Pesquisar este blog

02 fevereiro 2024

EMPARN: FEVEREIRO DEVE TER CHUVAS ACIMA DO NORMAL NO RN

A previsão do tempo aponta que o Rio Grande do Norte deve ter chuvas acima do normal no mês de fevereiro. A estimativa foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), nesta sexta-feira (02).
De acordo com os resultados dos modelos meteorológicos regionais, os acumulados mínimos de chuvas esperados para o estado são 116,5 mm.

“A tendência para fevereiro no RN é de chuvas acima do normal devido a continuação da atuação de sistemas meteorológicos transientes e o início da atuação da Zona de Convergência Intertropical, responsável pelas chuvas nesta época do ano”, explicou Bristot.

No mês de janeiro de 2024 choveu a média de 79,7mm representando o percentual 29,4% acima do volume acumulado esperado para o período que era a média de 61,6mm. O Sistema de Monitoramento da Emparn registrou chuvas acima da média em todas as regiões do estado, sendo a mais chuvosa a Região Agreste Potiguar, seguida das Regiões Central Potiguar, Leste Potiguar e Oeste Potiguar.

O município de Santana do Seridó (Seridó Potiguar) foi o mais chuvoso no período com acumulado de 189 mm, seguido de Triunfo Potiguar (Oeste Potiguar) - 180.2 mm e São Rafael (Oeste Potiguar) - 169,1 mm. No Agreste Potiguar, região mais chuvosa de acordo com o Sistema, o município mais chuvoso foi Monte Alegre com 133 mm. Macaíba foi o mais chuvoso na região Leste Potiguar, com 135,6mm.

*GRUPO CIDADÃO 🚸190

NATAL/RN: POLÍCIA PRENDE ASSALTANTE E RECUPERA CARRO JORNALISTA LUIZ HENRIQUE

O veículo do jornalista Luís Henrique que foi tomado de assalto, na manhã desta sexta-feira (02), foi localizado e o suspeito preso pela polícia.
O carro recuperado foi o Nissan March, de cor preta, com as letras da placa sendo OWF, do jornalista, além do notebook e a arma usada para o crime.
O roubo aconteceu na rua Delmiro Gouveia, em Neópolis, Zona Sul de Natal e Luís teve uma arma apontada para sua cabeça, às 11h40 da manhã.

*Do BG

JÁ COMEÇOU O FORROZÃO DA 87!!!

Começou o FORROZÃO DA 87, o programa mais forrozeiro da região.
Preparamos o melhor de cada artista do gênero para agitar a sua tarde. Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️

▶️ https://bit.ly/3yrNi2x
▶️www.radiocidadefmapodi.com.br

87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, TÁ NA RÁDIO DE APODI!

[VÍDEO] Lula abraça Tarcísio e diz que governador terá da Presidência “tudo que for necessário”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, em evento realizado nesta sexta-feira (2) no Porto de Santos, sobre a necessidade de restaurar a normalidade no país, e reforçou a parceria com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

No evento, presidente e governador anunciaram o compromisso firmado entre governo federal e estadual para a construção de um túnel ligando as cidades de Santos e Guarujá, e outras obras na Baixada Santista.

“Quero te dizer Tarcísio, você terá da Presidência da República tudo aquilo que for necessário, porque eu não estou beneficiando o governador, eu estou beneficiando o estado mais importante da federação, com 42 milhões de habitantes, estado que eu devo tudo o que sou”, disse o petista ao governador.

Lula ainda abraçou Tarcísio no evento, e o governador agradeceu ao presidente pela parceria.
Veja vídeo:
“É hora de celebrar o que é histórico. Não importa ter opinião diferente. O que importa é enxergar o verdadeiro interesse público. Importa enxergar que nós temos que fazer a diferença pelo cidadão. Interessa que nós temos que deixar um legado e nós vamos deixar o legado e vamos deixar esse legado trabalhando juntos. Muito obrigado pela parceria, presidente Lula”, afirmou Tarcísio.

As obras para construção do túnel, com 860 metros de extensão entre as margens, têm previsão de investimento de R$ 5,8 bilhões. O projeto corresponderá ao primeiro túnel imerso da América Latina, estando localizado ao fundo do canal a uma profundidade de 21 metros.

Anteriormente, o governo federal ventilou levar adiante a obra sem apoio do estado de São Paulo. No início da semana, porém, Tarcísio foi a Brasília e participou de reuniões com as autoridades e selou acordo para a parceria.

“Esse túnel é necessário. E esse túnel fica muito caro, seja para São Paulo, seja para o governo federal, fazer sozinho. Então, com muita humildade, São Paulo já tinha o projeto, o meio ambiente já tinha aprovado, então a gente não poderia ficar com a ideia de que o governo federal deveria fazer e São Paulo ficar fora. Não, humildemente eu falei para o Rui Costa, falei para o ministro, traga o Tarcísio aqui que nós vamos fazer uma parceria”, afirmou o presidente durante o evento desta sexta.

Lula ainda criticou a “narrativa de setores da elite brasileira de destruir a imagem do Estado”.

O petista ressaltou que as autoridades eleitas pelo voto popular têm “o direito de governar esse país do jeito que a gente entender que deva governar”.

“E o Tarcísio governar São Paulo e os prefeitos governarem as cidades. Então nós queremos provar que esse porto, com a sua autoridade portuária, vai fazer tanto ou mais do que qualquer empresário faria nesse país”, acrescentou.

Sobre investimentos no estado, o presidente afirmou ainda que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou R$ 1.350 bilhão em investimentos para o eixo Norte do Rodoanel.

*98 FM de Natal

Capitão Styvenson de Macaíba: Agente de Trânsito linha dura será candidato a vereador; “multou até o padre”

O Agente de Trânsito conhecido como “Humberto de Macaíba”, lotado na SMTT, é mais um pré-candidato a vereador pela oposição na cidade de Auta de Souza. “Galego do Trânsito”, como é conhecido na cidade, recebeu convite para ser candidato a uma vaga na Câmara Municipal.
De acordo com populares, Humberto é tido como um funcionário público exemplar, onde leva ao pé da letra as suas atribuições como Agente de Trânsito. “Ele já multou quatro vereadores, quatro secretários municipais e o próprio padre da paróquia, além do prefeito Emídio (quando ele era vereador)”.
O homem é comparado ao senador Styvenson quando era policial militar no comando da Lei Seca, e muitos o chamam de Capitão Styvenson de Macaíba. Esse é arretado!
*Do Blog: Um candidato de Apodi (Agente de Trânsito) obteve apenas 10 votos. Só apreende e multa motos de pobres. Bem diferente do Humberto de Macaíba.

CONVITE DE CANTORIA!

Agente da Abin é demitido após vazar dados do caso Flávio Bolsonaro

Agente da Abin, Cristiano Ribeiro acaba de ser demitido do serviço secreto pelo governo federal. Uma apuração interna apontou que ele vazou dados sigilosos que municiaram reportagem sobre um servidor do órgão que, segundo a matéria, teria atuado para “blindar” Flávio Bolsonaro no caso das rachadinhas.

De acordo com fontes da coluna, Ribeiro fotografou a tela de seu computador na Abin e enviou para pessoas que não pertenciam à Agência Brasileira de Inteligência. O episódio ocorreu ainda durante o governo Bolsonaro. Antes de ser demitido, o agente foi alvo de operação de busca e apreensão pela Polícia Federal (PF), que devassou seus aparelhos eletrônicos.

A imagem vazada pelo agente continha o organograma do Centro de Inteligência Nacional da Abin, com fotos e nomes dos servidores titulares de cada coordenação e seus respectivos substitutos. O CNI tem a atribuição de acompanhar “assuntos de inteligência estratégica”.

A apuração interna da Abin apontou que o material foi usado em uma reportagem do site “Intercept Brasil” publicada em dezembro de 2020. Os jornalistas ouviram uma fonte da agência que, sob reserva, afirmou que tanto ela quanto seus colegas “desconfiavam” de que o policial federal Marcelo Bormevet, à época lotado na Abin, teria produzido relatórios para blindar Flávio no caso das rachadinhas.

Na ocasião, Bormevet ocupava um posto-chave no CNI. Era coordenador-geral de Credenciamento de Segurança e Análise de Segurança Corporativa. Delegado de carreira da PF, ele atuava, até sexta-feira passada (26/1), como assessor da Subchefia Adjunta de Infraestrutura da Casa Civil da Presidência.

Marcelo Bormevet só foi dispensado do cargo após Alexandre de Moraes determinar seu afastamento por ser investigado no âmbito da suposta “Abin paralela” que teria existido no governo Bolsonaro. Ao autorizar uma das operações da PF, o ministro do STF citou a referida reportagem do “Intercept Brasil“.

*Metrópoles

CARAÚBAS/RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO APÓS SAIR DE CASA PARA IRRIGAR VERDURAS NA ZONA RURAL

Um homem foi encontrado morto nas proximidades de um motor de irrigação na tarde desta quinta-feira (1º), na comunidade de Jacú, na zona rural de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte. As informações foram confirmadas ao portal pela Polícia Militar.
Segundo a Polícia, por voltas das 17h a Polícia Militar foi acionada por populares informado que um homem identificado como Klebervanio Gomes da Silva, de 42 anos, teria sido encontrado morto na comunidade de Jacú. Diante das informações, uma viatura foi até o local e confirmou a veracidade dos fatos.
Ainda segundo a Polícia Militar, o Klebervanio Gomes, teria saído na noite da quarta-feira (31), para sua irrigação de verduras e não retornou mais a sua residência, hoje o corpo teria sido encontrado. A Polícia Militar informou a reportagem do portal, que pela posição onde o corpo da vítima foi encontrado, possivelmente ele tenha sofrido uma descarga elétrica e em seguida, veio a óbito, no entanto, a polícia disse que só após exame cadavérico completo pode confirmar a causa final da morte.
Após a confirmação do encontro do cadáver, a Polícia Militar acionou a Polícia Civil e a equipe técnica do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) para os procedimentos no local e em seguida, o corpo remover para exames de necropsia na sede do órgão.

*Icém Caraúbas

BRAÍLIA: Deputados do RN rebatem pedido de anistia de Marinho: “Querem impunidade para repetir crimes”

Natália Bonavides: “Senador deve estar com medo por ver as investigações”. Foto: Reprodução
O senador Rogério Marinho (PL) revelou nesta semana que ele e outros parlamentares da oposição apresentaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), propostas para resguardar as prerrogativas dos congressistas, após dois deputados do PL serem alvos de operações da Polícia Federal recentemente. Marinho também defendeu “anistia” como uma forma de “apaziguar” o País.

Ao AGORA RN, no entanto, deputados potiguares rebateram o posicionamento do senador e apontaram, inclusive, que ele pode estar com “medo”. Marinho não especificou quais seriam todos os itens dessa agenda, somente apontou que o fim do foro privilegiado estaria nessa pauta e que seria preciso haver a definição de uma agenda comum entre Câmara e Senado para que o assunto avance. Ele defendeu que seja levada adiante uma agenda que “fortaleça as prerrogativas dos parlamentares”. Para Marinho, “se trata de resguardar a democracia e reafirmar as prerrogativas do Congresso”.

Assim, o senador se diz favorável a um processo de anistia como uma forma de “apaziguar” o País. “De 1890 para cá, houve 40 processos de anistia. A ex-presidente Dilma foi presidente porque foi anistiada. Miguel Arraes e Leonel Brizola foram governadores porque foram anistiados. Vários parlamentares exerceram mandatos porque foram anistiados. Essa é a cultura do Brasil, do apaziguamento, sem que haja possibilidade de que aqueles que cometeram crimes sejam processados da maneira adequada, mas dentro da lei, e não se considerando uma perseguição a um grupo político”, afirmou.

À reportagem, o deputado federal Fernando Mineiro (PT) disse que considera legítima a punição a quem esteve presente no atentado do dia 8 de janeiro. “Defendo que todas as pessoas, tanto executantes, mandantes quanto financiadores, que tentaram dar o golpe, devem ser devidamente processadas e punidas na forma da lei”.

Para ele, a punição é a única maneira para evitar novas tentativas de golpe. “Só assim os responsáveis pensarão duas vezes antes de repetirem atos como esse. Querem a impunidade para repetirem seus crimes contra a democracia”, argumentou o deputado.

Questionado acerca dos posicionamentos de Rogério Marinho sobre concessão de anistia, Mineiro avalia que as colocações do líder da oposição no Senado são equivocadas. “Ele [Rogério Marinho] está defendendo quem tentou dar o golpe. Eu defendo a democracia”, declarou.

Já a deputada federal Natália Bonavides (PT) classificou a fala de Marinho como uma piada de mau gosto e voltou a defender que as investigações prossigam. Ela, aliás, considera que o ex-ministro de Desenvolvimento Regional do governo passado esteja com “medo” das investigações.

“O senador deve estar com um pouco de medo por estar vendo as investigações chegarem mais perto de revelar o óbvio: que agentes do governo do qual ele fez parte tentou roubar as eleições até mesmo usando a PRF, para impedir que os eleitores exercessem o seu direito de escolha. Quando, mesmo assim, foram derrotados, tentaram subverter a vontade das urnas por meio de um golpe de Estado”, frisou.

Para ela, os responsáveis pelo atentado de 8 de janeiro devem responder pelos crimes. “É uma piada de mau gosto que esse grupo ache que poderia ameaçar a democracia e sair impune. Somente um processo rigoroso de responsabilização de todos que contribuíram com o golpismo bolsonarista ou que o comandaram pode realmente nos livrar da ameaça do autoritarismo que esse grupo representa”

Fátima Bezerra cobrou responsabilização
Na cerimônia que marcou um ano dos ataques às sedes dos Três Poderes, a governadora do RN Fátima Bezerra (PT) foi a primeira oradora a discursar e disse que todos os participantes dos atos extremistas devem ser responsabilizados, sem concessão de anistia.

“Nossa democracia em constante processo de construção saiu inabalada, mas precisamos estar atentos e vigilantes. É necessário, sim, a responsabilização e a devida punição aos que ousaram tentar destruí-la. Não apenas aos que invadiram a sede dos Três Poderes, mas aos que financiaram, organizaram e incitaram a tentativa de golpe […] Sem anistia”, disse Fátima Bezerra na oportunidade.

Em 8 de janeiro do ano passado, vândalos invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, sede da Presidência da República, em Brasília. Quebraram vidraças e móveis, vandalizaram obras de arte e objetos históricos, invadiram gabinetes de autoridades, rasgaram documentos e roubaram armas.

*Agora RN

UPANEMA-RN: Idoso de 69 anos é preso pela PM suspeito de esfaquear o filho

Um desentendimento entre pai e filho, por pouco não termina em tragédia na tarde desta quinta-feira, 01 de fevereiro de 2024, na cidade de Upanema, na região Oeste do Rio Grande do Norte.

De acordo com informações da Polícia Militar, acionada para atender a ocorrência, José Brás Ribeiro, de 69 anos, se desentendeu com seu filho, Alexandre Ribeiro da Silva e durante a discussão, o idoso desferiu uma cutilada de faca peixeira na região torácica do filho.

A vítima recebeu os primeiros socorros no posto de saúde da cidade e em seguida foi transferido para o Hospital Tarcísio Maia em Mossoró. Após o crime, o idoso fugiu, mas foi preso pela Polícia Militar em Projeto de Assentamento da cidade.

José Brás foi conduzido à delegacia de plantão da Polícia Civil em Mossoró para os procedimentos cabíveis. Aos policiais militares, ele disse que o filho chegou em casa embriagado e que ele teria lhe agredido e usou a faca para se defender.

*Fonte: Fim da Linha

ATENÇÃO!


MOSSORÓ-RN: PREFEITURA DIVULGA RESULTADO DE PROCESSO SELETIVO DA EDUCAÇÃO

A Prefeitura de Mossoró publicou nesta quarta-feira (31) o resultado final homologado do Processo Seletivo Simplificado (PSS) regido pelo edital n.º 001/2023, da Secretaria Municipal de Educação (SME). A seleção tem como objetivo a formação de cadastro de reserva. Os nomes dos candidatos aprovados estão disponíveis no Diário Oficial de Mossoró (DOM), a partir da página 4.

Com a publicação do resultado, poderão ser contratados, temporariamente, professores de Arte, Ciências, Geografia, História, Língua Inglesa, Ensino Religioso, Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, além de pedagogos para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como supervisores escolares.

O PSS teve como etapa única Avaliação Curricular de Títulos e Experiência Profissional. O prazo de validade do processo é de 1 ano, contado a partir da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, única vez, por igual período.

A convocação dos candidatos classificados em cadastro de reserva ocorrerá, em qualquer tempo, no decorrer do prazo de validade do PSS, enquanto for sendo justificada a necessidade de contratação de pessoal, para suprir necessidades da Rede Municipal de Ensino.

*Fonte: Prefeitura de Mossoró