Pesquisar este blog

07 outubro 2022

PESQUISA: Primeira pesquisa Datafolha no segundo turno: Lula tem 49% e Bolsonaro, 44%

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (7), encomendada pela Globo e pela "Folha de S.Paulo", aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 49% de intenção de votos no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 44%. Este é o primeiro levantamento do instituto feito após o primeiro turno das eleições.

Foram entrevistadas 2.884 pessoas, entre quarta-feira (5) e sexta-feira (7), em 170 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-02012/2022.

Simulação anterior

Na simulação de segundo turno divulgada pelo Datafolha na véspera da votação do 1º turno, Lula tinha 54% das intenções de voto, e Bolsonaro, 38%.

No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%). O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

*De Fato

Juiz obriga que Governo do RN passe a divulgar índices de violência mensalmente

O juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, determinou que o Governo do Estado passe a divulgar os indicadores de violência e criminalidade no Rio Grande do Norte.
A medida foi determinada pela Justiça em sentença que atendeu o pedido do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN). Agora, a gestão estadual terá o prazo máximo de 90 dias para que a ordem judicial seja cumprida. Pela decisão, a divulgação dos dados deve ser feita na internet com periodicidade, pelo menos, mensal.
O pedido do MPRN foi feito em uma ação civil pública (ACP) de autoria da 19ª Promotoria de Justiça, encarregada do controle externo da atividade policial. No processo foi argumentado que a Lei Estadual nº 10.721, que dispõe sobre a divulgação dos indicadores de violência e criminalidade no âmbito do Estado, não estava sendo obedecida.
Durante a instrução de procedimento administrativo, a unidade ministerial realizou diversas diligências e audiências com o intuito de dar eficácia à lei mencionada. Apesar dos esforços empreendidos e do compromisso assumido pelo Estado, de disponibilizar os dados em 5 de fevereiro de 2021, até o momento do ajuizamento da demanda, tais dados não haviam sido divulgados.
O MP alega que é dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas.

*98 FM de Natal

AMANHÃ TEM BREGÃO DA 87 EM LUIZ DA MARECHAL

DEPUTADO GEORGE SOARES AGRADECE VOTAÇÃO OBTIDA NA ELEIÇÃO DE 2 DE OUTUBRO

Agradecimentos pela votação e as dificuldades enfrentadas durante a campanha, que culminou com as eleições realizadas no domingo último (2), foram pontos destacados pelos deputados que ocuparam o horário das lideranças na sessão plenária de quarta-feira (5), na Assembleia Legislativa.
O deputado George Soares (PV) também falou sobre a “campanha propositiva” que realizou, o que resultou numa boa votação, notadamente no Vale do Açu e na cidade de Assu. “Agradeço pelos 50 mil votos que tive, que foi a maior votação da história, de um filho do Vale do Açu. Foram 15 mil votos a mais que na eleição anterior. Em Assu, a minha cidade, obtivemos 46,76% dos votos, uma votação também histórica. As pessoas acreditaram no nosso trabalho sério, que foi enaltecido com esse resultado. Dos 167 municípios do RN, recebemos votos em 159”, destacou.

7 DE OUTUBRO, DIA DE AGRADECIMENTO

Hoje é dia de agradecer a Deus, por mais um ano de vida! 
Diante das dificuldades, das batalhas, das derrotas e das vitórias, eu agradeço por tudo!!!! 
Obrigado Senhor!!

Com vacinação abaixo da meta, RN prorroga campanha contra poliomielite até 31 de outubro

Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte anunciou nesta sexta-feira (7) a prorrogação da campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 31 de outubro.

A última prorrogação havia sido feita no último dia 30 e tinha validade de 10 dias.

A campanha de 2022 começou no dia 8 de agosto. Porém, dois meses depois, o estado segue com a taxa de imunização contra a doença abaixo da meta.

54% das crianças menores de cinco anos estão vacinadas, enquanto o alvo definido pelo Ministério da Saúde é de 95% do público. De acordo com os dados do Portal RN + Vacina, foram vacinadas 100.315 crianças até a manhã desta sexta-feira (7).

Essa é a menor cobertura alcançada nos últimos seis anos. Desde 2017, o estado não atinge a meta de 95% de vacinação.

Em 2021, o número foi de 69,88%; em 2020 um total de 69,7%; em 2019 atingiu 80,74%; em 2018 obteve 90,32% e chegou aos 69,52% em 2017.

Para tentar ampliar a cobertura vacinal em todo o estado, a Sesap recomendou aos municípios que, no sábado 22 de outubro, seja realizado mais um Dia D de vacinação, com os postos de saúde abertos e também ampliação dos locais para imunização, como parques, praças e supermercados.

“A queda da cobertura vacinal é um fenômeno multifatorial que perpassa todo o país, como mostram as pesquisas, contando nisso uma campanha anti-vacina que infelizmente de forma crescente atinge várias camadas da sociedade. A Sesap seguirá trabalhando de forma constante para recuperar a cobertura vacinal ideal, atuando diretamente em cooperação com os municípios, que são os responsáveis pela operacionalização do processo, ofertando ajuda técnica e parceria na realização de mutirões de vacinação constantemente”, disse a coordenadora de vigilância em saúde da Sesap, Kelly Lima.

*Do G1 RN

NATAL-RN: Corpo de homem é encontrado com marcas de tiros e mãos amarradas na Zona Norte

O corpo de um homem ainda não identificado foi encontrado com várias marcas de tiros e as mãos amarradas para trás, na manhã desta sexta-feira (7), na Zona Norte de Natal.
Segundo a Polícia Militar, viaturas do 4º Batalhão foram acionadas por volta das 6h da manhã para a rua Sérgio D'Ebe, no bairro Lagoa Azul.
Na região, perto da lagoa de captação de Nordelândia, os militares encontraram o corpo de um homem, com camiseta azul e bermuda cinza, com várias marcas de tiros.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado ao local e recolheu 32 cápsulas de balas de pistola com diferentes calibres. O corpo da vítima também foi recolhido para perícia.
A Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) foi ao local para dar início às investigações sobre o crime. Nenhum suspeito foi localizado.

*Do G1 RN

Genial/Quaest: Lula tem 48% das intenções de voto; Bolsonaro, 41%

Na primeira rodada da pesquisa Genial/Quaest para o segundo turno, divulgada nesta quinta-feira, 6, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 48% das intenções de voto, ante 41% do candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Em relação aos votos válidos, que excluem brancos, nulos e indecisos, o petista tem 54% e o presidente, 46%.

A margem de erro é de 2 pontos porcentuais. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre 3 e 5 de outubro. O registro do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é BR-07940/2022.

Indecisos representam 7% da amostra. Pessoas que declaram pretender votar branco ou nulo são 4%.

No primeiro turno, Lula obteve 57,2 milhões de votos válidos, ou 48,43% do contabilizado pela Justiça Eleitoral. Bolsonaro, candidato à reeleição, recebeu 51 milhões de votos, ou 43,20% do total.

Os números foram divergentes com os dados divulgados na véspera do primeiro turno por parte de pesquisas. Após a eleição do dia 2 de outubro, o ministro da Justiça, Anderson Torres, pediu à Polícia Federal para que investigue os institutos de pesquisa.

Nesta quinta-feira, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) vai se reunir às 18h com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para apresentar pedido de criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os institutos de pesquisa de intenção de voto. O documento já foi protocolado na Secretaria Geral da Mesa da Casa assinado por 29 parlamentares, duas a mais que o mínimo necessário.

*Fonte: Estadão/98 FM de Natal

DIA 11 DE OUTUBRO TEM BAILE DO GASPEC COM RADIOLA CLUB EM APODI!!!!

GROSSOS-RN: Fogo destrói restaurante em praia da Região Costa Branca do Rio Grande do Norte

Um dos restaurantes famosos da praia de Grossos, na região da Costa Branca do Rio Grande do Norte, foi consumido pelo fogo. O incêndio aconteceu durante a madrugada desta sexta feira 7 de outubro de 2022 e atingiu em cheio, o Restaurante Barraca Azul, localizado na praia de Alagamar naquela cidade.

O corpo de bombeiros de Mossoró foi acionado por moradores para controlar as chamas e apesar do trabalho ter sido ágil, mas a distância entre aquela cidade e Mossoró, sede da corporação, não houve tempo para evitar a destruição do imóvel.

Ainda não há informação de feridos. As causas do incêndio ainda não foram divulgadas e a Polícia Civil deverá investigar o caso.

*Fim da Linha

ALEXANDRIA-RN: Operação da Polícia Civil prende suspeito por homicídio no Alto Oeste Potiguar

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, deflagrou uma operação com intuito de cumprir mandados judiciais, no município de Alexandria, na região do Alto Oeste do estado. Durante as diligências, um homem suspeito de envolvimento em um homicídio, foi preso por força de mandado de prisão preventiva expedido pela Vara Única da Comarca de Marcelino Vieira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

Segundo a Polícia Civil, Camilo Cassimiro Nunes, mais conhecido como “Camilo Bomba”, 33 anos é um dos três suspeitos investigados pelo homicídio de Alison Alves de Sousa, também conhecido como “Neguinho da Pamonha”, crime ocorrido em março de 2021, na cidade de Marcelino Vieira, na mesma região do estado.

Além disso, Camilo Cassimiro também é investigado por crime de roubo a banco naquela região. Após ser preso Camilo Nunes foi encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. Participaram da ação, policiais civis da 8ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Alexandria.

*Fim da Linha

COMEÇA HORÁRIO ELEITORAL DOS CANDIDATOS NO SEGUNDO TURNO

O horário eleitoral gratuito para o segundo turno retorna nesta sexta-feira (7), tanto para a eleição presidencial, quanto para as disputas de governador em 12 estados.

Para o segundo turno, que está marcado para o dia 30, os candidatos ao cargo em disputa terão tempos iguais — 5 minutos para cada um.

A propaganda para presidente da República será veiculada na televisão de segunda a sábado, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10.

Já para os estados em que ainda há disputa pelo governo, os candidatos poderão veicular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

CNN Brasil

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

POLICIE suas palavras.
Evite termos impróprios e anedotas pesadas.
Lembre-se de que tudo o que dizemos permanece em nossa atmosfera mental, atraindo aqueles que pensam da mesma forma, e que passarão a formar o círculo comum em redor de nós.
Não ofenda com palavras baixa os anjos de Deus, que se afastarão de você horrorizados.
A boa educação se manifesta também através das palavras que partem de nós.