Pesquisar este blog

23 outubro 2022

NATAL-RN: Policial militar é encontrado morto com mãos amarradas e tiros na cabeça na Zona Norte

Um policial militar foi encontrado morto no banco traseiro de um veículo na Zona Norte de Natal, na noite de sábado (22). A vítima foi identificada como Neemias Ricardo da Silva Soares.
Segundo informações colhidas com a Polícia Militar, Neemias estava com as mãos amarradas e sofreu dois disparos à queima-roupa na região da cabeça.
O veículo estava localizado próximo a um lixão no bairro Pajuçara, na Zona Norte.
Neemias era 3º sargento da Polícia Militar - entrou na corporação em 2001 - e estava lotado no 16º Batalhão.
Ainda não se sabe a motivação do crime. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Do G1 RN

SÃO FRANCISCO DO OENTE-RN: JOVEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE TRÂNSITO NA BR-405

Aconteceu agora a pouco um grave acidente de trânsito na BR405 próximo a cidade de São Francisco do Oeste RN.
Informações colhidas pelo blog dão conta que dois rapazes de São Francisco do Oeste se acidentaram de moto e um identificado apenas pelo nome de Adrian morreu no local e o outro foi socorrido pra Pau dos Ferros em estado grave.
Ainda segundo informações um carro teria batido na moto que os dois estavam.


*João Moacir

BRASILEIRÃO 2022: PLACAR DA 33ª RODADA

Começou a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2022 e aqui você confere os resultados.
Placar: 
Bragantino 4 x 2 Athletico-PR
América-MG 1 x 2 Flamengo
Santos 0 x 1 Corinthians
Palmeiras 3 x 0 Avaí
Fluminense 0 x 2 Botafogo
Juventude 1 x 2 São Paulo
Coritiba x Internacional
Atlético-GO x Ceará SC
Cuiabá x Goiás
Fortaleza x Atlético MG

Moraes manda prender Roberto Jefferson; ex-deputado resiste e atira em agente da PF

Um agente da Polícia Federal teria ficado ferido após tentar cumprir mandado de prisão contra o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), neste domingo (23), na casa do ex-paralamentar, em Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. Ainda não se sabe a gravidade dos ferimentos do policial. A informação foi confirmada pela corporação ao Metrópoles.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal prenda o ex-deputado após a veiculação de novos vídeos com ataques ao processo eleitoral e a ministros do Tribunal Superior Eleitoral (PF), na sexta, quando sua filha Cristiane Brasil publicou um vídeo em que o ex-deputado xinga a ministra Cármen Lúcia ao reclamar de decisão tomada por ela.

Neste domingo, Jefferson divulgou vídeos nos quais afirma ter trocado tiros com a PF durante a tentativa de prisão. Ao fundo, o parlamentar diz que eles estavam ali para prendê-lo. Em uma segunda imagem, uma viatura da corporação aparece com os vidros atingidos. A troca de tiros, porém, não é exibida.

O setor de inteligência da PF detectou informações de que Jefferson iria esperar até terça-feira, prazo limite para prisões em flagrante, para tentar tumultuar o processo eleitoral.

Ontem, os senadores Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Eliziane Gama (Cidadania-MA) pediram ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do ex-deputado Roberto Jefferson, após xingamentos proferidos por ele contra a ministra Cármen Lúcia, integrante da Corte.

Jefferson, investigado no inquérito que apura atividades de uma organização criminosa que teria agido para atentar contra o Estado Democrático de Direito, atualmente cumpre decisão domiciliar.

[VÍDEO] Roberto Jefferson troca tiros com PF e agente é baleado

Um agente da Polícia Federal foi baleado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB) durante o cumprimento de mandado de prisão, neste domingo (23/10) na casa do ex-paralamentar, em Levy Gasparian, no Rio de Janeiro. Ainda não se sabe a gravidade dos ferimentos do policial.

Jefferson usou câmeras do circuito interno de segurança para monitorar a movimentação da equipe formada por três agentes, que estavam na porta de sua propriedade. Assim que a viatura parou na frente do portão, o ex-presidente nacional do PTB passou a filmar a tela da TV que transmitia as imagens.

Irritado, Jefferson afirmava que não iria se entregar e decidiu abrir fogo contra a viatura. O parabrisas foi estilhaçado pelos disparos.

*Metrópoles/98 FM de Natal

PAU DOS FERROS-RN: MAIS UM ACIDENTE É REGISTRADO NA ROTATÓRIA, QUE FICA NA BR-405

Aconteceu agora há pouco (23:30) um acidente de trânsito com um motociclista que tentou passar pelo meio do contorno e acabou batendo no meio fio.
O motociclista foi identificado como Joãozinho de Dona Ciça, residente em Pau dos Ferros.
O SAMU foi acionado para o local e realizou os primeiros socorros. Em seguida, Joãozinho foi conduzido para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, com lesões no rosto, nos braços e nas pernas. Felizmente Joãozinho não corre risco de morte.

*Grupo Cidadão 190

Fátima comanda ‘Caravana de Lula’ em Santa Cruz e em cidades do Agreste FONTE: thaisagalvao.com.br

A governadora Fátima Bezerra e o vice eleito Walter Alves comandaram mobilizações nesta sexta e sábado em busca de mais votos para o candidato Lula.

Em Santa Cruz, onde Lula e Fátima tiveram maioria consagradora no primeiro turno, Lula com 67,69% dos votos e Fátima com 63,02%, a 'caravana de Lula' movimentou a noite de sexta.

Neste sábado a caravana com Fátima, Walter, os federais eleitos Natália Bonavides e Fernando Mineiro seguiu para o Agreste.
Monte Alegre, Brejinho, Santo Antônio do Salto da Onça, Passagem...

À programação terminou em Nova Cruz, com a participação do prefeito Flávio de Berói, e onde a governadora Fátima Bezerra fez discurso emocionado.


*FONTE: thaisagalvao.com.br

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: JOVEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE NA RN-117

Um grave acidente com vítima fatal foi registrado nas primeiras horas deste domingo, 23.
O fato aconteceu na RN-117, entre os municípios de Governador Dix-Sept Rosado e Caraúbas, uma vítima foi identificada identificada como sendo uma pessoa de Romário Freitas.
A Polícia Rodoviária Estadual já está em deslocamento para o local.
Outras informações a qualquer momento.

*Folha Potiguar

[VÍDEO] “Não tem acordo”, diz Lula sobre direitos de resposta em inserções de Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência, afirmou na tarde desta sexta-feira, 21, que não aceitará acordo para desistir dos direitos de resposta que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lhe concedeu contra o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição pelo PL. Segundo ele, a decisão judicial é a possibilidade de “rebater as mentiras do adversário” em inserções na propaganda de rádio e na TV na campanha eleitoral. O segundo turno foi fortemente marcado por ataques entre as duas candidaturas, inclusive com acusações pessoais.

“Não tem acordo. Se nós ganhamos, ele que utilize os 14 (direitos de resposta) dele e a gente os nossos 184″, afirmou Lula.

De acordo com a ministra Maria Claudia Bucchianeri, que concedera os direitos de resposta, Bolsonaro veiculou fatos sobre o ex-presidente “sabidamente inverídicos por descontextualização”. A própria ministra, porém, suspendeu a validade de sua decisão. O objetivo é que todos os ministros do TSE se pronunciem sobre o caso. O presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, levará o processo ao plenário virtual, para deliberação.

A Corte marcou o julgamento depois que uma reunião entre Moraes e os advogados do petista e do presidente terminou em um impasse. O encontro buscava um consenso sobre os direitos de resposta concedidos às duas candidaturas nas inserções de TV.

Volta à economia

Em sua visita a Juiz de Fora, Lula evitou falar sobre pautas de costumes – com temas usados por Bolsonaro para atingi-lo, como aborto e drogas. Também não citou as pressões que eleitores evangélicos e de outras crenças estão, segundo denúncias, sofrendo na campanha eleitoral. O presidenciável voltou a falar de economia. Dirigiu suas críticas a medidas econômicas do governo federal.

Durante entrevista, o petista afirmou que, caso o aumento do salário mínimo seja desvinculado do índice de inflação, não haverá aumento real.

“Vocês viram o ministro da Economia (Paulo Guedes) dizer que o salário mínimo será desindexado, isso significa que o reajuste do salário mínimo não terá mais aumento real”, disse. “Estejam preparados, 22 milhões de aposentados, 32 milhões de pessoas que recebem salário mínimo, não terão aumento acima da inflação.”

Guedes confirmou nesta quinta-feira, 20, que o governo estuda desvincular o reajuste do salário mínimo e de aposentadorias do índice de inflação do ano anterior. Mas negou que o objetivo seja impedir o ganho real dos trabalhadores e pensionistas.

Lula também atacou o governo por causa da inflação de alimentos.

“Não é por causa da guerra na Ucrânia que o alimento está caro. O alimento está caro porque o presidente não entende de Economia e porque o Guedes não tem interesse. Ele poderia ter reduzido o preço da gasolina sem prejudicar os governadores. Esse dinheiro que ele tirou dos Estados vai fazer falta para a educação e saúde em 2023″, afirmou.

Lula disse ainda que, depois que falou na alta dos combustíveis, Bolsonaro reduziu o seu preço. O presidenciável do PT voltou a dizer que pretende isentar quem ganha até 5 mil reais do pagamento de imposto de renda.

“Comecei a falar mal do preço dos combustíveis, ele (Bolsonaro) reduziu os preços. Nos meus oito anos de mandato, nunca aumentei o gás de cozinha. As pessoas estão se endividando para ter o que comer. Não vamos cobrar imposto para quem ganha até 5 mil reais. Ele não fez o reajuste do Imposto de Renda nós quatro anos que foi presidente”, disse.

*Fonte: Estadão/98 FM de Natal

Faleceu no RJ nesta sexta (21), Gonçalo Ferreira, fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Faleceu nesta sexta-feira (21), no Rio de Janeiro, aos 85 anos, por falência múltipla de órgãos, o poeta Gonçalo Ferreira, fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e seu presidente. Natural de Ipu, no Ceará, Gonçalo era, além de cordelista, também contista e ensaísta.

Morando no Rio desde os 13 anos, trabalhou na Rádio MEC. Algumas fontes afirmam que permaneceu nesta rádio até se aposentar, porém a Enciclopédia Itaú Cultural afirma que o poeta foi funcionário da referida empresa de 1963 a 1978 e redator do jornal A Voz do Nordeste e da revista Abnorte-Sul de 1980 a 1988. Cursou o 1º e 2º graus no Liceu Literário Português e graduou-se em Letras na PUC/RJ (1973).

Em 1966 publicou seu primeiro livro, “Um Resto de Razão” (Edições de Ouro), e lançou o primeiro folheto de cordel, “Punhos Rígidos”. Seu poema, “Meninos de Rua e a Chacina da Candelária”, foi traduzido para o francês por Jean Louis Christinat e o folheto biográfico “Mahatma Gandhi” recebeu cumprimentos da Embaixada e do Consulado da Índia, e foi traduzido também para o alemão e para o inglês, neste último idioma por Manoel Santa Maria.

Gonçalo Ferreira abriu espaço para vários mossoroenses adentrarem à Academia Brasileira de Literatura de Cordel, como Antônio Francisco, Marcus Lucena e Crispiniano Neto. A editora Queima-Bucha, de Mossoró publicou vários títulos de cordéis do vate cearense. O seu cordel “Senhor dos Anéis”, foi ciado numa prova de Física no ENEM no ano passado.

O poeta, membro da ABLC e presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto comentou a partida de Gonçalo: “Com o falecimento do presidente da (ABLC) Academia Brasileira de Literatura de Cordel, poeta Gonçalo Ferreira da Silva, o Ceará e o Brasil perdem um dos maiores cordelistas de todos os tempos. É realmente uma perca enorme. Esse ilustre cearense, por muitos anos esteve à frente da prestigiosa instituição já citada, acima, sempre com muito zelo e determinação. Cordelista de primeiríssima qualidade, escrevendo com muito conhecimento das regras da poesia, de forma quase ímpar. No cordel foi biógrafo de vultos de fama universal, tais com: Platão, Sócrates e muitos outros. Empregando o que o cordel perfeito mais exige: métrica perfeita e rima correta. Escrevia também sonetos e outras modalidades de poesia, com muita perfeição”.

O músico mossoroense Marcus Lucena também comentou a partida de Gonçalo Ferreira: “Convivi durante três décadas com Gonçalo Ferreira da Silva. Em alguns momentos estive mais presente em sua vida que na atualidade. Passamos juntos por momentos alegres e difíceis na história da ABLC durante esse tempo. Fui dirigente da instituição junto com ele, portanto bebi da fonte do seu talento e conheci de perto o homem e o Poeta. Por isso estou muito triste e sentido com essa notícia. Todos nós que convivemos durante tanto tempo com o Mestre Gonçalo, estamos muito mexidos com sua passagem.”
Poetas têm homenageado Gonçalo desde a notícia do seu falecimento. Confira abaixo.

Mestre Gonçalo buscou
No Cordel sua verdade
Durante uma vida intensa
Semeou tanta bondade
Plantou roças de poemas Abordando tantos temas
Agora virou saudade.

Partiu p’ra eternidade
Mas deixou flores em vida
Fundou a Academia
Sua obra mais querida
Nos deixou poemas lindos
Os poetas são infindos
Mas têm data de partida.

Marcus Lucenna
(O Cantador dos Qu4tro Cantos)

. . .

Acabou de falecer
Nosso Gonçalo Ferreira!
Um professor e poeta
Que passou a vida inteira
Sendo poeta fiel
Do folheto de cordel
Da cultura brasileira.

Adeus Gonçalo Ferreira
Escritor e menestrel.
Poeta de A à Z
De todos o mais fiel,
Você fez o impossível
Pra ninguém manchar o nível
Da cultura de cordel.

Nossa ABLC
Não sabe o quanto perdeu;
A casa, são SARUÊ
Partiu junto ao nome seu…
Que lacuna impreenchível
Pra quem atingiu o nível
Que a cultura mereceu.

Poeta Miguel Bezerra.

*Difusora de Mossoró

Reajuste da conta de luz deve ser menor em 2023

Após pesar no bolso dos consumidores neste ano, com altas que chegaram a dois dígitos, o reajuste da conta de luz deve ser menor em 2023. A previsão é de especialistas e consultorias do setor elétrico.

O preço da energia é composto por uma série de fatores, e para 2023 há previsão de alta em parte desses custos, assim como fatores para amenizar o impacto das faturas. Com isso, as estimativas apontam para um reajuste final de um dígito em 2023 – ou seja, abaixo dos 10%.

A Thymos Energia estima que a média dos reajustes tarifários em 2023, considerando os clientes em alta e baixa tensão, será de 4,8%.

A PSR tem estimativa similar: a empresa projeta alta real (descontando a inflação) de 0,6%, sem considerar impostos. Se for considerada uma inflação em torno de 5%, como indicam as projeções do mercado financeiro, a conta seria reajustada em cerca de 5,6%.

Quando considerados somente os clientes conectados em baixa tensão – é o caso das faturas residenciais –, o impacto pode ser ainda menor. A TR Soluções projeta que as tarifas fiquem praticamente estáveis em 2023, com uma redução média de 0,2%.

As projeções são uma média para as mais de 50 distribuidoras que atendem o mercado regulado de energia. Por isso, é possível que uma distribuidora tenha reajustes maiores ou menores que os citados.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) é a responsável por calcular o reajuste da tarifa de energia, levando em conta os custos, os encargos, os efeitos financeiros e as medidas mitigadoras. A agência ainda não concluiu as simulações sobre o cenário tarifário de 2023.

*Informações do G1

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

CADA um recebe de acordo com o que dá.
Se você der ódios e indiferença, há de recebê-los de volta.
Mas se der atenção e carinho, há de ver-se cercado de afeto e amor.
Ninguém se aproxima do espinheiro, por causa dos espinhos, nem do lodo, porque suja.
Mas todos apreciam permanecer perto das flores, que espalham beleza e perfume.
Cada um recebe de acordo com o que dá.