Pesquisar este blog

21 abril 2023

Sindjorn repudia censura a jornalista potiguar

O Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Norte emitiu nota de repúdio contra a decisão da juíza Sabrina Smith Chaves, do 9º Juizado Cível da Comarca de Natal, que mandou tirar do ar notícia do Blog da a jornalista Juliana Celli que revelou que um médico estava sob investigação do Ministério Público.

Juliana detalhou que o médico Paulo Duarte estaria sendo investigado por responsabilidade na morte de Nathalia Araújo, ocorrida no dia 6 de fevereiro, durante uma cirurgia no Hospital Gastroprocto.

O médico pediu a retirada da notícia, no que foi atendido, e uma indenização de R$ 10 mil. “Esse não é o primeiro caso aqui no Estado, no qual alguns magistrados precisam aprender e estudar um pouco mais as decisões do STF no tocante à Liberdade de Expressão”, afirma a nota.

Leia a nota na íntegra:

“‘Cala a boca já morreu’, essa foi a expressão utilizada pela ministra do STF, Carmem Lúcia, para ilustrar a importância de não se calar a liberdade de expressão em uma democracia.

Reiteradas decisões, vindas do Supremo Tribunal Federal, estão derrubando pedidos e mais pedidos de censura à publicações jornalísticas nos diversos veículos de comunicação do país, mostrando a importância, não só para a democracia, mas ao direito da população em se manter informada dos acontecimentos do dia a dia.

Mesmo com todos esses posicionamentos da maior Corte do Brasil, magistrados ainda não perceberam essa importância para a sociedade e continuam a tentar censurar, inibir, calar os profissionais da imprensa com decisões antidemocráticas. Como ocorreu, recentemente, com a jornalista Juliana Celli. Juliana publicou em seu blog a notícia da morte de Nathalia Araújo, ocorrida no dia 6 de fevereiro, durante uma cirurgia no Hospital Gastroprocto, com a informação de que o Ministério Público está investigando também a responsabilidade do médico Paulo Duarte.

O médico entrou com uma ação pedindo a retirada da notícia que cita seu nome, além de uma indenização de 10 mil reais. A juíza Sabrina Smith Chaves, do 9º Juizado Cível da Comarca de Natal, acatou o pedido sem sequer ter ouvido a parte contrária, a jornalista Juliana Celli, mostrando insensibilidade e mordaça em caso de liberdade de expressão.

Esse não é o primeiro caso aqui no Estado, no qual alguns magistrados precisam aprender e estudar um pouco mais as decisões do STF no tocante à Liberdade de Expressão. Numa simples pesquisa sobre o tema em sites de busca, a magistratura conheceria os reiterados posicionamentos da Suprema Corte. “Restrições à imprensa tornam a democracia uma mentira e a Constituição uma mera folha de papel”, afirmou o então presidente do STF no ano de 2022, Luiz Fux, na inauguração da exposição “Liberdade de Imprensa – o papel do jornalismo na democracia brasileira”, localizado no Museu da Instituição”.

Nota do Blog: toda minha solidariedade à colega!

*Blog do Barreto

CAICÓ-RN: PRE REGISTRA COLISÃO ENTRE CARRO E MOTOCICLETA NA RN-288

Uma colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete Hilux foi registrado pela Polícia Rodoviária Federal no final da tarde desta sexta feira, 21 de abril, na RN-288, trecho entre Caicó e São José do Serido.
O condutor da moto foi socorrido para o Hospital Regional do Seridó por uma equipe do Corpo de Bombeiros, mas até o final dessa reportagem não tínhamos informações do quadro clínico desta vítima.

*Jair Sampaio

Ex-ministro do GSI Gonçalves Dias deixa a PF após prestar depoimento sobre 8/1

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias deixou a sede da Polícia Federal (PF), em Brasília, por volta das 13h30 desta sexta-feira (21). O depoimento durou cerca de quatro horas e meia.
A notícia é da CNN Brasil. Ele prestou depoimento sobre a atuação do órgão durante os atos criminosos do 8 de janeiro, após a CNN revelar imagens exclusivas de Dias no Palácio do Planalto.
O depoimento de Gonçalves Dias acontece por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O general chegou em um carro pelo estacionamento do prédio cerca de 20 minutos antes do horário do depoimento, previsto para começar às 9h.
Na decisão divulgada na quinta-feira (20), Moraes determinou que a PF identifique todos os militares que aparecem nos vídeos e informe se eles já foram ouvidos.
“Caso não tenham sido ouvidos, os depoimentos devem ser realizados em 48 (quarenta e oito) horas”, determinou o ministro.

APODI-RN: [VÍDEO] CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA AJUDAR A DEDÉ DO BICO TORTO

Mais um Apodiense necessitando de ajuda dessa vez quem pede ajuda e Dedé do Bico Torto ele precisa fazer uma cirurgia de um caroço na próstata que está ém estado avançado os familiares não tem condições de ajuda na cirurgia que é 10.000 mil reais ele está pedindo ajuda de todos vocês nessa campanha Solidária ele moro no Bairro Bico Torto na rua Pedro bom Pinto número 136 em Apodi-RN

*Para ajudar: Pix84994209792

Influenciadora digital Glauciele Smity é presa pela polícia por incentivar ataques a escolas

Presa em Minas Gerais, influenciadora postava conteúdos incitando jovens à prática de massacres a escolas e agressões contra alunos e professores. PCMG afirma que ela responderá por “crimes de ameaça, corrupção de menores, incitação à prática de crimes, apologia ao crime e divulgação de informação ou notícia que sabe ser falsa”. Ministro Flávio Dino diz que 302 pessoas já foram presas na Operação Escola Segura e foram realizadas 270 ações de busca e apreensão de armas a artefatos de grupos neonazistas.

Conforme informações da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a operação ‘Por Trás das Máscaras’, cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão na residência de uma mulher de 22 anos.

A investigação acontece após a polícia ter acesso a vídeos que circulam nas redes sociais da suspeita, que fazem clara alusão de ameaça a escolas da cidade.

“Onde postava conteúdos incitando jovens à prática de crimes de massacres a escolas, ameaçando alunos e professores de uma escola pública de Governador Valadares”, comenta.
A PCMG conseguiu prender a mulher de forma preventiva. Em sua casa, três máscaras inspiradas no personagem do filme “O Pânico” foram encontradas. Dois celulares e uma blusa de manga comprida também foram apreendidos.

*Jair Sampaio

PAU DO FERROS-RN: FORAGIDO DA JUSTIÇA MORRE EM TROCA DE TIROS COM A POLÍCIA

Na quinta-feira (20), policiais civis da 53ª Delegacia de Polícia (DP de Pau dos Ferros), em ação conjunta com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), entraram em confronto com Ítalo Alan Martins Alves, também conhecido como “Tantin”.
"Tantin" era foragido da justiça e tinha dois mandados de prisão, além de ser investigado por vários roubos violentos a residências, praticados nas últimas semanas em Pau dos Ferros. Ele foi atingido durante o confronto após reagir durante a ação policial.
Apesar de ter sido socorrido e levado ao hospital regional, Ítalo Alan morreu. Com ele, foi encontrado um revólver de calibre 38, municiado; assim como aparelhos celulares, maconha, cocaína e “crack”.
A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181.

*Icém Caraúbas

Governo do RN apoia a criação do curso de Medicina na Faculdade Católica do RN

A governadora Fátima Bezerra apresentou ao ministro da Educação, Camilo Santana, apoio à solicitação para a implantação do curso de Medicina na Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, uma instituição de ensino superior privada localizada em Mossoró/RN. A faculdade tem se destacado no ensino superior, comprovado pelo ranking elaborado pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC), que a classificou em segundo lugar no ranking geral com alta pontuação no IGC contínuo.

Com essas conquistas, a instituição está pleiteando junto ao Ministério da Educação a criação do curso de Medicina. Essa autorização permitirá a formação e captação de profissionais de saúde no interior do Estado, reduzindo a migração de jovens para outros centros urbanos e atraindo inteligências que contribuirão para o desenvolvimento local.

Mossoró é um importante polo econômico do Estado, segundo município mais populoso do Estado, com mais de 300 mil habitantes, e atende não só à população local, mas toda a Mesorregião do Oeste Potiguar e parte do Ceará, com população total estimada em mais de 800 mil habitantes.

A Faculdade Católica do RN funciona desde 2009, com autorização da Portaria do MEC nº 839. Oferece os cursos de graduação de Administração, Ciências Contáveis, Direito, Fisioterapia, Gastronomia, Nutrição, Psicologia e Teologia. Também oferece cursos de pós-graduação, MBA e de extensão.

*Fonte: Prefeitura de Mossoró

NATAL-RN: CARRO CAI EM TERRENO APÓS SAIR DA PISTA NA AVENIDA ROBERTO FREIRE

Um carro de luxo da marca BMW saiu da pista e caiu dentro de um terreno após passar direto no calçadão da Avenida Engenheiro Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, nesta sexta-feira (21). O acidente aconteceu na altura da rotatória que liga a Rota do Sol.
O veículo foi retirado do local nas primeiras horas da manhã deste feriado de Tiradentes, precisando ser içado para conseguir voltar à pista, onde estava o guincho.
O motorista do carro não estava mais no local do acidente no momento em que o veículo estava sendo retirado e não havia também equipe médica e nem a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual na ocorrência.
O veículo estava parcialmente destruído e o movimento para retirar o carro do terreno foi acompanhada por curiosos no calçadão de Ponta Negra.

*Do G1 RN

ALTO DO RODRIGUES-RN: MPRN RECOMENDA REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO NO MUNICÍPIO

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou que a Prefeitura de Alto do Rodrigues realize concurso público para a Vigilância Sanitária Municipal.

A recomendação, expedida pela Promotoria de Pendências, visa garantir que o serviço seja prestado de forma eficiente e regular, respeitando os princípios constitucionais da administração pública.

Em procedimento administrativo, a Promotoria de Justiça apurou a insuficiência no quadro do Departamento de Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Saúde do município.

Segundo o MPRN, a atuação da Vigilância Sanitária é de suma relevância, e cabe ao ente público criar e preencher os cargos ou empregos públicos, objetivando cobrir a demanda. “Isso precisa ser feito por meio de lei em sentido formal e de prévia seleção através de concurso público”, informa o MP.

Assim, a Prefeitura deve realizar o concurso público no prazo de 180 dias e informar ao MPRN as providências adotadas no prazo de 30 dias, com a documentação comprobatória.

O não cumprimento da recomendação poderá configurar dolo específico e ensejar o ajuizamento de medidas judiciais cabíveis, inclusive ação civil pública e ação de improbidade administrativa.

*Toni Martins

MOSSORÓ-RN: Mudas de cajueiro serão distribuídas neste final de semana em quatro comunidades rurais

A Prefeitura de Mossoró realiza neste final de semana mais uma distribuição de remessas de mudas de cajueiro. A ação faz parte da Consultoria de Cajucultura realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (SEADRU), em parceria com o Sebrae do Rio Grande do Norte e Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) que está atuando na zona rural com a revitalização da cajucultura.

A distribuição ocorrerá em quatro comunidades rurais no sábado (22) e no domingo (23). No primeiro dia a localidade contemplada será o Senegal. No segundo dia a equipe da Secretaria de Agricultura estará em Montana, São Cristóvão e em Rancho da Caça. Aproximadamente 8 mil mudas serão distribuídas nesta ação.

“Nesse final de semana estaremos entregando as últimas mudas da consultoria de cajucultura que estamos realizando, dentro do programa ‘Mossoró Rural’. Estaremos esperando cerca de 8 mil mudas entregues nas comunidades de Senegal, Rancho da Caça, Montana e São Cristóvão”, disse Ney Maranhão, coordenador de Agricultura da Seadru.

Em torno de 100 agricultores de 19 comunidades rurais de Mossoró estão sendo beneficiados com a distribuição das mudas. As comunidades atendidas são: Favela, Mulugunzinho, Cabelo de Nego, São Cristóvão, Rancho da Caça, Santa Cruz, Lorena, Córrego Mossoró, Montana, Senegal, Paulo Freire (Maísa), Apama, Nova União, São Romão, Oziel Alves, Pomar, Olga Benário, Boa-Fé e Jurema.

*Difusora de Mossoró

NATAL-RN: Campanha promove paz e gentileza nas escolas

Na visão de Renata Nishimura, coordenadora pedagógica da instituição, é função social das escolas relembrar e discutir a importância da paz. A adesão ao movimento em especial, esclarece, partiu da iniciativa nacional de algumas famílias nas redes sociais e chegou ao conhecimento da Unidade. “A partir disso, a escola abraçou a causa e quis transformar um dia que tinha tudo para ser ‘de medo’ em um dia especial para celebrar o que tem de bom na escola, a empatia e o cuidado com o outro. Lembrar o que a gente tem de importante e valioso aqui”, complementa.

Nas palavras da coordenadora, os impactos do trabalho já começam nos preparativos do evento e propagam-se na interação entre pais, colaboradores, funcionários e alunos do ensino infantil ao médio. Além da recepção calorosa com a distribuição de lembranças e abraços, o “Dia da Paz nas Escolas” no Cei Romualdo Galvão visou incentivar as múltiplas formas de demonstrar a gentileza, contemplou um intervalo com atrações temáticas, além de discussões em torno da paz e empatia durante o período de aula.
Para o pequeno Filipe Galvão, de 10 anos, participar do “Dia da paz nas escolas” foi motivo de alegria. Apesar da pouca idade, o aluno do 5º ano demonstra compreender a grandeza dos pequenos gestos e compartilha que um dos momentos mais marcantes de sua manhã foi receber um chocolate acompanhado de um ‘bom dia’ na entrada da escola . “Para mim, esse é um dia que a gente tem para relembrar tudo que a gente tem que fazer no dia a dia, como comprimentar e respeitar a todos”, relata.

Uma perspectiva semelhante é partilhada pela estudante do 5º ano Luana Montenegro, de 10 anos, para quem a paz significa tratar o próximo como gostaríamos de ser tratados. Sob o olhar dela, a celebração da paz nas escolas também relembra a necessidade de demonstrar o respeito, propaga a felicidade e favorece bons momentos de risada. “Se a gente trata bem as pessoas, elas também vão tratar a gente bem”, defende a pequena com segurança.

Incentivo à saúde mental na escola

Se, por um lado, o movimento carrega um caráter social e educativo, por outro, também tem relação direta com o bem-estar mental da comunidade escolar e suas ramificações. Para Eveline Ribeiro, psicóloga escolar e educacional, momentos voltados ao exercício da gentileza e demonstrações de afeto fortalecem as estruturas relacionais aos aspectos da saúde mental. Isso porque, não raro, a pressa do cotidiano, aliada à força das interações cada vez mais virtuais, fragilizam atitudes simples como a expressão da admiração e carinho pelo próximo.

“Então reconhecer e expressar as emoções é um caminho importante de fortalecimento dos vínculos e isso faz com que o ambiente gere saúde mental no sentido de que a gente vai ter um ambiente mais claro em relação a como os sentimentos circulam nas relações e a como podemos expressar os nossos desejos, as nossas vontades e os nossos relacionamentos”, destaca a psicóloga.

*Tribuna do Norte

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

SE alguém queixar-se da vida a seu lado, responda com palavras de encorajamento.
Não aumente o peso a quem já sente demasiado o peso que carrega.
Se alguém se lamenta da vida, procure mostrar os lados bons e belos da existência.
Não contribua com suas próprias lamentações para o desânimo do companheiro.
Reanime-o com esperança e com bom ânimo, com palavras de incentivo e coragem.
Talvez desse remédio dependa a cura de seu coração desalentado.