Pesquisar este blog

24 outubro 2022

Pesquisa eleitoral Atlas Intel: Lula tem 53% dos votos válidos, e Bolsonaro, 47%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 47%, segundo a pesquisa Atlas Intel, divulgada nesta segunda-feira, 24. Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição.

Para a pesquisa, foram ouvidas 4.500 pessoas entre os dias 18 e 22 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-06415/2022. Veja o relatório completo.
Votos válidos
  • Lula (PT): 53%
  • Bolsonaro (PL): 47%
Em uma pergunta estimulada, com os nomes apresentados em formato de lista aos entrevistados, Lula aparece com52,0%, e Bolsonaro tem 46,2%. As pessoas que não sabem são, brancos e nulos somados são 1,8%.

Estimulada
  • Lula (PT): 52,0%
  • Bolsonaro (PL): 46,2%
  • Branco e nulo / não sabe: 1,8%
*Fonte: https://exame.com/brasil/pesquisa-eleitoral-atlas

IPEC: Lula tem 50% no 2º turno, e Bolsonaro, 43%

Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (24), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%.

O novo levantamento foi feito entre sábado (22) e nesta segunda, e os resultados se referem à intenção de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
  • Lula (PT): 50%
  • Bolsonaro (PL): 43%
  • Branco e nulo: 5%
  • Não sabem/não responderam: 2%
Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada dia 14 de outubro, os resultados foram iguais: Lula tinha 50%; Bolsonaro, 43%. Havia 5% de brancos e 2% de nulos.

Votos válidos
Se a eleição fosse hoje, Lula teria 54% dos votos válidos, e Bolsonaro, 46%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os brancos, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. No levantamento anterior do Ipec, Lula tinha 54% dos votos válidos; Bolsonaro, 46%.

Este é o quarto levantamento do Ipec após o primeiro turno das eleições. Foram entrevistadas 3.008 pessoas em 183 municípios entre sábado (22) e segunda-feira (24). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-06043/2022.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Intenção de voto - pesquisa espontânea

Já na sondagem espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 48%, e Bolsonaro, com 42%. Brancos e nulos somaram 5% – e 4% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferem não opinar.

Em relação ao levantamento anterior, os eleitores que declararam espontaneamente que pretendem votar em branco ou anular o voto oscilou de 6% para 5%, e o percentual dos que não responderam se manteve em 4%.

Índice de rejeição dos candidatos

A pesquisa Ipec apontou ainda o índice de rejeição dos candidatos. A sondagem mostra que 47% dos eleitores brasileiros não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro (oscilou um ponto para cima em relação ao levantamento anterior), e 41% não votariam de jeito nenhum em Lula --mesmo índice do anterior.

Índice de aprovação do governo

A pesquisa Ipec apontou também os índices de avaliação do atual governo. A sondagem mostra que o presidente Bolsonaro tem 40% de avaliações negativas (ruim ou péssimo) e 36% de avaliações positivas (ótimo ou bom). Os que consideram a gestão regular são 24%.

Aprovação da maneira de Bolsonaro governar

Aprovam a maneira de Bolsonaro governar 43%; 51% desaprovam e 6% não sabem.
  • Lula x Bolsonaro: veja a posição de partidos e políticos
Simulações anteriores de 2º turno

Antes do primeiro turno, que aconteceu em 2 de outubro, o Ipec também fez simulações de segundo turno (veja infográfico abaixo). Na sondagem divulgada na véspera da votação, Lula tinha 52% das intenções de voto, e Bolsonaro, 37%.

*Do G1

MOSSORÓ-RN: HOMEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NAS BARROCAS E FOI SOCORRIDO PARA O HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA

A Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio na manhã desta segunda feira 24 de outubro de 2022, na Rua Nilo Peçanha no Bairro Barrocas em Mossoró no Rio Grande do Norte. A vítima foi Pedro Marques Soares de Souza. Ele sofreu um disparo de arma de fogo na região da virilha.
Após ser baleado o jovem foi socorrido por populares para o Hospital Tarcísio Maia. A Polícia ainda não tem informações sobre a motivação do atentado. Pedro Marques, esteve preso na Cadeia Pública de Natal e deixou a prisão no dia 27 de novembro de 2020, por força de alvará de soltura expedido pela justiça.
A Polícia Civil deverá instaurar inquérito para investigar a tentativa de homicídio. A 39ª Delegacia Distrital, localizada no Bairro Nove Betânia ficará imcubida de investigar o caso.O delegado que vai comandar o inquérito policial é o Dr. José Vieira de Castro.

*Fim da Linha

DOCUMENTOS PERDIDOS

Atenção! Francisco Batista Torres (CHICO DE PEDRO) perdeu sua carteira contendo todos os documentos nas proximidades da farmácia Santa Terezinha, em Apodi.
Gratifica-se com 200 reais a quem encontrou ou vier encontrar. 
Favor entrar em contato com ele, pelo WhatsApp: (84) 9 9404 8907 ou (84) 9 9159 1630 
Será bem gratificado.

ITAJÁ-RN: TRÊS HOMENS FORAM MORTOS A TIROS DENTRO DE CASA

Três homens foram assassinados a tiros dentro de casa na madrugada desta segunda-feira (24), no município de Itajá, na região do Vale do Açu. De acordo com informações da Polícia Militar os homens foram mortos na frente de crianças e mulheres.

A PM foi informada sobre o crime por meio de moradores da comunidade rural Acauã, onde o caso aconteceu. Os policiais chegaram ao local por volta das 3h e já encontraram os três homens mortos dentro do imóvel.

No local havia ainda duas mulheres, que segundo a polícia seriam companheiras de dois deles e ainda seis crianças. As mulheres informaram que quatro homens armados invadiram o imóvel, pediram que elas fossem para o lado de foram com as crianças e logo em seguida executaram as vítimas.

Os mortos foram identificados como Antônio Batista dos Santos, de 25 anos e Henrique Eduardo Alves da Silva, de 37, ambos da cidade de Assú; e Leônidas Sobrinho Campos, de 25 anos, natural de Mossoró. A PM informou que Henrique Eduardo já havia sido preso no mês de março deste ano durante uma operação realizada na região.

A corporação informou ainda que uma das armas utilizadas no crime foi uma pistola. As testemunhas informaram que os criminosos fugiram em uma carro que estava do lado de fora da casa. Uma das mulheres acabou ferida na cabeça por estilhaços de munição. Ela foi atendida e em seguida liberada.

O caso será investigado pela Polícia Civil da cidade de Macau.

*Do G1 RN

MACAÍBA-RN: Carreta tomba em rotatória na BR-304

Uma carreta carregada com placas solares tombou na rotatória do entroncamento da BR-304 com a BR-226, em Macaíba, na Região Metropolitana de Natal. O acidente aconteceu na manhã desta segunda-feira (24), por volta das 6h20.

De acordo com as informações colhidas pela reportagem da TV Tropical, o motorista teria perdido o controle e virado após desviar de um cachorro. O condutor sofreu ferimentos leves.

A carreta ficou parada entre o acostamento e a faixa da direita da rodovia. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada para controlar o fluxo no trecho, que é bastante movimentado, principalmente no início da manhã.

Ainda segundo a PRF, a carreta havia saído de Parnamirim com destino a Serra do Mel, no interior do Rio Grande do Norte. Não há previsão para a retirada do veículo do local.

O local é o mesmo onde outra carreta tombou no dia 19 de setembro. Na ocasião, o veículo estava carregado de carne bovina.


*Portal da Tropical

Erasmo Carlos é internado com infecção pulmonar; estado é “delicado”

O cantor e compositor Erasmo Carlos, de 81 anos, está internado em estado delicado, de acordo com boletim médico, no Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro, desde a semana passada.

Erasmo foi internado para tratar uma infecção pulmonar. Por conta do diagnóstico, ele teve que adiar dois shows que realizaria no início de novembro em Orlando e Miami, ambos nos Estados Unidos, como informou por meio de suas redes sociais.

Em 2021, Erasmo ficou internado em observação por mais de uma semana, após contrair a Covid-19.

Como já era vacinado, o cantor ficou internado apenas como uma medida de precaução. Oito dias após a internação, no dia 8 de setembro, recebeu alta.

“Gente, eu venci a Covid. Não foi mole, não. Foi difícil. Eu não consegui sozinho, não. Consegui com a ajuda dos meus médicos, com a ajuda dos meus familiares, meus amigos, meus colegas, com a ajuda da minha querida Fernanda, que contraiu a Covid comigo, e estamos juntos curados. Das milhares de orações que eu recebi, pensamentos positivos, palavras carinhosas, que não dão nem pra explicar. Fico muito feliz, do fundo do coração, muito obrigado a todos”, disse o Tremendão na época.

*98 FM de Natal

Para tentar se livrar de Roberto Jefferson, Bolsonaro diz que nem tem fotos com ele

O presidente Bolsonaro, que mandou o ministro da Justiça Anderson Torres cuidar de Roberto Jefferson, não falou a verdade quando disse que não tinha aproximação com o ex-deputado, tanto que os dois nem tem fotos juntos.
Bolsonaro foi vítima dos arquivos.
Como assim, não tem fotos?

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Bolsonaro diz que repudia atitudes de Roberto Jefferson mas manda ministro da Justiça cuidar do ex-deputado que atirou e feriu dois PFs

Após chamar a ministra do STF, Carmen Lúcia, de "prostituta arrombada", o bolsonarista de primeira hora Roberto Jefferson atirou contra policiais federais, depois de ver, pelas câmeras de sua casa, que a PF chegava para lhe dar voz de prisão.

Jefferson atirou com um fuzil, feriu um delegado e uma agente, e ainda jogou granadas dontra o carro da Polícia.

Em seguida o ex-deputado queridinho de Bolsonaro e do bolsonarismo, foi para as redes sociais da filha, a ex-deputada Cristiane Brasil, para dizer que não tinha atirado contra ninguém, "só contra o carro".

O amigão de Bolsonaro e de seus ministros, não esperava ter ferido dois policiais.

E a granada?

E o fuzil?

Quem pode ter granada em casa?

E quem pode brincar de atirar com fuzil?

O mandado de prisão de Roberto Jefferson foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no começo da tarde deste domingo (23), na cidade de Comendador Levy Gasparian, no interior do Estado do Rio de Janeiro, onde o ex-deputado mora.

Apesar de Bolsonaro criticar a atitude de Roberto Jefferson, mandou o ministro da Justiça cuidar dele. Protegê-lo.

Afinal de contas ele atirou contra policiais federais, e nem todos os policiais federais rezam na cartilha de Bolsonaro, e certamente não acharam graça na graça de Jefferson.

Absurda a posição do governo federal.

Roberto Jefferson não tem foro privilegiado para se beneficiar com o privilégio que Bolsonaro está lhe oferecendo.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Locais de prova do Enem 2022 são divulgados

Os inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio 2022 (Enem) poderão acessar o cartão de confirmação de inscrição a partir desta segunda-feira (24).

O documento traz, entre outras informações, o local do exame, o número de inscrição, a data e o horário em que a prova será aplicada. Ele pode ser acessado na Página do Participante, no site do Enem.

Segundo as orientações do Inep, imprimir o “cartão” e levá-lo no dia do Enem é recomendado, mas não obrigatório.

Nas redes sociais, candidatos relatam dificuldades para visualizar o local de prova pelo site.
Aviso de “falha de comunicação” no site

O Exame será aplicado nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos, como nos últimos anos.

Primeiro dia
  • 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol);
  • 45 questões de ciências humanas
  • e redação.
Segundo dia 
  • 45 questões de matemática
  • e 45 questões de ciências da natureza.
RN tem mais de 86 mil inscritos no Enem 2022 (Foto: Adriano Abreu)

Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Rio Grande do Norte tem 86.422 candidatos inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022.

O número é 18,15% maior que o de inscritos em 2021, quando o estado teve 73.141 inscrições confirmadas. Ao todo, o país teve 3,4 milhões de inscritos, 10% a mais que no ano passado.

*Portal do RN

Pelé chega aos 82 anos recebendo homenagens

Este domingo (23) foi dia de comemorar os 82 anos de vida daquele que é conhecido como o Rei do Futebol, Edson Arantes do Nascimento. O próprio Pelé foi às redes sociais para expressar sua alegria por alcançar uma idade tão significativa.

“Meus amigos do Brasil e do mundo, fico feliz por estar aqui com vocês, e pelo fato de Deus ter me dado saúde para agradecer vocês por tudo o que tenho recebido. O mundo inteiro fala em Pelé. O mundo inteiro sabe que estou agradecendo pela idade e por tudo o que tenho recebido nesse mundo. 82 anos é um presente de Deus. Espero que continue por muito tempo. Se Deus quiser, meus queridos amigos, mais uns 82 anos está bom. Tá ok!? Mais uma vez quero que fique bem claro, agradeço de coração tudo o que tenho recebido dos meus fãs e das pessoas que me adoram. Muito obrigado”, declarou o ex-jogador, que nasceu em 23 de outubro de 1940 na cidade mineira de Três Corações.

Quem também destacou a data foi a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que postou: “Neste domingo, Pelé, tricampeão mundial pela Seleção, completa 82 anos. Nascido em Três Corações, o Rei do Futebol é o maior artilheiro da Canarinho, com 95 gols marcados. A CBF parabeniza a lenda mundial e agradece por todos os seus feitos. Vida longa, Rei Pelé”.

Já o Santos, equipe na qual o Rei do Futebol começou a desfilar a sua realeza, destacou os títulos conquistados pelo ex-jogador em Mundiais de seleção: “O Rei é o maior campeão de Copas do Mundo na história do futebol. Pelé conquistou três títulos [Suécia 1958, Chile 1962 e México 1970], sendo o primeiro deles com apenas 17 anos de idade”.

*Agência Brasil

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

VOCÊ, que é mãe, lembre-se de que o seu exemplo é a lição mais forte para seu filho.
Não discuta com seu marido diante das crianças.
Não critique o pai diante dos filhos.
Não fale mal dele.
Nunca o diminua com desprezo.
O exemplo de um lar bem constituído é a maior felicidade que você pode legar a seus filhos.
Por amor deles saiba sofrer, se for preciso, porque eles são frutos que você mesma gerou.