Pesquisar este blog

18 maio 2023

GROSSOS-RN: HOMEM É MORTO A TIROS NO PORTÃO DE CASA

Um homem foi assassinado a tiros em sua residência na Rua Claudionor Oliveira, na estrada vicinal que liga cidade à comunidade de Córrego.
O crime chocou a população da cidade de Grossos. A vítima, identificada como Francisco Antônio Azevedo, de 42 anos, mais conhecido por Kiko, era uma pessoa bem relacionada com todos e não tinha antecedentes criminais.
A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local, a vítima já estava sem vida. O local foi isolado e aguarda-se a chegada da equipe do ITEP, que deve recolher o corpo para a sede do órgão em Mossoró, onde será necropsiado e liberado para o sepultamento.
A 44ª Delegacia de Polícia Civil, responsável pelos municípios de Grosso e Tibau deve fazer as investigações.

MOSSORÓ-RN: 36ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - FLANELINHA É MORTO A TIROS ENQUANTO PEDALAVA SUA BICICLETA NO CONJUNTO MALVINAS

O crime aconteceu no início da tarde desta quinta feira 18 de maio de 2023, na Avenida Antônio Bento no Conjunto Malvinas em Mossoró no Rio Grande do Norte.
De acordo com as primeiras informações, a vítima foi um flanelinha identificado como Manoel Reis de França, 47 anos. Ele pedalava sua bicicleta quando foi alvejado e morreu na hora.
Segundo a perícia a vítima foi atingida em movimento com cerca de quatro tiros de pistola calibre 380. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. A Polícia Civil vai investigar o crime.
Mossoró chega aos 36 homicídios em 2023. O corpo foi recolhido para exames no IML do Itep e depois será liberado para os familiares. No local ninguém quis dar informações à polícia sobre o caso.

Jovem de 18 anos é presa por suspeita de tráfico de drogas durante ação da Força Tática no Integração

Policiais da Força Tática do 2º Batalhão de Polícia Militar, prenderam na tarde desta quinta feira 18 de maio de 2023 uma mulher suspeita de envolvimento com tráfico de drogas no bairro Integração, em Mossoró, Rio Grande do Norte.

Durante um patrulhamento de rotina, os policiais notaram indivíduos em atitude suspeita na frente de uma residência, chamando a atenção da equipe, que resolveu realizar uma abordagem do local.

Com a autorização para entrar na casa, os policiais realizaram uma busca e encontraram em uma mesa aproximadamente 1 kg de drogas entre maconha e cocaína, além de balança de precisão, papel filme e tesoura.

A mulher identificada como Ellen Tamires Fernandes da Silva de 18 anos de idade, foi conduzida à Delegacia de Narcóticos, onde foi apresentada à Delegada Isabella Turl responsável pela especializada.
A autoridade policial decidiu autuar a conduzida por crime tipificado no artigo 33 (tráfico de drogas). Após os procedimentos a flagranteada foi encaminhada à Penitenciária Mário Negócio onde ficará a disposição da justiça.

*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: DHPP elucida quatro homicídios ocorridos na cidade. Autores estão foragidos

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Mossoró, no Rio Grande do Norte, elucidou nesta quarta feira 17 de maio, quatro assassinatos ocorridos na cidade nos anos de 2022 e 2023, com autorias definidas.

O delegado da DHPP, Caio Fábio, concedeu entrevista na tarde de hoje para prestar contas à sociedade sobre as investigações que levaram à elucidação dos homicídios.

O primeiro caso teve como vítima Thallyson Victor Alves Fernandes, de 19 anos, assassinado a tiros dentro de casa, no dia 4 de julho de 2022, no bairro Santo Antônio.

O jovem estava sentado na calçada da casa de sua avó, quando dois suspeitos se aproximaram em uma motocicleta e atiraram contra ele.

De acordo com o delegado, o autor dos disparos foi João Paulo de Oliveira Ferreira, que já tem condenação de 14 anos por outro crime de homicídio, cometido contra Flávio de Souza Martins, ocorrido no dia 19 de outubro de 2012, em uma equipadora de automóveis. João Paulo encontra-se foragido.

O segundo homicídio elucidado teve como vítima, o entregador, Lucas Leandro de Almeida Silva, assassinado com mais de 40 tiros, no dia 31 de agosto de 2022, no Conjunto integração. Lucas havia saído de sua açaiteria para fazer uma entrega quando foi morto.
A investigação da DHPP apontou como autor do crime um adolescente que se encontra apreendido em um Centro Sócio-Educativo, a disposição da justiça.

O terceiro caso elucidado foi o homicídio em que teve como vítima, Kerginaldo Carlos de Oliveira, de 29 anos, assassinado a tiros no dia 24 de novembro de 2022, enquanto trabalhava como vigilante em um posto de combustíveis do bairro Nova Betânia.

O autor dos disparos foi o cunhado dele, Francisco de Assis Sobrinho, que se encontra foragido. O crime, segundo o delegado Caio Fábio teve como motivação um desentendimento entre os dois.

O quarto homicídio elucidado pela DHPP aconteceu no dia 18 de abril de 2023, no cruzamento das ruas Epitácio Pessoa com Afonso Pena no Bairro Bom Jardim. A vítima foi, Francisco Maia dos Santos Filho. Ele trafegava de moto com sua companheira, Amanda Cristina Siqueira Alves, quando foi alvejado e morto.

De acordo com a investigação, Júlio César Florêncio Alves de Souza, que era ex-companheiro de Amanda, foi o autor dos disparos. Na ocasião Amanda Cristina foi baleada. Júlio César deverá responde por homicídio consumado e feminicídio na forma tentada.

O delegado pede ajuda da população para prender os foragidos. Quem souber informações que possa levar ao paradeiro dos foragidos, ligar para os números 181 da Polícia Civil, ou pelo whatsapp (84) 98118-1478 da DHPP. O sigilo da fonte é garantido.

*Fim da Linha

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, fica em silêncio em depoimento à PF

Ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid ficou em silêncio durante seu depoimento à Polícia Federal nesta quinta-feira (18).

Cid foi chamado pela PF para dar explicações no caso que investiga fraude nos cartões de vacina de Bolsonaro, da filha adolescente e de outras pessoas do entorno do ex-presidente. Cid foi preso em razão dessa investigação há 15 dias.

De acordo com as investigações, foi inserida de forma irregular no sistema do Ministério da Saúde a informação falsa de que Bolsonaro, a filha e pessoas próximas tomaram doses de vacina contra a Covid.

O próprio Bolsonaro nega que ele e a filha tenham se vacinado.

Os dados foram inseridos no sistema em dezembro de 2022. Em seguida, a conta de Bolsonaro no aplicativo ConecteSus, do ministério, emitiu o comprovante de vacinação. Depois, o registro falso da vacina foi apagado.

A polícia suspeita de que os dados falsos tenham sido inseridos para beneficiar Bolsonaro e a família no caso de o comprovante de vacina ser exigido no exterior.

Poucos dias depois da emissão do comprovante, o ex-presidente viajou para os Estados Unidos, onde ficou por três meses após o fim do mandato.

A conta do ConecteSus de Bolsonaro era controlada por Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens.

Representante de Natal é eleita Miss Universo Rio Grande do Norte 2023

A nutricionista e modelo Giovanna Maria foi eleita a Miss Universo Rio Grande do Norte 2023 no concurso realizado nessa quarta-feira (17), no Teatro Riachuelo, em Natal. A candidata que representou a capital Potiguar, se prepara para a etapa nacional que acontecerá em São Paulo no mês de julho.

Giovanna Maria, recebeu a coroa da Miss Universo Rio Grande do Norte 2022, Madu Morais.

Ao todo, 19 candidatas, de diversos municípios do RN participaram do concurso. Além da cidade de Natal, estavam na disputa representantes das cidades de Mossoró, Parnamirim, Tibau, Areia Branca, Ceará Mirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Japi, Santa Cruz, Nísia Floresta, Extremoz, Rio do Fogo, Pau dos Ferros, João Câmara, São Miguel e São Gonçalo do Amarante.


*Jair Sampaio

BRASÍLIA: Ministro Dias Toffoli, do STF, é internado com Covid-19

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli foi internado, nesta quarta-feira (17), com Covid-19 em Brasília. De acordo com o hospital, não há previsão de alta.

De acordo com o gabinete do ministro, ele está internado no hospital DF Star, na Asa Sul da capital federal. Toffoli não participará da sessão desta quarta no Supremo.

“O ministro passa bem e está sendo tratado com antiviral e sintomáticos”, informou o gabinete em comunicado.

Em nota, os médicos Ludhmila Hajjar, chefe da equipe médica, e Allisson Barcelos Borges, diretor médico do hospital DF Star, reafirmaram que Toffoli “encontra-se bem”, mas “sem previsão de alta”.

Toffoli é a segunda autoridade de alto escalão que precisou receber cuidados médicos por Covid-19 nos últimos dias. No último dia 10, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, recebeu alta após passar dias internada no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Marina informou pelas redes sociais que havia sido diagnosticada com a doença. No dia da internação, escreveu: “Informo que testei positivo para Covid-19. Estou recebendo o adequado atendimento médico e os sintomas apresentados estão sob controle. A todas e todos que tiveram contato comigo nos últimos dias, em especial nos casos de aparecerem sintomas, recomenda-se realizar teste Covid-19”.

Ainda no sábado (6), a equipe médica constatou que a ministra estava com sintomas típicos de uma síndrome gripal, como coriza, tosse e dor de cabeça, além de um quadro de sinusite, e por isso optou por mantê-la em observação no quarto com aplicação de antibiótico.

*98 FM de Natal

MPF pede R$ 100 mil a diretora do Flamengo por fala contra nordestinos

O Ministério Público Federal (MPF), no Rio de Janeiro, informou nesta quarta-feira (17) que entrou com uma ação civil pública para que Ângela Machado, diretora de Responsabilidade Social do Flamengo, pague uma indenização de R$ 100 mil por danos morais coletivos. Segundo o órgão, a dirigente do Rubro-Negro, esposa do presidente do clube, Rodolfo Landim, fez uma publicação com teor xenofóbico contra nordestinos no Instagram, um dia após o segundo turno das eleições presidenciais do ano passado, com vitória de Luiz Inácio Lula da Silva.

Conforme a ação assinada na terça (16) pelos procuradores regionais dos Direitos do Cidadão Jaime Mitropoulos, Julio José Araújo Júnior e Aline Caixeta, a publicação de Ângela em 31 de outubro do ano passado teria sido motivada pela “massiva votação que o candidato vencedor da eleição presidencial obteve na região Nordeste”. No segundo turno, Lula obteve 69,34% dos sufrágios nordestinos, contra 30,66% do ex-presidente Jair Bolsonaro.

“Ganhamos onde se produz, perdemos onde se passa férias, bora [sic] trabalhar, pq [sic] se o gado morrer o carrapato passa fome”, escreveu Ângela, na ocasião.

No dia 3 de novembro, a dirigente fez uma publicação confirmando o compartilhamento da mensagem e pedindo desculpas. Segundo o MPF, Ângela afirmou, por meio dos advogados, que “não teve a intenção de ofender, que é natural do estado de Sergipe e que viveu por quase 30 anos no Nordeste”. O órgão, contudo, avaliou que os novos posicionamentos “não a eximem de responsabilidade” e que o texto “constitui ofensa a dignidade e a honra, na medida em que buscou desumanizar e inferiorizar os nordestinos”.

“Sobre esse aspecto, deve-se reconhecer que, depois de disparado o discurso discriminatório e produzido seus efeitos, não basta pedir desculpas, pois a reparação precisa ser plena e integral. De antemão, é necessário de pronto enfatizar que processo judicial deve ser instrumento de efetiva proteção dos direitos fundamentais e não palco para naturalização – ausência de crítica e questionamento – acerca de atitudes racistas ou discriminatórias”, relataram os procuradores, segundo nota do MPF.

Ainda de acordo com o MPF, além do inquérito civil que resultou na ação civil pública, a Polícia Federal foi acionada para apurar “possível crime previsto na Lei nº 7.716/89”, que aborda crimes resultantes de discriminação ou preconceito.

A assessoria do Flamengo foi procurada, mas informou que não se posiciona sobre o caso.

*Agência Brasil
*Do Blog: Bota prá quebrar em quem não sabe respeitar os NORDESTINOS!!!!

CAICÓ-RN: PREFEITURA MUNICIPAL ASSINA TERMO DE ADESÃO AO PROJETO "EDUCAR PRF"

A Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte e a Prefeitura Municipal de Caicó celebraram, na tarde desta terça-feira (16), no auditório da Delegacia da PRF sediada no município, a assinatura do termo de adesão ao projeto “Educar PRF”.

Nesta primeira etapa serão contemplados 300 alunos das escolas Severina Abigail no bairro Itans e a Monsenhor Walfredo Gurgel, no bairro que leva o mesmo nome.

Educar PRF é um projeto de educação para o trânsito realizado nacionalmente pela Polícia Rodoviária Federal em parceria com escolas e secretarias de educação, com o objetivo de promover a discussão sistematizada da temática “trânsito dentro dos ambientes de ensino”.

JUSTIÇA: Bolsonaro é condenado a pagar R$ 30 mil por relacionar Aziz a pedofilia

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) a pagar R$ 30 mil por danos morais ao senador Omar Aziz (PSD-AM). O ex-chefe do Executivo federal chamou o parlamentar de “pedófilo” em duas transmissões ao vivo e em uma visita a Manaus (AM), durante a campanha de 2022.

A decisão é assinada pelo juiz Cássio André Borges dos Santos, do 1º Juizado Especial Cível de Manaus. A defesa do ex-presidente argumentou que as afirmações seriam “baseadas em fatos de conhecimento público” e pediu que a ação fosse rejeitada.

Borges sustenta que Bolsonaro tentou disseminar “na consciência da sociedade política, o status de acusado ao autor, ao tentar atribuir a qualidade de culpado a quem sequer fora indiciado; ao insinuar a prática de delito hediondo contra quem o Estado não viu indícios nem mesmo para indiciar”, escreveu o juiz.

“O réu [Jair Bolsonaro] se utiliza do fato de o autor [Omar Aziz] não ter sido indiciado na CPI da Pedofilia, embora investigado, como se tal fato fosse por si só negativo, e como se nenhum indivíduo pudesse ser investigado, de forma a insuflar o escárnio público, a partir do emprego de tom malicioso, com a única finalidade de impactar, de arranhar a imagem do autor, ainda mais que o réu na época exercia o cargo de presidente da República”, continua a decisão.

O ex-presidente, além da multa, precisará publicar uma retratação em suas redes sociais, sob risco de multa de R$ 1 mil por dia descumprimento, com limite de R$ 20 mil. A defesa de Bolsonaro ainda pode recorrer da decisão.

Aziz foi um dos alvos frequentes de Bolsonaro enquanto presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado Federal, em 2021.

*Fonte: Metrópoles/98 FM de Natal

Ministério da Saúde anuncia sete novas ambulâncias para o RN

O Governo do Estado segue avançando em ações de melhoria da saúde pública do Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (16), a gestão acertou com o Ministério da Saúde uma série de ações para melhoria do SUS em solo potiguar, como o financiamento das policlínicas, expansão do Serviço de Atendimento Médico de Urgência e um projeto-piloto na área de atenção especializada.

Os investimentos foram discutidos pela governadora Fátima Bezerra e a secretária de Estado da Saúde Pública Lyane Ramalho com a ministra da Saúde Nísia Trindade, em Brasília. Também acompanharam a audiência os deputados federais Natália Bonavides e Fernando Mineiro.

Na ocasião, a ministra Nísia Trindade confirmou que o RN será a primeira unidade da federação a receber o projeto de construção da Política de Atenção Especializada, fato inédito no Brasil, através da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES). “Isso é cuidar da saúde na base. Solicitamos ao ministério apoio na construção da Política Estadual de Atenção Especializada Ambulatorial. Vamos receber consultores da área e realizar oficinas, seminários. Isso muda a realidade para a população do nosso estado”, disse a governadora Fátima Bezerra.

Além disso, o estado também receberá sete novas ambulâncias. Os veículos vão incrementar as bases descentralizadas do SAMU em São Paulo do Potengi e Patu, reforçando o plano de expansão conduzido pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). “Já temos o plano de expansão do SAMU pronto, mas faltavam os veículos para tal. Solicitamos ainda mais três unidades para implantar novas bases”, explicou a secretária Lyane Ramalho.

Durante a audiência, o Ministério confirmou também apoio financeiro para custeio e manutenção da Policlínica Regional do Seridó, em Caicó. “O Consórcio de Saúde do Seridó já foi implantado e irá gerir a Policlínica de Caicó. É o primeiro do estado. O equipamento já está pronto e equipado, estando apenas na fase burocrática para o funcionamento pleno da assistência na região”, complementou a secretária de saúde.

*Por Anna Ruth

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

DEUS está dentro de nós em todas as circunstâncias da vida.
Quer você esteja praticando uma boa ação, quer esteja agindo errado, Deus está dentro de você.
Quer você sinta felicidade, quer esteja ferreteado pelo sofrimento, Deus está dentro de você.
Procure não esquecer esta verdade, em nenhum momento de sua vida:
DEUS ESTÁ DENTRO DE VOCÊ!