/* <![CDATA[ */ (function (doc

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO HOJE


SEGURANÇA PÚBLICA: Governo do RN reduz violência e ultrapassa a marca de 2.000 vidas salvas

O Rio Grande do Norte atingiu mais uma marca expressiva no projeto de redução dos índices de violência contra a vida. Neste final de semana, ao chegar a 1.141 dias de gestão, o Estado ultrapassou a marca de 2.000 vidas salvas na segurança pública. O número expressivo é consequência da diferença entre as 6.400 mortes violentas da gestão anterior, no período entre 1º de janeiro de 2015 e 14 de fevereiro de 2018, para as 4.397 mortes na atual gestão, entre 1º de janeiro de 2019 e 14 de fevereiro de 2022, o que representa uma redução de 31,5%.

Os dados são da Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que contabiliza e analisa diariamente os registros das Condutas Violentas Letais Intencionais, os chamados CVLIs.
"E isso é resultado de muito trabalho, compromisso e seriedade no enfrentamento da violência. Foram investidos R$ 250 milhões na segurança pública no período, com contrapartida do governo do estado. Mas, nosso maior investimento para pouparmos vidas é nosso capital humano. Portanto, tão importante quanto aquisição de equipamentos, veículos, obras e pagamento de diárias operacionais, dentre outras medidas acertadas que tomamos, o mais importante de nossa gestão é investir nas pessoas e perceber o empenho profissional, a abnegação de nossos servidores da segurança pública, com um trabalho integrado com todos os setores das forças de segurança. Nosso governo já chamou mais de 1.300 novos policiais concursados que estão nas ruas de todos os municípios, assim como também realizamos promoções de carreira para esses profissionais. Esse número é reflexo disso tudo! E eu tenho certeza de que seguiremos com esse empenho, que traz benefícios diretos para a população", comemorou a governadora Fátima Bezerra.
Sobre os aspectos das condutas criminais, destaca-se o número de ocorrências de homicídios dolosos no Rio Grande do Norte. Em 1.141 dias da gestão anterior foram registrados 5.235 crimes desta natureza, contra 3.474 do mesmo período da atual gestão, uma diminuição em 33,6%.

Crimes de latrocínio, o roubo seguido de morte, também apresentaram redução no comparativo entre gestões. Foram 204 casos na gestão anterior e 184 ocorrências na atual gestão, o que significa diminuição em 9,8%.

Os índices de lesão corporal seguida de morte também apresentam redução destacada, menos 61,7%. Caíram de 540 ocorrências entre 2015-2018 para 207 registros entre 2019-2022.
Outro tipo criminal que apresenta redução é o feminicídio. As mortes violentas com essa característica caíram pela metade de uma gestão para a outra. Eram 111 casos na última gestão, para 56 ocorrências na atual gestão, redução de 49,5%.

"São índices de fundamental importância para o sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte. É resultado do esforço e da abnegação dos servidores, aliado ao trabalho integrado entre as instituições do estado, da federação e dos municípios", ressaltou o secretário.", destacou o coronel Araújo Silva, titular da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social.
Veja vídeo:
Redução de mortes violentas nos maiores municípios

Mossoró (Redução de -12,9%)
  • 2015-2018: 673
  • 2019-2022: 586
Natal (Redução de 49,1%)
  • 2015-2018: 1.756
  • 2019-2022: 894
Parnamirim (Redução de -57,2%)
  • 2015-2018: 477
  • 2019-2022: 204
São Gonçalo do Amarante (Redução de -28,9%)
  • 2015-2018: 339
  • 2019-2022: 241
*Assessoria

NATAL-RN: MOTOCICLITA É ARREMESSADO E DERRUBA PORTÃO APÓS SER ATINGIDO POR CARRO NA ZONA SUL

Um motociclista praticamente voou após ser atingido por um carro na manhã do último sábado (14) em Natal. A cena foi registrada por uma câmera de segurança localizada na região.

O caso aconteceu no cruzamento da rua Ênico Monteiro com a Rua Industrial João Mota, no bairro Capim Macio, na Zona Sul da capital, por volta das 8h.

Na batida, o motociclista foi arremessado contra o portão de uma casa que fica no cruzamento. Com o impacto, o portão caiu. O carro envolvido no acidente também bateu no muro do imóvel.

O motociclista foi levado ao hospital, passou por atendimento e já está em casa. Já o motorista não ficou ferido.

Segundo o morador da casa atingida pela moto e pelo carro, esse é o 14º acidente no cruzamento nos últimos dois anos e dois meses, que é o período em que ele mora na região.

Ele afirmou que já pediu à prefeitura de Natal diversas vezes a instalação de uma lombada ou de um redutor de velocidade no local.

Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana informou que vai enviar uma equipe técnica ao local para verificar a melhor solução de engenharia de trânsito, que garanta mais segurança viária na região.

Em 2020, um colombiano de 24 anos morreu após também ser arremessado ao ter sua moto atingida por um carro, na mesma avenida.

*Do G1 RN

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

JARDIM DE PIRANHAS-RN: ACIDENTE DE TRÂNSITO DEIXA UMA MULHER MORTA E OUTRA FERIDA NA REGIÃO DO SERIDÓ

Um acidente de trânsito ocorrido no final da noite deste domingo 13 de fevereiro de 2022, na cidade de Jardim de Piranhas, região Seridó Potiguar, deixou uma mulher morta e outra gravemente ferida. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual, as vítimas trafegavam de moto e a condutora teria perdido o controle do veículo, subindo um calçada e batendo na parede de uma Igreja.

Após o acidente, as duas mulheres foram socorridas por uma ambulância do município, para o Hospital de cidade, porem uma delas identificada como, Vânia Fernandes Cavalcante, de 50 anos, que estava como garupa, não resistiu aos ferimentos. Já a condutora da moto conhecida como Sandra, foi transferida para o Hospital de Caicó.
A polícia recebeu informações de testemunhas que as duas mulheres possivelmente estavam fugindo de dois supostos assaltantes, que estavam armados e tentavam alcançá-las. Testemunhas relataram à polícia que as mulheres estavam sendo perseguidas e uma delas chegou a declarar isso às pessoas que chegaram primeiro ao local do acidente.

A Polícia Civil deverá instaurar inquérito para apurar o caso e tentar localizar os supostos criminosos que estariam perseguindo as vítimas e que acabaram se envolvendo em um acidente fatal.

*Fim da Linha

APODI-RN: BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


CORONAVÍRUS: BRASIL REGISTROU 314 ÓBITOS POR COVID-19 NAS ÚLTIMAS 24 HORAS

O total de casos de covid-19, no Brasil, desde o início da pandemia, chegou a 27.479.963, com o acréscimo de 54.220 novos diagnósticos registrados em 24 horas. A informação consta do boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, divulgado todos os dias.
O documento informa 314 mortes em 24 horas. Desde o início da pandemia, as mortes em decorrência da doença chegaram a 638.362. Existem 3.160 óbitos por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em investigação. Nesses casos, são necessários exames e procedimentos posteriores para determinar se a causa da morte foi covid-19.
Atualmente, 86,5% do total de infectados são considerados livres de sintomas. Essa taxa chegou a 96,2% em dezembro, antes da chegada da Ômicron ao Brasil. O total de casos ativos e em acompanhamento é 3.058.158 (11,1%).
Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (161.489), Rio de Janeiro (70.839) e Minas Gerais (58.459). As unidades da federação com menos óbitos são Acre (1.923), Amapá (2.078) e Roraima (2.114).
Mato Grosso, Distrito Federal e Tocantins não atualizaram os dados, neste domingo.

Criança morre após cair de toboágua de 15 metros de altura

Um menino de 8 anos morreu após cair de um toboágua em um parque aquático de Caldas Novas, em Goiás, na tarde deste domingo, 13. O acidente ocorreu por volta das 15h em um brinquedo chamado “Vulcão”, que estava em manutenção.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o garoto teria entrado na área fechada e caiu de cerca de 15 metros de altura. De acordo com a prefeitura, ele sofreu várias lesões e um traumatismo craniano seguido de afogamento.

O Serviço de Atendimento Móvel de Emergência (Samu) e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) foram chamados para o resgate. A criança foi levada para o Hospital Municipal de Caldas Novas. Ele seria transferido para o Hospital Estadual de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), em Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: Elemento é preso após arrombar trailer de açaí e furtar microonda e outros objetos no Centro da cidade

Paulo Rodrigo da Costa de 28 anos, natural de Fortaleza no estado do Ceará, foi preso neste domingo 13 de fevereiro de 2022, na Avenida Alberto Maranhã no Centro de Mossoró. Um vigia de rua, presenciou o elemento arrombando um Trailer de Açaí de onde furtou um forno microondas, cigarros, confeitios e dinheiro. O suspeito foi dominado e a Polícia Militar acionada.

Os policiais do 2º Batalhão quando chegaram no local encontraram o elemento detido com o material furtado do interior do Trailer instalado na área central da cidade. Paulo Rodrigo, foi conduzido á delegacia de plantão da Polícia Civil, que funcionou neste domingo, para os procedimentos cabíveis.

O delegado após analisar a situação e ouvir as partes envolvidas na ocorrência, decidiu por lavrar o auto de prisão em flagrante, em desfavor de Paulo Rodrigo da Costa, por crime tipificado no artigo 155, inciso I, por furto qualificado.

(Estabelece o art. 155, I, do Código Penal que o furto é qualificado, se o crime é cometido: “com destruição ou rompimento de obstáculo à subtração da coisa). O flagranteado foi encaminhado ao sistema prisional onde ficará a disposição da justiça.

MOSSORÓ-RN: Moto Honda roubada em Upanema RN é recuperada pela Polícia Ambiental

As Viaturas BPAMB 003 e 011, da 3ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Mossoró, em operação conjunta, neste sábado 12 de fevereiro de 2022, na Rua Dr. Almir de Almeida Castro no Centro da cidade, efetuaram a Prisão de dois homens que estavam de posse de uma moto com queixa de roubo.

Os suspeitos foram abordados em frente ao Parque Municipal e ao constatar a situação de crime, os dois foram conduzidos à Delegacia de Plantão e autuados por crime de receptação (artigo 180 do CPB). A Moto uma Honda de cor preta havia sido roubada na cidade de Upanema no Oeste Potiguar.

Art. 180. Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. Os dois flagranteados ficaram a disposição da justiça.

*Fim da Linha

CIDADE FM; A RÁDIO DE APODI

NATAL-RN: HOMEM É MORTO COM MAIS DE 20 TIROS AO SAIR DE BAR POR TRÁS DE DELEGACIA NA ZONA NORTE

Um homem identificado como Diego Marcos, de 34 anos foi executado na madrugada de domingo (13), ao sair de um bar, na rua Itaboraí no conjunto Santarém, zona Norte de Natal. De acordo com a polícia a vítima estava acompanhada de uma mulher e foi surpreendida no momento que entrava em um veículo que faz o serviço de transporte por aplicativo. “Batata”, como era mais conhecido, morreu na hora.
Ainda segundo informações apuradas, homens em um carro de cor preta se aproximaram de Diego e efetuaram os disparos usando possivelmente uma arma automática de repetição. A mulher que estava ao lado da vítima e o motorista não se feriram. Após o crime a Polícia Militar foi acionada, mas os executores não foram localizados.
As razões para o assassinato ainda são desconhecidas, porém a Polícia Civil já trabalha com a hipótese de um possível acerto de contas motivado por alguma desavença entre integrantes de uma facção criminosa. O homem morto era considerado um dos líderes do sindicato do RN na zona Norte.

MOSSORÓ-RN: FORAGIDO DA JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO É PRESO NO CONJUNTO WILSON ROSADO

Benício da Silva de 33 anos de idade, natural da cidade de Iati, no estado de Pernambuco, foi preso em casa, na Rua Celso Rego, no conjunto Wilson Rosado em Mossoró no Rio Grande do Norte.
Segundo informações, no início da noite de sábado, 12 de fevereiro, a polícia militar foi acionada para conter os ânimos de um elemento que estava embriagado e bastante alterado, na residência de seus familiares.
Benício da Silva, tentou reagir, chamando os militares pra briga, mas depois que foi contido, a polícia constatou que o mesmo era considerado foragido da justiça no estado de São Paulo, onde responde pelo crime de tráfico de drogas.
Como não havia Delegado de Plantão em Mossoró, o foragido foi levado para a cidade de Caicó, para reconhecimento criminal e na manhã de domingo, 13, passou pelo setor de identificação criminal, no Itep em Mossoró e foi levado para a Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza, em Mossoró, onde ficará aguardando a decisão da justiça.

*O Câmera

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

SESAP recebe carregamento de 225.110 doses para reforço e D2 dos adolescentes

Esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) recebe 225.110 doses de vacinas para reforçar a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Hoje (14) chegam 26.910 doses, às 10h55 do imunizante da Pfizer que será destinado à segunda dose dos adolescentes de 12 a 17 anos. 80.250 doses do imunizante da Astrazeneca chegam às 11h55. E amanhã, terça-feira (15), 117.950 doses da Janssen chegam às 12h15 no Aeroporto Internacional. A distribuição acontecerá no início da tarde desta terça-feira (15) e contará com o quantitativo de doses pediátricas que chegaram na última semana.

A Sesap reforça a importância de procurar os postos de vacinação para completar o esquema vacinal dos adolescentes de 12 a 17 anos e também para que as pessoas façam a dose de reforço. “Os imunizantes são destinados para o reforço dos adultos e para a D2 dos adolescentes. É fundamental que as pessoas tenham consciência de que só com o reforço e a completude do esquema vacinal é que estarão protegidas contra a doença”, disse Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da SESAP.

Hoje, o Estado do Rio Grande do Norte tem 192.224 pessoas com a segunda dose em atraso e mais de 700 mil pessoas com a dose de reforço. Vacinadas com primeira dose ou dose única são 2.835.178 pessoas, o que representa 89% da população. 2.478.294 são pessoas totalmente vacinadas, ou seja, com a segunda dose, 78% da população. Com a dose de reforço (D3),são 993.562 pessoas, o que representa 31% da população geral.

O Estado recebeu até hoje 7.099.960 doses durante a campanha de vacinação e foram aplicadas 6.248.975 até o momento.

Papa volta a pedir para que líderes levem paz para Ucrânia

O papa Francisco voltou a pedir a paz na Ucrânia em meio ao aumento da tensão na fronteira com a Rússia e as afirmações ocidentais de que Moscou pode invadir a nação a qualquer momento.

“São preocupantes as notícias que chegam da Ucrânia. Confio à intercessão da Virgem Maria e à consciência dos responsáveis políticos para que sejam feitos todos os esforços pela paz. Rezemos em silêncio”, disse Francisco ao fim da oração do Angelus neste domingo (13).

O líder da Igreja Católica vem pedindo orações pelos ucranianos desde o fim de novembro do ano passado e, em 26 de janeiro deste ano, chegou a instituir um dia de reza para a paz na nação.

A fala de Francisco se justifica por conta da grande tensão que atinge o país do leste europeu, que vê os riscos de conflito aumentarem dia após dia.

Neste sábado (12), por exemplo, uma série de nações pediram para que seus cidadãos deixem o território ucraniano pelo risco de um conflito civil e inúmeras discussões foram realizadas entre aqueles que lideram as negociações.

Para os países ocidentais – Estados Unidos e Reino Unido e parte da União Europeia – a Rússia pode invadir a Ucrânia “a qualquer momento” e desencadear uma nova guerra menos de sete anos após a interrupção da última.

Já Moscou chamou as acusações ocidentais de “histeria e alarmismo” com o objetivo de fazer uma “propaganda” contra o país.

De qualquer maneira, a situação permanece tensa e os norte-americanos continuam a dizer que o Kremlin ordenará um ataque ainda em fevereiro.

*Jair Sampaio

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

SE o sofrimento bateu à sua porta, não se desespere: São bem-aventurados os que choram, porque serão consolados.
O sofrimento parece a todos um mal, a dor apavora...
Mas, quando aprendemos que a dor é uma libertação que nos devolve a paz ao espírito, passamos a julgá-lo menos dolorosa.
Para que sua dor doa menos, aprenda a conformar-se com ela, porque ela representa sua libertação.

MOSSORÓ-RN: Adolescentes são apreendidos após arrastões e atirarem contra policiais militares

A Polícia Militar apreendeu nesta noite de quarta feira 10 de agosto de 2022, dois adolescentes, um de 15 e outro de 17 anos, um revolver ca...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA