Pesquisar este blog

14 setembro 2022

Pesquisa Exatus: Fátima cresce dois pontos e tem vantagem mais folgada para vitória no primeiro turno registrada até agora

A governadora Fátima Bezerra (PT) cresceu dois pontos percentuais na pesquisa Exatus divulgada pelo Jornal Agora RN nessa quarta-feira. A distância entre ela e a soma dos adversários chegou a 30 pontos percentuais.
O senador Styvenson Valentim (PODE) oscilou 1,4 ponto para baixo e o ex-vice-governador Fábio Dantas (SD) apresentou oscilação positiva chegando a 9,95%.
A petista chegou ao maior patamar em termos de possibilidade de vitória no primeiro turno ultrapassando a marca dos 60% nos votos válidos. Excluindo brancos/nulos e indecisos a governadora chega a 63,3% seguida por Styvenson com 19,3% e Dantas com 14,3%.

Confira os números da pesquisa estimulada:
  • Fátima Bezerra: 43,8%
  • Styvenson Valentim: 13,4%
  • Fábio Dantas: 9,95%
  • Clorisa Linhares: 0,9%
  • Rosália Fernandes: 0,8%
  • Danniel Morais e Rodrigo Vieira: 0,25%;
  • Nazareno Neris e Bento: 0,1%
  • Branco/Nulo: 16,85%
  • Não sabe/não respondeu: 13,6%
Rejeição
  • Fátima Bezerra: 22,8%
  • Styvenson Valentim: 18,3%
  • Fábio Dantas: 4,6%
  • Os demais ficaram com menos de 1% de rejeição. Ninguém, branco e nulo: 27,1%,
Não sabem ou não responderam: 24,85%

O Instituto Exatus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,1 ponto percentual para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-04183/2022 e BR-04565/2022.

*Blog do Barreto

Pesquisa Exatus: aprovação de Fátima ultrapassa 50% e desaprovação de Bolsonaro chega a 60%

A aprovação da governadora Fátima Bezerra (PT) ultrapassou a marca dos 50% na pesquisa Exatus divulgada pelo Jornal Agora RN. Ela tinha 49,4% na pesquisa de agosto e agora aparece com 50,8%.
Outra notícia boa para a governadora é a desaprovação que oscilou para baixo saindo de 36,7% para 35,5%.
Outros 13,7% não souberam responder.
Confira o gráfico com a série histórica:
Já o presidente Jair Bolsonaro tem números ruins. A comparação é com a pesquisa retrasada (11/08) já que os números do dia 31 de agosto de sua avaliação não foram apresentados.
A desaprovação subiu de 58,6% para 60,6% e a aprovação melhorou de 28,8% para 30,4%.
Outros 9% não souberam responder.
Confira o gráfico com a série histórica:
O Instituto Exatus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,1 ponto percentual para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-04183/2022 e BR-04565/2022.

*Blog do Barreto

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro no RN sobre para 32 pontos na pesquisa Exatus

A pesquisa Exatus divulgada pelo Jornal Agora RN apontou crescimento do ex-presidente Lula (PT) e queda do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte. A consequência é a ampliação da vantagem de 27 para 32 pontos percentuais (ver gráfico abaixo).
Lula tinha 54,95% no final de agosto e agora tem 57,15%. Já Bolsonaro caiu de 27,3% para 24,9%.

Confira os números da pesquisa estimulada
  • Lula: 57,15%
  • Jair Bolsonaro: 24,9%
  • Ciro Gomes: 6,65%
  • Simone Tebet: 1,55%
  • Outros: 0,6%
  • Branco/Nulo: 4,65%
  • Não sabe/não respondeu: 4,5%
Rejeição
  • Jair Bolsonaro: 50,3%
  • Lula: 24%
  • Ciro Gomes: 2,5%
  • Os demais não têm 1%.
O Agora RN não divulgou as informações sobre quem não rejeita nenhum ou rejeita todos.
O Instituto Exatus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,1 ponto percentual para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-04183/2022 e BR-04565/2022.

*Blog do Barreto

Carlos Eduardo volta a crescer na pesquisa Exatus e amplia vantagem sobre Rogério

Depois de uma queda vertiginosa entre maio e julho e da estagnação na faixa dos 23%, o ex-prefeito do Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) voltou a crescer e ampliou em um ponto percentual a vantagem sobre o ex-ministro Rogério Marinho (PL).
O representante do bolsonarismo também cresceu, mas menos que o pedetista saí o aumento da vantagem (ver gráfico abaixo).
Carlos saiu de 22,5% para 25,75% (+3,5 pp) enquanto Rogério saiu de 15,75% para 18,15 (+2,4 PP).
O deputado federal Rafael Motta (PSB) segue no mesmo patamar da pesquisa anterior com 9,15%.

Confira os números (pesquisa estimulada):
Carlos Eduardo: 25,75%
Rogério Marinho: 18,15%.
Rafael Motta: 9,15%
Pastor Silvestre: 0,6%
Dário Barbosa e Veterinária Shirlei Medeiros: 0,55%
Geraldo Pinho: 0,3%
Freitas Júnior: 0,2%;
Marcelo Guerreiro: 0,15%
Ninguém, branco e nulo: 22,95%
Não sabem ou não responderam: 21,65%.
Rejeição
Rogério Marinho:13,6%
Carlos Eduardo: 11,85%
Rafael Motta: 2,35%
Dário Barbosa: 1,5%
Os demais não atingiram 1%
Agora RN não divulgou os dados sobre os eleitores que rejeitam nenhum e todos os candidatos.
O Instituto Exatus ouviu 2 mil pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro. A margem de erro é de 2,1 ponto percentual para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob os protocolos RN-04183/2022 e BR-04565/2022.

*Blog do Barreto

Enfermeiros sinalizam greve contra suspensão do novo piso salarial pelo STF

Enfermeiros de todo o Brasil devem realizar uma paralização geral na semana que vem em protesto contra a revogação da lei que aumenta os salários dos profissionais, que está em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF) a pedido do ministro Luís Roberto Barroso.

A paralisação nacional prevista para a próxima semana é organizada pelo Fórum Nacional da Enfermagem, que inclui entidades da categoria como a Federação Nacional dos Enfermeiros. Até o momento, no STF o placar está em 5 a 3 para manter a suspensão do piso da categoria, mas esse placar ainda pode ser revertido a favor dos enfermeiros.

Os ministros que votaram contra o aumento são: Luís Roberto Barroso, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Estão a favor: André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Edson Fachin. Ainda faltam votar: Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luiz Fux.

Logo após a suspensão de 60 dias do piso, imposta por Barroso, a Confederação Nacional dos Municípios divulgou um estudo que mostra que mais de 32,5 mil profissionais da área de estratégia da saúde da família em todo o país podem ser demitidos, justamente porque as prefeituras não teriam como bancar o reajuste.

A mudança pode gerar ainda um impacto de R$ 10,5 bilhões de reais ao ano para as prefeituras, entre custos diretos e indiretos. A região Nordeste do país seria a mais impactada, com uma perda de 37% dos profissionais.

Por enquanto, o STF formou maioria a favor da decisão de suspender o aumento do salário base de R$ 4.750. Técnicos em enfermagem devem receber 70% desse valor e auxiliares de enfermagem e parteiros 50%. O julgamento só será encerrado na sexta-feira, 16. No próximo dia 21 os enfermeiros prometem fechar a Avenida Paulista, em São Paulo.

*Jovem Pan/BG

Cratera na BR-101 Norte foi causada por colapso do sistema de drenagem; Dnit planeja desvio temporário

A cratera que se abriu e interditou a BR-101 Norte perto do limite entre Natal e Extremoz, na noite de terça-feira (13), foi causada pelo colapso do sistema de drenagem que passa por baixo da via, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit).

A via está interditada nos dois sentidos. Segundo o órgão, os engenheiros responsáveis pela via trabalham em uma solução temporária para liberar o trânsito na região nos próximos três dias. Porém uma obra mais longa será necessária no trecho.

"Aqui embaixo tem um bueiro, um bueiro duplo arco de dois metros, um bueiro antigo, e ele entrou em colapso. Ele possivelmente afundou, ele arriou, então o serviço não é tão simples assim. Nós vamos ter que fazer a substituição desse bueiro. Talvez viabilizar a construção de uma ponte nesse local aqui. Então essa interdição ela vai se estender por algum tempo", afirmou o general Daniel Dantas, superintendente regional do Dnit no Rio Grande do Norte.

De acordo com ele, a estrutura que cedeu é metálica e pode ter sofrido corrosão. Uma das opções é a substituição por estruturas de concreto ou a construção de um pontilhão no trecho.

Porém, a meta da equipe técnica é providenciar um desvio ou uma ponte temporária, para deixar o tráfego mais leve passar.

"Nós vamos avaliar a possibilidade de fazermos esse desvio aqui temporariamente até que se inicie a as obras mais robustas de substituição desse conjunto de bueiro. Agora a ideia é amenizar o transtorno", disse o superintendente.

Ele não deu prazo para as obras de restauração da via.

*Do G1 RN

SÁBADO TEM BREGÃO DA 87!!!!!

Bolsonaro vai pedir votos para Fábio Dantas e ignorar Clorisa Linhares?

Candidata assumida de Bolsonaro, que disputa o governo do Rio Grande do Norte, Clorisa Linhares vai perder o posto para o candidato Fábio Dantas, mais novo bolsonarista.
Resta saber se com os dois no palanque, Bolsonaro, que estará em Natal nesta quarta-feira (14), irá pedir votos só para Fábio, o candidato de seu ex-ministro Rogério Marinho (PL).
Entre Fábio e Clorisa, Bolsonaro vai ficar com Fábio.
Clorisa…é mulher…
Veja postagens de Clorisa.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

Felipe Guerra recebe certificado de Município Promotor de Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte e o Programa RN Mais Saudável ao Município de Felipe Guerra-RN o Certificado de Município Promotor de Saúde em reconhecimento ao compromisso assumido com a Política de Promoção da Saúde. O documento foi entregue nesta segunda-feira (12) ao Prefeito Salomão Gomes e a Secretaria Municipal de Saúde Jackeline Gurgel.

LBV celebra 45 anos de muita solidariedade na capital potiguar

Todo o trabalho é mantido com a generosidade de doadores da Sociedade Rio Grandense na melhoria dos quem mais necessitam
A Legião da Boa Vontade (LBV), completa 45 anos de atuação na capital potiguar, no próximo dia 16 de setembro, às 9h e às 14h, o momento festivo acontecerá no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV no Bairro Dix-Sept Rosado, onde são ofertados Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos como o Criança: Futuro no Presente! no qual promove o protagonismo de crianças e adolescentes de 6 a 14 anos; o Vida Plena (atendimento com idosos com idade igual ou superior a 60 anos), Infância Cidadã voltado para crianças (0 a 6 anos), e também para seus responsáveis, a proposta pretende estimular e orientar o grupo familiar a ressignificar suas vivências e a reescrever suas histórias.

No serviço Criança: Futuro no Presente! a LBV assiste cerca de 190 crianças oriundas dos bairros, Dix-Sept Rosado, Nazaré, Bom Pastor, Quintas e Nova Cidade. Na Instituição, as crianças participam diariamente de oficinas de convívio como Cidadania, Saber, Arte, Cultura, Corpo e Movimento, e ainda, atividades que promovem a vivência da consciência socioambiental.

A Terceira Idade é bem cuidada pela Instituição em seu serviço Vida Plena, que assiste 60 idosos, contribuindo para inserção sociocultural e o fortalecimento da cidadania por meio de atividades que colaborem no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares, interpessoais e intergeracionais.

Campanhas emergenciais são promovidas pela LBV no combate permanente à fome das famílias em situação de vulnerabilidade social. Todo esse trabalho só é possível ser realizado, porque centenas de doadores da Sociedade Rio Grandense empreende sua doação na melhoria dos quem mais necessitam.

Conheça todo o trabalho desenvolvido pela Entidade, que há 45 anos em terras potiguares, leva qualidade de vida aos mais vulneráveis. O Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Natal/RN, está localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Bairro Dix-Sept Rosado.

A LBV e você são a Esperança de milhares de famílias!

A Solidariedade não pode parar! Doe acessando o site www.lbv.org.br ou faça uma transferência bancária pelo PIX: pix@lbv.org.br

Serviço:

Evento: LBV celebra 45 anos de muita solidariedade em terras potiguares

Data: 16/09/2022 (sexta-feira) — Horário: 9h às 11h e 14h às 16h
Local: Centro Comunitário de Assistência Social da LBV
Endereço: Rua dos Caicós, 2148, Bairro Dix-Sept Rosado — Natal/RN
Informações: (84) 3613-1655
  

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SEJA o mesmo, dentro e fora do lar.
O lar é a sociedade em miniatura!
A sociedade é o lar ampliado.
Num e noutra, seja o mesmo: firme em sua palavra, seguro em seu pensamento, honesto em seus atos, calmo na confiança em si mesmo.
O homem é o que é.
E a manifestação externa reflete o estado íntimo de nossa alma.