Pesquisar este blog

02 janeiro 2024

UERN: Capes aprova curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) anunciou, na última semana, a aprovação do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ensino (Posensino), realizado em associação entre a Uern, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

A primeira turma do curso de doutorado terá início já em 2024, reforçando a expansão da pós-graduação stricto sensu e aprimorando a qualificação de docentes na região.

Além do novo curso, o Posensino, que possui nota 4 na Avaliação Quadrienal da Capes, conta com o Mestrado Acadêmico em Ensino, destinado a profissionais que já atuam ou tenham interesse em atuar em instituições públicas de ensino.

“A aprovação do doutorado representa um marco significativo para nossa instituição, fortalecendo a importância dos programas em rede (UERN, UFERSA e IFRN) e evidenciando o compromisso com a qualidade e a inovação no campo do ensino na escola pública”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Uern, professora Ellany Gurgel.

Conforme a pró-reitora, a criação do novo curso evidencia o envolvimento coletivo e a dedicação de professores, pesquisadores, técnicos-administrativos, egressos, discentes e demais colaboradores para o desenvolvimento e consolidação do Pós-Ensino.

“Isso contribui de maneira significativa para a formação de profissionais e para a geração de conhecimento, impactando positivamente o progresso da educação em nossa região e em nosso país, além de reforçar o nosso comprometimento em continuar trilhando o caminho do conhecimento e da excelência acadêmica na Uern”, acrescenta a professora.

*Portal UERN

APODI-RN: 1º HOMICÍDIO NO ANO DE 2024 - RENATINHO É MORTO A TIROS EM BAR NA ZONA RURAL

A cidade de Apodi, na região oeste do estado, registrou na tarde desta terça-feira, 02 de janeiro, o primeiro assassinato do ano de 2024. Um homem estava em um estabelecimento (BAR) na zona rural do município quando foi surpreendido por um atirador.
A vítima, identificada como Renato Ranyer Torres, 36 anos, mais conhecido por Renatinho, o mesmo era preso de Justiça, morreu na hora, sem nenhuma chance de ser socorrida para o hospital. 
A polícia militar está realizando diligências na região em busca de apreender o acusado.
A equipe do ITEP de Mossoró, assim como a Polícia Civil, foi acionada para o local do crime.
Renatinho estava com amigos, em um momento de descontração, foi filmado cantando minutos antes do incidente.

*Folha Potiguar

Helicóptero com 4 a bordo cai no Lago de Furnas; 1 pessoa morreu; VÍDEO

Um helicóptero com quatro pessoas caiu no Lago de Furnas na manhã desta terça-feira (2), em Capitólio, no Centro-Oeste de Minas; uma delas morreu. O vídeo, registrado por uma câmera de segurança de um rancho no local, mostra o momento da queda às 9h03.

Julia Mendonça Silva Bernardes, de 22 anos, e o piloto Lucas Chaves Ávila foram levados para a Santa Casa de Piumhi. A terceira vítima, ainda não identificada, foi encaminhada para o hospital de Passos. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Já o quarto ocupante aeronave ficou desaparecido na água e foi encontrado morto horas depois. Trata-se de um homem, cuja idade ainda não foi informada. A informação foi confirmada pelo g1 com uma funerária e o Corpo de Bombeiros.

A Marinha do Brasil (MB), por intermédio do Comando do 1º Distrito Naval, informou que, assim que tomou conhecimento do acidente, a Delegacia Fluvial de Furnas (DelFurnas) enviou uma equipe de busca, salvamento e resgate ao local para prestar socorro às vítimas.

Equipes de resgate e mergulhadores do Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes policiais também participaram dos atendimentos no local.
O que se sabe do acidente até o momento, segundo o Corpo de Bombeiros:A aeronave foi fretada para este passeio e teria outras programações agendadas na sequência (não informado se seriam também na região);
Foi o primeiro voo do dia;
O acidente foi logo após a decolagem;
Os ocupantes não souberam informar sobre a percepção de algum tipo de pane ocorrida.
Investigação

Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), investigadores do Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III), localizado no Rio de Janeiro (RJ), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foram acionados para realizar a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PP-MMA em Capitólio (MG).

“Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação”, diz a nota.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que deslocou equipe de policiais civis e a perícia oficial ao local a fim de realizar os primeiros levantamentos e, tão logo seja possível, novas informações poderão ser divulgadas.
Queda de outro helicóptero na região em 2017

Um acidente com outro helicóptero aconteceu em janeiro de 2017 na região do Lago de Furnas, em Capitólio. O acidente ocorreu no dia 22 de janeiro, próximo à ponte do Rio Turvo, no km 306 da MG-050. Na oportunidade, quatro pessoas ficaram feridas.

Imagens foram feitas por pessoas que estavam no local e mostram que o helicóptero perdeu estabilidade e, já no alto, fez uma curva e caiu às margens do lago. Ainda conforme os militares, o piloto, de 29 anos, contou que o helicóptero foi atingido por uma forte rajada de vento de cauda e que tentou evitar o acidente, mas não conseguiu.

Queda de paredão há dois anos

O Lago de Furnas, em Capitólio, foi cenário de outra tragédia há quase dois anos, com a queda de um paredão rochoso que matou 10 pessoas e deixou mais de 20 feridos.

No dia 14 de dezembro de 2023, entrou em vigor em Capitólio um novo decreto que afrouxou algumas medidas de segurança para acesso ao Lago de Furnas.

*Fonte: G1/98 FM de Natal

BMW onde 4 morreram foi modificada para aumentar som do motor

Quatro pessoas foram encontradas desacordadas em uma BMW/320I M Sport ano 2022 em Balneário Camboriú (SC), resultando na morte das vítimas, nesta segunda-feira 01. Avaliado em R$ 250 mil pela tabela Fipe, o veículo, modificado para amplificar o som do motor visando torná-lo “mais esportivo”, apresentava defeitos no sistema de escapamento, conforme constatado pela Polícia Civil.

Gustavo Pereira Silveira Elias, 24 anos, Karla Aparecida dos Santos, 19, Tiago de Lima Ribeiro, 21, e Nicolas Kovaleski, 16, foram encontrados desmaiados dentro do carro, estacionado na rodoviária da cidade. Mesmo após serem socorridos, não resistiram.

A suspeita policial é de intoxicação por monóxido de carbono devido ao rompimento do cano de escape do veículo. O gás, inflamável, inodoro e tóxico, pode ter vazado devido ao deslocamento do cano.

Segundo o delegado Bruno Effori, “o cano de escape sai do motor e corre por debaixo do veículo e sai na parte traseira. Essa conexão do cano está rompida, na verdade não é uma perfuração, mas um deslocamento. Então, ao invés de sair o monóxido de carbono lá atrás do veículo, grande parte ficava dentro do capô, solto. E o ar-condicionado jogava para dentro do veículo”.

A polícia agora investiga a possível relação entre a modificação veicular e o vazamento. Exames da Polícia Científica estão em andamento para confirmar as causas, podendo levar até 15 dias.

Os quatro jovens permaneceram cerca de quatro horas dentro do carro ligado, com o ar-condicionado funcionando. Eles foram encontrados pela namorada de uma das vítimas, que também chegou a ficar dentro do veículo por alguns momentos.

A mulher que chegou de viagem durante a madrugada não apresentou sintomas e relatou à polícia que o grupo mencionou mal-estar após comer um cachorro-quente na praia, associando os sintomas à alimentação. Quando o Samu foi acionado, no início da manhã, as vítimas estavam em parada cardiorrespiratória.

*As informações são do G1 SC.

UMARIZAL-RN: Gestão do Prefeito Raimundo Pezão é aprovada por 85,23% da população

Antes de finalizar o ano de 2023, vários veículos de comunicação informaram que 85,23% da população no município de Umarizal, região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte, aprova a gestão do prefeito Raimundo Pezão e, 70,45% está disposta a reelege-lo para mais 4 anos de mandato, numa eventual candidatura de reeleição, ano que vem.

Os números foram aferidos em pesquisa feita pelo instituto Cenpop, de Patu-RN. O CENPOP informou que foram entrevistados 440 moradores de Umarizal, homens e mulheres das mais variadas classes sociais, de diferentes seguimentos e índices de escolaridade, com idade de 16 a 88 anos.

Ainda conforme o Cenpop, os entrevistadores buscaram 12 setores da cidade e da zona rural de Umarizal, que tem cerca de 11 mil habitantes. A pesquisa foi realizada no período de 24 a 26 de dezembro e o nível de confiança é de 95%, com margem de erro de 2,7%.

Na pesquisa, além da avaliação da gestão do prefeito Raimundo Pezão, também foi constatado que 44,55% da população de Umarizal aprova o governo Fátima Bezerra no município e que 38,64% desaprova. 16,82% não responderam aos entrevistadores.

O cenário confortável para uma possível reeleição do prefeito Raimundo Pezão, reflete o trabalho de reestruturação que está em andamento no município de Umarizal, tanto na cidade como na zona rural, alcançando setores essenciais, como construção de escolas de grande porte, recuperação da estrutura de saúde, de prédios públicos e de estradas, calçamento e asfalto de ruas, perfuração de poços, apoio ao homem do campo, fomentando, assim, o crescimento social e econômico do município.

*Política Pauferrense

COMEÇOU MANHÃ 87 COM JEOVÁ GURGEL!!!!


ASSU-RN: HOMEM É ASSASSIANADO A FACADAS EM VIA PÚBLICA

A Polícia Militar registrou na noite deste domingo 31 de dezembro de 2023, na virada do ano, um crime de homicídio por arma branca (faca) no Centro de Assú, na região Oeste do Rio Grande de Norte.
O caso aconteceu na Rua Luiz Correia de Sá Leitão, proximidades do terminal rodoviário de passageiros e foi gravado por câmeras de monitoramento.
A vítima foi identificada como, Cleiber Ariel Varela da Rocha, de 24 anos de idade, caminhava em via pública quando foi atacado por um inimigo.
Ele sofreu vários golpes de faca na região da barriga, perdeu muito sangue e acabou morrendo no meio da rua O corpo dele foi recolhido após a perícia realizada pela equipe do Itep, unidade de Mossoró e encaminhado a base do órgão pericial para exames.
A Polícia ainda não sabe nada sobre a motivação do crime, mas informou que a vítima já havia sofrido um atentado a tiros em junho de 2023, após ter sua casa invadida por criminosos.
A PM informou ainda que Cleiber Ariel Varela da Rocha, já havia sido preso por furto. A Polícia Civil, vai se basear nas imagens gravadas por câmeras de monitoramento, para tentar identificar o homem que atacou e matou a vítima.

*Fim da Linha

Inmet alerta para chuvas intensas em Mossoró e mais 55 municípios nos primeiros dias de 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas Mossoró e outros 55 municípios das regiões Oeste e Central do Rio Grande do Norte. O aviso com validade até a terça (2) informa sobre a possibilidade de chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos fortes.

Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. A orientação do Inmet é não se abrigar debaixo de árvores, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, e desligar aparelhos elétricos.

Confira a lista de cidades:Assu
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Antônio Martins
Apodi
Augusto Severo
Baraúna
Caraúbas
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Governador Dix-Sept Rosado
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lucrécia
Luís Gomes
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho d’Água do Borges
Paraná
Paraú
Patu
Pau dos Ferros
Pilões
Portalegre
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Fernando
São Francisco do Oeste
São Miguel
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Timbaúba dos Batistas
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa

*Informações do G1