/* <![CDATA[ */ (function (doc

domingo, 21 de novembro de 2021

APODI-RN - SÍTIO PONTA II: PEREGRINAÇÃO DE SANTA LUZIA CONTINUA

8ª noite da peregrinação de Santa Luzia Sítio Ponta 2. Viva a Santa Luzia!!!
9ª noite da peregrinação de Santa Luzia Sítio Ponta 2. "Viva a Santa Luzia"!
10ª noite da peregrinação de Santa Luzia Sítio Ponta 2, "Viva a Santa Luzia!
A peregrinação tem continuidade hoje, 21 de novembro!

BRASILEIRÃO 2021: PLACAR DA 34ª RODADA

A 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2021 está acontecendo e aqui você confere.

Placar

Atlético-MG 2 x 0 Juventude

Fortaleza 1 x 0 Palmeiras

Chapecoense 1 x 3 Grêmio

Atlético-GO 1 x 1 Ceará SC

Internacional 1 x 2 Flamengo

Corinthians 2 x 0 Santos

Fluminense 2 x 0 América-MG

Bahia 0 x 0 Cuiabá

CANGUARETAMA-RN: CASAL DE IDOSOS FOI PRESO PELA PRF COM 40 QUILOS DE DROGA

Um casal de idosos, ele com 64 anos e ela com 62 anos de idade, foi preso por tráfico de drogas, na tarde deste sábado 20 de novembro de 2021, durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, no município de Canguaretama no litoral Potiguar.
Os idosos eram passageiros de um ônibus de linha interestadual, que havia saído de Natal, capital do RN com destina ao Rio de Janeiro. A abordagem aconteceu no km 163 da BR 101 e na bagagem do casal a PRF encontrou 40 quilos de droga do tipo haxixe (uma substância extraída das folhas da Cannabis sativa, a mesma planta usada para produzir maconha. Porém enquanto a maconha tem 4% de THC (tetrahidrocannabinol), o Haxixe concentra até 14%).
O homem e sua companheira foram conduzidos à sede da Polícia Federal para os procedimentos cabíveis. Os dois foram autuados em flagrante por tráfico de drogas interestadual e encaminhados ao sistema prisional onde ficarão a disposição da justiça.

Luciano Hang fala em candidatura, critica Bolsonaro e pode apoiar Moro: “Presidente não é o salvador da pátria”

O empresário Luciano Hang confirmou que está cogitando uma candidatura em 2022. Em entrevista ao site da Jovem Pan, o dono das lojas Havan e até então apoiador do governo Bolsonaro, afirmou que decidirá até abril.

“Vejo tantos candidatos ruins que penso como essas pessoas se candidatam. Nunca tocaram uma birosca, uma máquina de fazer suco de cana, um carrinho de pipoca e são candidatos a presidente, senadores, governadores.

Por isso que o nosso país está do jeito que está, são candidatos ruins que não acreditam no capitalismo, no trabalho, na meritocracia como forma de crescimento, e eu fico triste. Pensando nisso, às vezes me dá a vontade de me candidatar e colocar meu nome à disposição dos catarinenses ou dos brasileiros”, afirmou.

Ele aproveitou para negar ser chapa-branca e criticou a atuação de Bolsonaro junto ao Congresso. “O presidente não é o salvador da pátria. Ele pode ter todos os interesses possíveis para querer mudar o país, colocou um grupo de ministros fantásticos, mas não foi muito bem com o Congresso”, disse ele.

Diante do quadro atual, ele não descartou, inclusive, apoiar Sergio Moro.

“Moro fez um grande trabalho no Brasil. Sem a operação Lava Jato, talvez o PT estivesse no poder até hoje. A Lava Jato mostrou as entranhas do poder, das estatais brasileiras, o quanto nós somos roubados diariamente. Sobre o candidato que vou escolher o ano que vem, ainda está cedo. Se antecipou muito as eleições no país, devíamos ter trabalhado e, a partir do segundo trimestre de 2022, falar em eleições. Podíamos ter trabalhado as reformas que mais precisávamos. Como fiz em 2018, lá na frente vou escolher o candidato para apoiar”, apontou.

LOTAÇÃO PARA CANINDÉ-CE. BAIXEIRO AVISA QUE AINDA TEM VAGAS

Baixeiro está avisando, que está com lotação marcada para Canindé-CE.
A lotação sairá no dia 23 de dezembro da Praça da Maternidade, às 7 horas da noite.
Preço da passagem: 100 reais.
Interessado, procure Baixeiro na Baixa da Alegria ou Nalvinha nas Malvinas.
Ele lembra, que o ônibus é confortável. Ainda tem vagas!

Com 43% a menos de inscritos no RN, Enem 2021 começa neste domingo (21)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o seu primeiro dia de provas neste domingo (21). No Rio Grande do Norte, o número de candidatos inscritos é 43% menor do que na edição anterior, de 2020.

Ao todo, cerca de 73 mil estudantes estão inscritos para as provas no estado. Na edição anterior, foram 129.102.

Os dados abrangem tanto os candidatos inscritos para as provas impressas (71.642) como os que optaram pelo Enem no formato digital (1.499) - realizado nos mesmos dias e horários e com o mesmo conteúdo, porém pelo computador.

Em julho, o Inep divulgou que 94.773 candidatos rinham realizado a inscrição no estado, mas reconheceu que o número poderia cair, já que o prazo para pagamento da inscrição ainda não havia terminado.

As notas do Enem são usadas para ingresso no ensino superior em todo o país. O exame é composto por 4 provas objetivas, que somam 180 questões divididas em quatro áreas de conhecimento.

As provas

21 de novembro

45 questões de linguagens;
45 questões de ciências humanas
uma redação.

28 de novembro

45 questões de matemática
45 questões de ciências da natureza.

*o segundo dia tem 30 minutos a menos.

Veja os horários de aplicação:

Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30

Regras de prevenção à Covid-19

Será obrigatório que os candidatos usem máscara durante a prova para reduzir o risco de contaminação por Covid-19. No edital, também há a determinação para o uso de álcool em gel na higienização das mãos.

De acordo com o edital do Exame, não seguir os protocolos de prevenção à Covid-19 é considerado critério de eliminação.

Perfil dos candidatos potiguares

Seguindo uma tendência nacional, a maior parte dos candidatos no Rio Grande do Norte são do sexo feminino: são 42.698 mulheres, que representam quase 60% do total de inscritos. Os dados desse perfil levam em conta apenas os candidatos da prova impressa.


Quanto à raça, 1.349 se dizem de cor amarela, 29.656 de cor branca, 224 indígenas e 6.468 pretos. A maioria é formada pelos pardos: 32.820. Outros 1.125 candidatos não informaram.

Idade dos candidatos inscritos no Enem 2021 no RN
Quantidade de inscritos1.0491.0494.1364.1369.7529.75211.99111.9919.3399.3396.2866.28620.34720.3478.5868.586156156Menor de 16 anos16 anos17 anos18 anos19 anos20 anos31 a 30 anos31 a 59 anos60 anos ou mais05k10k15k20k25k
Menor de 16 anos
Idades 1.049
Fonte: Inep
Mais da metade dos candidatos - 42 mil - já concluíram o ensino médio. Quase 19,3 mil vão fazer a prova no ano de conclusão do ensino médio e cerca de 9,5 mil estão cursando o 1º ou 2º ano. Outros 256 nem cursam nem tiveram o ensino médio concluído.

Gratuidade

Apenas 41% dos candidatos inscritos no RN pagaram taxa de inscrição para o Enem. Foram 29.498 pessoas. 15.213 tiveram inscrição gratuita e outros 26.931 tiveram isenção por declaração de carência aprovada.

Enem digital

Quando se fala de Enem digital, o público maior é o masculino: 804 candidatos contra 695 do sexo feminino no RN.

Do total, 1.115 já concluíram o ensino médio e 341 estão cursando o último ano.

*Do G1 RN

APODI-RN: JOVEM SOFRE TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA NOITE DE SÁBADO

Uma ocorrência de disparos de arma de fogo, foi registrada na noite de sábado (20) pela Polícia Militar do município de Apodi, região Oeste do Rio Grande do Norte.
O fato aconteceu foi na Bairro Cruz de Almas e um jovem de 19 anos de idade identificado por Matheus foi atingido .
A Polícia Militar e uma equipe do SAMU foram até o local e socorreram a vítima para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho de Apodi.
De acordo com informações Matheus passa bem, o caso deverá ser investigado pela delegacia de Polícia Civil do município.

VOCÊ SABE POR QUANTO TEMPO DEVE ESCOVAR OS DENTES? CONFIRA DICAS DE ESPECIALISTAS

Muitos de nós estamos familiarizados com o conselho de que devemos escovar os dentes duas vezes ao dia, e por pelo menos dois minutos cada vez. Muitos de nós superestimam por quanto tempo escovamos os dentes — em até um minuto inteiro em alguns casos. No entanto, há evidências de que mesmo dois minutos de escovação dos dentes podem não ser suficientes.

Segundo a pesquisa, remover o máximo de placa possível obteve os melhores resultados em três a quatro minutos. Isso significa que devemos dobrar nosso tempo de escovação?

Os dentistas começaram a recomendar que deveríamos escovar os dentes por dois minutos na década de 1970 e, posteriormente, usar uma escova de cerdas macias. No entanto, o consenso de hoje é principalmente baseado em estudos publicados desde a década de 1990, que analisaram os tempos de escovagem, técnicas e tipo de escova de dente.

Esses estudos mostraram que dois minutos de escovação levaram a uma boa (mas não excelente) redução da placa. Porém, embora a escovação por mais de dois minutos tenha mostrado remover mais placa, ainda faltam pesquisas que avaliassem se mais de dois minutos de escovação estão associados a uma melhor saúde bucal a longo prazo em comparação com dois minutos.

Com base no que sabemos sobre os danos do crescimento excessivo de placa, é provável que a remoção de uma quantidade maior cada vez que escovamos esteja relacionado a uma melhor saúde bucal. Também é importante observar que essa falta de evidência ocorre porque estudos de longo prazo podem ser difíceis de conduzir.

Por que escovamos os dentes?
Quando escovamos os dentes, o fazemos com o objetivo principal de remover micróbios (conhecidos como placa dentária) das superfícies dentais. Esta placa é um acúmulo de bactérias, fungos e vírus que vivem juntos em uma comunidade conhecida como biofilme microbiano. Os biofilmes são muito pegajosos e só podem ser removidos com escovagem.

Muitas coisas podem facilitar o crescimento desses micróbios, incluindo áreas ásperas na superfície do dente (como algumas obturações), ser incapaz de alcançar certas áreas com uma escova de dente (como os espaços entre os dentes) ou ter aparelho ortodôntico. Na verdade, os biofilmes da placa voltam a crescer em nossos dentes horas após a escovação — é por isso que somos aconselhados a escovar duas vezes por dia.

Não escovar os dentes corretamente ou por tempo suficiente pode levar a níveis mais elevados de placa, o que pode, em última instância, ativar a resposta imunológica do nosso corpo — levando a inflamação e doenças como gengivite.

A inflamação geralmente não é dolorosa, mas geralmente causa sangramento nas gengivas ao escovar e, às vezes, mau hálito. Os biofilmes também podem causar cáries.
Técnica adequada

O objetivo da escovagem dos dentes é reduzir ao máximo a placa bacteriana em cada dente.

As evidências atuais sugerem que passar mais tempo escovando — até quatro minutos cada vez que você escovar — resulta em dentes mais limpos. Este tempo de escovagem mais longo significa que podemos limpar os dentes com mais eficácia e obter os locais de difícil acesso.

Mas tome cuidado para não escovar com muita frequência (como mais de duas vezes ao dia) e evite escovar com força ou usar pastas de dente e escovas abrasivas, pois isso também pode causar danos aos nossos dentes e gengivas — especialmente ao usar uma escova de dentes com cerdas duras ou cremes dentais abrasivos.

Existem muitas técnicas de escovagem diferentes que você pode usar para escovar os dentes corretamente. Uma das mais recomendadas é a técnica modificada de “Bass”, que visa limpar na linha gengival e abaixo dela — a área onde a placa se forma primeiro e tem maior probabilidade de causar inflamação.

Você deve sempre escovar os dentes com uma força suave — embora precisamente o quão difícil isso deveria ser atualmente não seja conclusivo. A escovagem suave é preferida para não danificar os tecidos duros e moles da boca.

Muitos fatores podem afetar o tipo de técnica, escova e pasta de dente ou fio dental que você usa. Por exemplo, pessoas que podem ter danificado a superfície dos dentes por beberem muitos refrigerantes ácidos podem ter dentes mais fracos.

Isso pode significar que eles são mais suscetíveis a danos adicionais aos dentes se usarem pastas de dente abrasivas e cerdas mais duras. Vale a pena consultar seu dentista para saber o que usar para escovar.

*Fonte: CNN/98 FM

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO maltrate os animais!
São também filhos de Deus e irmãos nossos menores, que não adquiriram a faculdade do raciocínio abstrato.
Mas são amigos que precisam de nossa ajuda e carinho.
Não lhes imponham trabalhos demais. Alimente-os bem. Trate-os em suas enfermidades.
Faça com que essas criaturas de Deus, que dependem de você, o mesmo que você gosta de receber dos Anjos do bem.

APODI-RN: MAIS UM ACIDENTE É REGISTRADO NA AVENIDA MOÉSIO HOLANDA

Aconteceu mais um acidente no início da noite desta terça feira, 27 de setembro de 2022 na Avenida Moésio Holanda, bairro Bacurau 1, Apodi-R...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA