Pesquisar este blog

20 dezembro 2023

APODI AGORA TEM PRESENÇA DA PRF

PRF atuando em Apodi!! É o presente de Natal! Estamos no período natalino e os apodienses estão sendo contemplados com esse presente. Uma coisa estou gostando, estão guinchando até ambulância. Diferente dos AMARELINHOS, que só levam motos de pobres. Papai Noel vem só deixar os presentes!!!! Só param quando pegarem um carro da prefeitura de Apodi!!!
Quando abordarem e guincharem um ônibus escolar, um carro de um vereador, aí Papai Noel sai de Apodi.

APODI-RN: MAIS UMA CHUVA É REGISTRADA NA CIDADE

Uma boa chuva foi registrada na cidade de Apodi na tarde desta quarta feira(20/12). No bairro Bacurau I o pluviômetro marcou 30 milímetros.
No momento, clima agradável!

MOSSORÓ-RN: MORRE RADIALISTA MISTER FREITAS

Recebo com pesar a notícia da páscoa definitiva do radialista mossoroense MISTER FREITAS. Neste momento, nos cabe pedir a Deus, que receba-o na glória eterna e conforte os familiares.
Siga em paz Mister, Deus está contigo.

PEDRO VELHO-RN: TRE marca nova eleição suplementar para 3 de março, após cassação de prefeita e vice

A corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) aprovou a realização de nova eleição suplementar no município de Pedro Velho, em decorrência da cassação do cargo da prefeita Edna Lemos (PSB) e da vice Rejane Costa (PL). A nova eleição será realizada no dia 3 de março de 2024, para um mandato tampão. Até lá, a cidade fica sob a gestão do vereador Francisco Gomes da Silva (Pros), que era presidente da Câmara Municipal.

A resolução teve relatoria do desembargador Cornélio Alves, presidente do TRE-RN.

“Acordam os Juízes do Egrégio Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Rio Grande do Norte, por unanimidade, em harmonia com o parecer oral da Procuradoria Regional Eleitoral, em aprovar a resolução que determina a realização de eleição suplementar para o cargo de Prefeito e Vice-Prefeito no município de Pedro Velho/RN, para o dia 3 de março de 2024, fixando a regulamentação e o seu calendário eleitoral. O Juiz Daniel Maia consignou a sua suspeição para atuar no feito. Anotações e comunicações”, concluiu o presidente.

Cassação
A cassação de Edna Lemos foi confirmada pelo TRE-RN em 29 de novembro, por seis votos a zero, e reiterada pelo ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral, em decisão monocrática proferida nesta terça-feira (19).

Edna Lemos e Rejane Costa foram cassadas por abuso de poder nas eleições suplementares de novembro de 2022.

Além da cassação do mandato, a prefeita foi condenada à inelegibilidade por oito anos a partir de 2022. A vice foi cassada e também foi condenada à inelegibilidade na primeira instância, mas teve os direitos políticos mantidos pelo TRE-RN e poderá concorrer nas próximas eleições. O TRE-RN também retirou a aplicação de multa.

Entenda o caso
A cassação ocorreu no âmbito de uma ação protocolada pelo candidato adversário Júnior Balada, da coligação Pedro Velho para Todos, formada por União Brasil e pela federação PT/PV/PCdoB. Nas eleições suplementares do ano passado, Júnior Balada ficou em 2º lugar, perdendo para Edna por apenas 356 votos.

Edna era vereadora e presidente da Câmara Municipal de Pedro Velho até o ano passado. Ela virou prefeita interina depois da cassação do mandato da prefeita Dejerlane Macedo e do vice, Inácio Rafael da Costa. Em seguida, concorreu na eleição suplementar e ela foi eleita prefeita titular.

A ação que resultou na cassação de agora aponta que Edna Lemos, enquanto prefeita interina, feriu o equilíbrio do pleito suplementar ao exonerar servidores e realizar centenas de outras contratações temporárias, mesmo com proibição da Justiça e com o Município acima dos limites legais de comprometimento de receita com pessoal.

A denúncia aponta que Edna Lemos teria utilizado as contratações para angariar apoio político na cidade e, assim, ter vantagem na eleição. A prefeita sustenta que as contratações foram legais.

Ao julgar o caso, a Justiça entendeu que Edna Lemos usou as contratações temporárias “para influir no pleito”. Foram mais de 300, segundo levantamento realizado pelo Ministério Público, número próximo à diferença de votos entre Edna e Júnior Balada.

“De fato, cada contrato temporário realizado nesse período eleitoral representa um compromisso com o contratado, e com a família deste, que seja por ‘gratidão’ seja por ‘medo de perder’ o emprego, colocam-se na posição de votar naquele que lhe ofereceu o emprego”, afirmou a juíza na decisão de primeira instância, mantida pelo TRE-RN.

*98 FM de Natal

UPANEMA-RN: RAIO ATINGE PAI, FILHO E SOBRINHO DE 1 ANO NA ZONA RUAL

Foto: Frank Cone/Pexels
Um homem de 27 anos, seu filho de 5 e um sobrinho dele, de apenas 1 ano foram internados no hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, após terem sido atingidos por um raio no interior do RN.

O incidente aconteceu na zona rural da cidade de Upanema, que fica a cerca de 230 quilômetros de Natal. Após o raio atingir as pessoas no interior do RN, elas foram socorridas e acabaram sendo transferidas para Mossoró.

De acordo com informações extraoficiais, o raio teria atingido duas casas diferentes, onde estavam os três feridos. Não há mais detalhes sobre o ocorrido nem sobre o estado de saúde das vítimas.

Este ano, devido às chuvas que caíram no 1º semestre, a incidência de raios no RN aumentou 41%. Para evitar situações de risco, é preciso estar atento e tomar as devidas precauções.

Confira cuidados que devem ser tomados quando há chuvas com raios:
  • Busque abrigo tão logo veja nuvens carregadas no céu ou escute um trovão;
  • Evite colher frutas, legumes ou verduras, abrigar-se ou caminhar perto de árvores;
  • Não fique próximo a animais e nem ande a cavalo;
  • Não fique próximo a cercas de arame;
  • Não fique próximo a objetos metálicos pontiagudos como enxadas, pás e facões;
  • Não se abrigue debaixo de varandas, barracos e celeiros;
  • Não caminhe em áreas descampadas;
  • Não fique parado em rodovias, ruas ou estradas;
  • Não suba em locais como telhados, terraços e montanhas;
  • Não se banhar em praia, rio, açude ou piscina durante uma tempestade;
  • Não utilizar equipamentos elétricos ligados à rede elétrica;
  • Não falar ao telefone com fio ou utilizar o celular conectado ao carregador;
  • Não tomar banho em chuveiro elétrico.
*Novo Notícias

APODI-RN: VÍDEO MOSTRA A REALIDADE DA BAIXA DO CAIC; CHUVA DE HOJE


UFRN oferece 300 vagas para dois cursos de graduação à distância

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou dois editais para processos seletivos por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), oferecendo 300 vagas para os cursos de Licenciatura em História e Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância.

As inscrições encerram-se na próxima segunda-feira 25. As vagas previstas nos editais nº 006/2023 e nº 007/2023 serão distribuídas por nove Polos de Apoio Presencial no estado, contemplam os municípios de Caraúbas, Currais Novos, Guamaré, Macaíba, Lajes, Luís Gomes, Marcelino Vieira, Martins e Nova Cruz.

Podem participar dos processos seletivos professores e profissionais da Educação Básica da rede pública com certificado de conclusão do Ensino Médio.

A inscrição, no valor de R$ 30,00, deve ser realizada por meio do formulário eletrônico disponível no site da Comperve, na aba Educação Superior a Distância.

*Portal: Agora RN

*COMEÇOOOU*!😍🎧

Tá no ar o *TOCA TUDO 87*, o programa mais eclético do seu rádio. Preparamos o melhor de cada gênero pra agitar a sua tarde.

Vem com a gente?

É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️

▶️ https://bit.ly/3yrNi2x

▶️www.radiocidadefmapodi.com.br

*87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, NA RÁDIO DE APODI*!💙💛

APODI-RN: CHOVEU 12 MILÍMETROS NA CIDADE

As chuvas continuam caindo na cidade de Apodi/RN. Na noite de terça feira(19/12) no bairro Bacurau I o nosso pluviômetro registrou 12 milímetros.
Apodi está com céu nublado e possibilidades de mais chuvas no decorrer do dia. O clima está agradabilíssimo!!!

TIBAU-RN: COMEMORAÇÃO DE 28 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA COM EVENTOS E ENTREGA DE CASAS POPULARES

Os moradores de Tibau se preparam para comemorar aniversário de 28 anos da cidade.
A data, que celebra a emancipação do município em 22 de dezembro, será marcada por uma programação especial montada pela Prefeitura.
Confira abaixo os eventos que vão acontecer na semana de aniversário de Tibau.

Encontro de Bandas Filarmônicas – 20/12
Uma iniciativa dedicada a fomentar a troca de conhecimento entre as diversas bandas participantes.
Horário: 18h
Local: Sede da Prefeitura de Tibau.

Entrega das Casas Populares do Habita Tibau do PAT – 21/12
A realização do sonho da casa própria acontece no dia 21/12, com o sorteio de entrega das residências e entrega que será feita em ritmo de festa.
Horário: 9h
Local: Jardim de Alicia

Show de Humor – 21/12
Tibau recebe Mução e Renan da Resenha com seus incríveis repertórios de piadas.
Horário: 20h
Local: Entrada de Tibau – Espaço Luz.

Assinatura da Parceria Base Samu – 22/12
A união bem sucedida entre Tibau, Mossoró e Grossos retorna. Será assinada a parceria da Base Samu em Tibau durante o período de 22/12 à 14/02.
Horário: 9h
Local: Unidade Mista Santa Teresinha – Rua: Avenida Padre João Venturelli.

Entrega do Mercado Público – 22/12
A obra promete ser parte fundamental da economia e cultural da cidade.
Horário: 16h
Local: Av. Tereza Patrício

Shows Artísticos – 22/12
Na data de comemoração dos 28 anos da cidade, a festa começa sem hora para acabar ao som de Dantas Marques, Farra de Casal e a sanfona de Alex do Acordeon.
Horário: 21h
Local: Entrada de Tibau – Espaço Luz.

Corrida da Emancipação Política – 24/12
Em sua 7ª edição, o evento se destaca como parte do calendário esportivo de Tibau.
Horário: 6h
Local: Entrada da Cidade – Avenida Governador Tarcísio Maia.

Giliard tem crescimento notório e é abraçado nos quatro cantos de Apodi

A ascensão política de Giliard Oliveira, conhecido carinhosamente como "O Touro", tem sido um dos assuntos mais comentados na cidade. Seu crescimento como liderança política e o projeto político liderado por ele e os pré-candidatos à vereança conquistou ainda mais força diante dos últimos acontecimentos políticos.

Uma grande demonstração desta força em crescimento deu-se no último final de semana, onde a conhecida e tradicional família de Dona Cuta e o pré-candidato Piaba, jovem promissor que desponta na corrida rumo ao pleito eleitoral do próximo ano, organizaram uma grande festa de confraternização, onde reafirmaram o apoio à pré-candidatura de Giliard. De igual modo diversas famílias e grupos têm demonstrado a mesma disposição em apoiar o grupo da oposição encabeçado pelo jovem comerciante.

BOLSA FAMÍLIA: CAIXA PAGA BENEFICIÁRIOS COM NIS DE FINAL 8

A Caixa Econômica Federal paga nesta quarta-feira (20) a parcela de dezembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 8. Pelo terceiro mês seguido, o benefício tem um adicional para mães de bebês de até 6 meses de idade.

Chamado de Benefício Variável Familiar Nutriz, o adicional corresponde a seis parcelas de R$ 50 para garantir a alimentação da criança. Com o novo acréscimo, que destina R$ 20 milhões a 420 mil mães neste mês, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome informa que está concluída a implementação do novo Bolsa Família.

Além do novo adicional, o Bolsa Família paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos de idade e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos de idade.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 680,61. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 21,06 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,25 bilhões.

Desde julho, passou a valer a integração dos dados do Bolsa Família com o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes a renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários e assistenciais pagos pelo INSS.

Com base no cruzamento de informações, 190 mil famílias passaram a fazer parte do programa em dezembro. A inclusão foi possível por causa da política de busca ativa, baseada na reestruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e que se concentra nas pessoas mais vulneráveis que têm direito ao complemento de renda, mas não recebem o benefício. Desde março, 2,85 milhões de famílias passaram a fazer parte do Bolsa Família.

Regra de proteção
Cerca de 2,47 milhões de famílias estão na regra de proteção em dezembro. Em vigor desde junho, essa regra permite que famílias cujos membros consigam emprego e melhorem a renda recebam 50% do benefício a que teriam direito por até 2 anos, desde que cada integrante receba o equivalente a até meio salário mínimo. Para essas famílias, o benefício médio ficou em R$ 372,39.

Reestruturação
Desde o início do ano, o programa social voltou a chamar-se Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto de gastos neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.O pagamento do adicional de R$ 150 começou em março, após o governo fazer um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), para eliminar fraudes.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. Em dezembro, o calendário é antecipado, e as parcelas são liberadas antes do Natal. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.
Fonte – Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Auxílio Gás
O Auxílio Gás também será pago nesta quarta-feira às famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com NIS final 8. O valor caiu para R$ 104, por causa das reduções recentes no preço do botijão.

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia cerca de 5,3 milhões de famílias. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição e da medida provisória do Novo Bolsa Família, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 kg até o fim do ano.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Operação da PF apura fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal no RN; instituição soma prejuízo de R$ 470 mil

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 20/12, a Operação Tarjetas visando apurar fraudes cometidas contra a Caixa Econômica Federal, Agência João Câmara/RN, e que consistia na utilização de documentos falsos para abertura de contas, contratação de cartões de crédito e tomada de empréstimos pessoais em detrimento da instituição financeira.

As medidas de busca e apreensão estão sendo cumpridas em endereços residenciais nas cidades de João Câmara e Parnamirim/RN.

A investigação constatou que foram utilizados dados cadastrais de seis estrangeiros de nacionalidade espanhola para a realização das fraudes e sem o conhecimento das vítimas. De posse das contas e cartões de crédito, foram simuladas operações financeiras para retirada dos valores contratados a título de cheque especial e empréstimos pessoais. Tais valores eram posteriormente transferidos para as contas bancárias das mentoras da fraude.

Os prejuízos suportados pela Caixa Econômica chegam a R$ 470 mil reais e beneficiaram principalmente três mulheres apontadas como responsáveis pela falsificação de documentos e utilização dos cartões de crédito em diversas compras em estabelecimentos comerciais, de hotelaria ou em serviços de e-commerce.

As investigadas responderão pelos crimes de furto mediante fraude e lavagem de dinheiro, cujas penas somadas podem chegar a 5 a 18 anos de reclusão e multa.

O nome da operação faz referência ao termo espanhol que significa “cartão”.

*98 FM de Natal

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI