/* <![CDATA[ */ (function (doc

segunda-feira, 19 de abril de 2021

FORTALEZA-CE: MORRE CANTOR FORROZEIRO DEDIM GOUVEIA AOS 61 ANOS VÍTIMA DA COVID-19

O forrozeiro Dedim Gouveia, de 61 anos, morreu por complicações da Covid-19 nesta segunda-feira (19). Ele estava internado em um hospital Fortaleza desde o dia 11 de abril. Amigos forrozeiros do artista, como Taty Girl comentaram a morte e prestaram homenagem nas redes sociais.
Última atualização da equipe do cantor, na sexta-feira (16), apontou chances de recuperação. Ele chegou a utilizar oxigênio no tratamento e também a ser transferido para um leito semi-intensivo. 

O cantor Batista Lima, ex-Limão com Mel, informou ao Diário do Nordeste que recebeu a informação da morte de Dedim Gouveia por meio do filho do forrozeiro, Iago Gouveia. 

Toca do Vale e Nonato Lima, colegas forrozeiros, lamentaram o óbito do amigo nas redes sociais. 

*Diário do Nordeste

BARAÚNA-RN: CRIME DE HOMICÍDIO É REGISTRADO NA ZONA RURAL

A Polícia Militar dos Destacamento de Baraúna, foi acionada na tarde desta segunda feira 19 de abril de 2021, para a comunidade Vila Nova I, zona rural do município, para mais um crime de homicídio.

Segundo informações, a vítima morava em Grossos, sendo ele de Mossoró, e estava na localidade há poucos meses. A vítima foi Ericson Tayson Souza Silva, 21 anos de idade, foi morto por disparos de arma de fogo naquela localidade.

A PM isola o local do crime, e aguarda a presença do ITEP e da Polícia Civil, para os procedimentos de perícia e remoção do corpo. Estamos apurando maiores informações.

*Passando na Hora

APODI-RN: HOJE É DIA DE SANTO EXPEDITO, PADROEIRO DO BACURAU I

Hoje, 19 de abril é comemorado o dia de Santo Expedito, padroeiro da comunidade de Bacurau I em Apodi-RN.

Por causa da pandemia, a capela está fechada e não há celebrações. 

Orações de Santo Expedito

"Glorioso Santo Expedito. Coloco a minha vida em vossas mãos e, ante a urgência que requer os meus sofrimentos para serem atenuados, peço que me inclua entre todos os que vos imploram rapidez para a cura dos meus males e o apaziguamento dos meus pensamentos. Com a graça do Altíssimo, de quem merecestes grande acolhida, vossa intercessão nos será benfazeja a tempo e a hora, como é peculiar em vossos atendimentos a nós, que falhamos sempre, mas sempre tentamos o acerto, pelas boas intenções dos nossos corações que, na aflição, muitas vezes se descaminham. Em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, sagrado Filho de Deus, atendei as nossas súplicas."

*************************************

"Santo Expedito guerreiro, fortaleza, homem de fé, provedor das causas urgentes. Peço-te que se digne a olhar imediatamente para mim, para a minha família e minha labuta em busca de um trabalho. Santo Expedito, sei que sabes o quanto é importante esse trabalho para mim e que dele dependem não apenas a minha sobrevivência, mas também a de toda a minha família. Diante de ti sempre estão mãe, pai, irmã, irmão, esposo, esposa, filhos, noras, sogras, cunhados, cunhadas, genros, tios, tias, primos, primas, a rogar pelo trabalho urgente confiando em ti. Olhai para a força da união deles. Olhai para oração daqueles que creem e te fazem esta prece. Confiam no Senhor como o ato mais poderoso e sabem que a força da fé vale mais do que qualquer outra coisa. Vale tanto quanto a sua lança que esmagou o mal. Agradeço-te de todo o coração e, com certeza, as tuas bênçãos chegarão a minha vida e terei um trabalho urgente. Obrigado. Amém."

TRIUFO POTIGUAR-RN: JOVEM DE CAMPO GRANDE COCHILA NO VOLANTE E CAPOTA VEÍCULO NA LADEIRA DA SERRA DE JOÃO DO VALE

Na manhã de domingo, 18/04, por volta das 07:00hs, foi registrado um capotamento na ladeira da Serra de João do Vale em Triunfo Potiguar/RN.

O motorista identificado por Douglas Santiago, 32 anos, natural de Caraúbas e residente em Campo Grande/RN descia a serra, quando em uma parte da ladeira cochilou no volante e desceu a ribanceira, vindo a capotar o veículo.

Um popular que passou minutos depois do acidente avistou uma marca de pneu na estrada e logo viu o carro que ficou com pneus para cima. 

Douglas foi socorrido e, graças a Deus, só teve uns hematomas leves pelo corpo.

O veículo que pertencia a uma locadora da cidade de Caraúbas, ficou completamente destruído.


*CG na Mídia

Segurança Pública: Governo do RN chega à marca de 1.000 vidas salvas

O Governo do Rio Grande do Norte atingiu neste domingo (18) a expressiva marca de 1.000 vidas salvas na área da segurança pública. O número é referente à diferença do total de pessoas que foram assassinadas ao longo da administração anterior, comparando com o mesmo período da gestão da professora Fátima Bezerra. 

No período de 1º de janeiro de 2015 a 18 de abril de 2017, a diferença das Condutas Violentas Letais Intencionais, os chamados CVLIs, atingiu e ultrapassou a marca de 1.000 vidas salvas. Naquele momento, a administração passada somava 4.407 mortes violentas, contra 3.402 mortes ocorridas entre 1º de janeiro de 2019 a 18 de abril deste ano – totalizando, assim, uma diferença de 1.005 mortes a menos. 

“É resultado de muito trabalho, de todas as forças de segurança, no Estado, e com contribuições da sociedade. Evitamos, com esse brilhante trabalho, a dor de muitas centenas de famílias. Esses números, devemos ver exatamente como vidas que não foram interrompidas e, portanto, sofrimento que não chegou aos lares de muitas famílias. Há muito trabalho a ser feito, e esse resultado mostra que estamos no caminho correto — a busca pela preservação de vidas, pois cada vida que salvamos justifica o esforço”, disse a governadora, professora Fátima Bezerra.

Já nesta segunda-feira (19), ao se fazer a mesma comparação de dias de administração entre as duas gestões (840 dias de trabalho), o total já é de 1.009 vidas salvas. 

“É uma marca histórica. Não é todo dia que alcançamos 1.000 vidas salvas. E isto, em menos de dois anos e meio de gestão da professora Fátima Bezerra”, enfatizou o titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), coronel Francisco Araújo Silva. 

“É importante também enaltecer a abnegação de todos os agentes de segurança pública que laboram diuturnamente no território potiguar. Graças ao empenho e compromisso de homens e mulheres que compõem a Polícia Militar, a Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Instituto Técnico-Científico de Perícia, estamos podendo melhorar a segurança pública em nosso estado, sem esquecer, também, de exaltar o apoio da Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SEAP), as Guardas Municipais, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Penal Federal, as Forças Armadas e o Ministério Público Estadual (GAECO). Juntas, todas as forças de segurança pública que atuam no Estado colaboram para a segurança de todos os potiguares”, acrescentou.

Como fatores estratégicos e de atuação que ajudaram o atual governo a atingir a marca de 1.000 vidas salvas, o coronel Araújo listou várias ações, como a integração entre as forças de segurança, mais investimento na área de inteligência (com atuação mais forte na repressão qualificada de delitos), maior resolutividade dos crimes de homicídio, melhor análise das áreas mais críticas de violência e melhor distribuição do efetivo, recomposição dos efetivos com a realização de concursos públicos, melhor planejamento e emprego destas forças, reaparelhamento das frotas e de unidades de enfrentamento da criminalidade, aquisição (por meio de convênios e emendas parlamentares individuais e coletivas) de equipamentos de proteção e armas de fogo e munições e a inclusão do RN em convênios firmados com o Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP) que possibilitam ações integradas de enfrentamento da criminalidade e violência. 

*SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

19 DE ABRIL, DIA DO ÍNDIO

1630 a1645 domínio holandês
A aliança dos flamengos com os indígenas do interior da Capitania do Rio Grande foi relativamente pacífica, pois, ao contrário dos portugueses, os holandeses concederam aos Tapuias uma aparente liberdade e a não-escravização, além de manterem relações bastante íntimas.
1680: Os irmãos Nogueira João Nogueira vieram desbravar a região do Apodi terras dos Índios Tapuias Paiacus.
1700: Iniciou catequese dos Índios pelos Jesuítas através das Missões de São João Batista 23.03.1835 foi criado o município de Apodi entravada na região do Rio grande do Norte.

POETA JANAILSON CARDOSO FAZ AGRADECIMENTOS

 


Fuzis e mais de 20 kg de explosivos achados no RN seriam usados em ataque a penitenciária de Alcaçuz, diz delegado

Os três fuzis, coletes a prova de balas, munições e mais de 20 quilos de explosivos apreendidos pela Polícia Civil no fim de semana, no Rio Grande do Norte seriam utilizados para um ataque à Penitenciária Estadual Rogério Continho Madruga - conhecida como Pavilhão 5 de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal. 

Segundo a Polícia Civil, o objetivo era soltar pouco mais de 20 presos ligados ao "novo cangaço", como são conhecidos os grupos criminosos especializados em ataques a bancos e carros-fortes. 

"A gente tinha conhecimento desse plano desde janeiro. Essa é a terceira vez que eles tentam organizar algo do tipo, porque ao longo dos últimos quatro ou cinco anos prendemos a maioria dos criminosos especializados nesses crimes e outros foram mortos em confronto", afirmou o delegado Erick Gomes, da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor). 

O arsenal foi encontrado após a prisão de um suspeito de assalto a bancos, carros-fortes e tráfico de drogas em Alexandria, na região Oeste potiguar, no último sábado (17). Segundo a Polícia Civil, o homem levou as equipes até o local em que o material estava enterrado, na beira de um rio. 

Porém, de acordo com o delegado, a Polícia Civil ainda procura pelo menos mais dois esconderijos com arsenal parecido. Gomes explicou que normalmente as quadrilhas distribuem o material em pelo menos três locais separados. Por isso, ele acredita que ainda exista um vasto arsenal em poder dos criminosos. 

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: ESTUDANTE DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UERN MORRE DE COVID-19 AOS 32 ANOS DE IDADE

Após 15 dias internado, o estudante de educação física da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) Tiago Fernandes do Nascimento morreu de Covid-19 nesta segunda (19). 

A UERN decretou em luto oficial e a Faculdade de Educação Física (Faef) suspendeu as aulas desta segunda-feira. 

Tiago foi internado no dia 4 de abril na UPA do Belo Horizonte, mas, devido à gravidade do quadro, foi transferido para o Hospital São Luiz no dia seguinte. Ele chegou a ser intubado, mas nesta segunda não resistiu às complicações da doença e faleceu. 

Em nota, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte lamentou a morte do estudante. "Tiago lutou bravamente contra as complicações decorrentes da Covid-19, mas, nesta segunda-feira (19), não resistiu. A Uern presta sua solidariedade aos familiares e amigos", diz a nota. 

O Colégio Diocesano Santa Luzia, onde Tiago era professor, também lamentou a morte dele. "Diante desta perda irreparável, rogamos a Deus conforto espiritual e nos solidarizamos com toda a família e amigos".

*Do G1 RN 

CARAÚBAS-RN: ESCOLA SEBASTIÃO GURGEL EMITE NOTA DE PESAR


CARAÚBAS-RN: PREFEITURA EMITIR NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DA SENHORA MARINEIDE FERREIRA ALVES DE OLIVEIRA

 

Agripino critica Bolsonaro por aglomerações: “Exemplo do presidente está nos custando muitas vidas”

O ex-senador e ex-governador José Agripino Maia, líder do DEM no Rio Grande do Norte, usou as redes sociais neste domingo (18) para defender a adesão ao isolamento social e para criticar o comportamento do presidente Jair Bolsonaro durante a pandemia da Covid-19.

Em um curto comentário no Twitter, Agripino sugeriu que, ao não estimular o cumprimento das medidas preventivas de saúde, Bolsonaro é responsável pela morte de brasileiros em decorrência do coronavírus e também pela crise econômica gerada pela extensão da pandemia.

José Agripino@joseagripino

 Comprar vacina custa muito dinheiro. Manter distanciamento social só custa engajamento e compreensão. O exemplo do presidente da República está nos custando muito dinheiro e muitas vidas”, enfatizou Agripino.

Comprar vacina custa muito dinheiro.Manter distanciamento social só custa engajamento e compreensão.O exemplo do presidente da república está nos custando muito dinheiro e muitas vidas.

Durante o fim de semana, Bolsonaro desrespeitou mais uma vez as recomendações feitas pelo próprio Ministério da Saúde para frear a disseminação do coronavírus. Sem usar máscara, o presidente promoveu uma aglomeração na cidade de Goianápolis, no interior de Goiás, no sábado (17).

Bolsonaro cumprimentou apoiadores, alguns deles também sem máscara, incluindo idosos e crianças. A visita do presidente ocorre num momento em que o país tem superado, diariamente, mais de 3 mil mortes por Covid-19.

Em entrevistas e declarações públicas, Agripino tem feito críticas a Bolsonaro no que diz respeito às medidas de enfrentamento da pandemia. O ex-senador condena aglomerações motivadas pelo presidente e tem pedido prioridade máxima na busca por vacinas.

Jair Bolsonaro está em desprestígio. Ele é um presidente errático. Os conceitos dele até que podem não ser condenados, mas o vaivém das opiniões, os conflitos desnecessários, as opiniões exageradas, excessivas, erráticas, isso sim, estão fazendo com que Bolsonaro esteja em baixa”, enfatizou, em entrevista recente.

*98 FM NATAL

CARAÚBAS-RN: MARINEIDE ALVES MORRE EM DECORRÊNCIA DA COVID-19

O município de Caraúbas perdeu a senhora Marineide Alves, que é mais uma vítima fatal da Covid-19.

Marineide estava internada no Hospital São Luís em Mossoró e não resistiu às complicações do coronavírus.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

19 DE ABRIL, DIA DO ANIVERSÁRIO DO REI, ROBERTO CARLOS; 80 ANOS

Roberto Carlos completa 80 anos nesta segunda-feira, dia 19, mas a disposição continua de um garotão. Sempre preocupado com a saúde, o cantor mantém uma rotina regrada de alimentação e exercícios, o que não deixa a nova idade vir como um fardo. “Eu sou aos 80 o mesmo de sempre, e chegar aos 80 anos não me assusta porque isso vem acontecendo gradativamente. O importante é que eu me sinto bem e me sinto com menos idade do que a que tenho. Sou um cara com muitos sonhos aos 80 anos”, revela. 

Roberto pede encarecidamente aos fãs que não se amontoem para cantar Parabéns na porta de seu prédio, na Urca, uma tradição de décadas.

Parabéns, rei!!!

TAIPU-RN: MULHER É MORTA EM FESTA DO SEU ANIVERSÁRIO; NAMORADO É O PRINCIPAL SUSPEITO

Uma mulher identificada como Lorena Patrícia da Silva foi assassinada na noite deste sábado (17) durante sua festa de aniversário, na cidade de Taipu. O apontado como autor do crime é o namorado da vítima, conhecido como Nailson ou Bradock. As informações são do jornalista Jacson Damasceno, publicadas por meio de uma rede social. 

Em um vídeo é possível ver Lorena comemorando os 25 anos em uma espécie de clube da cidade. No transcorrer da comemoração, o namorado ficou com ciúme pelo fato de ela estar de biquíni e ter dançado com um primo dele. 

Houve uma grande confusão e a vítima saiu do clube levada pela irmã, mas foi morta a facadas pelo namorado no meio da rua. A irmã dela também foi ferida e o suspeito está sendo procurado. 

*GRANDE PONTO

APODI-RN: BOA CHUVA FOI REGISTRADA NA NOITE DE DOMINGO(18)

Na noite de domingo, 18 de abril de 2021 caiu uma boa chuva na cidade de Apodi-RN.

No bairro Bacurau I, o Pluviômetro marcou 51 milímetros. Foi uma boa chuva!

MOSSORÓ-RN: PM PRENDE HOMENS ARMADOS COM DROGAS, BALANÇA DE PRECISÃO E MÁSCARAS NA MAÍSA ZONA RURAL

Após denúncia anônima, a viatura da Maísa, prendeu na manhã deste domingo 18 de abril de 2021, uma dupla armada, com drogas, balança de precisão e máscaras. 

Os dois identificados como Pedro Renato de Oliveira, 29 anos, natural de João Dias RN e Adriego Bernardino de Oliveira Pereiraa, 21 anos de idade, natural de Governador Dix-Sept Rosado, não reagiram a prisão. 

Os dois indivíduos que são suspeitos de praticarem assaltos naquela região, foram encaminhados para a Delegacia de Plantão em Mossoró, para os procedimentos de flagrante.

*Passando na Hora

Gilmar Mendes diz que Lula pode pleitear indenização por ter passado 580 dias preso injustamente

O ministro do Supremo Tribuna Federal (STF), Gilmar Mendes, declarou que o ex-presidente Lula pode pleitear indenização por ter passado 580 dias preso injustamente. “Não sei se ele vai fazer, mas é uma questão a ser considerada”, disse, em entrevista a Rafael Moraes Moura e Andreza Matais, publicada neste domingo (18), em O Estado de S. Paulo. 

Mendes também destacou que a suspeição do ex-juiz Sergio Moro, julgada pela Corte, não será revista.

“Essa questão está resolvida. Porque, de fato, nós julgamos o habeas corpus (da suspeição de Moro na Segunda Turma). Nós temos que ser rigorosos com as regras processuais. Não podemos fazer casuísmo com o processo, por se tratar de A ou de B. O que é curioso é que eu propus que a matéria fosse afetada ao plenário, na época, em 2018, no início do julgamento. E por três a dois a minha posição ficou vencida. E, agora, a decisão foi tomada”, disse. 

“Claro que a Lava Jato sofreu inúmeras derrotas ao longo desse tempo. Mas por seus próprios méritos. Ou deméritos. Ela causou isso. Na medida em que, por exemplo, eles avançavam sobre competências que não tinham. A pergunta básica é: como que se deu tanto poder a uma força tarefa? Em que lugar do mundo haveria isso? É alguma coisa que precisa ser explicada. Virou um esquadrão. 

Houve, de alguma forma, um colapso aí, em termos de gestão administrativa. Esses problemas se multiplicam. De alguma forma, estão ocorrendo episódios semelhantes na Sétima Vara de do Rio de Janeiro. Em que aparece um superadvogado (Nythalmar Filho, alvo de mandados de busca da Polícia Federal), que teria relacionamento com o juiz (Marcelo Bretas), que teria trânsito com os procuradores, que faziam todas as delações… E tudo mais. Nesse mundo obscuro que é o Rio de Janeiro. O combate à corrupção não pode ser instrumento de corrupção”. 

“Quanto ao impeachment (de Bolsonaro), os ministros do STF veem com muita naturalidade. Como vocês acompanham, são pedidos feitos por grupos contrariados com uma decisão, como aquela do ministro Alexandre em relação a esse deputado Daniel Silveira (parlamentar bolsonarista que acabou preso, após fazer apologia ao AI-5 e insultar o STF), que já não é mais uma decisão do ministro Alexandre, ela foi referendada pelo plenário. Por que então pedir o impeachment só do ministro Alexandre, né? Cada vez que um de nós tomar uma decisão, vai ficar suscetível a esse tipo de ameaça? Portanto, é uma questão de cultura política. 

Estamos em meio a uma pandemia, com problemas os mais diversos, eu tenho propugnado para que a gente busque um consenso no sentido de encaminharmos bem, cada um com suas responsabilidades. Não entendo que devêssemos banalizar o impeachment de presidente da República”. 

“Leis de ditadura nós temos muitas. O próprio Código Penal e o Código de Processo Penal são de uma ditadura hoje considerada mais soft, do Estado Novo, período Vargas. Não é isso que deve nos balizar para analisar a questão. Tenho a impressão de que temos de olhar com muito cuidado. Mas eu torço para que, de fato, haja a substituição da Lei de Segurança Nacional. Que o Congresso faça um novo projeto de lei, e a previsão expressa de uma lei de defesa do estado democrático direito. Corre-se sempre o risco de você afirmar que algo não foi recepcionado (pela Constituição) e produzirmos lacunas em tipos (penais) que talvez sejam importantes. Por isso temos de nos movimentar com muito cuidado”.

*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

VEJA, na criança, o futuro da humanidade.

Mantenha-se, por isso, solidário com os trabalhos que visem a beneficiá-las. 

Lembre-se de que cada criança poderia ser um filho querido de seu coração. 

Colabore na recuperação das crianças desajustadas, sobretudo mediante seu exemplo significante e nobre.

Em todos os setores, a criança é sempre o futuro, e por isso precisa ser atentamente ajudada em suas necessidades.

CARAÚBAS-RN: ROSSANA AMARAL CONTINUA INTERNADA COM COVID-19 NO HOSPITAL REGIONAL TARCÍSIO MAIA EM MOSSORÓ

Há 26 dias, a professora, Supervisora Pedagógica Rossana Amaral está internada na UTI do Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró.

De acordo com informações, Rossana está intubada e vem apresentando pequenas melhoras. Dos seus órgãos, o que está comprometido é pulmão e com isso requer os cuidados de ficar pronando, ou seja, de barriga para baixo. Ela também apresentou um pequeno sangramento oral e com isso baixou as plaquetas, ficando assim, com o sangue irregular, devido ela ter sido infectada por uma bactéria, que foi encontrada no pulmão. Com medicamentos a bactéria tem sido controlada.

No sábado(17), ela recebeu sangue porque as plaquetas e a hemoglobina haviam baixado e foi feito a estabilização. 

Até a próxima quinta feira, se o quadro de saúde da amiga Rossana continuar melhorando, ela poderá ser extubada, ou seja retirado o tubo.

Estamos pedindo a Deus para que a saúde da nossa amiga seja reestabelecida. A família agradece a todos pelas orações. Melhoras, Mama!

CANTOR VICENTE NERY É EXTUBADO E DEIXA UTI. ELE DISSE: 'NASCI DENOVO"

O irmão do cantor Vicente Nery, Gildo Nery, divulgou na manhã deste domingo (18), a notícia de que o cantor foi extubado e seu estado de saúde é estável. 

De acordo com Gildo Nery, o cantor falou, com a voz baixa e fraca, que está feliz, que nasceu de novo e que sabia que Deus não iria o abandonar. Gildo disse ainda, que o cantor vai permanecer com cateter e recebendo oxigênio para o processo de desmame.

Vicente Nery testou positivo para a Covid-19 e precisou ser internado para dar continuidade ao tratamento da doença. Sua esposa, Carol Rabelo, usou as redes sociais no último dia 12 de março, para comunicar o estado de saúde de seu esposo e pedir orações aos fãs e amigos pela sua recuperação.

*Jair Sampaio 

MOSSORÓ-RN: Adolescentes são apreendidos após arrastões e atirarem contra policiais militares

A Polícia Militar apreendeu nesta noite de quarta feira 10 de agosto de 2022, dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, um revolver ca...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA