Pesquisar este blog

08 junho 2021

APODI-RN: [VÍDEOS] PACIENTES RECEBEM ALTA HOSPITALAR

Nosso amigo, "Pinheiro Eletricista" ou "Pinheiro Júnior" venceu a Covid-19 e voltou para casa. Passou 8 dias internado no Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi.

O Senhor "Antônio Cabral", 71 anos, estava internado no Hospital de Apodi, também venceu a Covid-19 e voltou para casa!

São bênçãos!

TAIPU-RN: ACIDENTE ENVOLVENDO CARRO E CAMINHÃO NA BR-406

Um acidente entre um carro e um caminhão carregado de madeira na tarde desta terça-feira (8) deixou uma pessoa ferida na BR-406. O acidente acontece no trecho da pista na cidade de Taipu, que fica distante cerca de 50 quilômetros de Natal. 

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), houve uma colisão traseira entre os dois veículos. Após a batida, o caminhão perdeu a direção e saiu da pista - parte da carga ficou espalhada pela via. 

Três pessoas estavam no carro de passeio. Segundo a PRF, uma delas se feriu com mais gravidade e precisou ser levada para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal. O estado de saúde dela não foi informado.

*Do G1 RN

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


MOSSORÓ-RN: BEBÊ DE DOIS MESES É SALVA POR PM APÓS SE ENGASGAR

Uma bebê de dois meses foi salva por um policial militar após se engasgar na cidade de Mossoró, no Oeste potiguar. Os pais de Áyla Sophia já estavam levando a menina um hospital quando encontraram a viatura da PM. O policial estava no lugar certo, na hora certa e a história acabou bem.

O caso aconteceu nesta segunda (7). “Foi grande o desespero. Eu tinha acabado de dar banho nela, aí coloquei ela na cama e fui vestir a roupinha.

Quando terminei de colocar a fralda ela começou a tossir bastante, aí eu peguei ela no braço e percebi que ela já estava engasgada. Fiquei logo desesperada e pedi ajuda a meu marido. A gente saiu correndo pro hospital”, conta Élida Fernandes, mãe da bebê.

Logo que saíram de casa, o casal encontrou uma viatura da PM e fez sinal para que os policiais parassem. O pai então perguntou se os policiais poderiam ajudar a desengasgar a bebê. “nós dissemos que sim, que poderíamos ajudar, mas ele estava tão dese4sprado que saiu em alta velocidade”, conta o soldado PM Jorge Brendom.

Os policias foram atrás do carro e conseguiram fazer com o que o pai parasse o veículo novamente. “Assim que a que a gente conseguiu parar o carro, a gente já desembarcou, a mãe desceu com a bebê e eu prontamente comecei os procedimentos Lá mesmo conseguimos desengasgar a bebê e seguimos para a UPA para que pudesse ser averiguada melhor a situação dela”, disse o soldado.

O médico pediatra Luiz Gonzaga orienta as pessoas a tentarem manter a calma em situações como essa. “A gente não deve levantar o bebê, chacoalhar, porque a gente não vai resolver. Então, é preciso manter a calma e fazer a manobra de maneira correta”, diz.

Para a família da pequena Ayla o encontro com o policial foi mais que um acaso do destino. “A gente tá muito agradecido a Deus porque colocou ele na nossa frente e agradecemos muito a ele, muito mesmo”, diz a mãe.“É a missão da Polícia Militar, né? Servir, proteger e proporcionar sensação de segurança a todos”, afirma o soldado.

*Do G1 RN

CORONAVÍRUS: RN CONTABILIZA 32 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (08). Foram mais 628 casos confirmados, totalizando 275.998. Até segunda-feira(07) eram 275.370 infectados.
Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 6.327 no total, sendo 07 mortes registradas nas últimas 24h: Taipu(01), Carnaubais(01), Santo Antônio(01), Ipanguaçu(01), São Miguel(01), Currais Novos(01) e Macau(01).
A Sesap ainda registrou outros 25 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Na segunda-feira (07) o número total de mortes era 6.295. Óbitos em investigação são 1.351.
Casos suspeitos somam 89.520 e recuperados são 150.649.

GOVERNO E PREFEITURAS FINGEM QUE FISCALIZAM, EMPRESAS FAZEM DE CONTA QUE CUMPREM PROTOCOLOS E CIDADÃOS CAEM NA ESBÓRNIA

No último final de semana pipocaram fotos e vídeos de festas, principalmente em Natal e Mossoró, que foram tudo menos clandestinas. Ambientes lotados com protocolos mandados às favas.
De nada adiantou o apelo às autoridades da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) para que o poder público arrochasse na fiscalização para evitar que quem trabalha direito fosse prejudicado.
Do bar chique ao boteco da periferia as aglomerações tomaram conta como se estivéssemos com leitos de UTI/covid-19 para dar e vender.
Enquanto algumas famílias choram por seus mortos, outras podem escolher celebrar a vida no conforto do lar sem correr o risco desnecessário de ser o próximo a disputar uma vaga de UTI num fila que somente na primeira semana de junho já ceifou a vida de 33 potiguares.
Isso mesmo.
Reforço: na primeira semana de junho 33 potiguares morreram enquanto aguardando uma vaga uma transferência para um leito crítico.
Há duas semanas a ABRASEL tentou se movimentar em Mossoró no sentido de pedir que Prefeitura e Governo intensifiquem a fiscalização sobre o cumprimento dos protocolos.
Nada aconteceu.
Os barzinhos viraram covidários em que as fiscalizações ficam na promessa porque os gestores temem serem acusados de perseguir trabalhadores.
Todo mundo quer abrir. Quando fecha prometem cumprir os protocolos, quando abre nem todos cumprem a promessa. Quando volta a fechar reclamam que estão sendo perseguidos.
Se os protocolos fossem cumpridos, a fiscalização não seria um problema. Como não são ela não é feita para evitar crises políticas para os comerciantes.
O povo também é culpado. Não se controla. É incapaz de se conter e compreender a gravidade da situação em que estamos.
Na hora que a coisa aperta sobra para quem cumpriu os protocolos de biossegurança e para os que não cumpriram.
Falta autocrítica a todos.

*Bruno Barreto/Passando na Hora

RIACHO DA CRUZ-RN: CONSELHEIRA TUTELAR MORRE POR COMPLICAÇÕES DA COVID-19

Dalila, como era carinhosamente conhecida no município de Riacho da Cruz/RN, falecer no último sábado(5) vítima de complicações da COVID-19.

Dalila era atualmente conselheira do município mencionado e filha de seu Osvaldo, a mesma testou positivo para COVID-19 e estava na luta para vencer essa doença, que já tirou tantas vidas.

O blog lamenta essa grande perca e se solidariza com todos os familiares nesse momento triste.

*Jornal Potiguar

CVLI: RN fecha maio com a segunda maior redução do ano

O mês de maio foi finalizado no Rio Grande do Norte com a segunda maior redução no índice de Condutas Violentas Letais Intencionais (CVLIs) deste ano. Com base em dados da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), houve uma queda de 134 ocorrências em maio de 2020 para 106 no mesmo mês em 2021, ou seja, 20,9% a menos de registros. 

A diminuição no comparativo com o ano anterior só fica atrás do mês de fevereiro, que registrou queda de 27,3%. 

Ainda de acordo com a COINE, no comparativo entre maio de 2020 e 2021, os dados também apontam redução no quantitativo de ocorrências em todos os tipos criminais. Os que mais registraram diminuição foram: Lesão Corporal Seguida de Morte, que teve queda de 29 em 2020 para 13 em 2021 (-55.2%), Feminicídio, que caiu de 10 em 2020 para 4 em 2021 (-60%), e Latrocínio, que reduziu de 38 no ano passado para 31 em 2021 (-18,4%). 

Em relação às quatro maiores cidades do Estado, o mês de maio de 2021 também foi de queda em relação aos cinco primeiros meses de 2020. Em Natal, foram registrados 123 crimes contra a vida neste ano, uma redução de 13,4% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizadas 142 ocorrências. Em Mossoró, os cinco primeiros meses de 2020 e 2021 resultaram em queda de 85 para 63 homicídios (-25,9%). Em São Gonçalo do Amarante, de 35 mortes em 2020 caiu para 22 neste ano (-37,1%). E em Parnamirim, foram 29 no ano passado, contra 20 em 2021 (-31%). 

Mês de maio em números

Lesão Corporal Seguida de Morte:

2020: 29
2021: 13 (-55,2%) 

Feminicídio:

2020: 10
2021: 4 (-60%) 

Latrocínio:

2020: 38
2021: 31 (-18,4%)

Homicídio Doloso:

2020: 538
2021: 494 (-8,2%)

Intervenção Policial:

2020: 74
2021: 69 (-6,8%).

*Assessoria

APODI-RN: CASA PARA VENDER NO BAIRRO BETEL

Vende-se uma casa na rua Vereador Benevides, 167 (Rua do Peba).

Interessado, falar com Baixeiro na rua Manoel João Dantas, 584, Baixa da Alegria. Telefone: (84) 9 9135-3403.

Preço da casa: R$ 38.000,00 (Trinta e oito mil reais).

MOSSORÓ-RN: POPULAR TEM CARRO TOMADO DE ASSALTO AO CHEGAR COM A FAMÍLIA EM UBS PARA TOMAR VACINA

O assalto foi registrado na tarde desta segunda feira 07 de junho de 2021, em frente à Unidade Básica de Saude(UBS) Antônio Soares Junior, no Bairro Bom Jesus em Mossoró na região Oeste Potiguar.

Um homem chegava com a esposa e a filha, para se vacinar contra a Covid-19 e quando parou seu carro, foi abordado por quatro criminosos armados, que se aproximaram e anunciaram o assalto. 

Após a ação criminosa os assaltantes fugiram levando pertences e e o carro da família, um Siena de cor prata com placas HYJ-1326.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: CANTORA MOSSOROENSE É DESTAQUE NO THE VOICE KIDS

O The Voice Kids estreou com tudo neste domingo (6) e, pela primeira vez, conta com a participação de uma mossoroense.

No próximo domingo (13), a mossoroense Bia Gurgel, de 14 anos, vai apresentar seu talento na edição 2021 do programa. Essa será primeira vez que uma participante de Mossoró chega as audições às cegas do programa.

Os técnicos Gaby Amarantos, Carlinhos Brown e Michel Teló puderam acompanhar de perto as audições e tiveram a difícil missão de escolher os primeiros talentos de seus times.

A nova temporada terá seis etapas e será dividida da seguinte forma: Audições às Cegas, Batalhas, Tira-teima, Quartas de final, Semifinal e Final.

*Fonte: Mossoró Notícias

RN FAZ 'DIAD' PARA VACINAÇÃO DAS GESTANTES CONTRA ACOVID-19 NO SÁBADO (12)

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), em parceria com os municípios, promove no próximo sábado (12) o 'Dia D' para vacinação de gestantes contra a Covid-19. 

De acordo com a Sesap, as unidades básicas de saúde irão funcionar das 8h às 17h e a expectativa é vacinar aproximadamente 20 mil mulheres grávidas em todo o estado. 

O objetivo da ação é tentar frear o aumento de óbitos em gestantes no estado. Desde o início da pandemia, em março de 2020, já são 40 óbitos por Covid-19 em gestantes no Rio Grande do Norte, segundo a Sesap. 

O imunizante utilizado será o da Pfizer, recomendado pelo Ministério da Saúde, para uso nas gestantes com e sem comorbidades. É necessário levar o cartão de pré-natal a uma unidade de saúde mais próxima ou aos sistemas de drive thru de vacinação, caso o município de residência ofereça essa estratégia. 

*Do G1 RN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

SAIBA viver eternamente, buscando estudar e aprender coisas úteis e proveitosas a você e ao próximo.

Quando paramos de aprender e de progredir, começamos a morrer realmente.

Aprenda o mais que puder, em todos os ramos do saber, para iluminar ao máximo o seu espírito.Aproveite todos os seus minutos, para aprender, para aumentar seus conhecimentos.