/* <![CDATA[ */ (function (doc

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

SANTA MARIA-RN: MORRE FILHO DE SUPLETE DE DEPUTADO FEDERAL DO RN VÍTIMA DE ACIDENTE NA BR 304

Foto: Reprodução/Internet
Morreu na noite de sábado (6) em acidente na BR-304, André Ferreira da Cruz, filho do suplente de deputado federal Abraão Lincon e irmão de Abraão Lincon Júnior, que foi Superintendente Federal da Pesca e Agricultura no RN em 2012.

Segundo informações o veiculo modelo Gol colidiu na lateral de uma carreta, em seguida atingindo um outro veiculo modelo celta, o impacto foi tão forte que o motor do Gol foi parar as margens da rodovia. Ainda segundo informações, de um familiar dos ocupantes do celta ao Via Certa Natal, os mesmos apresentaram fraturas leves e passam bem. 

As informações são do Via Certa Natal

NATAL-RN: Hemonorte lança campanha 'Van solidária' para transportar gratuitamente grupo de doadores de sangue

O Hemocentro vai lançar na próxima terça-feira (9) o projeto "Van solidária", que tem o objetivo de transportar gratuitamente grupos de doadores de sangue de 10 até 12 pessoas. 

O projeto faz parte das ações de campanha de doação de sangue para o período de carnaval. 

Segundo o Hemonorte, há a intenção de fidelizar novos doadores com este transporte gratuito de grupos entre 10 e 12 pessoas. Neste primeiro momento, o serviço estará disponível apenas para empresas e instituições localizadas em Natal e Região Metropolitana. 

Para participar, o doador deve ligar com antecedência de uma semana para o telefone 3232-6724 ou enviar e-mail para o: hemodat@rn.gov.br. 

“Esperamos que com essa ação consigamos alavancar o estoque de sangue, que continua baixo. Vale ressaltar que os interessados em participar devem atender os requisitos básicos para ser um doador. Após a realização da doação, a van deixa o grupo no mesmo local onde embarcou”. Falou a Diretora de Apoio Técnico, Miriam Mafra.

Critérios básicos para ser um doador de sangue:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado. Evite alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação;
  • Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial. (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista ou Carteira Profissional emitida por classe);
  • Para os menores de 18 anos, é necessário o consentimento e a presença do responsável e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos;
  • A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. 
*Do G1 RN

PROJETO USA OLFATO DE CÃES PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

No Dia Mundial do Câncer, lembrado no último dia 4, o Projeto KDOG se destacou como ferramenta que pode auxiliar os médicos no diagnóstico precoce do câncer de mama. Idealizado pelo Instituto Curie, centro de pesquisa e tratamento de câncer da França, o Projeto KDOG, que utiliza cães no trabalho de biodetecção precoce de câncer em estágio inicial, chegou ao Brasil graças à parceria daquela instituição com a Sociedade Franco-Brasileira de Oncologia (SFBO).

A biodetecção é a utilização de animais ou outros organismos vivos para detectar algo como substâncias ilícitas ou perigosas, agentes patogênicos, entre outras coisas. O projeto desenvolve uma técnica simples, barata e não invasiva de rastreamento do câncer de mama a partir do olfato canino.

O projeto brasileiro treina cães para detectar mais de 40 tipos de câncer de mama em um laboratório, onde cones oferecem diversas amostras de odores do corpo humano. O método descarta o contato físico entre os animais e as pessoas, para evitar estresse das duas partes.

Em futuro próximo, a intenção é disponibilizar o projeto no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

*Da Agência Brasil/Robson Freitas

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

PROCURE viver com equilíbrio, mesmo dentro da agitação da vida diária.

Não se deixe levar pela onda desordenada que envolve a todos.

Pode trabalhar muito, ter atividades grandes, mas nuca deixe de fazer tudo a tempo e a hora, equilibradamente.

Reserve uma hora para sua leitura, para sua meditação, para sua higiene mental, a fim de manter-se constantemente em equilíbrio.

Professor Luis Carlos Noronha pode ser o 1º apodiense eleito para deputado estadual do RN

O professor Luís Carlos tem os apoios do ex-prefeito Pinheiro e de Kelps em Apodi Por participar de uma nominata de pequenos numa partido pe...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA