Pesquisar este blog

21 maio 2023

APODI-RN: PROBLEMAS SEM SOLUÇÃO E A DURA REALIDADE DA CIDADE

A cidade de Apodi-RN tem problema a serem resolvidos.
Com o fechamento da Maternidade Claudina Pinto, as mulheres apodienses têm de ganharem seus filhos em Mossoró. Adicionaram a COMAD no Hospital Regional Hélio Morais Marinho, mas o problema não foi solucionado, pois a maioria das crianças está nascendo em Mossoró.
O Matadouro Público também foi fechado por falta de condições de higiene e os animais estão sendo abatidos no AFIM de Mossoró, onde as condições de higiene, não são diferentes de Apodi.
As autoridades de Apodi, demonstram que estão correndo atrás de um polo da Universidade Aberta para oferecer cursos superiores a distância, mas não oferecem se quer uma ajuda para os estudantes do IFRN Campus Apodi. Com isso, não dá para acreditar nesse interesse todo por um Campus Universitário.
O Cemitério Público é outro problema, que a gestão municipal assinou a orem de serviço, com prazo de entrega. E pelo que se percebe, a obra está abandonada sem previsão de conclusão.
Então, para alguns a gestão municipal está boa demais. 
O gestor se acha muito bem confortado, com a maioria dos vereadores aceitando tudo que ele determina e sem oposição. 
A imprensa, também do seu lado não mostra a realidade e os problemas vão continuando sem solução. 

AFONSO BEZERRA-RN: Policiais militares salvam bebê engasgado

Policiais militares da 1ª Companhia Independente da PM salvou uma criança em Afonso Bezerra, no interior do RN. O caso aconteceu na noite desta sexta-feira (19), quando os PMs foram acionados por uma senhora que estava bastante nervosa, carregando em seu colo o filho, com obstrução respiratória – ou seja, engasgada.

De imediato os policiais começaram a fazer a manobra de Heimlich, conseguindo lograr êxito desobstruindo as vias respiratórias da criança.

A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos.

Após os primeiros socorros a mãe e o filho foram conduzidos ao hospital municipal.

Deputada Carla Zambelli é diagnosticada com Covid-19 e está internada em hospital de Brasília

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) foi diagnosticada com Covid-19 na segunda-feira (15). Em nota, a assessoria da parlamentar informou que ela não se vacinou contra a doença.

Segundo a assessoria, Zambelli pode ter contraído o vírus durante a viagem de volta da Coreia do Sul.

A parlamentar não apresenta sintomas, no entanto, continua internada em um hospital de Brasília. Em vídeo, postado em suas redes sociais, na manhã de sábado (20), Zambelli falou que teve um “mal-estar súbito”, mas não informou sobre o diagnóstico de Covid-19.

A deputada Carla Zambelli (PL-SP) disse, no vídeo, que foi internada na UTI de um hospital em Brasília, na última segunda-feira (15).

A deputada afirmou que passou mal depois de voltar de uma viagem que fez para a Coreia do Sul.

“Cheguei de viagem, descansei dois dias. Viagem exaustiva, mais de 30 horas de viagem. Quando eu tive esse mal-estar, meu médico achou melhor me internar, foi fazer vários exames”, destacou.

De acordo com a deputada, ela deve receber alta da UTI na próxima terça-feira (23), mas deve pedir um atestado com mais dias para fazer um novo tratamento de saúde em São Paulo. “O que eu estou pedindo para o Lira é que, mesmo em tratamento, eu possa votar de longe”, afirmou.
Nota da assessoria de Zambelli

A deputada Carla Zambelli não se vacinou contra a Covid-19 por recomendação médica e nos últimos anos, a parlamentar manteve sua imunidade em níveis elevados.

É provável que tenha contraído o vírus durante sua viagem de volta da Coreia do Sul, que durou aproximadamente 24 horas.

Vale ressaltar que a parlamentar encontra-se assintomática e já se passaram 5 dias desde o diagnóstico.

*Do G1

Agroecologia e economia solidária garantem produção e consumo sustentáveis no RN

Faltam 12 dias para a realização da SEMA – Semana do Meio Ambiente, de 01 a 07 de junho, e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte dá continuidade à série que apresenta ações governamentais em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta publicação, apresentamos as ações de governo relacionadas ao ODS 12, que diz respeito à garantia de padrões de consumo e de produção sustentáveis.

Ao incentivar à agroecologia e à economia solidária, implementando políticas públicas inclusivas as quais são conduzidas pelas pastas estaduais da Agricultura Familiar (SEDRAF-RN) e da Assistência Social (SETHAS-RN), o Governo do RN amplia a produção de alimentos saudáveis no estado e fortalece as cadeias produtivas dos modos de produção tradicionais, garantindo o escoamento de forma justa para todos e todas, além de proporcionar o consumo consciente.

No período de 2019 a 2023, o governo estadual, sob a liderança da professora Fátima Bezerra, criou programas e projetos essenciais ao fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária no estado, tais como o Programa Estadual de Sementes Crioulas, que caminha ao lado do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, e o Programa Estadual Mais Mercados, tocados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (SEDRAF).

Neste, a meta é ampliar o Projeto Estadual de Feiras da Agricultura Familiar para mais de 70 municípios. Na última sexta-feira (19), foi divulgado o resultado do Edital 03/23, que resultará na criação de 76 feiras, por organismos geridos pela sociedade civil, que receberão incentivos por meio de equipamentos, tais como barracas e balanças. Em breve, será lançada chamada pública nos mesmos moldes, voltada às prefeituras. O investimento para esta ação, na ordem de R$ 1,4 milhão, é fruto do acordo de empréstimo com o Banco Mundial, via projeto Governo Cidadão.

“Nós começamos pela base, incentivando a produção de alimentos saudáveis e contribuindo para a manutenção de tradições alimentares, com a distribuição de sementes originais, mantidas nos bancos de sementes das famílias agricultoras. Garantimos renda, incentivando a retomada do algodão, ao mesmo tempo em que agregamos valor e potencializamos a produção de alimentos, por meio de consórcios agroalimentares”, declarou o secretário Alexandre Lima. Semanalmente, às quartas-feiras, das 7h às 13h, o Centro Administrativo do Estado recebe a Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária, modelo que é replicado em diversos municípios potiguares.

Ele também citou que as parcerias, com organizações como União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES-RN) e Organização das Cooperativas do Rio Grande do Norte (OCERN), e movimentos sociais, possibilitam o escoamento da produção e a abertura de novos mercados públicos e privados. Além disso, destacou a importância do Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária- PECAFES, pelo qual o governo do estado comprou mais de R$ 36 milhões da agricultura familiar de 2019 a 2022.

Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica do Estado do RN – Avançar na produção de alimento sustentável, economicamente viável e socialmente justo. É com este objetivo que a governadora Fátima Bezerra sancionou a Lei nº 11.362, em janeiro de 2023, que institui no Rio Grande do Norte a Política Estadual de Produção Agroecológica e Orgânica. “Isso é valorização e reconhecimento do papel dos agricultores e agricultoras familiares na produção de alimentos saudáveis, com o desenvolvimento do potencial que nosso estado tem. Vamos facilitar e promover a transição agroecológica, gerando trabalho e renda com respeito à natureza, ao meio ambiente e à saúde do povo potiguar”, afirmou a chefe do poder executivo estadual, na época de publicação da lei.

De autoria da deputada estadual Isolda Dantas, a lei busca articular e implementar programas e ações que estimulem a produção já existente no estado, colaborando com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. Segundo o secretário, a política é uma garantia de que a agricultura familiar poderá contar com políticas públicas para facilitar e promover a transição agroecológica, significando, na prática, que a sociedade potiguar vai ter a produção de alimentos saudáveis.

Programa de Compras Governamentais da Economia Solidária – Para além da agricultura familiar, o Rio Grande do Norte garante a aquisição de produtos e contratação de serviços, do setor têxtil e de confecção, de empreendimentos da economia solidária. A Lei n° 11.363/2023, também proposta pela deputada Isolda, que institui o Programa Estadual de Compras Governamentais da Economia Solidária, foi sancionada pela chefe do poder executivo estadual, em janeiro deste ano, e garante a continuidade de ações voltadas aos meios de produção artesanais, fortalecendo sobretudo o público feminino, visto que a maioria destas organizações são formadas e geridas por mulheres.

“Esta Lei vem complementar a Lei do PECAFES, que já abrange uma parte da Economia Solidária nas compras governamentais de produtos relacionados à agricultura familiar. A Economia Solidária contempla organizações de autogestão, cooperativas no âmbito da agricultura familiar e, também, outros ramos de atividades produtivas como são os casos da área têxtil, artesanato, setor de serviços”, explicou, à época, a secretária estadual de Trabalho e Habitação (Sethas), Iris Oliveira.

Mercado da Agricultura Familiar – Além da circulação em feiras, pontos fixos de comercialização, congressos, em diversos níveis: locais, regionais, nacionais e até mesmo internacionais, os produtos da agricultura familiar e da economia solidária podem ser encontrados no Mercado da Agricultura Familiar, antiga Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES). O espaço traduz o avanço das políticas públicas estaduais, voltadas ao fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária. Recentemente, o prédio recebeu uma nova roupagem de modo a se aproximar mais da memória afetiva das pessoas.

O Mercado dispõe de 10 boxes (restaurante, produtos de artesanato e naturais, queijeira, doces e geleias, castanha e mel, polpas de frutas, entre outros), 30 barracas e beneficia diretamente 40 famílias e indiretamente 2.000 famílias por meio de 20 organizações jurídicas organizadas em forma de cooperativas e associações, que comercializam uma diversidade de produtos, tais como: hortifrutigranjeiro, leite e derivados, polpa de frutas, galinha caipira, carne de carneiro, castanha de caju, mel de abelha, artesanato e alimentação regional da agricultura familiar do RN.

Localização – Esquina da Rua Jaguarari com a Avenida Capitão Mor Gouveia, nº 2454, no bairro de Lagoa Nova, em Natal (RN).

Funcionamento – O horário de funcionamento é de segunda a sábado das 6h às 14h.

Fonte: Governo do RN

Com viagens internacionais de Lula, Alckmin fica 29 dias na Presidência

Desde que assumiu a presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitou nove países. Com os afastamentos, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) assumiu o Palácio do Planalto por 29 dias. Lula também esteve em 11 estados brasileiros. O levantamento foi feito pelo R7 com base nas informações públicas do portal do governo federal.

O primeiro deslocamento internacional foi entre 22 e 25 de janeiro, quando Lula foi à Argentina e ao Uruguai. Dias depois, em 9 de fevereiro, o petista foi aos Estados Unidos se reunir com o presidente americano Joe Biden, onde ficou por três dias. Em abril, o presidente foi aos Emirados Árabes Unidos, à China, a Portugal e à Espanha, por 12 dias.

No início deste mês, Lula foi à coroação do rei britânico Charles 3º, no Reino Unido. O presidente está no Japão desde a última quarta-feira (17). Ele deve chegar ao Brasil na próxima terça (23).

Lula fez, entre destinos nacionais e internacionais, uma viagem a cada quatro dias, considerado o período de 1º de janeiro a 19 de maio. A contagem levou em conta compromissos listados como oficiais. Locais por onde o presidente passou durante as viagens, como escalas e conexões, não foram considerados.

*R7

MOSSORÓ-RN: 37ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - Jovem de 21 anos é morto com 9 tiros, em via pública no Bairro Planalto13 de Maio

Mossoró, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou na madrugada deste domingo 21 de maio de 2023, mais um homicídio por disparos de arma de fogo, elevando para 37 o número de assassinatos em 2023. O crime aconteceu por volta das 03h45min, na Rua Olivério Olimpio Neto na localidade conhecida como Papôco no bairro Planalto 13 de Maio.

A vítima foi Paulo Ruan Vieira Costa, 21 anos de idade. Ele foi morto com vários tiros de pistola calibre 380, no meio da rua. De acordo com o delegado de plantão, Dr. Luiz Antônio, que acompanhou o trabalho da equipe do Itep, foram contabilizadas durante a perícia 9 perfurações pelo corpo do jovem, caracaterizando uma execução.

Não se sabe ainda, a motivação do crime e o que a vítima fazia naquele local. O DPC Luiz Antônio informou que Paulo Ruan já havia sido preso por tráfico de drogas e tinha deixado o sistema prisional sob força de um alvará de soltura, expedido pela justiça. (Relembre o Caso)

O corpo do jovem foi recolhido, após os procedimentos de perícia no local do crime e encaminhado pelo rabecão para ser examinado no Instituto de Medicina Legal do ITEP. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).



*Fim da Linha

CARAÚBAS-RN: HOMEM É MORTO A TIROS NO BAIRRO LEANDRO BEZERRA

A cidade de Caraúbas na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, registrou na manhã deste domingo (21), um crime de homicídio por disparos de arma de fogo.
De acordo com a guarnição da Polícia Militar que está no local, na noite anterior populares informaram a Polícia Militar de que nestas imediações teria tido vários tiros. Mas a Polícia só foi até o local hoje pela manhã, quando foi acionada via ciosp.
O crime aconteceu no bairro Leandro Bezerra na rua Pantaleão Bezerra Magno, a vítima foi identificada como José Anailton Fernandes da Silva, 36 anos de idade.
A Polícia Militar diz, que no local impera a lei do silêncio e que são poucas as informações no local do crime, o caso será mais um que ficará a cargo da delegacia de Polícia Civil, que vai tentar desvendar mais esse crime na cidade de Caraúbas.

*Folha Potiguar

CARNAUBAIS-RN: Escola modelo do Entroncamento recebeu aprovação do MEC

A prefeita de Carnaubais Marineide Diniz está com um sorriso de orelha a orelha, dado o sucesso obtido pelo o municipio que teve o projeto de construção da Escola Modelo da comunidade de Entroncamento aprovada pela comissão técnica financeira do Ministério da Educação e Cultura - MEC.

Graças ao empenho do deputado federal Benes Leocádio, o MEC aprovou a obra da sua emenda parlamentar, destinando recursos na ordem de 10 milhões de reais para a execução de tão importante unidade educativa para o alunado do Distrito de Entroncamento.

A unidade de ensino fundamental é um projeto modelo que virá fazer a redenção educacional da juventude estudiosa do municipio.

Conforme consta no balancete de análises financeira do MEC, estão destinados em conta da prefeitura uma soma inicial para adequação da obra no valor de 1.376.443,38 (1 milhão trezentos e setenta e seis, quatrocentos e quarenta e três reais e 38 centavos).

Segundo informações repassadas à redação pelo Chefe de Gabinete Dinarte Diniz, o municipio está providenciando todo o arcabouço documental para que aconteça a liberação total dos recursos da obra, para que não aconteça retardamento da execução, deste magnifico projeto administrativo da gestão de Marineide Diniz, nesta feliz parceria com o governo federal.

*Toni Martins

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

A cada um de nós compete uma tarefa específica, na difusão do bem.
Erga-se, para trabalhar, porque as tarefas são muitas e importantes, e poucos são os que têm consciênci delas.
Ajude o mundo, para que o mundo possa ajudá-lo.
Estenda seus braços eficientes no cultivo do bem, para que, quando os recolher, os traga cheios dos frutos abençoados da felicidade e do amor.