Pesquisar este blog

17 janeiro 2024

NOTA DE FALECIMENTO

É com tristeza que noticiamos o falecimento do Senhor Francisco Cristino de Oliveira (Fifiu), 83 anos, morador do bairro Bacurau 1, Apodi/RN. O mesmo estava internado no Hospital Regional Hélio Morais Marinho e faleceu na tarde desta quarta feira, 17 de janeiro de 2024.
Seu corpo está sendo velado na residência de sua filha, na rua Sabiá e o sepultamento acontecerá nesta quinta feira(18) no cemitério público de Apodi.
Aos familiares, as nossos condolências!

APODI-RN: CHEGAM MAQUINÁRIOS PARA A AGRICULTURA FAMILIAR, FRUTO DE PAECERIA BRASIL-CHINA

O município de Apodi vive um momento histórico com a chegada das primeiras máquinas provenientes da parceria Brasil-China que irá trazer modernização e tecnificação para as cadeias produtivas da agricultura familiar.
O primeiro contêiner, que chegou nesta terça-feira (16), em Apodi (RN), trouxe 14 objetos, entre trator de esteira, cultivador, plantadeira, colheitadeira e semeadoura de alta precisão, além de equipamentos como arado de disco e um reboque para trator.
A Parceria Brasil-China é um movimento liderado pelo Consórcio Nordeste, sendo executado no Rio Grande do Norte pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf-RN). Que conta com um conjunto de organizações que se articulam em defesa do campesinato e a soberania dos povos do campo.

MELANCIAS APODI-RN: HOJE TEM A SÉTIMA NOITE DE NOVENA DE SÃO SEBASTIÃO

Lei que proíbe smartphones em salas de aula é promulgada no RN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte publicou, em Diário Oficial desta quarta-feira (17), a promulgação da Lei Nº 11.674, que determina a proibição do uso de smartphones durante o horário de aulas nos estabelecimentos de educação de ensino fundamental e médio no Estado do Rio Grande do Norte.
De acordo com o texto, a Lei entra em vigor a partir da data de publicação. A utilização do aparelho será permitida somente para fins pedagógicos, sob orientação e supervisão do profissional de ensino.
A expressão “smartphone”, de acordo com a Lei, compreende todo tipo de aparelho celular com sistema operacional e programas (aplicativos) com funções de telefone, câmera, acesso à internet, relógio, tocador de músicas, vídeos, estações de rádio e quaisquer outros recursos típicos de computadores pessoais.

*Tribuna do Norte

Lula Sanciona Lei Que Estabelece Diretrizes Para Valorização De Professores

Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Depois de tramitar 5 anos no Congresso Nacional, foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União, nesta quarta-feira (17), a Lei 14.817/2024 que estabelece as diretrizes para valorização de professores da rede pública. Plano de carreira, formação continuada e condições de trabalho, como jornada de 40 horas, foram asseguradas.
A lei define que, além dos professores, serão alcançados pelas diretrizes outros profissionais “detentores da formação requerida em lei” como os que exercem funções de suporte pedagógico (diretores e administradores escolar, inspetores, supervisores e orientadores educacionais) ou de suporte técnico e administrativo (com formação técnica ou superior em área pedagógica).
As diretrizes estabelecem como deverá ser constituída a carreira desses profissionais, que só poderão ingressar exclusivamente por concurso de provas e títulos. Entre as considerações estão a possibilidade de progressão funcional periódica e o estímulo ao desenvolvimento profissional, em que levem em conta as titulações e formação continuada, a avaliação de desempenho e experiência profissional, além da assiduidade.
A lei também assegura piso atrativo e progressão que estimule a carreira e prevê que sejam consideradas as especificidades das redes de ensino e questões como atribuições adicionais e dedicação exclusiva na concessão de gratificações e adicionais.
A jornada de 40 horas semanais também foi garantida e deverá ter parte dedicada a estudos, planejamento e avaliação, além de garantia da integração do trabalho individual com a proposta pedagógica da escola. Outras condições também foram estabelecidas como número adequado de estudantes e de turmas, por profissional, além de ambiente físico saudável e seguro. 

*Agência Brasil

CAIÇARA DO RIO DO VENTO-RN: CRIMINOSOS INVADEM CASA E MATAM DUAS MULHERES DURANTE A MADRUGADA

Criminosos invadiram uma casa, balearam um homem na perna e executaram duas mulheres a tiros, na madrugada desta quarta-feira (17), em Caiçara do Rio do Vento, na região Central potiguar. As informações foram confirmadas pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Os criminosos fugiram após o crime. O homem ferido foi socorrido e hospitalizado. Segundo a PM, ele tem 23 anos, tem passagem pela polícia e é usuário de drogas.
Já as mulheres, segundo a PM, seriam duas primas, que estariam morando na cidade há cerca de um mês. No entanto, elas não foram identificadas oficialmente pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) até a última atualização desta matéria.
Acionada, a Polícia Militar enviou uma equipe da 9⁰ Companhia Independente da PM ao local, que confirmou o crime e chamou a Polícia Civil e o Itep para dar início às investigações e perícias necessárias.
A possível motivação do crime e o número de autores do crime não foram informados pela polícia.

*Do G1 RN

CARAÚBAS-RN: POLÍCIA PRENDE HOMEM SUSPEITO DE VENDER COCAÍNA NA FESTA DO PADROEIRO

A Polícia Militar prendeu na madrugada desta quarta feira, 17 de janeiro de 2024, por volta das 03hoomin, um homem suspeito de tráfico de drogas.
De acordo com a PM, José Yargo Praxedes teria sido flagrado pelos policiais vendendo entorpecente na Festa de São Sebastião em Caraúbas.
Uma patrulha de serviço no evento, abordou o suspeito e com ele foram encontrados, um saquinho contendo 7 recipientes pequenos com substância análoga a cocaína, além de 780,00 reais em dinheiro fracionado.
Diante da situação de flagrante, os policiais conduziram o suspeito até a Delegacia da Polícia Civil de plantão na cidade de Patu, onde ficou a disposição da Polícia Judiciária.

*Fim da Linha

CONVITE DA IGREJA DE CRISTO!!!


MOSSORÓ-RN: 4ª MORTE VIOLENTA EM 2024 - PRESO DO REGIME SEMIABERTO QUE FOI BALEADO NO SANTO ANTÔNIO MORRE NO HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA

Mossoró na região Oeste Potiguar, registra nesta quarta feira 17 de janeiro de 2024 mais homicídio a bala, o quarto do ano. A vítima foi o preso de justiça do regime aberto, Aldecir Ferreira da Fonseca, conhecido como “Badel“. 53 anos.
Ele foi baleado na cabeça na manhã de terça feira (16) na Avenida Rio Branco ao lado do Senai, no Bairro Santo Antônio. Badel ainda chegou a ser socorrido pelo Samu para o Hospital Tarcísio Maia, mas não resistiu.
O corpo foi removido do necrotério do HRTM para o IML do Itep, onde será examinado e depois liberado. A DHPP vai investigar o crime, para tentar chegar a autoria e motivação.

*Fim da Linha

SÃO MIGUEL DO GOSTOSO-RN: [Vídeo] Acidente deixa um morto e três feridos na BR-101

O empresário italiano Alberto Martignoni, de 61 anos, faleceu na tarde desta terça-feira 16 em um acidente na BR-101, próximo à entrada para São Miguel do Gostoso, litoral norte do Rio Grande do Norte.
Martignoni era proprietário da Pousada Recanto da Praia na região.
O acidente ocorreu quando o veículo em que o empresário estava foi atingido por outro carro.
O acidente resultou em três pessoas feridas, que foram prontamente socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Sinistro.

*João Marcolino

NATAL-RN: Moto usada em manobra ilegal em frente a uma base da PM é apreendida

Uma motocicleta que aparece em manobra proibida, conhecida como ‘grau’, em um vídeo gravado em frente a uma base do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), localizada na Via Costeira, foi apreendida nesta terça-feira (16).
De acordo com informações do CPRE, a moto foi apreendida porque estava sem lanterna traseira, sem retrovisor e sem emplacamento. A confirmação de que o veículo é o mesmo utilizado nas manobras que aparecem no vídeo que viralizou nas redes sociais em dezembro de 2023 foi feita pela Polícia Militar.
Informações sobre o condutor não foram divulgadas, nem se seria o mesmo que fez as manobras proibidas que tornaram a motocicleta conhecida.

*Fonte: Novo Notícias

MANHÃ 87 COM JEOVÁ GURGEL JÁ COMEÇOU!!!!

MOSSORÓ-RN: PREFEITO ANUNCIA CONCURSO NA EDUCAÇÃO COM MAIS DE 100 VAGAS

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), anunciou nesta terça-feira (16), a publicação no Diário Oficial de Mossoró (DOM), do concurso para a Educação do Município. “Após 10 anos, Mossoró irá ter novamente um concurso para Educação,” comemorou o prefeito. As inscrições iniciam nesta quarta-feira (17).
Ao todo, serão disponibilizadas 112 vagas, além de um cadastro reserva com mais 560 oportunidades. “O prefeito enfatizou que os participantes terão a chance de fazer parte do programa “Mossoró Cidade Educação”. “Este programa está trazendo uma verdadeira revolução para a educação em nosso município, trazendo crescimento educacional para o nosso povo.” Disse Allyson
Allyson destacou que as vagas contemplarão candidatos de níveis superior e médio. A novidade inclui um plano de cargos, salários e carreiras, proporcionando aos servidores benefícios como salários reajustados e planos de titulação.
“Tem vaga para professor de diferentes áreas, para nível médio, para nível superior de diversas categorias, que vão ter a oportunidade de ingressar na Prefeitura de Mossoró já com o salário reajustado. Garantimos em 2023 o plano de cargos, salários e carreiras para os servidores da Educação, e quem entrar agora já vai ter os seus benefícios garantidos também,” disse Allyson.
O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) será responsável pela realização do concurso.

*Blog do Barreto

Brasil teve 4.255 mortes e prejuízo de R$ 500 bilhões em desastres ambientais nos últimos 20 anos

Nos últimos 20 anos, 4.255 pessoas morreram em razão de desastres ambientais no Brasil, e outras 8 milhões ficaram desabrigadas, segundo levantamento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os dados englobam casos de chuvas intensas, estiagens, inundações e ondas de calor. Minas Gerais, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Distrito Federal se destacam entre as unidades da federação com mais pessoas afetadas.
Há dois anos, o Brasil registrou o maior número de mortes causadas por desastres naturais desde 2011, quando 957 óbitos foram registrados. Apenas em 2022, o país teve um prejuízo de mais de 68 bilhões. Nesses 20 anos, o prejuízo chega a quase R$ 500 bilhões.
Os índices, que englobam o período de 2003 a 2022, foram fornecidos por um programa criado pelo Banco Mundial e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa não mostra os prejuízos e óbitos registrados em 2023, mas segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), no ano passado 248 mortes foram notificadas por tragédias naturais no Brasil.

*R7/Jair Sampaio