Pesquisar este blog

12 fevereiro 2021

MOSSORÓ-RN: 12° HOMICÍDIO EM 2021 - SERVENTE DE PEDREIRO BALEADO NO SANTO ANTÔNIO, MORRE NO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA

A cidade de Mossoró localizada na região Oeste Potiguar registrou na tarde desta sexta feira 12 de fevereiro de 2021, mais um homicídio e eleva para 12 o número de assassinatos na cidade no ano.

Luan dos Santos Justino, 24 anos, servente de pedreiro foi baleado na tarde da ultima quarta feira, enquanto trabalhava em uma construção na Rua João Cordeiro no Bairro Santo Antônio.

Após ser ferido com cerca de quatro tiros, ele correu e se abrigou em uma casa. Luan recebeu do SAMU os primeiros atendimentos médicos no local e depois foi encaminhado ao Hospital Tarcísio Maia.
No início da tarde desta sexta feira (12) ele acabou não resistindo aos ferimentos provocados pelos disparos. A Polícia ainda não sabe o que teria motivado o crime. A Delegacia de Homicídios (DHM) passa a investigar o caso.

Luan teve um irmão assassinado em maio de 2019. Paulo Henrique dos Santos Justino, "Buiú", foi encontrado morto com várias perfurações de faca, em terreno baldio ao lado da praça do Museu Municipal em Mossoró.

Covid-19 é tema do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

O dia 11 de fevereiro marca a comemoração do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. A data foi estabelecida desde 2015 pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo da data é não apenas comemorar a atuação e a presença de mulheres no ambiente de pesquisa, divulgação e adoção de práticas científicas, mas também discutir o assunto na sociedade. Temas como preconceito, igualdade de gênero e políticas sociais são debatidos e viram temas de campanhas permanentes da organização. 

Para 2021, o tema é “Mulheres cientistas na linha da frente da luta contra a covid-19”. Segundo a ONU, a pandemia mostrou a excelência de pesquisadoras espalhadas pelo mundo — caso das cientistas que sequenciaram o genoma do coronavírus em 48 horas, por exemplo. Entretanto, ela também prejudicou a carreira de muitas jovens pesquisadoras e ampliou ainda mais algumas disparidades de gênero na academia.

No Brasil  

Como parte da celebração e da valorização do papel das mulheres na ciência, a Fiocruz também preparou um evento especial. A mesa virtual “Mulheres no enfrentamento da Covid-19 na Fiocruz” acontece às 14 horas (horário de Brasília) desta quinta-feira (11) e conta com a participação de pesquisadoras renomadas de diferentes áreas do instituto.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Na manhã de quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021, por volta das 04h20min, a VTR/Maria da Penha comandada pela GCM. Dorgineide, foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica na Comunidade de Cajazeiras na Zona Rural da Cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com informações, ao se deslocarem para atender a ocorrência, e chegar na casa da vítima, não localizaram o acusado, mais em diligência localizaram Francisco Josimar dos Santos Silva, 27 anos, ainda com uma barra de ferro usada para praticar a violência e um litro de Ipioca com mais da metade consumida.
O acusado foi conduzido juntamente com a vítima para a delegacia de polícia civil de plantão, onde após o delegado Roberto Moura, ouvir as duas partes, autuou Josimar por violência doméstica na Lei Maria da Penha, sendo encaminhado ao sistema prisional, onde estar a disposição da justiça.

*Passando na Hora

Bolsonaro diz que auxílio emergencial pode ser estendido por ‘3 ou 4 meses’

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que a prorrogação do auxílio emergencial “está quase certa, ainda não sabemos o valor” e que a ajuda deve ser liberada por mais três ou quatro meses. A data para início da nova rodada de pagamentos ainda não foi definida pelo governo federal. 

A afirmação foi feita em uma entrevista à TV Mirante, afiliada da TV Globo no Maranhão, após um evento nesta quinta-feira (11). Bolsonaro viajou ao estado para participar de uma cerimônia de entrega de títulos de propriedade rural em Alcântra. 

“Está quase certo, ainda não sabemos o valor. Com toda a certeza, a partir… com toda a certeza, pode não ser a partir de março. Três a quatro meses, está sendo acertado com o Executivo e o Parlamento também porque temos que ter responsabilidade fiscal”, afirmou. 

A extensão do auxílio emergencial, descartada inicialmente pela equipe econômica do governo, é motivo de queda de braço e alvo de pressão de parlamentares com o avanço de uma segunda onda da pandemia da Covid-19 no país. Arthur Lira (PP), novo presidente da Câmara, e Rodrigo Pacheco (DEM), que assumiu o comando do Senado, defendem que o governo estenda o auxílio. 

Isso porque o novo aumento dos casos do novo coronavírus deve postergar a recuperação da economia e do mercado de trabalho. Segundo o levantamento do consórcio de veículos de imprensa, oito estados apresentam aumento na média móvel de mortes pela Covid -19 nesta quinta. 

A proposta oficial do governo para a renovação da ajuda ainda é desconhecida, mas o mercado já reage negativamente à hipótese de uma nova despesa ser criada fora do teto de gastos e sem cortes de outros desembolsos como contrapartida. 

“O auxílio emergencial custa caro para o Brasil, é um endividamento enorme para o Brasil. […] Agora, não basta apenas conceder apenas mais um período de auxílio emergencial, o comércio tem que voltar a funcionar. Tem que acabar com essa história de ‘fecha tudo’, devemos cuidar dos idosos que tem mais comorbidades, o resto tem que trabalhar”, disse Bolsonaro. O presidente alertou para o risco de um super endividamento do país, com resultados que vão desde perda de crédito à inflação. “Aí vem o caos e ninguém quer isso aí”, avaliou o presidente em entrevista ao repórter Sidney Pereira. Por isso, uma das hipóteses é que o pagamento volte a apenas metade dos beneficiados em 2020. “O nome é emergencial, não pode ser eterno porque isso representa um endividamento muito grande do nosso país, e ninguém quer o país quebrado”, disse Bolsonaro pouco antes, durante discurso na cerimônia. 

*Por Sidney Pereira, G1MA

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

DEUS está em toda parte ao mesmo tempo, em redor de você, dentro de você!
Jamais você está desamparado.
Nunca está só.
Não permita que a mágoa o perturbe: procure manter-se calmo, para ouvir a voz silenciosa de Deus dentro de você.
Assim poderá superar todas as dificuldades que aparecerem em seu caminho, e há de descobrir a verdade que existe em todas as coisas e pessoas.