Pesquisar este blog

19 junho 2023

Sancionada lei do deputado Kleber Rodrigues que institui campanha de educação inclusiva

A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei nº 11.460/2023, apresentada pelo deputado estadual Kleber Rodrigues(PSDB), que institui campanha de inclusão de estudantes com deficiências nas escolas públicas e privadas do Rio Grande do Norte.

A iniciativa reforça a política, em vigor desde 2019 no Estado, que garante o processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais específicas (NNE), na rede estadual de ensino.

“Aprovar uma lei dessa importância é motivo de muito orgulho para nós que defendemos o acesso das pessoas com deficiência na rede de ensino do nosso estado. Nossa expectativa agora é que essa legislação tenha aplicabilidade nas escolas públicas e privadas”

De acordo com a lei publicada no "Diário Oficial do Estado" , a campanha visa prevenir e combater o preconceito nas escolas, além de proteger a pessoa com deficiência de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, tortura, crueldade, opressão e tratamento desumano ou degradante.

Segundo a lei, a campanha deverá orientar encaminhamentos para denúncia e resolução de problemas e queixas das famílias quando os direitos das pessoas com deficiência forem ameaçados ou violados.

*Estrutura*

Segundo dados da Secretaria de Educação, o RN dispõe de uma rede de apoio formada por meio de sete Centros de Atendimento Educacional Especializado, Núcleo de Altas Habilidades ou Superdotação e do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar para atender a esse universo de alunos com necessidades específicas.

Atualmente o quadro SEEC tem um quadro de profissionais com 1.198 professores de educação especial; 351 professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado); 35 professores de libras; 175 professores tradutores-intérpretes de libras; 25 professores do AEHD (Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar) e, ainda, seis enfermeiros e 137 cuidadores técnicos de enfermagem, que atuam junto aos estudantes com deficiência que necessitam de apoio nas atividades de alimentação, higiene e locomoção, que neste ano será ampliado para 245 profissionais técnicos de enfermagem e 12 enfermeiros.

*Da ASSECOM

COMEÇOU O FORROZÃO DA 87!!!!😃🎧

Começou mais o FORROZÃO DA 87, o programa mais forrozeiro da região. Preparamos o melhor de cada artista do gênero para agitar a sua tarde.
Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️
▶️ https://bit.ly/3yrNi2x
▶️www.radiocidadefmapodi.com.br
87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, TÁ NA RÁDIO DE APODI!

MOSSORÓ-RN: Festival de Repentistas do Nordeste marca o encontro de gerações da cantoria no Polo Antônio Francisco

A 21ª edição do Festival de Repentistas do Nordeste reuniu nesta sexta-feira (16) grandes nomes da cantoria, um verdadeiro encontro de gerações, trazendo em cada verso de improviso o brilho da criatividade do nordestino, resgatando as raízes da cultura popular, encantando o público presente.

“Este ano estamos em um espaço que nos proporciona a difusão do repente. O público do nosso Estado, do nosso pais e até de outros países prestigia o MCJ, tem a oportunidade de visitar esse espaço e conhecer de perto nossa manifestação cultural no contexto da poesia popular nordestina, que é o repente”, destacou Aldeci de França, coordenador do Festival.

O Polo Antônio Francisco reúne todas as formas de expressões culturais do Nordeste, iniciativa da Prefeitura de Mossoró, oportunizando aos mais variados públicos o acesso à arte e à cultura popular no MCJ 2023.

A dupla Felipe Pereira e Elano Moreira faz parte da nova geração da cantoria, destaca a emoção de retornar a Mossoró e o desafio de se apresentar no Polo Antônio Francisco. “Subir ao palco que tem o nome do poeta Antônio Francisco, um dos maiores poetas de todos os tempos, é uma honra para nós. O maior desafio é improvisar, você saber que não sabe o que vai cantar é a missão mais pesada”, disse Felipe Pereira.

O Festival de Mossoró tem uma importância ímpar, primeiro porque marca um espaço dentro de uma macro festa. Há 21 anos esse Festival acontece dentro do “Mossoró Cidade Junina”, essa representatividade dos estados é uma coisa que dá densidade à importância do Festival. Com um elenco escolhido a dedo conseguimos ser campeões, isso é sempre um privilegio, destacou Edmilson Ferreira, que faz dupla há 28 anos com Antônio Lisboa. Dupla vencedora do Festival.

O Festival contou com a presença de cantadores dos estados do Rio Grande do Norte, do Piauí e da Paraíba.

Ao final, foi realizada a entrega dos troféus aos ganhadores e participantes do evento.

*Fonte: Prefeitura de Mossoró

NATAL-RN: Petrobras reinaugura sede da empresa e lança centro de energia eólica

“Hoje, estamos dando um grande passo para que tenhamos aqui no estado um dos principais centros no país para estudo e desenvolvimento de projetos de eólica offshore. Esse é um renascimento da Petrobras no Rio Grande do Norte. Tenho absoluta convicção de que vamos escrever mais um capítulo de sucesso. Assim como no passado, a companhia teve uma trajetória brilhante nos campos de petróleo em terra; num futuro próximo, teremos aqui um dos principais polos de nossos projetos em energias renováveis”, afirmou Prates.

No início da manhã, Jean Paul Prates se reuniu com a equipe da Petrobras no estado em uma solenidade para apresentar à força de trabalho a revitalização da sede no Rio Grande do Norte, que além de abrigar equipes de Transição Energética e Sustentabilidade, também passa a contar com espaço de trabalho para a alta administração da Petrobras. O presidente fez o hasteamento simbólico da bandeira da Petrobras, e conheceu as futuras instalações do hub de eólica offshore.

“O Rio Grande do Norte já possui grande força na geração de energia eólica em terra. Queremos aproveitar essa expertise, num intercâmbio de conhecimento para avançar nos projetos de eólica, tanto offshore como onshore. Ter esse hub em Natal será um diferencial para a Petrobras”, explicou o diretor Maurício Tolmasquim.

Após o encontro com a força de trabalho, o presidente da Petrobras também recebeu no EDIRN a governadora Fátima Bezerra, além de deputados estaduais , federais, prefeitos, reitores e representantes de instituições do Rio Grande do Norte.

A governadora ressaltou a importância para o estado dos novos projetos que serão desenvolvidos pela Petrobras. "Esse é um momento histórico, que vai ficar marcado na trajetória da Petrobras no Rio Grande do Norte e Ceará, como o Dia do Fico. O presidente da companhia Jean Paul assumir o compromisso de permanecer significa mais desenvolvimento, mais empregos para o nosso estado, com projetos como a perfuração de Pitu e os de energia renovável, especialmente eólica offshore", concluiu Fátima.

*Tribuna do Norte

Arqueólogos encontram espada de 3 mil anos intacta

Arqueólogos encontraram uma espada octogonal forjada há mais de 3.000 anos em um cemitério no estado da Baviera, sul da Alemanha.
A espada está tão bem preservada que ainda brilha, de acordo com um comunicado do Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera.
O artefato foi descoberto na semana passada em um local em Donau-Ries, e os pesquisadores acreditam que foi deixado no túmulo como um presente de enterro.
Acredita-se que a espada data do final do século 14 Antes de Cristo, durante a Idade do Bronze. Uma espada como esta, com cabo octogonal feito inteiramente de bronze, é um achado raro, segundo o comunicado.

Brasil Álcool no trânsito mata 1,2 brasileiro por hora, revela pesquisa

Arquivo Agência Brasil
Marco na luta contra a violência no trânsito no Brasil, a Lei Seca completa 15 anos nesta segunda-feira (19). Para lembrar a data, o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (Cisa) divulgou dossiê sobre os acidentes provocados pelo uso de álcool no país. Os dados foram coletados do Ministério da Saúde. O documento revela que 10.887 pessoas perderam a vida em decorrência da mistura de álcool com direção em 2021, o que dá uma média de 1,2 óbito por hora.

Álcool no trânsito mata 1,2 brasileiro por hora, revela pesquisa
“Esse número é altíssimo se a gente considerar que as mortes atribuídas ao álcool por acidente de trânsito são completamente evitáveis. É só você não beber”, diz o psicólogo e pesquisador do Cisa, Kaê Leopoldo. Segundo o levantamento, cerca de 5,4% dos brasileiros relataram dirigir após beber, índice que tem apresentado estabilidade no país.

Apesar de alarmante, a taxa de mortes por 100 mil habitantes de 2021 foi 32% menor que a de 2010, quando a Lei Seca ainda tinha apenas dois anos. O número de mortos por ano caiu de sete para cinco por 100 mil habitantes no período.

Para Kaê, o número ainda é excessivamente alto, mas “a gente precisa entender que a tendência é de redução. Vem sempre existindo uma tendência de redução ao longo dos 10 anos analisados”, acentua.

Hospitalizações em alta

O total de hospitalizações cresceu 34% no período, passando de 27 para 36 internações a cada 100 mil habitantes. A pesquisa mostra, também, que esse crescimento foi puxado por acidentes com ciclistas e motociclistas, uma vez que caíram as hospitalizações de pessoas que estavam em veículos e de pedestres envolvidos em acidentes causados pelo consumo de álcool.

O pesquisador do Cisa opina que a expansão das hospitalizações envolvendo ciclistas e motociclistas pode estar relacionada ao aumento da frota no período.

“Principalmente na questão dos motociclistas, que representam um caso que merece atenção especial. Cresceu o total de motoboys e de entregadores. Eles passaram a trabalhar em horários que, às vezes, há outras pessoas dirigindo embriagadas [cujos veículos] podem [atingir] motoboys”, destaca Kaê.

Diferenças

Os números de óbitos e hospitalizações variam bastante de acordo com o estado. Enquanto Tocantins (11,8), Mato Grosso (11,5) e Piauí (9,3) registram mais de nove óbitos a cada 100 mil habitantes por acidentes motivados pelo consumo de álcool, Amapá (3,6), São Paulo (3,5), Acre (3,5), Amazonas (3,2), Distrito Federal (2,9) e Rio de Janeiro (1,6) não chegam nem a quatro óbitos por 100 mil habitantes.

Em relação a hospitalizações, elas podem variar de 85,2 a cada 100 mil pessoas, como no Piauí, até 11,8 a cada 100 mil no Amazonas. A diferença é de mais de sete vezes entre os dois estados. Para o pesquisador, é difícil entender essa diferença.

“Temos alguns indicativos como implementação de políticas públicas, fiscalização, densidade de blitzes, fatores culturais, frota de veículos e qualidade da frota e das estradas. Tudo isso entra no cálculo e afeta na diversidade dessas taxas de óbitos e hospitalizações”, argumenta.

A socióloga Mariana Thibes, coordenadora do Cisa, diz que as autoridades locais devem aumentar a fiscalização nas ruas e implementar campanhas de educação.

“A educação da população tem um importante papel na segurança viária e, em relação à fiscalização, sabemos que quando não há continuidade o impacto na redução de mortes viárias tende a diminuir, apesar da existência de leis”, opina.

Perfil das vítimas

O perfil das vítimas de acidentes envolvendo consumo de álcool é majoritariamente masculino. Isso porque 85% das hospitalizações envolvem homens, enquanto 89% das mortes causadas pelo álcool são de pessoas do sexo masculino. “Em relação à faixa etária, a população entre 18 e 34 anos de idade é a mais afetada”, informa o estudo.

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool alerta que não há um volume seguro para ingestão de bebidas alcoólicas antes de dirigir. Arthur Guerra, psiquiatra e presidente do Cisa, acentua que muitas pessoas acreditam que a pouca ingestão de álcool não interfere na capacidade de dirigir.

“Em pequenas quantidades, o álcool já é capaz de alterar os reflexos do condutor e, conforme a concentração de álcool no sangue, [ele] se eleva e aumenta também o risco de envolvimento em acidentes de trânsito graves, uma vez que provoca diminuição de atenção, falsa percepção de velocidade, aumento no tempo de reação, sonolência, redução de visão periférica e outras alterações neuromotoras”, finalizou.

*Agência Brasil/TN.

REGIÃO OESTE: PT REÚNE REPRESENTANTES DE NOVE MUNICÍPIOS

O Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte (PT/RN) promoveu uma reunião estratégica com representantes de Mossoró e nove municípios da região, incluindo Serra do Mel, Baraúna, Upanema, Tibau, Grossos, Areia Branca, Governador Dix-Sept Rosado, Pendências e Porto do Mangue.
O encontro realizado neste sábado 17/06, teve como objetivo fortalecer a organização partidária e abordar questões cruciais para o futuro do partido no estado.
Na ocasião foi debatida a participação do partido no processo do Plano Plurianual (PPA) estadual que acontecerá dia 28 em Mossoró. A deputada estadual Isolda Dantas destacou a batalha pela prioridade da duplicação da BR 304, “É fundamental que estejamos unidos e engajados e engajadas nessa luta, em prol do desenvolvimento e da segurança viária do nosso estado”. A organização do Polo Oeste do PT, a relação com os partidos da federação e as estratégias para a eleição de 2024 também foram discutidas. Os participantes enfatizaram a importância de fortalecer diálogo com as demais legendas para construir uma estratégia política sólida e alcançar sucesso nas próximas eleições.
A vereadora Marleide Cunha destacou a necessidade da união e colaboração para enfrentar os desafios que ameaçam os direitos da classe trabalhadora na cidade. Sua fala enfatizou a importância de defender os direitos e garantir que suas emendas sejam ouvidas e atendidas.
O presidente estadual do PT/RN, Júnior Souto, participou virtualmente da reunião e reafirmou o compromisso do partido em fortalecer sua organização na região. Souto expressou sua determinação em trabalhar em prol dos interesses do partido buscando em ampliar o diálogo com a sociedade civil.
Além disso, a reunião contou com a participação do Secretário Adjunto da Casa Civil do RN, Ivanilson Souza, que contribuiu com sua experiência e conhecimento político local.
A reunião do PT/RN em Mossoró reforçou a importância de ouvir e respeitar as vozes das e dos representantes municipais, reconhecendo suas particularidades e trabalhando em conjunto para enfrentar os desafios específicos de cada município.

*Blog do Barreto

DIA 23 TEM MAIS UMA GRANDE CANTORIA NO DISTRITO DE CÓRREGO!

SEVERIANO MELO-RN: HOMEM MORRE VÍTIMA DE ACIDENTE DE MOTO NO SÍTIO BOA VISTA

Um grave acidente de moto na zona rural de Severiano Melo, mais precisamente no sítio Boa Vista resultou em uma vítima fatal.
De acordo com as informações, duas pessoas seguiam em direção contrária, quando teriam ido desviar um cachorro, os dois puxaram para a mesma mão, acontecendo a colisão.
A vítima foi identificada como José Gilderlanio Gomes Amorim residente naquela comunidade, a outra pessoa está fora de perigo.
Nas redes sociais as pessoas lamentaram acontecimento trágico.

UMARIZAL-RN: HOMEM É MORTO A TIROS NA CIDADE

Um homem foi morto na manhã deste domingo 18 na cidade de Umarizal, região oeste do Estado.
A vítima foi identificada como Armando José, a Polícia Militar faz o trabalho de isolamento do local de crime.
A equipe do ITEP da cidade de Pau dos Ferros foi acionado para remoção do corpo pra sede do órgão, a vítima passará por exames de necropsia e logo em seguida após ser identificado será liberado para os familiares.
O caso será investigado pela delegacia de Polícia Civil daquele municipal.

*Folha Potiguar

BOLSONARO: SEMANA SERÁ DECISIVA NO TSE COM JULGAMENTO QUE PODE TORN´-LO INELEGÍVEL

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enfrenta nesta semana o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode deixá-lo inelegível por oito anos. O caso começará a ser analisado na quinta-feira (22), às 9h.

Foram reservadas três sessões para o julgamento do caso. Nos dois primeiros dias (22 e 27 de junho), o processo contra Bolsonaro é o único item da pauta.

O ex-presidente é alvo de processo em que o PDT o acusa de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações por conta de uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, em que ele fez ataques ao sistema eleitoral.

A ação foi pautada depois de uma série de mudanças na composição da Corte Eleitoral após o encerramento de mandatos de integrantes.

A nova configuração foi lida, em parte, como uma vitória do presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes, que articulou pela nomeação de dois advogados próximos a ele.

O relator do caso é o ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral. Quando o julgamento começar, ele será o primeiro a votar.

Depois, votam na sequência os ministros: Raul Araújo, Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.

Responsável por escolher os dias de julgamento da ação, Moraes disse na terça-feira (13) que o processo contra o ex-presidente “entrou na vala comum” do TSE e que não houve uma espera por um “momento propício”. Segundo o magistrado, a Corte vai julgar o caso “de acordo com a Constituição e a lei”.

Para o dia do julgamento, a Polícia Militar do Distrito Federal está estudando como será o esquema de segurança no TSE.

A definição deve sair no começo da semana. A CNN apurou que haverá um reforço, ainda que mínimo, no local.

Em nota à CNN, a Secretaria de Segurança Pública do DF disse que “o planejamento está em fase de elaboração” e que, assim que for concluído, “será amplamente divulgado”.

Em dias de grandes eventos ou julgamentos importantes, o TSE também costuma reforçar sua segurança interna.

*Fonte: CNN

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

NÃO pare jamais de trabalhar para o bem!
Cada vez que paramos, nossa alma começa a ficar na rigidez cadavérica.
A alma inativa morre de tédio e cansaço.
Não deixe que seu espírito se enfraqueça na inação.
Viva alegre e entusiasta e empregue todas as suas forças na plantação do bem, do amor, de carinho no coração daqueles que o cercam na vida.