Pesquisar este blog

01 fevereiro 2021

BRASÍLIA: RODRIGO PACHECO É ELEITO PRESIDENTE DO SENADO

Rodrigo Pacheco (DEM) acaba de ser eleito presidente do Senado — e, portanto, também do Congresso Nacional. Ele derrotou Simone Tebet (MDB).

Três senadores não votaram: Jaques Wagner (PT) e Jarbas Vasconcelos (MDB) por questões médicas; e Chico Rodrigues (DEM), que está afastado desde que foi flagrado com dinheiro entre as nádegas.

Mais cedo, os senadores Jorge Kajuru (Cidadania), Major Olimpio (PSL) e Lasier Martins (Podemos) retiraram suas candidaturas para apoiar Tebet.

Em seu primeiro mandato, Pacheco, senador por Minas Gerais, sucederá seu correligionário Davi Alcolumbre, ficando no comando do Congresso pelos próximos dois anos. O senador do Amapá tinha o plano de tentar a reeleição, mas o STF, por 6 votos a 5, declarou, no fim do ano passado, a obviedade da inconstitucionalidade da recondução ao cargo na mesma legislatura.

Pacheco, então escolhido por Alcolumbre para sucedê-lo, recebeu a benção de Jair Bolsonaro e garantiu o apoio formal de 10 partidos: DEM, PSD, Pros, Republicanos, PSC, PT, PL, Progressistas, PDT e Rede.

Além disso, o candidato teve votos declarados nas bancadas do PSDB, do Podemos e do próprio MDB, que rifou a candidatura de Tebet. Essa grande base de apoio foi formada por meio de acordos que envolveram a distribuição de cargos na Mesa Diretora e nas comissões, além da liberação de verba extra do governo federal, ainda quando Alcolumbre acreditava que poderia se reeleger.

A dobradinha de Alcolumbre com Pacheco começou ainda em 2019, quando do vazamento das mensagens roubadas da Lava Jato. Na ocasião, como relembramos aqui, o senador do Amapá determinou que o colega apressasse a apresentação de seu relatório a favor da famigerada lei de abuso de autoridade.

Pacheco tem 44 anos e nasceu em Porto Velho, mas foi criado em Passos (MG), cidade natal de seus pais. Advogado, o senador é especialista em direito penal, tendo sido conselheiro federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Desembarcou em Brasília como político somente em 2014, após ter sido eleito deputado federal pelo MDB. Na Câmara, presidiu a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em meio ao impeachment de Dilma Rousseff. Em 2018, elegeu-se senador pelo DEM.

A Crusoé, em reportagem de Helena Mader na penúltima edição da revista, mostrou como Pacheco usa o mandato para defender os próprios negócios.

À frente do Senado, Pacheco deverá dar continuidade à gestão de Alcolumbre, barrando CPIs como a da Lava Toga e ignorando pedidos de impeachment de ministros do STF. Ele também não fará qualquer esforço para que o Conselho de Ética analise representações envolvendo Flávio Bolsonaro.

O senador por Minas Gerais já manifestou sua posição contrária a um possível processo de impeachment do presidente da República. No campo econômico, ele pode até apoiar a agenda reformista, mas tem divergências com a equipe de Paulo Guedes em questões importantes para o governo, como a privatização da Eletrobras — Pacheco é contra.

*O Antagonista

MOSSORÓ-RN: Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil prende mulher com arma de fogo no Centro da cidade

A Guarnição da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil, prendeu no último sábado 30 de janeiro de 2021, uma mulher por porte ilegal de arma de fogo. 

Rosiere de Lima Pinheiro, foi abordada na Praça da Catedral no Centro de Mossoró e durante a revista pessoal, foi encontrada em sua mochila, uma arma de fogo de fabricação caseira, compatível com munição calibre 12. 

Além da arma que estava municiada com um cartucho calibre 12, os GCMs encontraram também dinheiro fracionado e uma marica (cachimbo de pvc usado para fumar crack). Rosiere foi encaminhada à Delegacia de Plantão e apresentada ao delegado Roberto Moura, para os procedimentos cabíveis. 

A Patrulha Maria da Penha foi acionada para atender uma ocorrência de tráfico de drogas, mas durante a abordagem encontrou apenas uma pedrinha de crack para consumo próprio. 

Em relação a arma de fogo, Rosiere assumiu a sua propriedade e disse que estava arma para se defender de inimigos. Ela foi autuado em flagrante pelo porte ilegal da arma e ficou a disposição da justiça.

*Fim da Linha

PATU-RN: Operação da Polícia Civil prende suspeitos e apreende arma de fogo e drogas

Policiais civis do 7º Delegacia Regional de Polícia Civil (7º DRP), em conjunto com a Polícia Militar e a Guarda Municipal de Patu, deflagraram, neste domingo (31), uma operação com o objetivo de cumprir mandados de prisão contra grupo criminosos por envolvimento em tentativas de homicídios. 

Durante as diligências, Anderson Medeiros Osório dos Santos, conhecido como "Décio", 21 anos, foi detido pela participação em duas tentativas de homicídio, além de envolvimento em um homicídio cometido na última quinta-feira (28), na cidade de Patu. Com ele, os policiais encontraram um revólver calibre 38. 

Ainda durante a ação, foram presos: Lucas Rodrigues Maia Duarte, 26 anos, e Wysstenyhall Sousa Barbosa, conhecido como "Wistenio", 19 anos. Na residência de “Wistenio”, foram apreendidos porções de maconha, 14 comprimidos de ecstasy e LSD. 

Lucas Rodrigues e Wysstenyhall Sousa foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico; ambos confessaram o crime durante o interrogatório. Já Anderson Medeiros, além do cumprimento do mandado em seu desfavor, foi autuado por posse ilegal de arma de fogo. 

Nesta segunda-feira (01), um segundo suspeito de envolvimento nas tentativas de homicídio, Sadrack Rael Medeiros dos Santos, 27 anos, apresentou-se na delegacia. Contra ele, havia um mandado de prisão preventiva em aberto. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima através do Disque Denúncia 181. 

*PCRN/ASECOMS/Fim da Linha

BRASILEIRÃO 2020: RESULTADOS DA 33ª RODADA E CLASSIFICAÇÃO

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro 2020 foi realizada no final de semana. O Internacional venceu a 9ª partida em seguida e continua líder.

O Botafogo vai jogar amanhã, mas segue na lanterna.

Placar:

Vasco da Gama 0 x 0 Bahia

Ceará 0 x 2 Athletico-PR

Atlético-GO 2 x 1 São Paulo

Coritiba 1 x 1 Grêmio

Atlético-MG 2 x 0 Fortaleza

Internacional 2 x 1 Bragantino

Fluminense 3 x 0 Goiás

Sport Recife x Flamengo(Segunda: 01/02)

Palmeiras x Botafogo(Terça: 02/02) 

Classificação:

Após desembarque do DEM, Rodrigo Maia diz a aliados que deve deixar partido

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (RJ), comunicou a integrantes da cúpula do DEM, entre eles o presidente do partido, ACM Neto, que pretende deixar a sigla. O deputado argumentou que não pode ficar em uma legenda aliada ao bolsonarismo. 

Na reunião realizada na noite de domingo (31), o DEM, partido de Maia, decidiu deixar o bloco do candidato apoiado por ele, Baleia Rossi (MDB-SP), na disputa pela presidência da Casa. A sigla anunciou que os deputados estão liberados para votar em quem quiser. O desembarque do DEM foi decisivo para que Maia sinalizasse com sua saída. 

Correligionários do DEM ouvidos pela coluna afirmaram que veem poucas chances de o presidente da Câmara mudar de ideia. 

*O Globo

PARELHAS-RN: HOMEM É ENCONTRADO MORTO DENTRO DE CARRO NA CIDADE

Um homem de 33 anos, identificado como sendo Marconde Vitorino, foi encontrado sem vida dentro de um veículo na rua Simeão Oliveira de Melo, bairro Ivan Bezerra, na cidade de Parelhas. 

Segundo o pai da vítima em entrevista à TV Social Mídia, Marconde tomava remédio controlado e fazia uso de bebidas alcoólicas. Devido à dependência ao álcool, o homem mau ia em casa e para não dormir na rua se acomodava em carro cedido por um amigo.

Amigos da vítima relatam que em dois acidentes que se envolveu em vida, em um deles Marconde Vitorino chegou ser transferido de helicóptero para Natal.

*Jair Sampaio 

LIBERTADORES DA AMÉRICA 2020: PALMEIRAS É BICAMPEÃO DA COMPETIÇÃO

Após 21 anos de espera, o Palmeiras novamente pintou o continente de verde! O Verdão derrotou o Santos na final no Maracanã e conquistou a Copa Libertadores de 2020. Para comemorar o bicampeonato, o LANCE! oferece ao palmeirense a oportunidade de ter um documento deste momento histórico: a revista pôster PALMEIRAS BICAMPEÃO DA LIBERTADORES-1999/2020, já está nas bancas.

Por R$ 8,90, o leitor terá em mãos o pôster gigante do time que conquistou o segundo título da Libertadores pelo Palmeiras, além de recordar jogo a jogo como foi a campanha do Verdão, que começou o torneio com Vanderlei Luxemburgo no comando, mas terminou com o técnico português Abel Ferreira na direção da equipe campeã da América. 

PALMEIRAS BICAMPEÃO DA LIBERTADORES-1999/2020!

*Lance.com.br

IPANGUAÇU-RN: ANIMAL SOLTO NA RN-118 PROVOCA ACIDENTE COM MOTOCICLISTA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

Um animal solto causou um acidente com lesões no rosto e partes do corpo de um jovem que estava de moto, na RN-118 nas proximidades de Arapuá, zona rural de Ipanguaçu. Informações colhidas pela reportagem do ASSÚ NOTÍCIA, dão conta que o condutor da moto identificado como Lucas, seguia na via estadual quando bateu em um jumento, e foi arremessado ao solo. Ele sofreu alguns ferimentos pelo corpo, sendo preciso ser socorrido ao hospital local.
Lucas, sofreu diversas escoriações pelo corpo, e também na região da boca. A informação que o animal morreu. A reportagem não teve detalhes sobre o estado de saúde da vítima.

*Assu Notícia

CAICÓ-RN: CARRO CAPOTA E FICA DE PNEUS PARA CIMA

Um veículo, modelo Gol, capotou na estrada que liga a cidade de Caicó ao Estado da Paraíba, distante 3km do trevo da Palma. 

Acionada, a Polícia Rodoviária Estadual localizou apenas o carro com várias substânciais. Ninguém gravemente ferido. 

Vários motoristas entraram em contato com a polícia, contudo ninguém foi encontrado para realizar o RO (Registro de Ocorrência).

*Jair Sampaio

BRASIL COMEÇA 2021 COM MAIS MISERÁVEIS QUE HÁ UMA DÉCADA, APONTA FGV

O Brasil iniciou o ano de 2021 com um salto na taxa de pobreza extrema do Brasil. O país tem hoje mais pessoas na miséria do que antes da pandemia e em relação ao começo da década passada, em 2011. 

Neste mês de janeiro, 12,8% dos brasileiros passaram a viver com menos de R$ 246 ao mês (R$ 8,20 ao dia), linha de pobreza extrema calculada pela FGV Social a partir de dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (Pnads) Contínua e Covid-19, dia a Folha. 

No total, segundo projeção da FGV Social, quase 27 milhões de pessoas estão nessa condição neste começo de ano. 

Trata-se de um aumento significativo na comparação com o segundo semestre de 2020, quando o pagamento do auxílio emergencial a cerca de 55 milhões de brasileiros chegou a derrubar a pobreza extrema, em agosto, para 4,5% (9,4 milhões de pessoas), o menor nível da série histórica. 

A taxa neste começo de década é maior que a do início da anterior (12,4%) e que a de 2019 (11%). 

O efeito negativo da pandemia sobre a renda dos mais pobres já tenderia a ser prolongado levando-se em conta a recuperação difícil que o Brasil tem à frente (quase sem espaço no Orçamento público para novas rodadas de auxílio emergencial), o aumento das mortes pela Covid-19 e o atraso no planejamento da vacinação.

*O Xerife

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

DEUS está em toda parte ao mesmo tempo, em redor de você, dentro de você!
Jamais você está desamparado.
Nunca está só.
Não permita que a mágoa o perturbe: procure manter-se calmo, para ouvir a voz silenciosa de Deus dentro de você.
Assim poderá superar todas as dificuldades que aparecerem em seu caminho, e há de descobrir a verdade que existe em todas as coisas e pessoas.