Pesquisar este blog

10 outubro 2021

FORTALEZA-CE: CONSIDERADA A PESSOA MAIS VELHA DO BRASIL, CEARENSE MORRE AOS 116 ANOS

Aos 116 anos, a cearense Francisca Celsa dos Santos, considerada a pessoa mais velha do Brasil e a terceira do mundo, morreu na última terça-feira (5), em Fortaleza, após ser acometida por uma pneumonia. O título de mais velha do país foi validado pelo Gerontology Research Group (GRG), ou Grupo de Pesquisa em Gerontologia.

O GRG trabalha desde o início da década de 1990 com a longevidade humana e é uma das entidades indicadas pelo Livro Guinness de Recordes para validar idades.

De acordo com uma das netas de dona Francisca, a assistente administrativa Fernanda Aliny Barroso Celsa, a avó não teve Covid-19, mas a piora no quadro de saúde provocou a múltipla falência dos órgãos. Ela morreu na casa onde morava, no Bairro Messejana. Ela era natural da cidade de Cascavel, na região metropolitana.

O corpo da idosa foi sepultado por volta das 16h desta quarta-feira (6), no Cemitério Municipal de Pacajus (Nossa Senhora da Conceição), na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Sinônimo de amor

Fernanda afirmou que a partida da avó está sendo muito sentida por toda a família, que a via como uma mulher forte e muito amorosa com todos.

"Ela é sinônimo de amor, de vontade de viver, de tudo de bom que se possa imaginar. O elo de ligação entre netos, bisnetos, tataranetos. Apesar de não se movimentar, viver acamada há alguns anos, ficou um vazio em cada lugar da casa", diz.

Ainda de acordo com a neta, um dia antes de morrer, Dona Francisa foi reconhecida como a mulher mais velha da América Latina. "Recebemos a ligação do pessoal do Guinness Book nos dando a notícia, ficamos muito felizes no dia e logo veio a partida dela, foi muito difícil", lamenta Fernanda.

Pandemia

Durante a pandemia do coronavírus, a neta Fernanda conta que os cuidados com a avó foram redobrados. "Meu primo Luzinei Monteiro, que é médico, é quem tomava as decisões da saúde da minha avó. Uma prima ficou direto com ela para cuidar", afirma.

A assistente administrativa afirma não ter sido um período fácil para a família, já que a doença padeceu parentes próximos. "A saudade por não poder visitá-la era grande, mas a minha avó era frágil e precisávamos ter todos esses cuidados", finaliza.

Apesar de todos os cuidados, uma obra próximo ao local onde a idosa morava acabou produzindo muita poeira, o que colaborou com o agravamento do estado de saúde da matriarca da família. Ela piorou com a pneumonia e morreu por volta de 21h30 da terça-feira, a 17 dias de completar 117 anos.

*Do G1 CE

5º BAILE DO GASPEC, É AMANHÃ!!


CANINDÉ-CE: INCÊNDIO DE GRANDES PROPORÇÕES ATINGE DEPÓSITO PERTO DA PREEITURA MUNICIPAL

Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de peças na Rua Dr. Gerôncio Brígido Neto, no Bairro Imaculada Conceição, na cidade de Canindé, interior do Ceará, e ocasionou uma nuvem escura de fumaça, que cobre diversos bairros da cidade na manhã deste domingo (10). Não há feridos. O incêndio foi controlado por volta das 13h.

Conforme agentes do Corpo de Bombeiros de Canindé, o fogo começou por volta das 10h30, no estabelecimento localizado atrás da sede do prédio da prefeitura do município. Três equipes do Corpo de Bombeiros estão no local fazendo o combate as chamas. Além disso, equipes de quartéis dos municípios vizinhos foram acionadas e um carro-pipa também é usado.

Em razão do fogo intenso, um depósito de material reciclável vizinho ao depósito de peças foi atingido e o prédio da prefeitura do município também corria o risco de ser afetado pelo incêndio, mas as chamas não chegaram ao local.

*Do G1 CE

BRASILEIRÃO 2021: PLACAR DA 25ª RODADA

Começou a 25ª rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2021.

Placar:

Fluminense 0 x 0 Atlético-GO
Atlético-MG 3 x 1 Ceará
Sport Recife 1 x 0 Corinthians
Fortaleza x Flamengo 
Athletico-PR x Bahia
Palmeiras 2 x 4 Bragantino
Juventude 1 x 1 América-MG
Internacional 5 x 2 Chapecoense
Santos 1 x 0 Grêmio

Cuiabá x São Paulo(Segunda-11/10)

JOSÉ AGRIPINO TESTA POSITIVO PARA A COVID-19

O ex-senador potiguar José Agripino testou positivo para Covid-19. Ele usou o Twitter para o anúncio na noite deste sábado (9).
José Agripino relatou estar com sintomas leves e afirmou estar sendo acompanhado por infectologista. “Estou seguindo as regras do protocolo”, escreveu na rede social.

CAICÓ-RN: HOMEM MORTO A TIROS NA TARDE DESSE DOMINGO

Um homem identificado até o momento como Epifânio de “São Fernando” foi assassinado no final da tarde desse domingo, 10, no bairro Frei Damião, zona oeste da cidade de Caicó.
De acordo com o que foi apurado pelo blog, vítima foi alvejada com quase 20 tiros.

*Jair Sampaio

FERNANDO PEDROZA-RN: MORADOR LOCLIZA CADÁVER SEM O PÉ ESQUERDO E ACIONA A POLÍCIA; CACHORRO HAVIA SIDO FLAGRADO COM O MEMBRO NOVE DIAS ATRÁS

Foto: reprodução
Um morador da Fazenda Santa Cruz, na Zona Rural do município de Fernando Pedroza, localizou um corpo em decomposição na manhã de sábado (9). Ele acionou a Polícia Militar que chegando ao local constatou que o cadáver não tinha o pé esquerdo.

No dia 1º de outubro, um cachorro foi visto na Zona Rural da cidade com um pé esquerdo na boca (relembre aqui). Na ocasião, o membro foi recolhido pela polícia e encaminhado ao Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) para perícia. Ontem o órgão foi acionado novamente para recolher o corpo. A polícia agora investiga se a morte da pessoa ainda não identificada teria sido motivada por algum crime.

*Do BG

CONVITE DE CANTORIA!

 

MOSSORÓ-RN: TENTATIVA DE HOMICÍDIO NA FAVELA DO FIO

A Central de Operação da PM registrou na noite deste sábado, 09 de outubro de 2021, uma ocorrência de tentativa de homicídios por arma brança na Rua José Malaquias, na Favela do Fio, região do Abolição IV em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte.
A vítima foi a pessoa de Lucas Borges de Lima, 20 anos idade. O jovem foi ferido com dois golpes de facão, sendo um na mão e outro no braço, por um homem que ainda não foi identificado pela polícia.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado através do 192 e de imediato deslocou uma ambulância de suporte avançado (ALFA), para atendimento a vítima. Lucas Borges, recebeu os primeiros atendimentos no local e em seguido os socorristas o conduziram ao Hospital Regional Tarcísio Maia.
Informações do médico intervencionista da Alfa, o paciente não corre risco de morrer. Ele foi entregue à equipe médica de plantão da unidade hospitalar, consciente e orientado. Não há informações sobre as circunstâncias em que o jovem foi ferido.

*Fim da Linha

NATAL-RN: FIÉIS SE DESPEDEM DO PADRE TIAGO THEISEN

Fiéis se despediram na manhã deste domingo (10) do padre Tiago Theisen, que morreu no sábado (9) aos 90 anos de idade. A missa de exéquias foi celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha às 8h na Capela de Santa Cruz, no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal.

O sepultamento também está programado para ocorrer na manhã deste domingo na mesma capela. Centenas de fiéis estão acompanhando a celebração em despedida do padre.
O corpo foi velado no sábado na Igreja Matriz de Santa Maria Mãe, no conjunto Santa Catarina, também na Zona Norte de cidade, onde era pároco.

O padre Tiago Theisen morreu aos 90 anos no sábado. Ele estava internado em um hospital particular na capital potiguar.

Padre Tiago

Jacquest Theisen nasceu em 23 de outubro de 1930, na cidade de Namur, na Bélgica, e foi ordenado sacerdote em 31 de julho de 1955. Ele chegou ao Brasil em 1968 e fixou residência em Natal, onde se destacou no trabalho da evangelização e da educação.

Em nota, a Arquidiocese de Natal lamentou a morte de padre Tiago e destacou que "sempre atento à evangelização, à educação e à cidadania, o sacerdote belga ajudou a construir a Zona Norte. Ao longo dos anos, edificou mais de 40 capelas. A estratégia dele era construir um jardim de infância ao lado de cada capela edificada".
Ao todo, segundo a Arquidiocese, padre Tiago conseguiu construir 34 jardins para alfabetizar crianças em uma faixa territorial que ia do bairro das Quintas, na Zona Oeste de Natal, até a praia de Pitangui, no litoral Norte.

Desde 2010, ele era pároco emérito da Paróquia de Santa Maria Mãe, no Conjunto Santa Catarina.

*Do G1 RN

MOSSORÓ-RN: SERVIÇO SOCIAL DO HRTM PROCURA FAMÍLIA DE HOMEM QUE CAIU DE VIADUTO

O Serviço Social do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), está a procura de familiares do senhor João Francisco dos Santos, 65 anos, que deu entrada naquela Unidade Hospitalar.
Ele foi vítima de uma queda de um viaduto, e deu entrada por volta das 0030hs da madrugada deste domingo 10 de outubro de 2021, trazido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sem acompanhante.
O Serviço Social aguarda a presença de familiares.

ARRECADAÇÃO EM ALTA: Governo do RN tem saldo positivo de R$ 167 milhões apenas em setembro com FPE e ICMS

Quando somamos os números obtidos no Portal da Transparência do FPE e da arrecadação do ICMS no mês de setembro de 2021 e comparamos com o mesmo período de 2020, chegamos ao saldo positivo de R$ 167.053.648,63 nos cofres do governo do Estado. A informação é do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (Sinsp-RN).

A diferença positiva é uma prova que o Estado está arrecadando bem mais que nos últimos anos. São saldos positivos que melhoram muito os valores no cofre público e entram na Fonte 100, podendo ser direcionados para, por exemplo, aumentar o salário dos funcionários mais carentes que estão há quase 12 anos sem nenhum reajuste nos seus contracheques!

“O governo tem dinheiro mais escolhe não reajustar! É uma questão de prioridade e esse governo não prioriza os servidores públicos. Não tem mais desculpa, governadora! A cada mês um novo recorde nas arrecadações do Estado comprovam que os cofres públicos estão cheios. Queremos saber por que esse dinheiro não é investido nos recursos humanos? Por que parte não foi até agora utilizado para reajustar os salários dos servidores?”, questiona o Sinsp em nota publicada no site da entidade.

*Grande Ponto

MINUTOS DE SABEDORIA!

Não critique!
Procure antes colaborar com todos, sem fazer críticas.
A crítica fere, e ninguém gosta de ser ferido.
E a criatura que gosta de criticar, aos poucos, se vê isolada de todos.
Se vir alguma coisa errada, fale com amor e carinho, procurando ajudar.
Mas, sobretudo, procure corrigir os outros, através de seu próprio exemplo.