Pesquisar este blog

20 fevereiro 2024

CAIU NA NET: HITLER E NETANYAHU, DOIS GENOCIDAS, O SUFICIENTE PARA TANTA GENTE EXTERNAR RAIVA CONTR LULA


Simpósio discute história da imprensa mossoroense

Estudantes do curso de jornalismo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) realizam, na próxima quinta-feira, 22, a partir das 8h, o II Simpósio de Jornalismo (SIMJOR), que neste ano discute a história da imprensa mossoroense. A ação, que ocorrerá no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (Fafic), é fruto da disciplina História do Jornalismo, coordenada pelo professor Esdras Marchezan.

A programação se estenderá por todo o dia, contando com palestras, mesas redondas e oficinas. A inscrição é gratuita, disponível através de formulário que pode ser acessado no perfil do Instagram do evento @simjor_uern.

Programação
Na primeira atividade, às 8h30, ocorrerá a mesa redonda “Uma cidade de jornais: fragmentos da história da imprensa mossoroense’’. O momento contará com a participação do historiador e professor da Uern, Marcílio Falcão, e dos jornalistas e professores da Uern, Cid Augusto e Esdras Marchezan.

Às 10h, a programação continua com a palestra ‘’O radiojornalismo mossoroense’’, conduzida pelo radialista do Grupo TCM Telecom, Tárcio Araújo, que trabalha atualmente na escrita de um livro sobre o assunto e é um dos profissionais mais premiados do Rio Grande do Norte.

À tarde ocorrerão oficinas diversas. Encerrando a programação, às 19h30, os participantes poderão acompanhar a palestra “Mulheres Jornalistas: Uma história que precisa ser contada’’, ministrada pela jornalista e mestre em Ciências Sociais e Humanas, Izaíra Thalita Lima.

O simpósio estará com as inscrições abertas até o dia 22 e oferecerá certificados de participação de até 10 horas/aula complementares.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

*Saulo Vale

IFRN publica 1ª convocação de candidatos em lista de espera via SiSU

A Pró-reitoria de Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proen/IFRN), publicou a 1ª lista de espera referente ao preenchimento de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do 1º semestre e 2° Semestre de 2024.

As vagas são ofertadas pelos campi Apodi; Caicó; Canguaretama; Ceará-Mirim; Currais Novos; Ipanguaçu; João Câmara; Macau; Natal-Central; Natal-Centro Histórico; Natal-Zona Norte; Nova Cruz; Parnamirim; Pau dos Ferros; Santa Cruz; e São Gonçalo do Amarante. As oportunidades são destinadas a portadores de certificado de conclusão do ensino médio ou de curso equivalente.

Pré-matrículas
Os estudantes selecionados deverão realizar o procedimento até às 23h59 de 22 de fevereiro de 2024, através do endereço eletrônico.

Acesse
Lista de vagas remanescentes

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO

URGENTE: FUGITIVOS TERIAM SIDO RESGATADOS DOMINGO NA REGIÃO DA SERRA MOSSORÓ

De acordo com o Portal Mossoró eles tiveram acesso a informações de uma fonte interna das operações de busca, que indicam que os fugitivos Deibson Cabral Nascimento, conhecido como Tatu, de 34 anos, e Rogério da Silva Mendonça, apelidado de Martelo, de 36 anos, possivelmente foram resgatados na região da Serra Mossoró por indivíduos ligados ao crime no Estado do Ceará-RN..
A fonte, cuja identidade foi preservada, revelou que após roubarem dois celulares de um casal na noite de sexta para sábado em Riacho Grande, Tatu e Martelo fizeram quatro ligações, interceptadas pelo serviço de inteligência da Força Tarefa. Segundo informações, a primeira ligação foi para a avó de Tatu, no Estado do Acre-AC, embora essa informação não tenha sido confirmada.
.
As segunda e terceira ligações foram para números com prefixo 21, do Estado do Rio de Janeiro, sugerindo possíveis contatos com líderes do Comando Vermelho. A quarta ligação foi para um número com prefixo 88, da região sul do Estado do Ceará, também associada ao Comando Vermelho.
.
As autoridades responsáveis pelas operações não confirmam oficialmente essas informações, mas a falta de comunicação tem gerado apreensão entre os moradores das comunidades rurais da região, que clamam por mais segurança. Nesse cenário, a possibilidade de um resgate dos fugitivos não pode ser descartada.

*Fonte: Via Verta

AREIA BRANCA/RN: HOMEM LESIOLADO POR GOLPES DE FACA, MORRE AO DAR ENTRADA NO HRTM EM MOSSORÓ

Por volta das 22 horas da noite de segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024, a Policia Militar da Cidade de Areia Branca na Região Costa Branca do Estado do Rio Grande do Norte, foi acionada para atender uma ocorrência onde as informações davam conta que um home identificado como sendo: JOSÉ SEVERINO DE PAIVA NETO, teria sido lesionado com golpes de arma branca “Faca”, na sua residência localizada na Rua João Nogueira no cento da cidade.

Quando os militares chegaram ao local constataram a veracidade da informação, a vitima foi socorrida para o hospital local onde recebeu os primeiros atendimentos médicos, em seguida transferido para o Hospital Regional Tarcísio de Vasconcelos Maia, não resistindo a gravidade dos ferimentos causado pela lesão corporal com arma branca, vindo a óbito.

As informações colhidas pela policia no local do fato, dão conta que os criminosos chegaram à residência da vitima, chamando pelo seu nome, quando o mesmo saiu para atender o chamado, foi atacado sem chance de defesa pelos criminosos que o golpeavam a vitima com uso de facas impiedosamente.
O crime entrará na pauta de investigação da equipe da 42ª Delegacia de Policia Civil da Cidade de Areia Branca, para ser esclarecido e sua autoria identificada.

*4DZ Patrulha

DEPUTADOS DO RN ASSINAM PEDIDO DE IMPEACHMENT CONTRA LULA

Parlamentares do Rio Grande do Norte que fazem oposição ao governo federal no Congresso Nacional criticaram a fala do presidente Lula comparando as mortes na Faixa de Gaza ao holocausto. Os deputados federais General Girão e Sargento Gonçalves (PL) estão entre os 91 deputados que assinaram pedido de impeachment por crime de responsabilidade, com base no artigo 5º, da Lei 1.079/50, por “cometer crime de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo de guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.
Com relação ao episódio que levou Isarel “convocar o embaixador brasileiro ára uma dura conversa de repreensão”, o líder da oposição no Senado Federal, senador Rogério Marinho (PL) disse que a fala do presidente foram “rasgos de senilidade, maldade deliberada, ignorancia histórica e equivoco do ponto de vista da etica, moral e perspectiva geopolitica”.

Rogério Marinho ironizou a postura do chefe da nação do Brasil, nas redes sociais: “Agora o prêmio Nobel ficou mais próximo”.

Já o deputado federal Sargento Gonçalves avaliou que “declarações como essa não podem ser toleradas”.

O deputado federal General Girão disse que “envergonhar o Brasil em suas falas no exterior já virou um costume do Lula. Mas, dessa vez, ele conseguiu ultrapassar todos os limites e causar muito mais do que vergonha.

Para Girão, o presidente “agrediu uma nação, desrespeitou a história relativizou milhões de mortos, inclusive crianças, durante o holocausto”.

Girão declarou que “não podemos minimizar suas desastrosas declarações achando que o atual presidente do Brasil está “apenas” insano. É muito pior que isso”.

O General Girão defende o impeachmente o presidente Lula, e também ironizou o fato das viagens presidenciais ao exterior não gerar proveito para o país: “Lula, pare de viajar em lua de mel e olhe para o país, que você deveria governar. Porque para ir para o exterior com o dinheiro dos nossos impostos e falar do que você não entende, já passou muito do razoável”.

*GRUPO CIDADÃO 190

MOSSORÓ/RN: Buscas por fugitivos do presídio de segurança máxima entram no 7º dia

As buscas pelos fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) entraram, nesta terça-feira (20), no sétimo dia. Rogério Mendonça e Deibson Nascimento escaparam da unidade na madrugada do dia 14 de fevereiro. Foi a primeira fuga de um presídio de segurança máxima no Brasil desde a criação do sistema, em 2006.

Pela manhã, o secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia, iniciou uma inspeção na penitenciária para conferir se novas medidas de segurança estão sendo implantadas conforme o determinado.

Entre as medidas estão o reforço da estrutura de luminárias das celas, limpeza dos canteiros de obras existentes no presídio e reparação das câmeras com defeitos.

A suspeita é que os dois criminosos fugiram pela luminária de suas celas e usaram um alicate usado em uma das obras para cortar a grade que cerca o presídio (leia mais abaixo). E parte das câmeras do presídio estava com defeito.

Além da inspeção, a corregedora do sistema prisional federal, Marlene da Rosa, dá continuidade a uma investigação interna que apura eventual responsabilidades pelas duas fugas – se houve facilitação e/ou colaboração intencional de funcionários do presídio.

Força Nacional
Na segunda-feira (19), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, autorizou o uso da Força Nacional para ajudar nas buscas. Segundo o Ministério da Justiça, serão enviados 100 homens e 20 viaturas para a região.

A tropa da Força Nacional sai de Brasília nesta terça-feira (20), em um grupo com 100 soldados, 22 viaturas e 1 caminhão. Eles devem chegar em Mossoró na próxima quinta-feira (22).

As equipes vão se juntar aos mais de 500 agentes, entre policiais federais, rodoviários federais - incluindo equipes de elite - e policiais locais (militares e civis) que trabalham para recapturar a dupla.

*Do G1 RN

OLINTO POTIGUAR NO PROGRAMA CONVERSA FRANCA COM LEYLA CARLA NA CIDADE FM, 87,9

Hoje no meu programa CONVERSA FRANCA NA FM cidade, vamos entrevistar o amigo OLINTO POTIGUAR.
Sintonize 87,9 FM
A partir do meio dia!

CANTORA DE FORRÓ E MARIDO MORREM AFOGADOS AO TENTAR CRUZAR PONTE NO CEARÁ

A cantora de forró Marcinha Sousa, de 27 anos, e o marido dela, conhecido como Ivan da Van, de 46, morreram depois que o carro em que estavam foi arrastado pela água, em um rio de Jardim, no interior do Ceará.
O casal tentou atravessar uma ponte durante uma forte chuva que caía na região. Marcinha e Ivan estavam desaparecidos desde domingo (18/2) e os corpos foram encontrados na noite de segunda-feira (19/2).
Uma equipe de mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Juazeiro (CE) ajudou no resgate das vítimas, segundo o jornal local Site Miséria.
Cantora de forró e de piseiro
A artista possui uma página no Instagram onde divulga seu trabalho, com vídeos cantando músicas autorais de forró e piseiro, em cenários que exaltam a cultura nordestina, além de gravações de shows.

Metrópoles

LEMBRETE DA ÓTICA GOMES EM APODI; HOJE TEM ATENDIMENTO!

Lewandowski autoriza uso da Força Nacional em Mossoró (RN)

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou o emprego da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no município de Mossoró (RN), nesta segunda-feira (19). Serão enviados 100 homens e 20 viaturas para a região. As buscas pelos dois fugitivos da Penitenciária Federal localizada na cidade entraram no sexto dia.

O pedido para o emprego da Força Nacional partiu do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. A medida teve a concordância da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.

A tropa se somará aos cerca de 500 agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e das forças locais que atuam na operação de recaptura dos detentos.

Buscas

Enquanto isso, as buscas não têm prazo para serem encerradas. O trabalho é complexo, especialmente por se desenvolver em um terreno formado por matas, zonas rurais e com grutas. As estradas estão sendo monitoradas pela Polícia Rodoviária Federal, mas existem vias vicinais e casas esparsas na área, o que dificulta o trabalho.

A prioridade do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) é encontrar o mais rapidamente possível os fugitivos. A Polícia Federal também está empenhada na ação desde o início, empregando todos os meios materiais e investigativos.

Segurança

Em relação às cinco unidades de presídios federais que o país possui, algumas medidas de fortalecimento da segurança já foram estabelecidas. Ao mesmo tempo, há duas investigações em curso. Uma delas, de caráter administrativo, para apurar as responsabilidades da fuga e que podem levar a um processo administrativo. Ela está sob a liderança do titular da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), André Garcia.

Também há um inquérito no âmbito da Polícia Federal para apurar eventuais responsabilidades de natureza criminal das pessoas que, eventualmente, facilitaram a fuga dos dois detentos da penitenciária.

*Jair Sampaio

NATAL/RN: INCÊNDIO ATINGE INSTITUTO DE RADIOLOGIA

O Instituto de Radiologia de Natal, localizado na Avenida Afonso Pena, na zona Leste da cidade, foi atingido por um incêndio. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o chamado foi recebido às 21h09 e o fogo foi controlado pelos próprios funcionários do estabelecimento.
O incêndio teve início no sistema de ar-condicionado do instituto. Não houve registro de feridos até o momento.

*Agora RN