Pesquisar este blog

22 novembro 2021

Mais de 800 moradores de Natal serão indenizados por problemas em imóveis em semana de mediação do seguro habitacional

Semana de mediação dos seguros habitacionais acontece na Zona Norte de Natal — Foto: Divulgação
O projeto Mediação Nacional do Seguro Habitacional vai acontecer entre esta segunda-feira (22) até a sexta-feira (26) no Centro Estadual de Educação Profissional Prof. Djanira B. De Souza, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte de Natal.

A ação tem o objetivo de colocar fim a um impasse que envolve os mutuários por meio do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Ao todo, 826 moradores do conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte da cidade, serão indenizados por problemas nas construções do imóveis, que aconteceram na década de 1980.

O caso se arrasta há mais de 10 anos na Justiça. Os imóveis foram adquiridos com seguro incluído, mas apresentaram defeitos de construção, como rachaduras, infiltrações e problemas nas fundações.

A ação conjunta envolve as justiças Federal e Estadual, a Caixa Econômica e o escritório de advocacia Gamborgi, Bruno e Camisão Associados, que presta assistência jurídica aos mutuários do SFH.

No Brasil, esse impasse envolve mais de 500 mil famílias em todo o Brasil. Apenas no Rio Grande do Norte, são 45 mil.

Esta é a segunda vez que o evento acontece. A primeira foi em novembro de 2020, na cidade de Caruaru, em Pernambuco.

O projeto é um experimento da mediação que deve acontecer em breve em todo o território nacional, regulamentando um modelo de acordo para os processos de seguro habitacional no país.

De acordo com o advogado Juan Diego de Leon, representante dos mutuários do Parque dos Coqueiros, o modelo de acordo será feito em processos da Justiça Estadual e da Justiça Federal, unindo as duas instâncias para homologação.

“São processos que serão homologados simultaneamente pelos juízes estadual e federal, em ato único. Uma aprovação de dois ramos distintos do judiciário em ato conjunto é algo absolutamente inédito na justiça brasileira”, destacou o advogado.

Para a realização do projeto, um Termo de Cooperação Técnica foi assinado entre os entes públicos envolvidos e o escritório de advocacia.

Os próximos passos da fase piloto da Mediação Nacional do Seguro Habitacional se referem a ampliar os acordos para os demais imóveis de Natal, que estão na mesma situação. Posteriormente será a vez do interior do estado e da Paraíba. A previsão é que a Caixa Econômica Federal deverá lançar a Mediação Nacional do Seguro Habitacional em todo o Brasil em 2022.

*Do G1 RN

Ator Joey Morgan morre aos 28 anos: “Chocante e devastador”

Joey Morgan, ator que dava vida a Augie Foster no filme ‘Como Sobreviver a um Ataque Zumbi’, morreu este domingo, dia 21, aos 28 anos. A notícia foi confirmada por um representante.
“O Joey morreu na manhã deste domingo. Foi chocante e devastador para todos nós que o amávamos. Teremos muitas saudades suas. Esperamos que todos entendam o quão doloroso está sendo para os seus entes queridos”, disse, cita o Hollywood Reporter.
Não foram, contudo, adiantadas as causas da morte precoce do artista.
Além do filme da realização de Christopher Landon, Joey Morgan destacou-se ainda em produções como as comédias ‘Compadres’ e ‘Flor da Juventude’.

*Jair Sampaio

CAICÓ-RN: ADOLESCENTE DE 1 ANOS CAI DE BICICLETA E MORE; HÁ SUSPEITA DE INFARTO

Um adolescente de 15 anos, até então identificado como Lucas, faleceu nessa manhã em Caicó. Corpo estava ao lado da sua bicicleta, e segundo informação de populares, ele caiu do veículo quando trafegava nas proximidades da ponte velha que dá acesso ao bairro Boa Passagem.

O garoto teria saída do escola, Externato Santa Clara, segundo informação de populares. O SAMU ainda foi acionado, mas infelizmente não obteve êxito e o rapaz terminou falecendo, possivelmente vítima de infarto fulminante. O jovem era filho do Pastor Evaldo e morava na zona norte.

*Jair Sampaio

LOTAÇÃO PARA CANINDÉ-CE. BAIXEIRO AVISA QUE AINDA TEM VAGAS

Baixeiro está avisando, que está com lotação marcada para Canindé-CE.
A lotação sairá no dia 23 de dezembro da Praça da Maternidade, às 7 horas da noite.
Preço da passagem: 100 reais.
Interessado, procure Baixeiro na Baixa da Alegria ou Nalvinha nas Malvinas.
Ele lembra, que o ônibus é confortável. Ainda tem vagas!

DIONÍZIO DO APODI E FAMÍLIA NO LANÇAMENTO DE LIVRO IMPORTANTE

E a manhã do último domingo foi cheia de boa conversa no lançamento do livro de @vittopoeta - Rimas de Ayo - versos para salvar o mundo. Livro muito bacana, bem pensado, para contribuir no diálogo com nossas crianças acerca de um monte de temas importantes para se discutir, como identidade cultural, preconceito, meio ambiente, inclusão...
Grato pelo convite, pela acolhida.
Abraços de todos nós. 
A biblioteca de Diadorim e de Luiz já está mais rica.

APODI-RN - SÍTIO PONTA II: PEREGRINAÇÃO DE SANTA LUZIA CONTINUA

11ª noite da peregrinação de Santa Luzia, Sítio Ponta 2. "Viva a santa luzia"!!!
A peregrinação tem continuidade hoje, 22 de novembro na comunidade!

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: PEDESTRE MORRE ATROPELADO NA BR-101; MOTORISTA FOGE DO LOCL

Um pedestre morreu após ser atropelado por um veículo, na noite de domingo (21), em São José de Mipibu, na região metropolitana de Natal.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista envolvido fugiu do local do acidente.
O caso foi registrado por volta das 21h20 na altura do quilômetro 114 na BR-101, uma das principais rodovias do estado.
A vítima foi identificada pelas autoridades no local como José Dagenilson de Matos, de 36 anos.
De acordo com a PRF, o pedestre atravessava a pista fora da faixa de pedestres, quando foi atingido. Já o veículo envolvido no acidente ainda não foi identificado.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado ao local, mas o homem não resistiu e morreu. O corpo dele foi recolhido pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).
O Corpo de Bombeiros também foi acionado e participou da ocorrência.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: 147ª MORTE VIOLENTA EM 2021 -

Por volta das 22 horas do domingo, 21 de novembro de 2021, a policia militar foi acionada para uma estrada carroçável ao lado do Clube Aspetro que liga o Belo Horizonte ao Bairro Quixabeirinha, as informações davam conta que no local tinha um corpo de um homem crivado de tiros.
Quando a policia militar chegou ao local constataram a veracidade da informação, existia um cadáver com perfurações de tiros que foi identificado como sendo: MATHEUS LUCAS ANDRADE SILVA, 19 anos.
A equipe da Delegacia de Policia Civil de Plantão foi acionada como também a equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Pericia –ITEP, para a realização dos procedimentos de local de crime e remoção do cadáver para ser necropsiado, após a pericia foi constatado 03 tiros na região da cabeça, 01 na região das costas e 02 nos braços, na mão da vitima tinha foi encontrado droga e uma bicicleta a poucos metros do corpo.
Mais um crime entra na pauta de investigação da Divisão de Homicídio de Mossoró para ser esclarecido e sua autoria identificada.

*4DZ Patrulha

Hemonorte celebra a Semana Nacional do Doador de Sangue

Foto: Ilustrativa
As ações estão voltadas para sensibilizar a população sobre a importância da doação após a vacina contra a Covid-19.

O Hemocentro Dalton Cunha (Hemonorte) realiza de 23 a 27 de novembro a Semana Nacional do Doador de Sangue. Este ano, as ações estão voltadas para sensibilizar a população sobre a importância da doação após a vacina contra a Covid-19.

Como forma de homenagear os heróis da vida real, aqueles que doam sangue para salvar vidas e relembrar a doação como um gesto que deve acontecer regularmente, o Hemonorte preparou uma programação especial para o dia mundial alusivo aos doadores de sangue, 25 de novembro, às 9h, no hall da Unidade.

“Devemos agradecer sempre ao doador de sangue, mas particularmente neste mês, as ações serão voltadas ao reconhecimento do valor que os doadores de sangue têm para a continuidade da vida dos que necessitam de transfusão de sangue”, falou a Diretora do Departamento de Apoio Técnico, Miriam Mafra.

Durante a semana haverá apresentações musicais com Ivo Netto, Joedson Silva, William Souza e o conjunto UFRN Cellos, em parceria com a Cabo Telecom e Neuma Leão Decorações.

Para ser um doador a pessoa tem que estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade (quem for menor de 18 anos precisa estar acompanhado do responsável legal), pesar acima de 50 kg, ter dormido bem na noite anterior, evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, estar alimentado e portar um documento oficial com foto.

Quanto a vacinação contra a Covid-19, o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de imunizante:

CoronaVac – 48h após cada dose
Oxford – 7 dias
Pfizer – 7 dias
Janssen – 7 dias
Vacina contra gripe – 48h

Enem 2021 teve 26% de abstenções, segundo dados do Inep

O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, realizado neste domingo (21/11), teve 26% de abstenção, segundo dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O índice é menor do que o registrado em 2020, de 51,5%.

O exame deste ano teve uma queda histórica no número de inscritos. Do total de 3,1 milhões de candidatos, cerca de 2,3 milhões realizaram as provas em mais de 1,7 mil municípios.

O balanço foi divulgado em coletiva na sede do Inep nesta noite deste domingo (21/11). Além do ministro, estavam presentes o presidente do órgão, Danilo Dupas, o delegado Cléo Mazzotti, da Polícia Federal, e o diretor de operações dos Correios, Carlos Henrique Ribeiro.

Considerando apenas o Enem impresso, que concentra a maior parte das inscrições, as faltas chegaram a 25,5%. O estado com a maior porcentagem de faltas foi o Amazonas, com 40,6%. No Enem digital, 46,1% dos 68.893 inscritos não compareceram ao exame.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

POR que está guardando tantas coisas inúteis?
Para que tanta coisa em seus armários, quando seus irmãos estão com os deles vazios?
Distribua tudo aquilo que lhe não está servindo, para que sua alma não fique pesada demais, quando se afastar da terra.
"O coração do homem está onde está seu tesouro".
Se você juntar muitas coisas inúteis, a elas poderá permanecer preso, sem conseguir alçar vôo para as regiões bem-aventuradas.