Pesquisar este blog

29 março 2022

APODI-RN: AINDA NA RUA JOEL DO AMARAL, DEMONSTRAÇÃO DE ABANDONO POR PARTE DO PREFEITO

Na rua Joel do Amaral, a prefeitura tem demonstrado mesmo total desprezo. 
Ontem, segunda feira, 28 de março de 2022 caiu uma árvore logo depois da rádio Vale, onde o prefeito participa de um programa da prefeitura todos os sábados e hoje até às 15 horas ninguém retirou os galhos e o caminho de trafega está interditado.
Continuando, a mesma via de acesso às fontes de água mineral, o caminho está intransitável, faz dias e o prefeito também prece que não foi nem lá.
Isso é abandono, é calamidade! É fechar os olhos para os problemas da cidade. É por aquela estrada, que acontece a exportação de água mineral, produto do solo apodiense!
Por que será, que o prefeito não tenta resolver esse problema?
A imprensa de Apodi se calou. Ninguém fala nada. Apenas este humilde Blog faz essa divulgação e apela para que as autoridades tomem as providências. Nem a rádio vale, que tem o problema de lado, mas não faz uma matéria! Tem poder para isso, pois fez uma matéria a respeito da RN-233 e o problema chegou ao governo do estado.
Enquanto isso, o Blog do Erivan Morais, que não se vende, vai continuar mostrando o abandono da cidade.

APODI-RN: [VÍDEO] RUA JOEL DO AMARAL CONTINUA ESQUECIDA PELO PREFEITO DA CIDADE

Já postamos as imagens da cratera formada na rua Joel do Amaral e apelo já foi feito ao prefeito para dá uma olhada na rua da rádio Vale, mas ele faz de conta que não sabe do problema.
A situação etá ficando cada vez mais complicada e as mães continuam pedindo para o prefeito olhar e resolver o problema, porque as crianças que vão assistir aulas na Escola Municipal Lindaura Silva correm sério risco de acidente.
Veja o vídeo:
Olha o perigo que as crianças enfrentam. 

CAMPO GRANDE-RN: PRF PRENDE HOMEM COM 230 FRASCOS DE PÓLVORA E 35 MIL ESPOLETAS DA BR-226

Por voltas das 20 horas de segunda-feira, 28 de março de 2022, uma equipe da Policia Rodoviária Federal – PRF realizava patrulhamento móvel pela BR 226 quando no KM 292 na Cidade de Campo Grande no interior do Estado do Rio Grande do Norte, quando abordaram 01 veículo tipo Fiat/Strada Volcano de cor vermelho, 2020/21, placa QSK 3C94 com registro de Mossoró/RN, conduzido por FRANCISCO PAULINO DA SILVA, na revista no interior do automóvel os federais localizaram e apreenderam 230 frascos contendo pólvora pesando 23 quuilos e 35 mil espoletas, que serviriam para a fabricação de munições.
Dr. Christiano Othon - Delegado de Plamtão

Diante da situação ilícita, os federais deram voz de prisão a FRANCISCO PAULINO, 55 anos, em seguida apresentaram a ocorrência ao Delegado Christiano Othon na Delegacia de Policia Civil de Plantão em Mossoró, onde foi lavrado o flagrante de lito em desfavor do acusado, por infração ao artigo 14 da Lei 10.826/03, por posse e transporte de artefatos para fabricação de munições ou explosivos, arbitrou fiança que foi cumprido o pagamento, o autuado respondera o processo em liberdade, já o veículo, a pólvora e as espoletas ficaram apreendidos e será encaminhada a delegacia competente para o casa, para as futuras investigações.

PESQUISA ESTADUAL AGORASEI/DIFUSORA DE MOSSORÓ: George, Nélter e Francisco do PT lideram corrida para Deputado Estadual (Espontânea)

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 25 de março de 2022 e ouviu 1.200 eleitores nas 19 microrregiões do Estado do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho foi registrado no TSE com a identificação RN-02421/2022.

MP pede suspensão de 7 partidos no RN com pendências na Justiça Eleitoral; veja quais são

A Procuradoria Regional Eleitoral do RN ingressou com ação no Tribunal Regional Eleitoral pedindo suspensão de 7 órgãos partidários estaduais por pendências com obrigações junto a Justiça Eleitoral.

Caso o pedido seja acatado, esses partidos podem ser impedidos de registrar candidaturas até a plena regularização.

As siglas apontadas com pendências no RN são: Patriota, PMN, PTC, PTB, PCO, Avante, PMB.

Justiça Potiguar

PESQUISA ESTADUAL AGORASEI/DIFUSORA DE MOSSORÓ: Natália, Carla Dickson e Rafael Motta lideram pesquisa para Deputado Federal (Espontânea)

A pesquisa foi realizada entre os dias 23 a 25 de março de 2022 e ouviu 1.200 eleitores nas 19 microrregiões do Estado do Rio Grande do Norte. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2.8 pontos percentuais, para mais ou para menos sobre os resultados totais da amostra. O trabalho foi registrado no TSE com a identificação RN-02421/2022.

*Jair Sampaio

PAU DOS FERROS-RN: Homem Morre Após ser Atropelado por Carro na rua São João

No início da noite desta segunda-feira (28) aconteceu um acidente de trânsito do tipo atropelamento na rua São João, em Pau dos Ferros.
Segundo populares, um pedestre identificado como "Neto de Greu" caminhava na via quando foi atropelado por um automóvel, que não prestou socorro e fugiu do local.
Neto ainda foi socorrido pela equipe do SAMU para o Hospital Regional de Pau dos Ferros, mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Neto é uma pessoa muito conhecida em Pau dos Ferros. Sofria de alcoolismo e por muitas vezes protagonizou cenas deitado em via pública que circularam nas redes sociais. Infelizmente, hoje Neto foi atropelado e morreu.
A Polícia Civil de Pau dos Ferros, sob o comando do delegado Inácio Rodrigues, vai investigar o caso em inquérito policial para esclarecer as circunstâncias do acidente e apurar as responsabilidades.

*Grupo Cidadão 190

Bolsonaro deixa hospital após ser internado com dores abdominais

O presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital das Forças Armadas (HFA), na manhã desta terça (29), após ser internado na noite de segunda-feira com dores abdominais.

O médico do presidente, Antonio Macedo, informou à CNN que o presidente melhorou e ninguém da equipe médica de São Paulo precisou ir a Brasília. O comboio oficial de transporte da presidência da República deixou o HFA por volta das 06h20 da manhã desta terça.

Bolsonaro deu entrada no início da noite desta segunda-feira (28) no Hospital das Forças Armadas (HFA) para realizar uma bateria de exames. Segundo auxiliares palacianos, o presidente sentiu desconforto abdominal durante a tarde e, por isso, se dirigiu à unidade de saúde. O objetivo era constatar se houve nova obstrução intestinal, como a apresentada pelo presidente em janeiro deste ano.

Mais cedo, ele tinha sido atendido no Palácio da Alvorada por sua equipe médica, que entrou em contato com os profissionais que o atendem em São Paulo caso fosse preciso transferi-lo.

Bolsonaro era esperado no evento de filiação dos ministros Tarcísio Freitas e Damares Alves no Republicanos. O presidente da legenda, Marcos Pereira, anunciou que a ausência seria por conta de dores abdominais.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que esteve no evento de filiações, disse que o presidente estava bem. Oficialmente, a presidência não se manifestou.

*CNN Brasil

APODI-RN: REGISTRO DE CHUVAS NA CIDADE E ZONA RURAL

A segunda feira(28) foi de chuva no município de Apodi-RN.
Centro da cidade: 21 mm;
Bairro Bacurau I: 14 mm;
Sítio Ponta II: 17 mm;
Sítio Largo II: 16 mm; e
Sítio Barra: 12 mm.

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!


Médicos da rede pública do RN entram em greve e paralisam atividades

Médicos da rede pública estadual de Saúde do Rio Grande do Norte iniciaram uma paralisação por tempo indeterminado nesta segunda-feira (28). A categoria já havia deflagrado uma greve na semana passada, mas até então, mantinha os atendimentos.

De acordo com o presidente do sindicato que representa a categoria, Geraldo Ferreira, os médicos do estado deverão suspender atendimentos agendados e cirurgias eletivas, além de reduzir em cerca de 50% os profissionais das urgências e emergências.

"Se o plantão tem quatro profissionais, vão ficar dois e os outros ali na retaguarda, se ocorrer algo extraordinário", afirmou.

De acordo com ele, os efeitos da paralisação já são sentidos em unidades como o Hospital da Polícia Militar, o Hospital Walfredo Gurgel, Centro de Reabilitação Infantil e Adulto (CRI/CRA).

Os médicos cobram a ampliação dos níveis de carreira de 16 para 20 e o pagamento do acréscimo de 3% no salário para cada nível alcançado.

Porém, de acordo com o sindicato e o governo, já há um acordo sobre o assunto, com previsão da implementação do percentual de 2% a partir de abril e um reajuste de +0,5% a partir de dezembro, levando em conta a paridade entre ativos e inativos.

Porém, o impasse que levou à paralisação envolve o pagamento de gratificação de incentivo à qualificação.

O sindicato entende que um médico oftalmologista, por exemplo, deve receber adicional pela qualificação em oftalmologia, mesmo tendo feito concurso para a área. Já a Secretaria de Saúde Pública considera que a qualificação deve ser superior à exigida para ingresso no cargo.

"Dos 1.092 médicos efetivos da Sesap, apenas 125 enviaram seus títulos para avaliação, sendo 37 aprovados e 10 em avaliação, os 78 reprovados não apresentaram os documentos de forma integral, estão em estágio probatório ou apresentaram títulos necessários ao ingresso no cargo", informou a Sesap.

"A gestão da Sesap reforça sua disposição em negociar e manter diálogo com a categoria, reforçando a necessidade de manutenção do melhor atendimento à população", afirmou o governo.

*Do G1 RN

CAICÓ-RN: POLÍCIA CIVIL BUSCA POR JOVEM DESAPARECIDO

A Polícia Civil foi comunicada nesta terça feira de um desaparecimento e disponibilizou uma equipe para ouvir parentes e últimas pessoas que tiveram contato com o jovem.
Morador da Nova Caicó, Douglas deixou a família sem contato desde que saiu para uma festa de aniversário e não mais voltou. Sem celular, os familiares pediram ajuda à imprensa.

Bolsonaro passa mal e é levado a Hospital das Forças Armadas

O presidente Jair Bolsonaro sentiu-se mal nesta segunda-feira (28) e foi levado para o Hospital das Forças Armadas (HFA) para receber atendimento. O chefe do Executivo teria sentido dores abdominais. Antes de ser levado à unidade para realizar exames, ele foi atendido por uma equipe de médicos do Palácio do Planalto.

O episódio ocorre em um dia agitado para o presidente da República. Também nesta segunda-feira (28), ele decidiu exonerar, a pedido, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e trocar o comando da Petrobras. Joaquim Silva e Luna dará lugar a Adriano Pires na companhia. No caso do MEC, ainda não há substituto designado.

Nesta terça-feira, Bolsonaro viajaria para Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, para participar de um evento para regularização fundiária no Estado, no assentamento Itamarati.

Banco Central perde controle da inflação em 2022 e agora mira 2023; o que deu errado?

Pelo segundo ano consecutivo, o Banco Central não cumprirá sua meta de controle da inflação. Após ver o IPCA, o índice oficial de preços, superar os 10% em 2021, bem acima do objetivo de 3,75%, o órgão enfrenta neste ano a perspectiva de uma inflação superior a 6%, para uma meta de 3,5%. Economistas ouvidos pelo UOL foram unânimes: 2022 está perdido para o controle da inflação.

A preocupação agora é se o BC conseguirá enfim segurar a inflação em 2023, em meio às pressões de preços trazidas por combustíveis, commodities e pelas consequências das ações do governo Bolsonaro neste ano eleitoral.

Juros são usados para reduzir inflação

Pelo sistema atual, o BC precisa atingir uma meta específica de inflação todo ano. Para isso, ele utiliza a Selic, a taxa básica de juros da economia, atualmente em 11,75% ao ano.

Ao elevar a Selic, o órgão também torna mais caras as operações de crédito para empresas e consumidores, o que contribui para desaquecer a economia. O resultado, em tese, é uma inflação menor.

O problema é que, em meio à pandemia de covid-19, o BC tem tido dificuldades para controlar a inflação, mesmo com uma Selic mais elevada.

Abaixo estão as metas dos últimos anos e os intervalos de tolerância (quando se considera que o BC cumpriu o objetivo). Além disso, aparecem a inflação medida de fato e as projeções do mercado financeiro. Estão destacados os percentuais de quando o BC não cumpriu a meta (ficou fora do intervalo de tolerância) e a projeção para 2022, que indica perspectiva de novo descumprimento.

Metas de inflação, resultados e projeções no ano:

•2017: 4,5% (meta); 3% a 6% (intervalo de tolerância); 2,95% (inflação medida)

•2018: 4,5% (meta); 3% a 6% (intervalo de tolerância); 3,75% (inflação medida)

•2019: 4,25% (meta); 2,75% a 5,75% (intervalo de tolerância); 4,31% (inflação medida)

•2020: 4% (meta); 2,5% a 5,5% (intervalo de tolerância); 4,52% (inflação medida)

•2021: 3,75% (meta); 2,25% a 5,25% (intervalo de tolerância); 10,06% (inflação medida)

•2022: 3,5% (meta); 2% a 5% (intervalo de tolerância); 6,59% (inflação projetada)

•2023: 3,25% (meta); 1,75% a 4,75% (intervalo de tolerância); 3,75% (inflação projetada)

Para controlar inflação, ano já está perdido

Embora o primeiro trimestre de 2022 nem tenha se encerrado, os economistas apontam que já não é possível, para o BC, segurar a inflação. A escalada dos preços, que se intensificou no ano passado, vai continuar neste ano, ainda que numa intensidade menor.

A guerra entre Rússia e Ucrânia, que fez os preços dos combustíveis dispararem, tornou a tarefa de controlar a inflação ainda mais difícil.

Para o economista Alexandre Schwartsman, sócio da consultoria Schwartsman & Associados, o desafio agora é segurar os preços em 2023.

O controle da inflação está perdido desde o começo do ano. Agora, ainda mais. Desde o começo de 2022, se imagina uma inflação alta. Para o próprio BC, o controle neste ano já está praticamente fora do horizonte. Ele não briga mais pela inflação de 2022. O BC está brigando por 2023.

Alexandre Schwartsman, economista

O economista Mailson da Nóbrega, que foi ministro da Fazenda entre 1988 e 1990, concorda que o trabalho atual do BC é evitar que a inflação fique acima da meta de 2023.

O BC perdeu a meta de inflação de 2022. Não há mais como atingi-la, a menos que ele promova uma contração econômica gigantesca, o que seria irresponsável. O trabalho do BC hoje está focado em evitar a perda da meta de 2023. Isto é, prevenir a contaminação, no próximo ano, do processo inflacionário de 2022.

Mailson da Nóbrega, economista

O que deu errado?

Os economistas ouvidos pelo UOL afirmam que uma série de choques inflacionários —eventos inesperados, que levam à alta de preços em diferentes setores— dificultaram a atuação do BC nos últimos anos.

*GRUPO CIDADÃO 190

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO julgue pequena demais sua tarefa.
Nenhuma obra de arte pode descurar dos pormenores.
Se as minúsculas forem perfeitas, é que podemos denominar alguma coisa de obra-prima.
Não busque tarefas grandiosas e de evidência.
Procure dar conta integralmente do serviço pequenino que lhe foi confiado.
Da perfeição com que o executor dependerá sua oportunidade para receber uma incumbência maior.