/* <![CDATA[ */ (function (doc

sexta-feira, 14 de maio de 2021

APODI-RN: PROFESSORA SALETE MARINHO PARTICIPA DA SEMANA DA MUCOPOLISSACARIDOSE

radioameosrarosoficial♿Rádio Oficial dos Raros
⏰Sexta-feira às 20 horas
📝Tema: Semana da Mucopolissacaridose
🎙️Convidado: @mariasaletemarinho

📲Instagram:
https://www.instagram.com/radioameosrarosoficial/.

🌐24hrs no Ar:
https://radioameosraros.com.br/

#mps #saúde #inclusão #conciencia #livestream #aprendizado
#importancia #batalha #lutasdavida

APODI-RN: TARDE DE CHUVA E CLIMA AGRADABILÍSSIMO

Durante a tarde desta sexta feira, 14 de maio de 2021 caiu uma chuvinha na cidade e nas comunidades rurais.

Com a chuva, a temperatura baixou e o clima ficou agradável. Com a chuva no sertão, tudo se torna melhor, para as pessoas e para os animais. Chuva, é sinal de fartura.

Tomara que continue assim!

APODI-RN: MUNICÍPIO VOLTA A DIVULGAR O BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-10) DIARIAMENTE

No início da pandemia a Secretaria Municipal de Saúde de Apodi divulgava o Boletim com os dados diariamente. Depois, passou a divulgar de 4 a 5 dias. Agora o município voltou a publicar o Boletim diariamente. Confira:

RN recebe até sábado (15) vacinas CoronaVac suficientes para concluir imunização de quem já tomou a 1ª dose, diz governadora

Após a chegada de 33.800 doses da vacina CoronaVac nesta quinta-feira (13), o Rio Grande do Norte recebeu um novo lote com 16.600 doses do imunizante na manhã desta sexta-feira (14) e aguarda uma remessa de 36.200 doses enviadas pelo Ministério da Saúde no sábado (15). 

Segundo a governadora Fátima Bezerra (PT) as doses serão suficientes para completar o esquema vacinal de potiguares que estavam com a segunda dose da vacina atrasada. A informação também foi confirmada ao G1 pela Secretaria Estadual de Saúde. 

O estado havia solicitado mais de 87 mil doses ao Ministério da Saúde, por causa da falta de imunizante suficiente para concluir a imunização de quem já tinha tomado a primeira dose. Pelo menos 127 municípios potiguares relataram falta dessa vacina, para aplicação da segunda dose, à Secretaria Estadual de Saúde. 

Natal foi a primeira cidade do estado a registrar falta da vacina, em 12 de abril, quando precisou suspender a imunização com a segunda dose pela primeira vez.

Na última terça-feira (11), a Justiça Federal do Rio Grande do Norte determinou que a União enviasse a vacina em quantidade suficiente para concluir a vacinação de quem já tinha tomado a primeira dose. 

"Com a chegada dessas doses conseguiremos regularizar o esquema vacinal de todos os potiguares com a D2 atrasada. Fica aqui o meu apelo às prefeituras para que dediquem toda a sua celeridade na aplicação das doses", afirmou a governadora Fátima Bezerra (PT) em publicação nas redes sociais. 

A chegada do lote desta sexta-feira (14) e a perspectiva de uma nova remessa no sábado foram informadas pela governadora. De acordo com o governo, o estado recebeu 15.600 doses no sábado (8), mais 33.800 nesta quinta (13) e outras 16.600 na sexta, o que já soma mais de 66 mil doses. 

Com a chegada da nova remessa prevista, de 36.298 doses de CoronaVac, serão mais de 102 mil vacinas. 

*Do G1 RN

FAMÍLIA MORAIS TEM DOIS ANIVERSARIANTES HOJE!

Tio Valdeci Morais e tia Valdemira Morais completam mais um ano de vida.

Valdeci, 89 anos, morando em Monte Alegre-PA e Vademira, 96 anos, morando em Severiano Melo-RN.

Gratidão a Deus, pela vida deles! A família Morais se sente feliz pela pela vida dos dois! Parabéns!

PAU DOS FERROS-RN: BARRAGEM ESTÁ COM 48% DE SUA CAPACIDADE

Nesta sexta-feira (14) a Barragem de Pau dos Ferros alcançou 48% de sua capacidade hídrica.

Veja os números atualizados:

● Barragem de Pau dos Ferros

• Data: 14/05/2021

• Volume Total: 54.846.000 m³

• Volume Atual: 26.379.710 m³

• Volume Equivalente em Percentual: 48,1%

*Fonte: Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte - IGARN/GRUPO CIDADÃO 190

A SESAP divulga nota sobre a mortalidade em UTI do Hospital Regional de Apodi; Confira o pronunciamento.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA

NOTA

A SESAP esclarece que o Hospital Regional Helio Morais Marinho, na região do Apodi tem um índice de alta muito elevado, porque o hospital dispõe hoje de vinte (20) leitos clínicos e cinco (05) leitos críticos. De acordo com os dados coletados através da análise anual do hospital Helio Marinho, desde o início de maio de 2020, quando são instalados os primeiros leitos, até abril de 2021, o hospital teve 363 altas e 57 óbitos, além de 46 transferências. Nesse período e no momento, o hospital acolheu pacientes de diferentes municípios da região, incluindo a cidade de Mossoró, Lucrécia, Felipe Guerra, Apodi, entre outros.

A SESAP informa que investiu e continua investindo em equipamentos de UTI, equipamentos de imagens e em recursos humanos, além da restruturação do hospital e foram feitas capacitações com os profissionais de saúde, além de programações para novas capacitações durante o ano.

É importante ressaltar que os pacientes que ocupam os leitos críticos, são pacientes muito agravados. Diante disso, a mortalidade em UTI, seja em Apodi ou qualquer outro hospital pode ser elevado dependendo do estado de saúde e evolução dos pacientes.

APODI-RN: FALECEU FRANCINA

Lamentamos informar o falecimento de Francisca Diógenes Pinto(Francina), 81 anos, ocorrido na madrugada desta sexta feira, 14 de maio de 2021.

Minha parente também, Francina era irmã de Raimunda Diógenes, que faleceu de Covid-19, no ano passado. 

A mesma estava internada devido a Covid-19, sofreu um AVC e não resistiu, vindo a óbito durante a madrugada. 

Aos familiares, as nossas condolências.

MOSSORÓ-RN: POLÍCIA MILITAR APREENDEU MAIS DE MEIA TONELADA DE DROGAS NESTA MANHÃ

O Ten Cel Franco, da Assessoria de Comunicação da PMRN, informou agora apouco, por 07h20, a maior apreensão de drogas do ano, que aconteceu nesta manhã em Mossoró. A Polícia Militar apreendeu 658.315kg de maconha, a ocorrência está em andamento.

CAMPO GRANDE-RN: POLÍCIA PRENDE HOMENS ACUSADOS DE ROUBO DE ANIMAIS NA ZONA RURAL

Na noite desta quinta-feira, 13/05, por volta das 20:40hs, a Polícia Militar recebeu uma ligação relatando que homens estavam furtando gados na zona rural de Campo Grande/RN.

De acordo com as informações, moradores viram movimentações estranhas nas proximidades da Fazenda Timbaúba e acionaram a polícia.

De imediato, o SubTenente Tarcio Fernandes e o Soldado John juntamente com a equipe Grupo Tático Operacional (GTO) foram até o local e conseguiram prender em flagrante três homens.

Os homens que são de Campo Grande estavam com a mão na massa e já com um carro de carregar boi para levar os animais.

Um dos homens preso, é neto do proprietário da fazenda que seria furtada.

Após o flagrante, os três juntamente com a caminhonete D20 foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Plantão da Cidade de Mossoró, para os procedimentos cabíveis e deverão ficar a disposição da justiça.

Queremos parabenizar a todos os guerreiros policiais que estavam envolvidos nesta ocorrência.

*Fotos: Icém Caraúbas 

*Texto: CGnaMídia

MOSSORÓ-RN: EX PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL É HOSPITALIZADO

O ex-vereador Júnior Escóssia, segundo informações recebidas pelo Blog, está internado na UPA do Belo Horizonte. Aguarda vaga no Hospital Wilson Rosado para ser transferido. 

Desejamos que ele esteja recuperado, logo.

CERRO CORÁ-RN: EMPRESÁRIO E ESPOSA SÃO ENCONTRADOS AMARRADOS DENTRO DE CASA DEPOIS DE ASSALTO

Dono de uma casa lotérica, o empresário Joaquim Cesar Sobrinho e a sua esposa foram encontrados amarrados dentro de casa por volta das 22 horas dessa quinta feira. Os bandidos fugiram pelos fundos da residência. 

A movimentação policial é intensa naquela cidade. A Polícia Militar da cidade, com apoio da tropa curraisnovense, faz diligências para tentar prender todos os envolvidos.

*Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: GRAVE ACIDENTE NO BAIRRO LIBERDADE I, NA BR 304.

Duas equipes do SAMU de Mossoró, sendo uma ALFA 01 com Suporte Avançado, uma BRAVO 03 com Suporte Básico, além do Corpo de Bombeiros, foram mobilizados por volta das 04:20hs desta sexta feira 14 de maio de 2021, para o final da Avenida Sérvulo Marcelino, já no cruzamento com a rua Pedro Paraguai em um prédio de esquina. Onde no local ocorreu um grave acidente, invlusive com pessoas presas as ferragens. As corcustâncias estamos apurando, e ao mesmo tempo torçendo para qua não exista vítima fatal no local. Segundo informações o carro era dirigido por um jovem, que vinha com mais duas mulheres.
Ao sair da Sérvulo Marcelino para entrar na Pedro Paraguai, ele perdeu controle do carro e foi de encontro ao muro de um prédio. Uma das mulheres ficou presa e precisou ser retirada pelos Bombeiros. os três feridos foram socorridos para o HRTM. Informações do Corpo de Bombeiros, condutor é menor de idade e possivelmente tava sob efeito de bebida. 

*Passando na Hora

Governo sanciona Leis que garantem direitos e proteção às comunidades tradicionais do RN

Governadora afirmou que sanção dos textos, além de garantir melhores condições de vida, também repara injustiças para estas populações.

A governadora Fátima Bezerra sancionou, nesta quinta-feira (13), três Leis que visam garantir direitos e proteção às comunidades tradicionais do Rio Grande do Norte. A solenidade foi transmitida pelo canal do Governo no Youtube e contou com a participação de diversos representantes das comunidades tradicionais no estado. 

“A ação do Rio Grande do Norte pelas comunidades tradicionais sela um compromisso da gestão em proteger e oferecer melhores condições de vida a estas populações. O que estamos fazendo é reparar injustiças e garantir direitos”, afirmou a governadora, que esteve acompanhada do vice-governador Antenor Roberto. 

Uma das leis é a das Benzedeiras, a qual determina que o Estado constitua como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do povo potiguar os saberes, conhecimentos e práticas tradicionais de saúde popular e cura religiosa destas figuras tão presentes nas comunidades tradicionais brasileira. 

Já a Lei dos Povos Tradicionais dispõe sobre as medidas de apoio às comunidades tradicionais e povos de terreiro para o enfrentamento a surtos, epidemias, pandemias e endemias e seus impactos socioeconômicos. 

A terceira Lei, a das Marisqueiras, versa sobre a Política Estadual de Desenvolvimento e Apoio às Atividades das Mulheres Marisqueiras no Rio Grande do Norte. São classificadas nesta categoria as mulheres que realizam artesanalmente a extração de mariscos em manguezais. 

Autora das três Leis, a deputada Isolda Dantas participou do evento e destacou a importância do momento. “É uma alegria estarmos aqui refazendo a história. História essa que sempre foi muito cruel com os povos tradicionais, sendo escrita por quem tinha a hegemonia e o poder. Mas, aos poucos, a estamos recontando de forma adequada”, disse. 

Moradora do município de São Gonçalo do Amarante, Francisca Ferreira de França é rezadeira há mais de 80 anos e aprendeu o ofício com os ensinamentos da mãe e da avó, que também eram atuantes da crença. 

Emocionada com a participação virtual da rezadeira de 111 anos, a chefe do Executivo estadual batizou a Lei das Benzedeiras de Lei Chiquinha Ferreira. “Isso aqui é uma homenagem à luta de vocês, à resistência, aos sonhos”, homenageou a governadora Fátima Bezerra. 

Também acompanharam a solenidade: o secretário extraordinário para Gestão de Projetos e Metas Governamentais (Segri), Fernando Mineiro; a vereadora Brisa Bacchi; o babalorixá, Melquezedeque; a representante das comunidades quilombolas, Andrea Nazareno; o representante dos povos indígenas, Luiz katu; e o representante dos povos ciganos, Omar Ivanovich.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

TENHA bom ânimo e coragem: você vencerá todas as dificuldades!
A vida apresenta-nos problemas às vezes difíceis.
Mas dificuldade superada é problema resolvido.
Jamais desanime: você há de vencer galhardamente todos os problemas que se lhe apresentarem.
Se o problema for complexo, divida-o em partes, e vença cada uma delas separadamente.
Mas não desanime jamais!

Professor Luis Carlos Noronha pode ser o 1º apodiense eleito para deputado estadual do RN

O professor Luís Carlos tem os apoios do ex-prefeito Pinheiro e de Kelps em Apodi Por participar de uma nominata de pequenos numa partido pe...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA