Pesquisar este blog

20 março 2023

BALANÇO DAS AÇÕES DAS FORÇAS DE SEGURANÇA - INFORMAÇÕES ATUALIZADAS ATÉ 18h00 DO DIA 20/03/2023

139 suspeitos presos* (sendo 6 adolescentes, 14 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 tornozelado com grande quantidade de drogas).

41 armas de fogo apreendidas
5 simulacros de arma de fogo apreendidos
139 artefatos explosivos apreendidos
29 galões de combustíveis apreendidos
14 motos apreendidas
2 carros apreendidos
Dinheiro apreendido
Drogas apreendidas
Munições apreendidas
Produtos de furto recuperados

*Dos 139 suspeitos presos, 18 foram na Operação Normandia

Banda Magníficos anuncia nova cantora: a ex-The Voice Samara Souto

A banda Magníficos anunciou, neste sábado (18), a substituta da cantora Ohara Ravick, que saiu do grupo no início deste mês. Para os vocais da banda, foi contratada a cantora Samara Souto, ex-The Voice Brasil. Ela fará dupla com o cantor Frajola, que já comandava o vocal da banda de forró.

Nas redes a cantora e banda publicaram em post compartilhado: “Chegou a hora de criarmos mais um lindo capítulo da nossa história! Vem aí uma nova voz feminina e novos projetos incríveis da Preferida do Brasil. Vamos dar as boas vindas para a magnífica Samara Souto. Quem está ansioso para a estreia dela? Agradecemos a Deus por abençoar o nosso caminho.“

Samara nasceu em Pernambuco, começou sua carreira musical aos 14 anos de idade na cidade de Maceió-AL e de lá seguiu para Aracaju-SE e Salvador-BA. Em 2018, participou do The Voice Brasil, programa da TV Globo, sendo bastante elogiada por grandes artistas nacionais. No ano seguinte assumiu o vocal da banda de forró Colher de Pau, onde foi a primeira vocalista mulher a representar o grupo. E emplacou à frente do vocal da banda grandes sucessos como “Amore Mio“, “Amor bem Resolvido“, “Manda ela não vir“, entre outros. Hoje aos seus 27 anos de idade assume o vocal de uma das maiores bandas de forró do Brasil, a Magníficos.

*Jair Sampaio

CEARÁ-MIRIM-RN: COMUNIDADE QUILOMBOLA RECEBE COLABORAÇÃO DO AÇÃO DE CIDADANIA AVANTES DO RN

Na manhã desta segunda (20), a comunidade do Quilombola localizado na comunidade de Coqueiro, Ceará -Mirim, RN, recebeu a Ação Solidariedade promovida através da Ação de Cidadania, Avoantes RN e Voz do Quilombo de Coqueiros .
Na oportunidade foram entregues 375 vales gás, setenta e cinco famílias foram contempladas com cinco vales gás, vale salientar que essas famílias foram acompanhadas durante um ano, e comprada suas referidas vulnerabilidades sociais .
Para o presidente da Voz do Quilombola da comunidade de Coqueiros, Júnior Quilombola , essa ação visa amenizar as dificuldades financeiras enfrentadas pelas famílias Quilombolas .
"Quero agradecer aos nossos parceiros desta importante iniciativa, Ação de Cidadania Avoantes do RN e a comunidade Quilombola da minha comunidade, por acreditar e apoiar o nosso projeto", frisa Júnior.
"Estamos iniciando o ano de 2023 com muitas expectativas em torno da nossa comunidade Quilombola, nós queremos não só dar o peixe, mas também a vara para pescar, através de cursos de qualificação profissional, alfabetização do nosso povo Quilombola e claro valorização da nossa cultura, despertando em cada um deles o sentimento alto estima", finalizar Júnior Quilombola.

CONVITE!😃🎧 FORROZÃO DA 87 COM GENILDO CARDOSO

CONVITE!😃🎧
Logo mais o FORROZÃO DA 87, o programa mais forrozeiro da região. Preparamos o melhor de cada artista do gênero para agitar a sua tarde.
Vem com a gente?
É só clicar nos links abaixo!⬇️⬇️

▶️ https://bit.ly/3yrNi2x

▶️www.radiocidadefmapodi.com.br

87FM🤩 TÁ LEGAL, TÁ AQUI, TÁ NA RÁDIO DE APODI!

CARAÚBAS-RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CASA NO BAIRRO MARIA BANDEIRA

Segundo informações, um homem foi encontrado morto no bairro Maria Bandeira em Caraúbas.
A vítima foi identificada como Antônio Martins Souza, 37 anos, esse conhecido como "Sabugo".
A causa da morte é desconhecida, mas pode ter sido uma overdose, pois o mesmo era usuário e teria passado o dia usando drogas. A Polícia Civil é que deve investigar o caso.

SÃO GONÇALO DO AMARANTE-RN: POLÍCIA CIVIL DO RN PRENDE SUSPEITO DE ASSASSINAR POLICIAL PENAL

FOTO: DIVULGAÇÃO/PCRN
A Polícia Civil prendeu na manhã desta segunda-feira, 20, um suspeito de executar um policial penal do Rio Grande do Norte, crime ocorrido na noite da sexta-feira passada, 17. Wedson Bruno Costa, conhecido como Redbull foi preso no município de São Gonçalo do Amarante em decorrência das investigações da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Com o suspeito, os policiais da DHPP também apreenderam uma pistola, munição, e apetrechos como luvas, além de uma balança de precisão. O policial penal Carlos Eduardo Nazário, 53 anos, foi assassinado disparos de arma de fogo supostamente efetuados por uma dupla que estava em uma moto.

A vítima sofreu ao menos cinco disparos de arma de fogo, chegou a ser socorrida para um hospital, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos. O crime ocorreu no bairro Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O policial estava de folga no dia da ocorrência.

ÁGUAS: Barragem Armando Ribeiro, em Itajá, está com 49%, e Santa Cruz, em Apodi, com 28%

Domingo, 19 de março, dia de São José, com registros de chuvas em todas as regiões do Rio Grande do Norte. Os maiores acumulados superaram os 100 milímetros em 3 das quatro regiões do estado.

O município de Brejinho (Agreste Potiguar) foi o que mais choveu, com 115,6mm, seguido de Lajes (Central Potiguar) com 106mm, Baía Formosa (Leste Potiguar) 101mm e Alexandria (Oeste Potiguar), 79,4mm. Na capital potiguar choveu 55,9mm.

As chuvas que estão ocorrendo por todo o RN já trazem reflexo no volume dos pequenos e médios reservatórios que começam a sangrar e levar águas aos mananciais de grande porte. Para os fiés, a ocorrência de chuva no dia de hoje significa um ano de boa safra e colheita.

Os dados são do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) referente ao período de 24h, sendo das 9h15 do sábado (18) até o mesmo horário deste domingo.

As chuvas resutam da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCTI), principal sistema meteorológico pela formação de nuvens de chuva. “A previsão para o domingo é de céu parcialmente nublado com chuva em todas as regiões. O cenário para os próximos dias é favorável para continuidade das chuvas com regularidade e boa distribuição em todo o estado”, comentou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot. “A tendência é de chuvas com volumes de normal a acima do normal nesse trimestre março, abril e maio de 2022”, completou.

Recarga aos reservatórios do RN

Entre os reservatórios monitorados pelo Instituto de Gestão das Águas do RN, o açude Beldroega, localizado em Paraú, com capacidade para 8.057.520 m³, atingiu 100% da sua capacidade e começou a verter águas (sangrar), que ajudarão a aumentar o volume da Barragem Mendubim, localizada em Assu.

A barragem Dinamarca, localizada em Serra Negra do Norte, também começou a sangrar durante este final de semana, o reservatório atende ao abastecimento da cidade e possui capacidade para 2.724.425 m³.

utros reservatórios de menor porte também já começaram a sangrar por todo o Estado, como o açude Merejo, localizado em Doutor Severiano; barragem Macambira, localizada na zona rural de Caicó; e do açude Pessoa, localizado em São Miguel.

Entre os mananciais monitorados pelo Igarn, o açude boqueirão de Parelhas também começou a receber águas e aumentou 7,0 centímetros na sua lâmina de água, acumula atualmente 3,784 m³, que correspondem a, aproximadamente, 5% da sua capacidade, que é de 84,79 milhões de metros cúbicos. Apesar do baixo volume, a informação é positiva para a população, pois o reservatório ainda não havia tido aporte hídricos na atual quadra chuvosa.

O açude Dourado, localizado em Currais Novos, que estava seco até a última terça-feira, também começou a receber águas e já acumula, aproximadamente, 500.000 m³, percentualmente, 4,84% da sua capacidade total, que é de 10,32 milhões de metros cúbicos.

O maio reservatório do RN, a Armando Ribeiro Gonçalves acumula, aproximadamente, 1.182.250.000 m³, correspondentes a 49,82% da sua capacidade, na última segunda-feira (13), a barragem estava com, aproximadamente, 1.176.440.000 m³, equivalentes a 49,57%.

A barargem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do estado, também está recebendo águas e acumula 230.730.000 m³, percentualmente, 38,47% da sua capacidade, que é de 599,71 milhões de metros cúbicos. No início da semana, o reservatório estava com 217,17 milhões de metros cúbicos, que correspondem a 36,21% da sua capacidade total.

*Mossoró Hoje

MOSSORÓ-RN: Criminosos tentaram incendiar um ônibus na Avenida Rio Branco, no Bairro Santo Antônio

Na noite de domingo, 19 de março, houve uma tentativa de incêndio a um ônibus na Avenida Rio Branco, no Bairro Santo Antônio, em Mossoró, Rio Grande do Norte.
Segundo a polícia, os criminosos quebraram uma janela do ônibus estacionado próximo a um posto de combustíveis e jogaram um coquetel molotov. Por sorte, o artefato não entrou pela janela e caiu no chão, iniciando um pequeno incêndio. A polícia chegou rapidamente e conseguiu extinguir o fogo com extintores do posto.
Testemunhas relataram que um homem usando capacete chegou de moto ao posto, permaneceu com o capacete e usou o celular antes de ouvirem o barulho da explosão. A polícia fez buscas, mas não encontrou nenhum suspeito. Equipes da Guarda Civil também estiveram no local.

*Informação: O Câmera

PORTALEGRE-RN: MORRE PADRE DÁRIO TÓRBOLI AOS 93 ANOS

Páscoa definitiva de Pe. Dário Tórboli.
A Diocese de Mossoró de comunica, com tristeza, o falecimento do Padre Dário Tórboli, 93 anos, ocorrido neste domingo, dia 19, em Portalegre-RN.
Daqui há pouco traremos mais detalhes do velório e sepultamento desse sacerdote tão querido e de uma missão muito especial na Diocese, em especial, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição( Portalegre).
Padre Dário chegou em Portalegre-RN no dia 06 de Janeiro de 1976, conquistou a comunidade e por lá ficou até o seu último dia de vida, deixando amor e o sentimento de generosidade a milhares de amigos em toda a região.

Membro de facção que matou policial em ataque no Rio Grande do Norte é preso

Foi preso na manhã desta segunda-feira (20), um homem apontado pela polícia como um dos envolvidos na morte do policial penal Carlos Eduardo Nazário, de 53 anos, na noite da última sexta-feira (17) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, que tem 30 anos de idade, é membro da facção apontada como responsável pelos ataques criminosos registrados no Rio Grande do Norte desde o dia 14 de março.

A prisão aconteceu no bairro Barreiros, em São Gonçalo do Amarante, mesma cidade em que o crime aconteceu. No momento da prisão, os policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) também apreenderam uma arma pistola, munições, luvas e uma balança de precisão.

O crime
Carlos Eduardo Nazário estava de folga e foi baleado por criminosos em um comércio do bairro do bairro Jardim Lola por volta das 21h30 de sexta-feira (17), quarto dia de ataques criminosos no estado.

Ele foi socorrido e levado em uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Familiares informaram que o policial penal foi atingido com três tiros no braço, na perna e no tórax. Além de Nazário, a polícia também atribui a morte do comerciante

Uma semana de ataques

Pelo menos 48 cidades do Rio Grande do Norte foram alvos de ataques criminosos em uma semana. O terror começou na madrugada de terça-feira (14), quando prédios públicos e privados foram depredados, veículos incendiados e moradores das regiões ficaram em estado de pânico.

Até o sábado (18), o governo do estado confirmou ao menos 259 ataques registrados no estado.

Os ataques começaram na madrugada do dia 14 de março, quando ao menos 20 cidades foram alvos de destruição. No primeiro dia, um fórum de Justiça, duas bases da Polícia Militar, a sede de uma prefeitura e outros prédios públicos foram alvos.

Veículos foram incendiados, incluindo ônibus do transporte público. Nos dias seguintes, mesmo com a segurança reforçada, os ataques continuaram. Mais de 130 pessoas pessoas foram presas suspeitas de envolvimento nos ataques.

*Informação do G1 RN

CAMPEONATO CARIOCA: FLAMENGO VENCE O VASCO E VAI À FINAL COM O FLUMINENSE

O Flamengo está na final do Campeonato Carioca. Após vence o Vasco no jogo de ida, o Fla repetiu a dose e despachou o alvinegro pelo placar de 3 a 1 com direito a gol do lateral seridoense, natural de Carnaúba dos Dantas, Ayrton Lucas.
A partida aconteceu no Maracanã. Pedro marcou duas vezes e Capasso descontou para o time de São Januário.

Ministro Flávio Dino chega ao RN e anuncia investimentos do Governo Federal

O Ministro da Justiça, Flávio Dino, desembarcou na Base Aérea de Natal por volta das 21h deste domingo (19) e foi recebido pela governadora Fátima Bezerra, além de outras autoridades políticas e da Segurança Pública. Durante a entrevista coletiva na Escola de Governo, o ministro garantiu apoio pleno do Governo Federal - uma determinação do presidente Lula - contra os ataques criminosos nos municípios do estado.

O ministro destacou a redução nos números de ocorrências, o que foi conseguido com forte presença das forças de segurança na garantia da segurança à população. Segundo ele, não há limite para o apoio do Governo Federal ao RN, até que a situação esteja completamente controlada.

Durante a coletiva, o ministro anunciou que o Governo Federal deve fazer o envio imediato de verbas já disponibilizadas pelo Ministério da Justiça para o incremento da estrutura de Segurança Pública do RN. O valor deve ser anunciado já nesta segunda-feira (20), após a primeira reunião com as autoridades estaduais.

Flávio Dino agradeceu o empenho de todos os policiais estaduais e federais, e lembrou que além de um enfrentamento na segurança urbana, o estado lida ainda com a guerra midiática das "fake news", o que também será investigado.

O ministro ressaltou ainda que o pedido da medida da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), com eventual atuação das Forças Armadas, é uma decisão técnica, que não será vista de forma dogmática. E só seria solicitada pela governadora caso houvesse um colapso total das forças de segurança estaduais e federais, o que por enquanto não acontece, comprovado pelo número decrescente de ocorrências.

APODI-RN: CHUVAS CONTINUAM CAINDO NA CIDADE

As chuvas continuam banhando a cidade de Apodi e região. 
Na noite de domingo, 19 de março, Dia de São José também choveu em Apodi. 
Confira as precipitações:
Bacurau I: 26 mm
Sítio Ponta II: 30 mm
Rua 7 de Setembro(ELETRÔNICA MAIA): 10 mm
Sítio Largo II(Chácara Nossa Senhora das Graças): 26mm

Caixa Econômica começa a pagar Bolsa Família com adicional de R$ 150 nesta segunda-feira (20)

Foto: Lula Marques/Agência Brasil
A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta segunda-feira (20) a parcela de março do Bolsa Família. Essa será a primeira parcela com o adicional de R$ 150 a famílias com crianças de até 6 anos.

Recebem hoje os beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 669,93.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do governo federal alcançará 21,1 milhões de famílias, com gasto de R$ 14 bilhões. Com a revisão do cadastro, que eliminou principalmente famílias constituídas de uma única pessoa, 1,48 milhão de beneficiários foram excluídos do Bolsa Família e 694,2 mil famílias foram incluídas, das quais 335,7 mil com crianças de até 6 anos.

Desde o início do ano, o programa social voltou a se chamar Bolsa Família. O valor mínimo de R$ 600 foi garantido após a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, que permitiu o gasto de até R$ 145 bilhões fora do teto neste ano, dos quais R$ 70 bilhões estão destinados a custear o benefício.

O pagamento do adicional de R$ 150 está começando neste mês, após um pente-fino no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), a fim de eliminar fraudes. Em junho, começará o pagamento do adicional de R$ 50 por gestante, por criança de 7 a 12 anos e por adolescente de 12 a 18 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Auxílio Gás
Neste mês não haverá o pagamento do Auxílio Gás, que beneficia famílias inscritas no CadÚnico. Como o benefício só é pago a cada dois meses, o pagamento voltará em abril.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC). A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

*Fonte: Agência Brasil