato no balcão de atendimento.

Com informações de R7