/* <![CDATA[ */ (function (doc

terça-feira, 14 de abril de 2020

BRASÍLIA: MANDETTA AO VIVO


MACAÍBA-RN: Caminhão fica atravessado na BR-304 após acidente e interrompe trânsito

Caminhão tombou após passar por lombada — Foto: PRF/Divulgação
Um caminhão deixou parte da Reta Tabajara, bloqueada na BR-304 em Macaíba, região metropolitana de Natal, após um acidente que aconteceu no fim da tarde de segunda-feira (13). Ninguém se feriu gravemente. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O motorista do caminhão perdeu o controle do veículo após ser ultrapassado por outro carro que estava em alta velocidade. Após frear, o caminhão tombou ao passar por uma lombada. O acidente envolveu ainda outro veículo que colidiu na traseira do caminhão-baú.
O trecho ficou lento na rodovia, que liga a capital a praticamente todas as demais regiões do estado. O trânsito fluiu no sistema "pare e siga" até a liberação da via, que só aconteceu por volta das 21h.


*VNT

Arcebispo emérito da Paraíba Dom Aldo Pagotto morre aos 70 anos no Ceará

Arcebispo emérito da Paraíba estava internado na UTI de hospital particular de Fortaleza após agravamento de crise de insuficiência respiratória.
Arcebispo emérito da Paraíba Dom Aldo Pagotto morre aos 71 anos no Ceará — Foto: Thiago Leon/Santuário de Aparecida
O arcebispo emérito da Paraíba Dom Aldo di Cillo Pagotto morreu na tarde desta terça-feira (14), em Fortaleza, Ceará. Dom Aldo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular da cidade após o agravamento de uma crise de insuficiência respiratória. A informação foi confirmada pelas Arquidioceses da Paraíba e do Ceará.
De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, o religioso apresentava sintomas semelhantes ao da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mas não há confirmação da infecção. O G1 tentou contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Ceará para saber se o caso foi notificado, mas não conseguiu contato.
Dom Aldo morreu aos 70 anos, em Fortaleza, onde viveu desde que renunciou o cargo de arcebispo. 





*JBelmont

TABOLEIRO GRANDE- RN: PREFEITURA INICIA DISTRIBUIÇÃO DE KITS DE ALIMENTOS A TODOS OS PAIS OU RESPONSÁVEIS DE ALUNOS DA REDE MUNICIPAL

Diante da crise econômica que o isolamento social ocasionou a Prefeitura Municipal de Taboleiro Grande, através da Secretaria de Educação e do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, buscando meios de minimizar esse impacto, inicia nesta terça-feira, 14, a distribuição kits de alimentos para todas as famílias cujos filhos estão matriculados na rede municipal de ensino.
Uma equipe foi formada por servidores para montar aproximadamente 500 kit’s com alimentos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE e também com recursos próprios. Os alimentos foram recolhidos das escolas, que estão fechadas, e complementadas com os alimentos armazenados no almoxarifado da prefeitura e com outros itens adquiridos.
Cada kit contém: 2 kg de arroz, 2 pacotes de macarrão, 2 vitamilho, 1 kg de feijão, 1 kg de farinha de trigo especial, 1 kg de açúcar, 1 kg de sal, 1 pacote de leite, 1 pacote de bolacha salgada, 1 margarina de 500 mg e 1 bandeja de ovos de 15 und.
A gestão nossa maior obra é cuidar bem das pessoas segue trabalhando incansavelmente para minimizar os danos sofridos pelas famílias taboleirenses nesse período de pandemia do novo coronavírus.


*João Moacir. 

😷 LIVE DO COSMILHO 😷 VALE A PENA ASSISTIR!!!


UMARIZAL-RN: APENADO USANDO TORNOZELEIRA ELETRÔNICA É MORTO A TIROS DENTRO DE CASA DURANTE A MADRUGADA

A cidade de Umarizal, situada no alto oeste potiguar amanheceu o dia contabilizando mais um homicídio no ano de 2020, dessa vez a vítima foi o apenado Jenner Everton da Silva, 36 anos, conhecido popularmente por "Geninho".
Segundo familiares, quatro elementos chegaram por volta das 03:00 horas da madrugada na casa situada na Rua João Abílio, 315, e após anunciarem que se tratava de policiais, cortaram o cadeado do portão, quebraram a porta e invadiram a casa, todos com armas em punho e lanternas, foram até o quarto onde Geninho dormia na companhia de uma irmã e o executaram com vários tiros de pistola calibre 380.
Geninho havia passado quase dez anos preso por crimes de prátia de roubos e tráfico de drogas e tinha ganhado o semiaberto com o uso de tornozeleira eletrônica no dia 27 de janeiro de 2020. "Ele me prometeu que não estava mais envolvido em coisas erradas", Disse a mãe da vítima.
A investigação de mais esse homicídio na cidade ficará a cargo da equipe da Polícia Civil que tem como Delegado titular o Bel. Christiano Othon. 

Elementos arrombaram a porta da residência

*Umarizal News.

ITAÚ-RN: FORRÓ DA MÍDIA ARRECADA UMA TONELADA DE ALIMENTOS PARA MÚSICOS E FAMÍLIAS CARENTES

A banda Forró da Mídia de Itaú-RN conseguiu arrecadar durante sua live cerca de uma tonelada de alimentos, que foram doadas a músicos da região do Alto Oeste Potiguar e também a famílias carentes da região. 
A informação foi confirmada pelo empresário Jailson Brito e que, depois mostrou através de vários vídeos momentos da distribuição aos músicos. 
Foi um belo gesto da Banda para com todos. 

*Márcio Melo

GOVERNO QUER QUE MANDETTA PEÇA DEMISSÃO

Bolsonaro
A decisão do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de aumentar o confronto com Jair Bolsonaro afetou o apoio que ele detinha junto à cúpula militar do Palácio do Planalto e estimulou o presidente a intensificar a estratégia para forçá-lo a pedir demissão do cargo.

Desde a semana retrasada, Bolsonaro avalia trocar o comando do Ministério da Saúde, mas vinha sendo demovido até a semana passada pela cúpula fardada. O conselho era para que ele fizesse uma mudança apenas em junho, ao término da fase mais aguda da pandemia do coronavírus.

Assim, além de não descontinuar políticas em andamento para o combate à doença, ele não correria o risco de ser responsabilizado sozinho caso o sistema de saúde entre em colapso.​​

No domingo (12), no entanto, o ministro criou o que militares do governo consideraram uma “provocação desnecessária”.

Em entrevista à Rede Globo, Mandetta disse que o brasileiro não sabe se escuta ele ou o presidente sobre como se comportar e alertou que os meses de maio e junho serão os mais duros.

Ele também criticou aglomerações em padarias. Na quinta-feira (9), novamente ignorando as recomendações de isolamento social, Bolsonaro entrou em uma padaria para fotos e cumprimentos a apoiadores.

Para a cúpula fardada, Mandetta fez um confronto público com Bolsonaro, não obedecendo à hierarquia do cargo, e reacendeu um conflito que havia diminuído de temperatura.

A avaliação foi de que o ministro desprezou o esforço do núcleo militar para que ele fosse mantido no cargo e está preocupado apenas com a sua imagem pública, em uma tentativa de se candidatar a governador de Mato Grosso do Sul em 2022.

Ao longo desta segunda-feira (13), a postura de Mandetta na entrevista à Rede Globo foi alvo de queixas feitas ao presidente por ministros militares. Segundo relatos feitos à Folha, se antes a opinião da maioria era pela sua permanência, agora passou a ser pela sua troca.
 
Mandetta
Com o diagnóstico de que Mandetta perdeu um apoio de peso, o presidente avaliou, de acordo com deputados bolsonaristas, ter sido aberta uma nova brecha para intensificar a estratégia de pressioná-lo a pedir exoneração. Ao forçá-lo a se demitir, Bolsonaro quer evitar que Mandetta saia do governo com a imagem de mártir.

Segundo assessores presidenciais, a ideia é que a partir desta terça-feira (14) o ministro seja escanteado de reuniões, não participe de decisões do governo e que seja dado mais​ espaço a quem lhe faz um contraponto público.

A defesa feita por integrantes do núcleo ideológico, por exemplo, é para que o presidente faça questão de sempre citar tanto em entrevistas à imprensa como em postagens nas redes sociais as opiniões do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) e da médica Nise Yamaguchi.

Os dois são cotados para substituir Mandetta e defendem o uso de hidroxicloroquina para casos de coronavírus em estágio inicial, além da adoção do que chamam de quarentena vertical, que preserve apenas os grupos de risco.

A repercussão negativa da entrevista também criou desconforto no Ministério da Saúde. Nesta segunda-feira, Mandetta evitou aparições públicas e não compareceu à entrevista que tem sido realizada diariamente no Palácio do Planalto para apresentar atualizações no cenário do coronavírus no país. Segundo aliados do ministro, ele submergiu para não ampliar o desgaste.

A ausência de Mandetta, cuja participação era prevista, não foi justificada e gerou estranheza inclusive entre outros integrantes da equipe ministerial, como Sergio Moro (Justiça), que compareceu à coletiva de jornalistas.

Os técnicos do Ministério da Saúde disseram, sem detalhes, que o ministro estava em uma reunião e tentaria chegar a tempo. Aliados de Mandetta reconhecem que a postura adotada por ele foi equivocada e defendem que ele evite novos confrontos.

Nesta segunda, questionado por jornalistas sobre a entrevista do ministro exibida no domingo (12), Bolsonaro disse que não assiste à Rede Globo e não quis comentar as declarações do auxiliar presidencial.

Segundo assessores palacianos, no entanto, no final da tarde de domingo Bolsonaro foi informado que Mandetta havia concedido uma entrevista à Rede Globo naquela tarde.

Segundo relatos feitos à Folha, ele assistiu ao conteúdo no Palácio da Alvorada e, para a surpresa de aliados, minimizou as declarações, avaliando que não foram graves.

Na tarde desta segunda, Bolsonaro participou ao lado do ministro da Defesa, Fernando Azevedo, de videoconferência com os responsáveis pelos dez comandos que discutem ações de combate ao coronavírus. O presidente deixou o ministério sem falar com a imprensa.

​A relação entre Bolsonaro e Mandetta nunca foi próxima, sempre foi protocolar. O ministro foi indicado ao cargo pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), aliado de primeira hora do presidente, mas hoje rompido com ele por divergências na conduta de combate ao coronavírus.

Pela falta de afinidade com Mandetta, Bolsonaro chegou a cogitar a sua substituição em setembro de 2019, mas desistiu ao constatar que ele tinha amplo apoio junto ao setor da saúde.

No início da pandemia do coronavírus, o presidente se queixou ao ministro de que ele deveria defender mais o governo e o repreendeu por ter participado de uma entrevista ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), adversário político de Bolsonaro.

Mandetta modulou sua retórica e passou a pregar a importância de a atividade econômica não parar. Ele, no entanto, não se dobrou à pressão do presidente contra a medida de isolamento social, o que iniciou o embate entre ambos.​

A crise com Mandetta abalou Bolsonaro. Segundo assessores presidenciais, pela primeira vez desde que assumiu o cargo, o presidente receou estar perdendo capital político ao constatar que parte da base bolsonarista nas redes sociais apoia o ministro.

De acordo com um aliado do presidente, preocupada com o marido, a primeira-dama Michelle Bolsonaro chegou a recomendar ao presidente que diminuísse o ritmo da ag​enda política para evitar um quadro de estresse.​

Mandetta já mandou recado a Bolsonaro que só deixa o cargo se for exonerado. Ele, no entanto, tem demonstrado sinais de cansaço com a relação conturbada. Segundo servidores da pasta, amigos e familiares de Mandetta têm defendido que ele peça demissão.

*FOLHAPRESS/BG

DEPOIS DA AUSÊNCIA DE MANDETTA EM COLETIVA, BOLSONARO NÃO FALA À IMPRENSA

O presidente Bolsonaro não falou nada à imprensa depois da ausência de Mandetta em coletiva. Sinal de distanciamento do presidente com o ministro, que deve acarretar em demissão.

FALTA EXPLICAÇÃO DA AUSÊNCIA DE MANDETTA EM COLETIVA

Foto: Crusoé - Ministro Mandetta
Depois da entrevista concedida ao Fantástico da rede Globo de Televisão, o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta foi impedido de participar da coletiva, que acontece costumeiramente.
Não há explicação oficial da ausência do ministro.

MOSSORÓ-RN: RESGATE DE DUAS VÍTIMAS DE ASSALTO DEIXADAS AMARRADAS NO MATO

Dois homens, (nomes preservados) vítimas de assalto foram amarrados e deixados dentro do mato nesta segunda feira 13 de abril, na comunidade de Curral de Baixo, na zona rural de Mossoró região Oeste Potiguar. As vítimas haviam saído do trabalho no final da tarde e se dirigiam para suas casas naquela comunidade, quando foram atacadas pelos assaltantes.
Eles foram amarrados e tiveram suas motos roubadas pelos criminosos. Na fuga foram surpreendidos pela Polícia Rodoviária Federal,que realizava patrulhamento na região, que fica as margens da BR 304 sentido Natal. Houve perseguição, mas os bandidos acabaram abandonando as motocicletas e fugindo a pé pelo mato.
Nas buscas pelos criminosos, os policiais rodoviários federais, acabaram encontrando as duas vítimas que estavam amarradas dentro do mato. A PRF conduziu as duas vítimas e as motos para a Delegacia da Polícia Civil de plantão, para registro do Boletim de Ocorrência e os procedimentos cabíveis. A População de Curral de Baixo vem sofrendo com os constantes assaltos e arrastões naquela comunidade.


*Fim da Linha.

PARNAMIRIM-RN: BODE É FLAGRADO PASSEANDO DE MÁSCARA PELAS RUAS DA CIDADE

AGORA RN - Em meio à pandemia do novo coronavírus, um bode foi flagrado passeando de máscara pelas ruas de Parnamirim, cidade da Grande Natal. A cena inusitada foi registrada neste domingo (12) e publicada no Twitter nesta segunda-feira (13).

CANGUARETAMA-RN: FESTA DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA É SUSPENSA POR CAUSA DA PANDEMIA

Canguaretama, RN suspende festa de aniversário  por conta do coronavírus - Foto: Reprodução/Internet
VNT - A Prefeitura de Canguaretama. no litoral Sul do Rio Grande do Norte, suspende a realização das festividades em alusão aos 135 anos de emancipação política do município em virtude da pandemia do coronavírus. O evento é comemorado anualmente na data de 16 de Abril.
A informação veio através do Decreto nº 10, de 08 de abril de 2020 publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte no dia 09/04/2020 que dispõe sobre as medidas de enfrentamento e combate a pandemia do novo coronavírus , o Covid-19 no âmbito do Município de Canguaretama.

CONTAGEM DO CORONAVÍRUS NO ESTADO, NO BRASIL E NO MUNDO

Natal tem quinto óbito em decorrência da Covid-19; É a 18ª vítima do coronavírus no RN

Imagem: reprodução
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-NATAL, informa que nesta segunda-feira (13), foi confirmado o óbito da quinta vítima diagnosticada com a Covid-19, na capital potiguar.
O paciente, do sexo masculino, 71 anos, cardiopata e hipertenso teve início de sintomas dia 04.04, internação no dia 08.04, em Hospital Público evoluindo para óbito no dia 09.04.


*BG

CERRO CORÁ-RN: [VÍDEO] "NÃO TIVEMOS NEM O DIREITO DE VER O ROSTO DE ISABELA PELA ÚTIMA VEZ", DIZ MÃE DE BEBÊ DE 1 ANO QUE MORREU DE COVID-19 NO RN

A pequena Isabela, 1 ano e 7 meses, tinha uma doença crônica e morreu na última quinta-feira (9). No entanto, o teste com resultado positivo para o coronavírus só foi revelado no fim de semana.
Raimunda com a filha, Isabela, que morreu com suspeita de Covid (Foto: Reprodução Facebook)
A pequena Isabela é uma das vítimas mais jovens do coronavírus no Brasil. A pequena tinha apenas 1 ano e 7 meses e morava no município de Cerro Corá, interior do Rio Grande do Norte. Segundo a família, a menina nasceu prematura e logo recebeu o diagnóstico de encefalopatia crônica. Por causa disso, ela se alimentava por sonda e tinha uma traqueostomia. Foram longos 12 meses de UTI e o restante dos meses em uma enfermaria.
Na tentativa de levar a menina para casa, a família chegou a criar uma vaquinha online. O dinheiro seria usado para montar um quarto estruturado para receber a pequena. No entanto, Isabela conseguiu passar apenas onze dias com a família. "Ela teve condições de vir pra casa se despedir dos irmãos, do pai, da casa e do interior. Ela nunca tinha vindo em casa. Ela passou onze dias e, então, começou a dormir. Passou três dias dormindo. Procurei o hospital e eles, em nenhum momento, negaram atendimento. Vieram e consultaram ela", conta a mãe, em suas redes sociais. Foram sete dias de internação até que, infelizmente, Isabela não resistiu e acabou morrendo no sábado (9).

Isabela morreu de coronavírus com 1 ano e 7 meses (Foto: Reprodução Facebook)
MÃE FAZ ESCLARECIMENTO NAS REDES SOCIAIS
Neste domingo (12), Raimunda gravou um vídeo falando sobre a morte da filha. "No hospital, ela estava sendo tratada como caso suspeito, mas, até então, quando ela foi a óbito, os médicos disseram que ela pegou uma pneumonia, mas não acreditavam que fosse coronavírus. Ontem (11) de manhã, quando liguei, me disseram que o teste dela havia dado positivo para influenza b e ficamos mais aliviados. Logo depois, eu fui para a rua e peço desculpa para as pessoas por isso. Eu ainda não sabia. Só fiquei sabendo depois das 15 horas que se tratava de coronavírus", explicou.
"Peço que tenham compreensão e estejam conscientes do que houve. Estamos de quarentena, porém nenhum de nós tem sintomas de Covid-19. Não julguem, não critiquem, porque só sabe quem passa. Nós, os familiares, não tivemos nem o direito de ver o rosto de Isabela pela última vez", lamentou. Nossa equipe entrou em contato com Raimunda. Ela disse que só pretende voltar a falar sobre o assunto após a quarentena, mas autorizou a divulgação da história.


*Revista Crescer/Passando na Hora

SEGURANÇA: Sesed entrega novas viaturas para a Polícia Civil

ELISA ELSIE/ASSECOM/RN
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) entregou, nesta segunda-feira (13), 37 novas viaturas para a Polícia Civil. A aquisição é parte de um convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que possui um valor total de R$ 12 milhões.

Foram entregues 37 caminhonetes modelo Mitsubishi L200 Triton, adquiridas a partir de um investimento de R$ 6 milhões, com o objetivo de estruturar as unidades da Polícia Civil. Na instituição, as viaturas serão destinadas a Divisões Especiais, Delegacias Regionais, Delegacias Especializadas e Delegacias Municipais da Polícia Civil.

Para o Secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, os novos veículos irão fortalecer ainda mais a segurança pública do RN. “Essas novas viaturas, fruto do convênio com o Ministério da Justiça, vão ajudar a fortalecer ainda mais o trabalho que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança, vem desenvolvendo no Rio Grande do Norte. Vale destacar que delegacias do interior também serão contempladas. Com isso, a segurança nessas cidades estará reforçada”, afirmou.

O secretário da Segurança do RN, Coronel Francisco Araújo, ressaltou o comprometimento da Senasp com o trabalho realizado pela Sesed. “A Senasp demonstra, em cada convênio assinado com a Sesed, que tem reconhecido o que tem sido realizado aqui no Rio Grande do Norte”, disse.

Confira as delegacias beneficiadas:

Regionais
- São Paulo do Potengi, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Macau, Nova Cruz, Patu, Alexandria, Santa Cruz e João Câmara.

Divisões Especiais
- Divisão Especializada em Combate ao Crime Organizado (duas viaturas) e Divisão de Polícia do Oeste.

Unidades Especializadas em Natal
- Delegacia Especializada em Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Natal, Delegacia Especializada em Furtos e Roubos e Delegacia Especializada de Atendimento ao Turista.

Unidades Especializadas em Mossoró
- Delegacia Especializada em Furtos e Roubos e Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações.

Unidades da Grande Natal
- Extremoz, Macaíba, São José do Mipibu, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim.

Unidades do Interior
- Parelhas, Caicó (Plentão), Nísia Floresta, Assu, Jucurutu, Portalegre, Canguaretama, Goianinha, Pipa, Umarizal, Campo Grande, Caraúbas, Marcelino Vieira e Touros.


*ASSECOM/RN

Reservas hídricas estaduais já são superiores às da quadra chuvosa da 2019

Felipe Alecrim/IGARN
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, que compõem as reservas hídricas potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (13), aponta que as reservas hídricas superficiais totais do Estado já acumulam 1.469.866.594 m³, que correspondem a 33,58% do total que as bacias hidrográficas estaduais conseguem acumular juntas, que é de 4.376.444842 m³. O percentual já ultrapassa o apresentado no final da quadra invernosa de 2019, quando as reservas eram de 1.457.375.984 m³, percentualmente, 33,30% do volume total de acumulação do RN.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual, com capacidade para 2,37 bilhões de metros cúbicos, está represando, atualmente, 815.423.127 m³, o que corresponde a 34,36% do seu volume máximo. No dia 13 de abril de 2019, o manancial estava com 707.996.000 m³, percentualmente, 29,50% da sua capacidade total. No final da quadra invernosa do ano passado o manancial estava com 34,69% do seu volume máximo.

Segundo maior reservatório estadual, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula atualmente 173.878.920 m³, que correspondem a 28,99% da sua capacidade total que é de 599.712.000 m³ . Em meados e abril do ano passado o manancial estava com 152.247.518 m³, percentualmente, 25,39% do seu volume máximo. O volume atual da barragem já ultrapassa o apresentado no final de maio do ano passado, quando o reservatório estava com 25,46% da sua capacidade.

O reservatório Umari, localizado em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, acumula atualmente, 146.584.971 m³, percentualmente, 50,06% do seu volume máximo. No mesmo período de 2019, o manancial acumulava 119.531.774 m³, correspondentes a 40,82% da sua capacidade total. No final do inverno do ano passado o açude apresentava 41,14% do seu volume máximo.

A barragem de Pau dos Ferros manteve o volume apresentado no último relatório. O reservatório acumula 13.674.986 m³, percentualmente, 24,93% da sua capacidade total que é de 54.846.000 m³. Este é o maior volume acumulado pelo manancial desde 2012.

O reservatório Marechal Dutra, também conhecido como Gargalheiras, acumula atualmente 12.323.872 m³, correspondentes a 27,74% da sua capacidade total, que é de 44.421.480 m³. Em meados de abril do ano passado o reservatório ainda estava seco. Ao final do inverno o volume represado pela barragem era de 0,61%.

Os reservatórios que apresentam volumes acima dos 60% das suas capacidades são: Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 69%; o açude de Marcelino Vieira, com 62,94%; Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 89,37%; Morcego, em Campo Grande, com 60,43%; Rodeador, em Umarizal, com 63,36% e Mendubim, em Assu, com 79,7%.

Dos 47 mananciais monitorados pelo Igarn, 5 permanecem em nível de alerta, com volumes inferiores a 10% da sua capacidade total, o que corresponde a 10,63% dos mananciais. Já os que estão secos são 2, percentualmente, 4,25% dos açudes monitorados. No mesmo período do ano passado os reservatórios com menos de 10% da sua capacidade total eram 10, percentualmente, 21,27% dos mananciais monitorados. Já os secos eram 5, percentualmente, 10,63%.

Os mananciais que permanecem em nível de alerta são: Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 1,66% (porém o reservatório passa por obras não sendo possível grande acumulo); o açude Itans, em Caicó, que está com 3,82%; açude Esguicho, em Ouro Branco, com 1,11% ; açude Zangarelhas, em Jardim do Seridó, com 0,95% e o açude Jesus, Maria José, localizado em Tenente Ananias, que está com 9,71% da sua capacidade total.

Os reservatórios que permanecem secos são: o açude Inharé, localizado em Santa Cruz e o açude Trairi, em Tangará.


*Felipe Alecrim/IGARN

COVID-19: Brasil registra 1.328 mortes e 23.430 infectados por novo coronavírus; 105 óbitos nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (13) o mais recente balanço sobre a Covid-19. Os principais dados são:
1.328 mortes, eram 1.223 no domingo, um aumento de 9%
23.430 casos confirmados, eram 22.169 no domingo, um aumento de 6%

*Com Globo

Mossoró terá 170 novos leitos conforme anunciado

DIVULGAÇÃO
O Governo do RN vem a público esclarecer que não haverá redução do número de leitos previstos para a cidade de Mossoró, conforme anunciado pela governadora Fátima Bezerra no dia 30 de março, após realização de videoconferência com a prefeita Rosalba Ciarlini. Inicialmente, a rede hospitalar pública e credenciada do município terá o incremento de 170 leitos, entre Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Unidade de Cuidados Intermediários (UCIs) e enfermarias. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) segue trabalhando para aumentar esse número, em face ao avanço da Covid-19 nas regiões Oeste e Alto Oeste Potiguar.

Desse total, 70 leitos são exclusivamente de UTIs e UCIs, que deverão ser utilizadas por pacientes em estado grave e semi-intensivo, dos quais 10 já foram concluídos no Hospital Regional Tarcísio Maia e outros 10 estão sendo finalizados. “O número total de leitos é muito maior. Não houve nem haverá redução. A maior preocupação do Estado no momento é com os leitos críticos, para pacientes em situação grave”, alegou o secretário adjunto, Petrônio Spinelli.

A construção desses números foi feita mediante parceria e diálogo direto entre Governo do RN e Prefeitura Municipal de Mossoró. O Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavirus no Rio Grande do Norte segue trabalhando tanto para ampliação de leitos totais quanto os de UTI.

Na reunião com a prefeita Rosalba, a governadora Fátima e o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia, também trataram das ações de isolamento social, que é uma das principais medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), e do fornecimento de materiais de insumos, equipamentos e contratação de pessoal para atender à demanda extraordinária.

Na ocasião, o secretário informou que a Sesap está atuando em conjunto com os municípios no sentido de montar um plano de ação para cada região, além de procurar solucionar a escassez de materiais, como os respiradores e equipamentos de proteção individual (EPIs). “Também estamos trabalhando para recuperar os equipamentos que temos e melhorar a oferta de serviço de forma racional”, acrescentou.

O Estado também está trabalhando para atender à solicitação da prefeita de Mossoró, que solicitou apoio para aquisição de material hospitalar para montar uma ala de 20 leitos na Unidade de Pronto Atendimento Raimundo Benjamim Franco, também conhecida como UPA do BH. O espaço deverá ser destinado em princípio aos pacientes que precisam ficar em observação, mas que ainda não necessitam estar em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

NOVOS LEITOS EM MOSSORÓ - Total – 174

Hospital Regional da Polícia Militar - 25 leitos de enfermaria e 4 de UCI
Hospital Regional Tarcísio Maia - 20 leitos de UTI e 7 de UCI
Hospital São Luiz - 20 leitos de enfermarias e 20 de UTI
Hospital Rafael Fernandes - 18 leitos de UCI
Casa de Saúde Dix Sept Rosado - 10 leitos de UTI e 40 de UCI
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) - 10 leitos de enfermarias.


*ASSECOM

EMPARN: BOLETIM DAS CHUVAS REGISTRADAS NO FINAL DE SEMANA EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 08/04/2020 as 7:00hs de 13/04/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 60
No. de Postos com Chuva: 68 No. de Postos sem Chuva: 46

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn) 83,7
Ipanguacu(Emater) 74,6
Assu(Emater/st. Casa Forte) 61,7
Assu(Particular) 61,5
Patu(Particular) 52,0
Jucurutu(Emater-pedra do Navio) 48,0
Martins(Particular) 46,9
Itaja(Emater) 41,7
Venha Ver(Emater) 40,0
Janduis(Emater) 39,0
Campo Grande(Particular 2) 31,4
Campo Grande(Particular) 30,8
Joao Dias(Emater) 30,0
Major Sales(Prefeitura) 30,0
Lucrecia(Emater) 29,1
Barauna(Emater) 27,6
Upanema(Prefeitura) 26,4
Rafael Godeiro(Emater) 23,5
Messias Targino(Prefeitura) 23,0
Apodi(Prefeitura) 22,0
Portalegre(Particular) 20,7
Coronel Joao Pessoa(Emater) 18,0
Caraubas(Particular) 17,2
Mossoro(Prefeitura) 13,7
Serra Do Mel(Prefeitura) 9,0
Olho D'agua Dos Borges(Particular) 8,3
Riacho Da Cruz(Emater) 5,4
Carnaubais(Umbuzeiro) 5,0
Itau(Particular) 5,0
Sao Rafael(Particular Ii) 4,4
Sao Rafael(Emater) 4,2
Tibau(Prefeitura) 3,4
Umarizal(Fazenda Camponesa(partic)) 2,5
Agua Nova(Prefeitura) 2,0
Riacho De Santana(Emater) 2,0
Rafael Fernandes(Emater) 1,9
Luis Gomes(Delegacia) 0,6
Tenente Ananias(Emater-st Mororo) 0,5

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Sao Jose Do Serido(Associacao Usuarios Agua) 78,0
Jardim Do Serido(Emater/passagem) 62,5
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 52,5
Ouro Branco(Sindicato Trab.rurais) 47,5
Timbauba Dos Batistas(Prefeitura-fz. Timbauba) 45,0
Florania(Sitio Jucuri) 42,6
Sao Fernando(Emater) 24,0
Cruzeta(Base Fisica Da Emparn) 20,0
Santana Do Serido(Emater) 20,0
Sao Jose Do Serido(Fz Caatinga Grande) 11,0
Pedro Avelino(Particular) 10,5
Santana Do Matos(Emater) 7,5
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 7,2
Fernando Pedroza(Emater) 5,6
Acari(Particular) 3,5
Carnauba Dos Dantas(Emater) 3,4
Caico(Acude Mundo Novo-emparn) 3,0
Angicos(Prefeitura) 1,7
Cerro Cora(Emater) 0,2

MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
Coronel Ezequiel(Particular) 33,5
Vera Cruz(Emater) 13,7
Monte Alegre(Emater) 9,0
Ielmo Marinho(Prefeitura) 8,5
Lagoa De Pedras(Prefeitura) 6,9
Boa Saude(Emater) 1,9

MESORREGIAO LESTE POTIGUAR

Natal 15,0
Parnamirim(Base Fisica Da Emparn) 13,3
Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn) 11,1
Montanhas(Prefeitura) 6,1
Ceara Mirim 2,0

MACAÍBA-RN: Homem morre e mulher fica ferida após atentado a tiros em estrada de terra

Um homem morreu e sua companheira ficou ferida após um atentado a tiros que aconteceu na tarde desta quinta-feira (18) em Macaíba, na Grande...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA