sexta-feira, 20 de março de 2020

NATAL-RN: Motorista de ônibus é baleado durante discussão de trânsito

Motorista atingido passa bem
Um motorista de ônibus foi baleado de raspão durante uma discussão de trânsito na tarde desta sexta-feira (20) no bairro do Alecrim, na Zona Leste de Natal.
De acordo com informações da Polícia Militar, o motorista foi atingido enquanto discutia com o condutor de um veículo Ranger, que fugiu após disparar contra a vítima.
O motorista do ônibus foi atingido de raspão e passa bem. Policiais militares, juntamente com a Polícia Civil, fazem buscas na região à procura do homem que efetuou os disparos.


*Agora RN.

Coronavírus: Brasil agora registra 793 casos confirmados e 11 mortes

As secretarias estaduais de Saúde divulgaram, até 17h00 desta sexta-feira (20), 793 casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil em 23 estados e no Distrito Federal. São 11 mortes no Brasil, duas no Rio de Janeiro e chegou a nove em São Paulo, onde o Ministério da Saúde registrou apenas quatro mortes.
Os estados do Amapá e do Mato Grosso identificaram seus primeiros casos. O Pará já registrou dois homens infectados, na faixa etária dos 35 anos, e o Acre alcançou sete casos. Somente o Maranhão, Rondônia e Roraima ainda não confirmaram casos. O Amazonas registrou um total de sete casos e a Bahia já está com 33 infectados confirmados. Houve um salto de casos confirmados no Ceará, de 24 para 55 nesta sexta-feira.

O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na tarde de quinta-feira (19), contabiliza 621 infectados. O órgão anunciou que deixará de trabalhar com casos suspeitos e divulgará apenas situações confirmadas e mortes.

Transmissão comunitária
De acordo com o ministério, há transmissão comunitária em algumas áreas do país. A pasta cita dois estados, três capitais e uma região de um estado no Sul. A transmissão comunitária ou sustentada é aquela quando não é possível rastrear qual a origem da infecção, indicando que o vírus circula entre pessoas que não viajaram ou tiveram contato com quem esteve no exterior.
A transmissão comunitária está configurada nos estados de São Paulo, de Pernambuco e da Bahia. Além disso, ocorre isoladamente em três capitais: Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (além das capitais de SP e PE, já incluídas acima).
Por fim, a pasta também considera o mesmo status apenas para o sul de Santa Catarina, mais especificamente a região da cidade de Tubarão. A declaração não vale para todo o estado.

Situação no mundo

Mais de 220 mil foram infectados e mais de 10 mil morreram até a manhã desta sexta-feira por causa do novo coronavírus, o Sars-Cov-2, em todo o mundo, de acordo com a universidade americana Johns Hopkins.

*Com informações do G1

O BLOG PARABENIZA OS NOSSOS LEITORES QUE FAZEM ANIVERSÁRIO HOJE

Parabenizamos o nosso amigo Professor Clóvis! Que Deus lhe conceda muitas vitórias e muitos anos de vida!!!
Parabenizamos também o Pastor Antônio Carlos Araújo Brilhante (Carlinhos)! Feliz aniversário emuitas bênçãos de Deus em sua vida! Muitos anos de vida!
Parabenizamos também o grande Simão Pedro! Que essa data se repita por muitos e muitos anos! Feliz aniversário!
Parabenizamos ainda o leitor, Pôla Pinto, lá de Messias Targino! Felicidades e muitos anos de vida!!

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRREGO!!!


MARTINS-RN: HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO FOI ENCONTRADO SEM VIDA EM CONTORNO DE UMARIZAL

Encontrado sem vida
"Toinho", de 47 anos, que estava desaparecido desde as 07:00 horas da manhã deste terça feira 17 de março juntamente com sua moto Fan-150 cor preta. VEJA AQUI.
A moto foi encontrada em um matagal na entrada da Fazenda Camponesa, entre o contorno que liga Martins /Umarizal. Informações que primeiro encontraram a moto abandonada, e próximo, em outro local encontraram o corpo de "Toinho" em avançado estado de decomposição.
A Polícia Militar de Umarizal foi acionada e atestou a veracidade do fato e de acordo com o seu comandante Sub Azevedo que confirmou a um repórter de uma rádio de Umarizal, que realmente o corpo é de "Toinho" da cidade de Martins, que estava desaparecido.
ITEP foi acionado e fará a remoção do corpo para a sede do órgão, onde fará exames cadavéricos aprofundados para saber realmente a causa morte de "Toinho" que também era marceneiro e exercia a função de vigilante autônomo na cidade de Martins.
As investigações ficarão a cargo da Policia Civil da Cidade de Umarizal, que aguardará o laudo do ITEP contendo a verdadeira causa morte de "Toinho", já que devido ao estado que foi encontrado, fica difícil saber o verdadeiro motivo do óbito.
Nossos votos de pesar a todos os familiares e que Deus dê o conforto a todos e conceda a "Toinho" um lugar no seu Reino Celestial.


*Martins em Pauta.

RAFAEL FERNANDES-RN: ACIDENTE NA BR-405 COM DUAS PESSOAS FERIDAS

Na manhã desta sexta-feira(20) na BR-405, altura do KM 165, na zona rural do município de Rafael Fernandes/RN, por volta das 08h, um acidente de trânsito deixou pelo menos duas pessoas feridas. O sinistro aconteceu quando dois ocupantes de uma motocicleta trafegava no sentido de José da Penha/RN a Rafael Fernandes/RN, no momento que o pneu traseiro do veículo estourou e o condutor perdeu o controle, chegando a caírem fora da pista de rolamento, segunda informações, as vítimas, o condutor de 20 anos e um adolescente de 14 anos que trabalham em frigorifico na cidade de José da Penha/RN, sendo socorridas por duas ambulâncias do SAMU para o Hospital Regional de Pau dos Ferros/RN.

*Informação: Nosso Paraná RN.

EMPARN: REGISTRO DE CHUVAS DE ONTEM PARA HOJE EM TODO O RN

Per.: das 7:00hs de 19/03/2020 as 7:00hs de 20/03/2020
No. Postos Existentes: 174 No. Postos sem Contato: 63
No. de Postos com Chuva: 20 No. de Postos sem Chuva: 91

MESORREGIAO OESTE POTIGUAR
Itau(Particular) 35,0
Barauna(Emater) 8,9
Rodolfo Fernandes(Prefeitura) 7,2
Coronel Joao Pessoa(Emater) 5,6
Portalegre(Particular) 5,0
Riacho Da Cruz(Emater) 4,3
Assu(Particular) 4,2
Pau Dos Ferros(Particular) 4,0
Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura) 3,0
Janduis(Emater) 2,0
Areia Branca(Emater) 1,3
Serrinha Dos Pintos(Prefeitura) 0,6
Grossos 0,5

MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
Lajes(Olho Dagua Dois Irmaos) 15,3
Sao Joao Do Sabugi(Emater) 10,0
Pedro Avelino(Particular) 9,2
Sao Vicente(Emater(ex-particular)) 5,1
Santana Do Matos(Emater) 2,0
Lajes(Prefeitura) 0,9
Parelhas(Emater) 0,2

Secretaria de Saúde de Parnamirim, RN, investiga se morte de mulher de 47 anos está relacionada com coronavírus

Hospital Giselda Trigueiro, na Zona Oeste de Natal, é referência em infectologia — Foto: Julianne Barreto/Inter TV Cabugi
As secretarias de Saúde do Estado e da cidade de Parnamirim, na Grande Natal, vão investigar se a uma mulher que morreu nesta quinta-feira (19) na UPA Nova Esperança foi vítima do novo coronavírus. Maria Robervânia de Carvalho Gomes tinha 47 anos de idade e trabalhava como faxineira em uma loja de venda de carros seminovos. Ela não havia sido sequer identificada como paciente suspeita do Covid-19.

De acordo com o filho de mulher, João Paulo Gomes, os sintomas começaram a aparecer no fim de semana passado. “Todos nós gripamos aqui em casa e ficamos bem depois. Ela não melhorou”, relata. Maria Robervânia morava com o marido, o filho, a nora e uma neta de quatro anos de idade em Nova Parnamirim, na Região Metropolitana da capital.

Segundo João Paulo, na segunda-feira (16), a mãe dele se sentiu melhor e viajou a Mossoró, na região Oeste, para resolver questões pessoais da família. Voltou pior da viagem. Ainda segundo o filho, ela não trabalhou nesta semana. Na terça (17), procurou atendimento em uma clínica privada na Zona Sul de Natal.

João Paulo Gomes conta que o médico que a atendeu identificou que ela estava com sintomas do novo coronavírus: falta de ar, tosse e febre. Foi aí que orientou que Maria Robervânia procurasse a rede pública de saúde, para realizar os testes e confirmar ou não a suspeita.

Ainda segundo João Paulo Gomes, a mãe dele seguiu direto para a Unidade de Ponto Atendimento (UPA) Nova Esperança, em Parnamirim. Ao chegar lá, descobriu que não seria submetida ao teste, por causa do protocolo do Ministério da Saúde. Apesar de apresentar os sintomas, ao ser questionada se havia tido contato com algum estrangeiro e responder que não, Maria Robervânia não se enquadrou como caso suspeito do Covid-19.

João Paulo Gomes diz que ela foi medicada e liberada. A faxineira voltou para casa, mas o quadro de saúde não apresentou evolução. Já na manhã desta quinta-feira (19), com muita falta de ar, foi levada novamente à UPA, desta vez pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

“Lá eles não fizeram o teste de novo, pelo mesmo motivo”, afirma João Paulo. Ele conta que a mãe foi entubada, com dificuldades respiratórias e, às 11h desta quinta, morreu. “Uma negligência em não fazer o exame logo no primeiro dia, um descaso”, desabafou o filho.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim alegou que “todos os procedimentos de classificação de risco e de atendimento foram devidamente cumpridos neste caso”.

O corpo de Maria Robervânia de Carvalho Gomes foi levado para o Hospital Giselda Trigueiro, referência local em infectologia, para que sejam realizados os exames que vão precisar se ela morreu com Covid-19.

Nota da Secretaria de Saúde

De acordo com nota enviada pela Secretaria de Saúde de Parnamirim à imprensa, os médicos que atenderam Maria Robervânia na UPA afirmam que ela apresentava situação compatível com quadro bacteriano e não com Covid-19. Contudo a secretaria admite a possibilidade de ela ter se contaminado pelo vírus depois.

“Conforme prontuários de atendimento e diálogo com plantonistas que atenderam à referida paciente e temos que a mesma não se enquadrava em quadro compatível ou epidemiológico para Covid-19 e sim com diagnóstico de insuficiência respiratória aguda por complicação parapneumônica/sepsis (infecção generalizada). O que não impede uma contaminação posterior pelo vírus”, argumenta a pasta na nota.

Além disso, a pasta afirma que a paciente foi encaminhada após o atendimento particular para fazer exames sob hipótese de estar com pneumonia.

“Relatou-se que a mesma vinha com quadro de sintomas gripais arrastado há aproximadamente 03 semanas, com piora há 7 dias, evoluindo com inapetência, adinamia, dispneia e mantendo febre e tosse. A mesma negou hipertensão, tabagismo, diabetes mellitus e asma. A mesma havia sido atendida por médico particular, em consulta ambulatorial, em setor privado, que a encaminhou para realizar exames laboratoriais sob hipótese diagnóstica de quadro pneumônico”, alega a secretaria na nota.

Ainda de acordo com o comunicado, Maria Robervânia fez exames que constataram que ela não tinha infecção. Após medidas terapêuticas, os médicos chegaram à conclusão de que não havia necessidade de interná-la e a liberaram para ir pra casa, sob a orientação de tomar alguns remédios e retornar se piorasse.

No retorno, já nesta quinta-feira (19), segundo a Secretaria de Saúde de Parnamirim, o Samu levantou a possibilidade de Covid-19. “Mas quadro falava mais à favor de infecção e não havia histórico de contato com infectados com o vírus”, alega a secretaria. Desta vez, os exames revelaram quadro infeccioso. “Apesar de bom padrão respiratório, a paciente não respondeu à medidas terapêuticas, mantendo saturação de oxigênio baixa e evoluiu com PCR (parada cardiorrespiratória) em assitolia (ritmo não chocável), sem retorno de circulação após RCP (ressuscitação cardiopulmonar)”, afirma a secretaria.


*Do G1 RN.

FELIPE GUERRA-RN: ASSALTO EM CASA LOTÉRICA NO CENTRO DA CIDADE

Um assalto foi registrado na tarde ontem, quinta-feira (19) a Casa Lotérica da cidade de Felipe Guerra-RN.
De acordo com informações colhidas pelo Blog, dois homens chegaram de moto e anunciaram o assalto na Casa Lotérica na Av. Mira Selva.
Após o assalto, os mesmo fugiram com destino ignorado e várias diligências foram realizadas Polícia Militar, na região na tentativa de prende os acusados, mas ninguém foi preso. 

A Casa Lotérica não informou se os elementos levaram valor em dinheiro.

Governo do RN decreta calamidade pública por causa do coronavírus

De acordo com Governo do RN, valores pagos nesta quinta-feira chega a R$ 61,4 milhões. — Foto: G1 RN
O Governo do Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade pública devido à crise de saúde provocada pela pandemia do novo coronavírus - o Covid-19 - e suas repercussões nas finanças do Estado. Com a medida, as autoridades ficam autorizadas a adotar ações excepcionais. Na prática, realizar despesas que não eram previstas para combater à disseminação do vírus.
Publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (20) (veja aqui), o decreto também deverá passar por análise dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa, que foram convocados para votação de urgência, já que o Legislativo havia suspendido as atividades por 15 dias por causa da doença.
O governo ainda deverá editar as normas para regulamentar e executar atos administrativos abrangidos pelo estado de calamidade pública.
De acordo com o texto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT), o decreto foi motivado pela "grave crise de saúde pública em decorrência da pandemia da Covid-19 declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS)" e que afeta todo o sistema interfederativo de promoção e defesa da saúde pública.
Considerou também que a crise impõe o aumento de gastos públicos e o estabelecimento de medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia, o que acentuaria o estado de calamidade financeira no Estado.
As autoridades competentes editarão os atos normativos necessários à regulamentação e à execução dos atos administrativos em razão do estado de calamidade pública de que trata este Decreto. 


*Do G1 RN.

CONVITE DE CANTORIA NO DISTRITO DO CÓRREGO!!!


MOSSORÓ-RN: SUSPEITO DE ASSALTO DA ENTRADA BALEADO NA UPA DO ALTO DE SÃO MANOEL

Um indivíduo suspeito de ter praticado um assalto, deu entrada baleado no início da noite desta quinta feira 19 de março de 2020, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Alto de São Manoel em Mossoró no Rio Grande do Norte.
O mesmo não portava documentos, e informou a Polícia Militar que seria menor de idade de 17 anos. Disse ainda que se encontrava no bairro Santa Delmira e teria sido baleado por um desconhecido, versão esta que não convenceu a polícia, que estava em busca de localizar um elemento que teria praticado um assalto no bairro Sumaré.
Segundo a vitima que esteve na UPA e reconheceu o mesmo como sendo o assaltante, disse que no final da tarde de hoje estava na rua Lourival Caetano Ferreira, quando um indivíduo se aproximou sem mostrar arma e com a mão na cintura mandou que ele descesse da moto.

Um popular que presenciou a ação criminosa abriu fogo e acabou o atingindo no joelho, o mesmo acabou abandonando e moto e conseguiu fugir do local.
Uma ambulância do SAMU foi acionada para uma residência no Dom Jaime Câmara (Malvinas), onde ele se encontrava refugiado, e conduziu o mesmo para a UPA do Alto de São Manoel.
Após ser avaliado na UPA, o médico constatou a necessidade de uma cirurgia e outra ambulância foi acionada e o conduziu escoltada pela PM para o Hospital Regional Tarcísio Maia.


*Passando na Hora. 

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...