Pesquisar este blog

25 abril 2021

APODI-RN: [VÍDEO] BEBI VENCE A COVID E RECEBE ALTA HOSPITALAR

Na noite deste domingo(25) o paciente Francisco Leitão (BEBI) recebeu alta no Hospital Regional Hélio Morais Marinho de Apodi.

Bebi estava internado há dias e a família pediu orações pela sua recuperação. Graças a Deus, hoje ele está de volta para a sua casa!

FORTALEZA-CE: FILHO DE DEDIM GOUVEIA MORRE SEIS DIAS DEPOIS DO PAI POR COMPLICAÇÕES DA COVID-19

Delano Gouveia, de 37 anos, filho do sanfoneiro e cantor Dedim Gouveia, faleceu neste domingo (25). Nesta semana, ele foi internado com Covid-19 no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), mas de acordo com familiares, adquiriu uma bactéria hospitalar durante o internamento. A informação foi confirmada pela mulher de Delano, Juliana Andrade. Ainda não há confirmação da causa da morte. 

O pai de Delano, Dedim Gouveia, faleceu na última segunda-feira (19), por complicações da Covid-19. Nesta sexta-feira (23), familiares compartilharam um vídeo onde contavam que o IJF se recusava a aceitar um remédio comprado de maneira particular — pois estava em falta no hospital. 

Neste sábado (24), a irmã de Delano, Isabel Gouveia publicou um vídeo com o marido, Victor Nascimento, confirmando que a Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza doou o antibiótico polimixina para o tratamento de Delano. Contudo, ele não resistiu às complicações da doença.

*Do G1 CE

CARAÚBAS-RN: JOVEM AURILEIDE PERDE A BATALHA PARA A COVID-19

A cidade de Caraúbas no oeste do RN, perde mais uma filha para Covid-19.

A jovem Aurileide, filha de Antonio de Chibé, faleceu em Mossoró após complicações do coronavírus.

Nosso sentimentos aos familiares e amigos, em especial ao esposo Nenê e sua filhinha.

Descanse em paz.

NATAL-RN: POLICIAL MILITAR É BALEADO EM TENTATIVA DE ASSALTO NA ZONA SUL

Um policial do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) foi baleado durante tentativa de assalto a uma sanduicheria na Avenida Romualdo Galvão, na Zona Sul de Natal, na noite de sábado (24). Ele trocou tiros com os bandidos e acabou atingido por dois disparos - um em cada braço. 

Segundo a Polícia Militar, três homens chegaram em um carro Sandero preto e dois deles entraram no estabelecimento para realizar o assalto. Ao perceberem que um dos clientes era um policial, atiraram contra ele e houve a reação do PM. 

Os bandidos fugiram sem levar nada e o veículo acabou abandonado na região do Rio Guarapes, entre Natal e Macaíba, por volta das 22h30. De acordo com a PM, manchas de sangue foram encontradas no carro, o que leva a crer que um dos criminosos também foi atingido. 

O policial baleado foi levado consciente ao Pronto-socorro Clóvis Sarinho. 

Na madrugada deste domingo (25), um policial civil foi morto com um tiro na cabeça durante assalto na frente de uma loja de conveniência em São José de Mipibu, município da Grande Natal. Um policial militar também foi baleado e socorrido a um hospital.  

Violência contra policiais  

Outros casos de violência contra policiais foram registrados em abril no Rio Grande do Norte. Relembre: 

  • No dia 8, um policial militar foi baleado na cabeça em uma tentativa de assalto em Mossoró, na região Oeste do estado. Ele teria reagido a ação criminosa. 
  • No dia 9, um sargento da PM foi baleado em Natal também durante um assalto. Mesmo sem ele ter reagido à ação, os criminosos dispararam várias vezes contra ele ao perceberem que era um policial. Um tiro atingiu o peito do sargento e os outros, o seu capacete, que protegeu a cabeça. 
  • Cleverson Luiz Fontes, de 45 anos, policial civil lotado no município de Mamanguape, na Paraíba, foi morto a tiros no dia 11, no bairro Pitimbu, na Zona Sul de Natal. 
  • No dia 13, um cabo da Polícia Militar foi morto a tiros durante um assalto a uma loja no bairro Capim Macio, na Zona Sul de Natal. Gustavo Pinheiro de Andrade tinha 39 anos de idade e estava na corporação desde 2010. O suspeito de ter matado o PM morreu na sexta-feira (23) em confronto com policiais no Paço da Pátria, em Natal.
*Do G1 RN

APODI-RN: TEM PESQUISA NA CIDADE

Uma em empresa de internet está com pessoas colhendo opiniões da política local, estadual e nacional. Tem avaliações até dos meios de comunicação. Interessante, que tem na pesquisa a pergunta, qual emissora de rádio você ouve? Rádio até de Mossoró, mas não colocou o nome da Luta FM, que foi a primeira emissora de rádio instalada em Apodi. Perdi a confiança da pesquisa! Será que tem manipulação?

JOVEM PILOTANDO MOTO COM CANO SPORT, TENTA FUGIR, BATE EM MURO E ACABA DETIDO PELA POLÍCIA DE TRÂNSITO

Os policiais do Núcleo de Policiamento Rodoviário Estadual - NORE, realizavam um patrulhamento na cidade de Assu, na noite de sábado, 24 de Abril de 2021, quando perceberam a presença de um jovem conduzindo uma motocicleta com cano sport. Os policiais deram voz de parada ao infrator, que não obedeceu e fugiu. Deu inicio a uma perseguição pelas ruas do bairro Vertentes, e o condutor da moto colocando em risco a vida de pedestres.
Ao tentar escapar dos policiais do NORE, próximo a ANVALE, o infrator não contou com a sorte, e bateu em um muro após perder o controle da motocicleta. Ele foi abordado e detido após praticar direção perigosa e conduzir veiculo sem CNH. O infrator foi levado pelos policiais para a delegacia de plantão em Mossoró.

*Assu Notícia

PANDEMIA: RN CONTABILIZA 13 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS, SENDO 10 DENTRO DO DIA; 1143 NOVOS CASOS

A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus neste domingo (25). Foram mais 1.143 casos confirmados, totalizando 218.045. Até sábado (24) eram 216.902 infectados.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 5.322 no total, sendo 10 mortes registradas nas últimas 24h: Natal (01), Mossoró (01), Parnamirim (01), Pureza (01), Santo Antônio (01), Baraúna (01), Porto do Mangue (01), Governador Dix-Sept Rosado (01), Passa e fica (01) e Santana dos Matos (01).

A Sesap ainda registrou outros 03 óbitos ocorridos após a confirmação de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.053. No sábado (24) o número total de mortes era 5.309 mortes.

Casos suspeitos somam 52.523 e descartados 441.713. Recuperados são 150.649.

PANDEMIA: RN REGISTRA TAXA DE OCUPAÇÃO DE LEITOS CRÍTICOS PARA COVID-19 DE 92,8%

A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 92,8%, registrada por volta das 12h25 deste domingo (25). Pacientes internados em leitos clínicos e críticos somam 652. 

Até o momento desta publicação são 27 leitos críticos (UTI) disponíveis e 350 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 92 disponíveis e 302 ocupados. 

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 93% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 99,1% e a Região Seridó tem 75%.

PANDEMIA: RN TEM 33 PACIENTES COM COVID-19 À ESPERA DE UTI

O Rio Grande do Norte registrou na tarde deste domingo(25) 33 pacientes com Covid-19 à espera de um leito de UTI, de acordo com o portal Regula RN, que monitora em tempo real a ocupação de leitos públicos no estado. 

Às 12h25, o estado tinha 27 leitos de UTI disponíveis aguardando regulação de pacientes. A maior parte dos pacientes (19) é da região metropolitana de Natal.

NÍSIA FLORESTA-RN: TRÊS TARTARUGAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS EM PRAIAS

Três tartarugas foram encontradas mortas entre a sexta-feira (23) e o sábado (24) nas praia de Tabatinga e Búzios, em Nísia Floresta, no litoral sul do Rio Grande do Norte. 

A praia é uma das que registrou grande quantidade de lixo encontrada na beira do mar na sexta-feira (23) - só no município, mais de 2 toneladas foram recolhidas.

De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente de Nísia Floresta, Bismarck Sátiro Pereira, essa duas delas foram encontradas em Tabatinga e uma em Búzios, que são praias vizinhas. Na sexta, um golfinho também foi achado sem vida na areia da praia de Tabatinga por moradores. 

"Entre os animais de maior porte que foram encontrados sem vida, essa aqui é a terceira tartaruga. Só hoje (sábado) foram duas. E ontem (sexta), tinha uma encalhada na areia da praia", disse o secretário, que relatou ter recebido a notificação de moradores sobre o golfinho, mas não encontrou o animal. 

De acordo com o professor da UERN, o biólogo Flávio Lima, que é coordenador do Projeto Cetáceos, que acompanha a vida marinha no estado com resgate e reabilitação dos animais, é precoce apontar a relação entre o lixo encontrado e os animais mortos, já que ainda não foi feita uma necropsia. 

"Neste momento, é muito prematuro correlacionar a morte desses animais com esses resíduos que estão aparecendo nas praias". A equipe do projeto foi até o local para recolher os animais.

O professor aponta, no entanto, que historicamente a ingestão de lixo é uma grande causa de morte dos animais do litoral potiguar. "Nós não temos ainda elementos para associar a morte dos animais a esses fatos, porém sabe-se que nós temos uma série histórica de 20 anos de estudo aqui no RN em que a principal causa da morte de tartarugas é por ingestão de lixo humano, doméstico", falou. 

Uma das tartarugas mortas também foi registrada pela ONG Oceânica, que trabalha para conservação dos ambientes da costa marítima.

*Do G1 RN

CARAÚBAS-RN: NOTA DE PESAR DE RANIERY TAVARES E O VEREADOR NEGUINHO GROSSO PELO FALECIMENTO DA SENHORA ROSSANA AMARAL

Os senhores Raniery Tavares e o vereador Neguinho de Grosso manifestam o seu mais profundo pesar pelo falecimento da senhora Rossana Amaral, 59 anos. 

Aos amigos e familiares nossas mais sinceras condolências e rogando a Deus que conforte seus corações. 

Sua morte prematura representa uma grande perda para a sociedade caraubense.

Descanse em paz!

Votos de pesar de Raniery Tavares e o vereador Neguinho de Grosso.

MOSSORÓ-RN: BATIDA DE MOTO COM CARRO EM FRENTE AO POSTO DA POLÍCIA RODOVIÁRIA ESTADUAL DEIXA VÍTIMA GRAMENTE FERIDA

Um acidente de trânsito do tipo colisão moto com carro ocorrido na tarde deste sábado 24 de abril de 2021, na RN 117 saída de Mossoró para Governador Dix Sept Rosado, deixou uma pessoa gravemente ferida. De acordo com informações colhidas pelo Blog Fim da Linha, junto a Polícia Rodoviária Estadual, a colisão aconteceu em frente ao Posto da PRE e envolveu uma moto e um carro. 

O condutor da motocicleta Honda CG 150 FAN de cor preta, com placa NNW 4531, identificado como Aldivan Noronha Filho de 40 anos, seguia sentido Conjunto Cidade Oeste e ao passar nos redutores de velocidades do Posto do 2º DPRE perdeu o controle do veículo, invadiu a contra mão e bateu na lateral de um Fiat Pálio de cor preta com placas KGG-4845 registrado para Capoeiras PE, que viajava em sentido contrário.

Aldivan Noranha, ficou gravemente ferido, sendo ele socorrido por uma ambulância do SAMU para o Hospital Regional Tarcísio Maia e de acordo com os socorristas, o mesmo teve fratura de fêmur e suspeita de Traumatismo Craneano Encefálico (TCE). No Pálio viajavam quatro pessoas, entre elas uma criança, que estavam vindo de Almino Afonso para Mossoró, mas ninguém ficou ferido. O condutor do carro disse que ao perceber a situação de perigo, parou o veículo. 

Policiais do 2º DPRE suspeitam que o motociclista estava com alguma irregularidade, possivelmente sem habilitação e temendo ser abordado passou em alta velocidade. O carro e a moto foram recolhidos ao pátio da Polícia Rodoviária Estadual.

*Fim da Linha

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: POLICIAL CIVIL É ASSASSINADO NO CENTRO DA CIDADE

Um policial civil identificado como Kléber Nóbrega foi assassinado na madrugada deste domingo (25), em uma conveniência, no centro da cidade de São José de Mipibu, região metropolitana de Natal. A vítima estava acompanhada de amigos quando cerca de quatro assaltantes chegaram no local anunciando um roubo. Quando o agente foi abordado por um dos criminosos acabou sendo baleado e morto. 

Imagens do circuito interno do estabelecimento mostram como foi o crime, Kléber conversava com dois outros policiais, um policial militar e um policial penal, os assaltantes chegaram de carro e renderam todas as pessoas que estavam no local, em seguida passaram a recolher os pertences. Em nenhum momento houve reação, mas o agente portava uma arma e quando os bandidos descobriram esse detalhe kléber acabou morto com um tiro na nuca. 

Os criminosos fugiram após o latrocínio em direção a Natal, mas mesmo após diligências da PM nenhum suspeito foi preso. O agente foi socorrido para uma unidade de saúde da cidade, no entanto chegou sem vida. Equipes da DHPP e do ITEP estiveram no local para os procedimentos cabíveis. 

*PORTAL BO

Estudante de 13 anos de Antônio Martins cria máscara biodegradável contra a Covid e ganha prêmio da USP

Lara Bianca Vieira Dias tem apenas 13 anos e ainda brinca de boneca, como outra criança qualquer. Porém, apesar da pouca idade, ela se destaca entre os jovens de sua faixa etária, disputando prêmios científicos em nível nacional, feito gente grande.

Aplicada, é um talento nato. Natural de Antônio Martins, no Alto Oeste, a estudante cursa o 7º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal José Inácio de Carvalho. 

A estudante criou uma máscara facial, para a região da boca, contra o vírus da Covid-19, totalmente ecológica, produzida a partir de materiais biológicos, e de origem vegetal. 

“Meu objetivo era achar uma maneira que pudesse diminuir os impactos causados pelas máscaras que estão sendo utilizadas na pandemia de Covid-19”, explicou Lara Bianca. 

A estudante contou que, quando decidiu desenvolver o artefato, sua intenção era criar algo acessível, tanto do ponto de vista de produção quanto financeiro. E assim foi. 

Em meio a pesquisas e testes, a jovem cientista constatou ser possível utilizar a fibra do coqueiro e a resina do cajueiro para a confecção da máscara, com a vantagem de poder ser descartada após o uso, sem causar dano ao meio ambiente, visto que a produção é visivelmente sustentável e de custo zero.
Depois do sucesso no município, Lara Bianca foi 1° Lugar na feira da 14° DIREC, em Umarizal, e na Feira de Ciências do Semiárido, promovido pela UFERSA.
Com o projeto, a estudante foi classificada para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) 2021, que ocorreu em março, realizado anualmente pela Universidade de São Paulo – USP, voltado à jovens cientistas, sendo ainda considerada a maior feira do segmento no país. O resultado saiu no último dia 27 de março. 

Concorrendo com cerca de 1.250 projetos inscritos, e mais de 4 mil estudantes, Lara Bianca ganhou como prêmio destaque na Área de Ciências Biológicas, uma credencial pra uma Feira Internacional na Colômbia prevista para Junho e uma Bolsa de Pesquisa (Cientista Júnior) oferecido pelo CNPQ, além de medalha e certificado. 

*Fonte: Blog de Antônio Martins

CARAÚBAS-RN: A EDUCAÇÃO PERDEU ROSSANA AMARAL PARA A COVID-19

Lamentamos informar o falecimento da Professora, Rossana Amaral Paiva, 59 anos, em decorrência da Covid-19.

Tivemos o prazer de trabalharmos na Escola Estadual Lourenço Gurgel, com a Rossana como Orientadora Pedagógica. Pessoa inesquecível, pois ela sempre transmitia alegria e satisfação no que fazia.

Rossana, descanse em paz nos braços do pai!

Aos familiares e amigos, os nossos sentimentos!