quarta-feira, 23 de setembro de 2020

APODI-RN: IZAIAS TESTOU POSITIVO E PRECISA DE NOSSAS ORAÇÕES

Hoje, estamos aqui pedindo orações pelo garoto Izaías, que está internado. Ele foi diagnosticado com a covid-19 e está muito debilitado. Vamos orar ou rezar para que tudo isso venha passar e que venhamos contar mais uma vitória na vida dele. 🙏🙌  Izaías é sobrinho do vereador Andreazo Alves.

Dois acidentes na BR 304, próximo a Zé da Volta, entre Assu e Mossoró (VÍDEO)

Na tarde desta quarta-feira, 23 de setembro de 2020, informações de que aconteceu dois acidentes considerados graves. A PRF foi acionada e a qualquer momento, volto com mais informações.

Vídeos circulam nas redes sociais, onde mostram a gravidade dos acidentes.


*Focoelho.com

Bombeiros atenderam mais de 2 mil ocorrências envolvendo abelhas no RN

Nos primeiros oito meses de 2020, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) atendeu um total de 2.173 ocorrências envolvendo enxames de insetos em todo o estado. Os dados foram divulgados pela Diretoria de Engenharia e Operações (DEO) na manhã desta quarta-feira (23).

Vale salientar que o período de reprodução das abelhas – de agosto a fevereiro - aumenta o perigo de ataques devido a incidência de incêndios florestais e por causa da defesa em relação a presença externa de homens e animais. “Além dos incêndios florestais que ocorrem nesse período do ano, o Corpo de Bombeiros também tem uma preocupação em relação as ocorrências envolvendo abelhas. Esses casos aumentam consideravelmente entre os meses de agosto e fevereiro, pois há uma maior produção desses insetos, consequentemente aumentando os enxames”, explicou o Comandante do Serviço Operacional do CBMRN, Major Christiano Couceiro.

Sabendo que as queimadas registradas nessa época do ano proporcionam que as abelhas saem do seu habitat natural buscando abrigo em áreas urbanas, a Diretoria de Engenharia e Operações (DEO) também introduziu esse tipo de ocorrência dentro da Operação Abrace o Meio Ambiente (AMA).

Além disso, pensando nos cuidados com os animais e seres humanos, o Major Couceiro ainda alertou a população sobre os perigos envolvendo acidentes com o inseto. “Vale lembrar que as abelhas agem porque são provocadas. Elas precisam se defender. Por isso estamos pedindo a população que evite qualquer tipo de contanto, que se afaste das colmeias. Todos os dias os nossos bombeiros intensificam ações contra os ataques de abelhas dentro de residências, escolas, hospitais e em estabelecimentos comerciais. No entanto, pedimos mais uma vez que a população não tente agir por conta própria e muito menos exterminar os enxames. O ideal é ligar no 193 e uma equipe especializada irá ao local realizar a captura e depois os animais serão devolvidos a natureza”, finalizou.

NÚMEROS POR JURISDIÇÃO

Natal e Região: 1.501

Mossoró e Região: 513

Caicó e Região: 96

Pau dos Ferros e Região: 63.

*CBM/ASSECOM

CORONAVÍRUS: RN tem números atualizados da Covid-19; 67.761 casos confirmados

“Essa sensação de que tudo já acabou não pode prevalecer. Temos um declínio de casos e óbitos, mas o vírus ainda está presente. De ontem para hoje tivemos um aumento de 302 casos confirmados para Covid-19 e de mais 671 casos suspeitos em todo o estado, em relação ao boletim anterior. Se ainda temos estes números elevados, significa que ainda existem sintomáticos procurando o sistema de saúde e que a pandemia ainda não acabou”, frisou o secretário estadual de saúde, Cipriano Maia, em mais uma coletiva de imprensa realizada na Escola de Governo, nesta quarta-feira (23).

O secretário reforçou mais uma vez a importância dos cuidados para o momento eleitoral, com campanhas previstas a partir deste final de semana. Devem ser evitadas a distribuição de panfletos, realização de passeatas, comícios e aglomerações; e respeitadas as regras de distanciamento, com uso de máscaras e as corretas medidas de higiene.

“Cuidado, atenção e responsabilidade com a vida é dever de todos nós. Precisamos comemorar a redução dos números, mas ainda manter uma atitude responsável de se auto proteger, usando a máscara, e proteger o outro. Assim evitamos surtos localizados da doença e podemos continuar numa situação em que a vida esteja mais protegida”, finalizou Cipriano.

Números

Nesta quarta-feira (23), foi divulgado o número de 67.761 casos confirmados no RN, 33.128 suspeitos e 135.311 descartados. Foram registrados 2.356 óbitos, sendo apenas 1 nas últimas 24 horas e um total de 312 óbitos ainda estão em investigação.

A taxa de ocupação de leitos está em 38%. Até o final da manhã desta quarta (23), existem 222 pessoas internadas em leitos críticos e clínicos em unidades de saúde públicas e privadas do estado.

Por região de saúde, a ocupação de leitos está em 36% na região Metropolitana, 48% no Oeste, 87,5% no Alto Oeste, 31% na região do Seridó, Trairi/Potengi com 18% e Mato Grande e Agreste sem pacientes internados em leitos de UTI.

O índice R (T) – que determina o potencial de propagação do vírus – está em 0,76 para o RN como um todo. As regiões Agreste (1,15), Alto Oeste (1,06) e Vale do Açu (1,07) estão com taxa de transmissibilidade acima de 1, o que significa que cada pessoa infectada transmite a doença para pelo menos uma ou mais pessoas. Os índices de transmissibilidade para as demais regiões são: Oeste (0,95), Mato Grande (0,83), Seridó (0,94), Trairi/Potengi (0,96) e Região Metropolitana (0,86). Os dados são do Laboratório de Inovação Tecnológica (LAIS) da UFRN.

Especialização

Encerram nesta sexta-feira (25) as inscrições do Processo Seletivo para o Curso de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Saúde da Família. São 960 vagas ofertadas pela Sesap, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e da Secretaria de Educação a Distância (Sedis), com o apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Norte (Cosems-RN).

O curso será ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), com carga horária de 360 horas e previsão de início das aulas para o dia 10 de novembro. As inscrições serão feitas pelo site: https://selecao.saude.rn.gov.br/selecao/

Larissa Araújo, subcoordenadora de capacitação da Sesap, reforçou a importância do curso como oportunidade para qualificação dos profissionais da Atenção Primária em Saúde. “Estamos ofertando vagas para todas as regiões do estado. Além da qualificação os profissionais também irão pensar em projetos aplicativos para serem desenvolvidos em cada uma dessas regiões. Essa parceria com a UFRN/LAIS/Sedis e o Cosems é primordial para o fortalecimento da Atenção Primária no nosso estado”, disse.

O edital do Processo Seletivo para o Curso de Especialização (Pós-Graduação Lato Sensu) em Saúde da Família pode ser acessado no link: http://diariooficial.rn.gov.br/dei/dorn3/docview.aspx?id_jor=00000001&data=20200912&id_doc=696693

Para dúvidas, os candidatos podem enviar e-mail para o endereço: seletivo.espsaudedafamilia@gmail.com

*SESAP/ASSECOM

MOSSORÓ-RN: [VÍDEO] POLÍCIA TENTA IDENTIFICAR HOMEM SUSPEITO DE FURTAR PASSAGEIROS DE ÔNIBUS. ELE SE PASSA DE PASSAGEIRO TAMBÉM.

A polícia está tentando localizar um homem, que vem agindo em  um Posto de Combustível, às margens da BR 304, em Mossoró na saída para Natal. Segundo a PM já foi a segunda vez que ele praticou o mesmo furto, usando as mesmas manhas. Ônibus para, os passageiros descem. Neste momento ele entra no ônibus se passando de passageiro e realiza o furto no interior do veículo. Na última ação ele subtraiu um Notbook. Segundo os policiais, ele troca de roupa constantemente para despistar. Quem souber informações, acionar o 181 disk denúncia, ou o 190. Não precisa se identificar.

Veja vídeo:

*Passando na Hora

CONVITE MISSA DE 30° DIA




APODI-RN: BANCO DO BRASIL, AGÊNCIA OFERECE MASSACRE AOS SEUS CLIENTES

Banco do Brasil continua massacrando os clientes. Atendimento de péssima qualidade. Pessoas de outras cidades que vão ser candidatos, precisando abrir conta, mas não tem atendimento. Vergonha!
Muitos chegaram de manhã, outros vieram ontem, Mas falta quem atenda. Um verdadeiro massacre nos clientes da agência de Apodi! Vergonha! Quem pode fazer alguma coisa para mudar essa situação?

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


APODI-RN: CANDIDATOS NÃO PARAM DE VISITAR OS ELEITORES

Foto ilustrativa
Na cidade e na zona rural, esse é o destino dos candidatos a prefeito e vereadores em Apodi. Muitos passam 4 anos sem se quer conhecer o povo, mas quando chega o período de campanha, todo mundo é amigo, é parente e irmão.

O momento é de aproximação, para impressionar o eleitor e dizer, que tem solução para todos os problemas. 

Pousar para uma foto, jogar na internet e anunciar mais um apoio. Esse é o modelo da campanha eleitoral em Apodi no momento. Propostas, nada...Apoio, é o que interessa!

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA MILITAR DO 12°BPM, RECUPERA MOTO ROUBADA ONTEM

Policiais Militares da viatura RP, comandada pelo Sargento Lindemberg, e Cabo Júnior Éder, recuperou na manhã desta quarra feira, 23 de setembro de 2020, uma moto com queixa de roubo. A moto foi tomada de assalto, na tarde desta terça, 22, nas proximidades do Queiroz do bairro Teimosos. A moto foi recuperada nas primeiras horas da manhã, em uma região de mata, no bairro Malvinas. A moto foi levada para DP de Plantão, para os procedimentos legais.
 
*Passando na Hora

“Se a mídia está criticando é porque o discurso foi bom”, diz Bolsonaro

Foto: Marcello Casal/JrAgência Brasil
O presidente Jair Bolsonaro comentou brevemente na tarde desta terça-feira (22/9) o discurso feito hoje pela manhã na 75ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Sobre as repercussões de suas falas, Bolsonaro apontou que “se a mídia está criticando, é porque o discurso foi bom”. A declaração foi dada a apoiadores, na entrada do Palácio da Alvorada.

Bolsonaro ouviu de um apoiador que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “depois do seu discurso, matou a pau” no pronunciamento também feito na Assembleia-Geral das Nações Unidas. “Confirmou”, emendou Bolsonaro.

Com informações de Correio Braziliense e Estadão/BG

LIBERTADORES: FLAMENGO SE RECUPERA E VENCE O BARCELONA POR 2 A 1

Com gols de Pedro e Arrascaeta, equipe encaminha vitória no início e melhora situação no Grupo A

Resumão
Com 11 desfalques, vindo de goleada sofrida e depois de um dia atribulado que pôs em risco até mesmo a realização do jogo, o Flamengo conseguiu se recuperar na Libertadores. A equipe venceu o Barcelona de Guayaquil por 2 a 1, no estádio Monumental, nesta terça-feira, com gols de Pedro e Arrascaeta - Martínez descontou para os equatorianos.

*Globo Esporte

Opinião: "O discurso de Bolsonaro na ONU"

O presidente Jair Bolsonaro discursou, durante encontro de chefes de Estado e governo na Assembleia Geral da ONU. Como é praxe, o Brasil abriu os trabalhos. É “tapar o sol com uma peneira” negar que existem restrições “organizadas” a nível mundial, que procuram atingir a política externa do Presidente Trump dos EEUU.

Em função do alinhamento de Bolsonaro com Trump, o nosso país é também atingido. As acusações ao Brasil são feitas por governos e ONGs, acerca de possível desmatamento na região. O primeiro ponto positivo do discurso do presidente foi não elevar o tom, embora tenha sido incisivo. Limitou-se a explicar as posições brasileiras.

A busca do desenvolvimento nessa região é velho sonho que faz parte da mística nacional de todo brasileiro.

Ao longo de séculos, o conceito de desenvolvimento amazônico evoluiu da simples ocupação e do extrativismo básico para a exploração econômica da maior floresta úmida do planeta, que abriga percentual da diversidade biológica conhecida e porcentagem ainda maior das reservas hídricas, preciosas para a subsistência do Homem na terra. A floresta Amazônica é conhecida pela sua extensão territorial.

Cerca de 60% do território amazônico está no Brasil, cuja bacia hidrográfica abriga riquíssima biodiversidade, com seres vivos, que habitam a área há quatro mil anos. Dos 17 países mais ricos em biodiversidade do mundo, o Brasil coloca-se em primeiro lugar: detém 23% do total de espécies do planeta.

O vice-presidente Hamilton Mourão desenvolve ações sérias e conhece como ninguém a região.

O presidente destacou na ONU a importância do agronegócio, o que significa dizer, que o seu governo assume compromisso com a harmonia entre a natureza e a exploração econômica, que este ano deverá bater o recorde de 250 milhões de toneladas de grãos, produtividade obtida com preservação do meio ambiente, uso da ciência e difusão de tecnologia.

O “recado” do Presidente foi dado.

De agora por diante, espera-se a ação da nossa diplomacia, na explicação da verdadeira e real posição brasileira na Amazônia.

O Brasil só pede Justiça!

*Ney Lopes

MOSSORÓ-RN: COROLLA ROUBADO NO DOM JAIME CÂMARA É RECUPERADO PELA POLÍCIA DO 12°BPM.

Viatura RP do 12° BPM, Comandante Sargento Adriel e Cabo Allan, recuperaram na tarde de terça feira. 22 de setembro de 2020, um veículo tipo Corolla, com queixa de roubo no bairro Dom Jaime Câmara. 
O veículo foi apresentado na DEFUR em Mossoró.

CÂMARA APROVA PROJETO DE LEI QUE AUMENTA VALIDADE DA CNH PARA DEZ ANOS

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) a maior parte das emendas do Senado ao Projeto de Lei 3267/19, do Poder Executivo, que altera o Código de Trânsito Brasileiro. O texto seguirá para sanção do presidente da República.

Entre as principais medidas, a proposta aumenta a validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para dez anos e vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos à gravidade da infração.
De acordo com o texto, a CNH terá validade de dez anos para condutores com até 50 anos de idade. O prazo atual, de cinco anos, continua para aqueles com idade igual ou superior a 50 anos.
Já a renovação a cada três anos, atualmente exigida para aqueles com 65 anos ou mais, passa a valer apenas para os motoristas com 70 anos de idade ou mais.
Profissionais que exercem atividade remunerada em veículo (motoristas de ônibus ou caminhão, taxistas ou condutores por aplicativo, por exemplo) seguem a regra geral.
Emendas do Senado
A Câmara aprovou 8 das 12 emendas do Senado ao texto do relator, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), como a que proíbe converter pena de reclusão por penas alternativas no caso de morte ou lesão corporal provocada por motorista bêbado ou sob efeito de drogas.
“Algumas emendas do Senado promovem reparos na versão aprovada nesta Casa”, disse Juscelino Filho. “A proibição da troca de pena privativa de liberdade por penas alternativas melhora e muito o texto”, concordou o deputado Hildo Rocha (MDB-MA).
“O tema é importante para o País, mas lamento que seja tratado no meio de uma pandemia. É fundamental aperfeiçoar a legislação de trânsito porque, a cada cinco horas, perdemos um compatriota num acidente de trânsito”, disse o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).
Como o homicídio de trânsito é culposo, o Código Penal pode ser interpretado favoravelmente ao motorista porque permite a conversão da pena de qualquer tamanho no caso de crime culposo.
O código impõe pena de reclusão de 5 a 8 anos para o homicídio culposo ao volante praticado por motorista embriagado ou sob efeito de drogas e pena de reclusão de 2 a 5 anos no caso de lesão corporal grave ou gravíssima. As penas alternativas podem envolver, por exemplo, o cumprimento de serviços comunitários.
Mantida a integralidade do texto aprovado pelo Congresso, todas as mudanças feitas pelo projeto valerão depois de 180 dias da publicação da futura lei.
Bebida alcoólica
O parecer do relator recomendou a rejeição de quatro alterações feitas pelos senadores. Uma delas tornava infração grave punida com multa o ato de transportar ou manter embalagem não lacrada de bebida alcoólica no veículo em movimento, exceto no porta-malas ou no bagageiro.
Para Juscelino Filho, o texto deveria trazer exceção para os veículos de transporte turístico. Ele lembrou que a bebida aberta pode ainda estar sendo consumida pelo passageiro e não pelo motorista.
O relator pediu a rejeição de emenda que condicionava o condutor a escolher entre a CNH em meio físico ou digital, impossibilitando a escolha das duas formas ao mesmo tempo ou uma ou outra separadamente, como defende a Câmara.
A terceira emenda com parecer contrário especificava que a multa gravíssima aplicável a motociclistas seria por falta de uso de capacete “e” roupa de proteção segundo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Juscelino Filho explicou que o conectivo “ou”, como está na redação aprovada pelos deputados, é que atende às preocupações dos senadores, ao permitir a aplicação da multa pela falta de um equipamento ou outro de segurança, em vez de condicionar a multa à falta de ambos.
Outro ponto com parecer contrário foi a emenda que permitia aos médicos com curso de capacitação para essa atividade continuarem atendendo em clínicas mesmo sem a especialização exigida pelo projeto.
Cadeirinha
Quanto ao uso da cadeirinha, o Senado propôs que o equipamento, que pode ser um assento de elevação (booster) ou uma cadeira especial presa ao assento, deverá ser adequado ao peso e à altura da criança.
Juscelino Filho já havia acrescentado o limite de altura de 1,45 metro à idade de dez anos para a qual é feita a exigência de permanecer no banco traseiro.
A obrigatoriedade da cadeirinha, hoje prevista em resolução do Contran, será incorporada ao Código de Trânsito, e a multa continua gravíssima. No texto original, o Executivo propunha o fim da penalidade.
Advertência
Uma das emendas aprovadas condiciona a substituição obrigatória de multas leves ou médias por advertência ao fato de o infrator não ter cometido nenhuma outra infração nos últimos 12 meses.
Na redação da Câmara, a advertência não seria aplicada somente se o infrator fosse reincidente no mesmo tipo de infração cometida nos 12 meses anteriores, abrindo o leque de situações nas quais a advertência seria aplicada.
Hoje, a conversão de multa em advertência fica a critério da autoridade de trânsito. Entretanto, o substitutivo aprovado retira do código a possibilidade de essa advertência ser aplicada também ao pedestre.
Farol em rodovias
A infração de dirigir sem faróis acesos em rodovias, tornada restrita pelo texto da Câmara apenas às rodovias simples, passa a existir apenas para aquelas fora do perímetro urbano, segundo emenda do Senado.
Brasília seria uma das cidades visadas com a mudança, pois possui várias vias classificadas de rodovias em perímetro urbano.
Pontuação
Quanto à pontuação a partir da qual a pessoa tem o direito de dirigir suspenso, o texto de Juscelino Filho estabelece uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos em 12 meses conforme haja infrações gravíssimas ou não.
Atualmente, a suspensão ocorre com 20 pontos, independentemente de haver esse tipo de infração.
Com a nova regra, o condutor será suspenso com 20 pontos se tiver cometido duas ou mais infrações gravíssimas; com 30 pontos se tiver uma infração gravíssima; e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores.
Para o condutor que exerce atividade remunerada, a suspensão será com 40 pontos, independentemente da natureza das infrações. Isso valerá para motoristas de ônibus ou caminhões, mas também para taxistas, motoristas de aplicativo ou mototaxistas.
Entretanto, se o condutor remunerado quiser participar de curso preventivo de reciclagem quando, em 12 meses, atingir 30 pontos, toda a pontuação será zerada. Atualmente, essa possibilidade existe para aqueles com carteiras do tipo C, D ou E se acumulados 14 pontos.
Exame toxicológico
Juscelino Filho manteve a exigência de condutores com carteiras das categorias C, D e E fazerem exame toxicológico na obtenção ou renovação da CNH e a cada dois anos e meio.
Para adaptar os prazos em razão das validades diferenciadas da carteira, somente os motoristas com menos de 70 anos precisarão fazer novo exame depois de dois anos e meio da renovação.
Atualmente, quem tem 65 anos ou mais precisa repetir o exame depois de um ano e meio, periodicidade que passa a ser exigida para aqueles com 70 anos ou mais.
O relator incluiu no código uma multa de cinco vezes o valor padrão, pontuação de infração gravíssima, penalidade de suspensão do direito de dirigir por três meses e necessidade de apresentar exame com resultado negativo para acabar com a suspensão.
A multa será aplicada se o infrator for pego conduzindo veículo das categorias C, D ou E e também para aquele que exerce atividade remunerada com esse tipo de veículo e não comprovar a realização do exame toxicológico periódico quando da renovação da CNH.
Proibições
Atualmente, para que uma pessoa possa habilitar-se nas categorias D ou E, ou ser condutora de transporte escolar, ônibus, ambulância ou transportar produto perigoso, o Código de Trânsito exige que não tenha cometido infração grave ou gravíssima ou não seja reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.
Pelo texto aprovado, será exigido do profissional que ele não tenha cometido mais de uma infração gravíssima nesse período.
Retenção de CNH
Na penalidade por dirigir com velocidade 50% superior à permitida na via, o deputado Juscelino Filho retirou a apreensão da CNH e a suspensão imediata do direito de dirigir. Esta suspensão passará a depender de processo administrativo.
No dia 29 de maio, o Supremo Tribunal Federal (STF) julgou constitucionais esses procedimentos incluídos no código pela Lei 11.334/06 e questionados em ação do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

*Agência Câmara de Notícias/Passando na Hora

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

A morte não existe!

O que se dá é apenas uma transformação em nossa maneira de ser.

Não espere que, depois desta, exista outra vida. Não!

A vida é a mesma.

A vida eterna já está sendo vivida por todos nós.

Depois da morte, continuamos a ser o que já somos.

Portanto, procure ser AGORA, antes da morte, aquilo que você deseja continuar a ser depois da morte.

Porque a morte não existe!

MOSSORÓ-RN: 153 MORTES VIOLENTAS EM 2020 - JOVEM É MORTO A TIROS NO BELO HORIZONTE

O crime aconteceu por volta das 21h30m de sábado, 24 de outubro, na Rua João Damásio, no bairro Belo Horizonte em Mossoró no Rio Grande do N...