Pesquisar este blog

20 fevereiro 2022

CARAÚBAS-RN: ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL PRÓXIMO A OLHO D'ÁGUA DO MILHO

Segundo informações um acidente envolvendo um carro tipo chevette e uma moto foi registrados nas imediações do Olho D'água do Milho em Caraúbas.
No sinistro veio a óbito no local, um senhor identificado como Neguinho de Torel da comunidade de Língua de Vaca em Caraúbas.
O motorista do carro teria se evadido do local.
Nossos sentimentos de pesar aos amigos e familiares.

*João Marcolino

VAMOS CUIDAR DO NOSSO LIXO; O MEIO AMBIENTE AGRADECE!

SÃO JOSÉ DE MIPIBU-RN: FIGURAS MIPIBUENSES - HOMENAGEM A JOÃO EVANGELISTA

João Evangelista de Souza nasceu em Apodi/RN, no dia 22 de maio de 1938. Filho de Coriolano José de Souza e Maria dos Anjos de Souza. Pai de seis filhos, 13 netos e 1 bisneta. É casado, atualmente, com Maria José de Medeiros Souza, que entre convivência e a oficialização do casamento civil, já são 45 anos de união, com dois filhos: Paulo e Rejane.

Iniciou os seus estudos aos oito anos de idade, em Recife/PE. Ao verem o interesse pelos estudos o Padre Ambrósio, um professor holandês o levou e financiou seus estudos no colégio Marista no Recife. Porém, com os anos ele foi transferido para o seminário em Caicó/RN. Por apresentar vocação para o sacerdócio, ficando lá por alguns anos. Mas, devido as condições financeiras que o seminário enfrentava, na época, teve que dispensar os seminaristas bolsistas. E João Evangelista ele voltou para terra natal.

Nessa volta a São Vicente, a Prefeitura Municipal estava abrindo inscrições para a banda de música. Começou a estudar música, aos 11 anos de idade, com o maestro Marciano Ribeiro da Costa. Na época, enfrentou muitos obstáculos, próprio de quem morava em uma cidadezinha seridoense. Porém, o mais difícil era percorrer, diariamente, uma distância de de quase 15 quilômetros, à noite, para poder assistir as aulas, observando pela janela da sede da banda de música, porque o maestro achava ele muito criança para integrar a escola de música.

Após três meses de muita persistência foi finalmente aceito na escola de música. Como aluno exemplar e se destacando nas habilidades musicais e em vários instrumentos. Seu primeiro instrumento foi o trombone, mas depois aprendeu a tocar todos os instrumentos da banda. O maestro Marciano que sempre precisava se ausentar para outras cidades, o deixava como seu substituto, tanto na escola como na banda de música municipal daquela cidade.

O maestro Evangelista, puxa pela memória e lembra a primeira música que tocou. Foi a valsa “Aurora”, de Zequinha de Abreu (1880-1935).

No dia 2 de maio de 1960, aos 21 anos, ingressou na Policia Militar do RN. A princípio, trabalhando como auxiliar de cozinha, no rancho do quartel. Tempo depois, participou de concurso interno para a banda de música. Foi quando em 1961 passou para o quadro da banda, como soldado aprendiz. E com os anos se destacou nos concursos seguintes onde obteve o primeiro lugar, como Cabo. Em 1967 graduou-se como 2º Sargento Músico, no quadro da banda de música da corporação, posteriormente, 1º Sargento e Subtenente.

O comandante sabendo de suas habilidades, o indicava par formar bandas de músicas, em diversas cidades do interior, entre elas: . Jucurutu, São Rafael, Itaú, Severiano Melo, Passagem, Santo Antônio, Monte Alegre, Nísia Floresta e São José de Mipibu (por três vezes em momentos diferentes).
Como maestro da banda de música “Alex Maia”, atualmente “Antonio de Pádua Leite”, de Apodi, concorreu ao Concurso de Bandas, na Feira dos Municípios, em 1987, conquistando o segundo lugar e, dois anos depois, obteve a primeira colocação do certame, com a apresentação da música “O Guarani”, de Carlos Gomes.

Já com elevado conceito musical e por seus feitos divulgados como exímio professor de música, arranjador, compositor, instrutor e criador de de bandas, João Evangelista tornou-se extremamente solicitado para atuar como formador de bandas em diversas cidades do estado, dentre elas São José de Mipibu. No ano de 1981, o saudoso prefeito Janilson Ferreira, o convidou para montar uma banda de música na cidade. A sede funcionava, no sobrado, na praça Desembargador Celso Sales, vizinho ao antigo cinema Santana.
A Escola de Música atraiu muitos jovens para o aprendizado com os instrumentos musicais e estudos teóricos e práticos bem avançados.
Para o radialista e músico Renan Silva, “Essa é uma homenagem mais do que merecida, àquele que tanto fez pela cultura local, deixando um verdadeiro legado de músicos que se destacam em diversos estados do Brasil, e até mesmo no exterior”.

Novamente por conta de sua carreira militar, foi transferido para cidade de Apodi, onde passou a servir no quartel daquela cidade do Oeste potiguar e passou a ser o maestro da Banda de Música ‘Antonio de Pádua Leite’ .
Maestro João Evangelista, da Banda de Música ‘Antonio de Pádua Leite’ , de Apodi (Foto: Apodi Antigamente)
Ensinando música em Apodi/RN
Ensaio da Banda de Música, em Apodi ( Foto: Apodi Antigamente)

No dia 15 de março de 1993, retornou a São José de Mipibu. Com a intermediação do saudoso João Pereira do Nascimento (Bajoca) e Paizinho, amigos de outras datas, mantiveram contato, com o então prefeito Carlos Marques, para que fosse contratado como maestro da banda de música, uma vez que o Município tinha recebido a doação de instrumentos musicais, pela Fundação do Banco do Brasil.
Dessa maneira reiniciaram as aulas e ensaios, na nova sede, que funcionava no Centro Artístico Operário (por trás do antigo cinema Santana), batizada com o nome de Banda de Música “Sebastião Tomé”.
Foram várias formações, considerada uma das melhores bandas de música da região Agreste potiguar. A banda fazia apresentações culturais, participava de inaugurações, festa de padroeiros, concertos, desfiles cívicos, entre outros eventos.

HOMENAGEM EM NÍSIA FLORESTA

O maestro Almeida, natural de São José de Mipibu, relata que “no primeiro Recita da Escola & Banda de Música “Anastácio Marques de Carvalho”, em Nísia Floresta, no dia 23 de dezembro de 2021, homenageamos algumas personalidades que contribuíram com a entidade, criada na gestão do ex-prefeito Lourenço Neto, em 10/03/1997, entre eles, o maestro João Evangelista, que me substituiu na escola, por dois anos. Por isso ele foi merecedor dessa singela homenagem”, declarou.
Com o decorrer dos anos a banda de música foi perdendo o interesse do poder público, que não deu o apoio necessário e, assim, foi ficando esquecida, e infelizmente até hoje permanece desativada.

HOMENAGEADO PELOS EX-ALUNOS DA BANDA DE APODI

Em 30 de maio de 2012, Francisco Janilson de Carvalho, no blog do Programa Coreto, divulgou uma homenagem prestada pelos ex-alunos da Banda de Apodi, ao maestro, João Evangelista:
Banda de Música Antonio de Pádua Leite

“Ex-alunos do maestro João Evangelista, da banda de música de Apodi, estiveram em São José de Mipibu, prestando homenagem ao antigo professor e maestro. “Momento de muita emoção e alegria ao reencontrar João Evangelista. Foi através dele que Apodi, viu nascer a oportunidade para os jovens estudarem música e assim surgir, em 1990, a banda de música “Antonio de Pádua Leite”.

Mas tudo começou em 1968. Ele representa um símbolo da música de banda no Rio Grande do Norte, não somente pela sua performance como instrumentista, mas principalmente pela sua capacidade como formador de bandas e de músicos. São centenas deles que conseguiram reconhecimento profissional e estabilidade financeira através de seus ensinamentos.
Maestro Evangelista de Souza

Doze anos depois, vimos surgir mais uma vez a oportunidade de homenagear esse grande mestre de bandas – já havíamos feito isso duas vezes antes, na sua cidade atual São José de Mipibu. Ao completar os seus 74 anos de idade, estávamos nós outra vez em frente a sua residência tocando mais um “dobrado” e o tradicional parabéns, que fez comover a todos, arrancando as lágrimas sinceras pelo que representa e representou para a música apodiense e para todos que foram seus alunos ou apenas ouviram falar sobre ele.
Banda toca “Parabéns” para o maestro Evangelista de Souza

Para completar o dia de homenagem o grupo “Quintal de Chorinho” formado por músicos da Banda de Música ‘Antonio de Pádua Leite’ transformou o ambiente em festa e o fez reviver grandes sucessos do choro brasileiro, promovendo descontração e entretenimento, conseguindo a atenção de todos os visitantes que chegavam ao “Parque Verde São José”, que também se sensibilizaram com a nossa presença.
Grupo Roda do Chorinho

A tamanha alegria, fez o próprio maestro, dar uma “palhinha” e tocar o seu choro preferido no seu trompete, “Peguei a Reta”. Agora, só nos resta agradecer a prefeita do município e ao Secretário de Educação pela sintonia no reconhecimento a este ilustre apodiense que fez acontecer a música de banda onde a sua marca o tempo ainda não conseguiu apagar”.
Evangelista executando o seu chorinho preferido

Atualmente, o maestro Evangelista, com 84 anos não tem a ideia do número de músicos que ajudou a formar em São José de Mipibu, mas, tem orgulho e muito carinho em saber que plantou uma semente no coração de cada um desses músicos que passaram em suas mãos cansadas, através dos seus ensinamentos. Hoje, muitos desses ex-alunos muitos são realizados profissionalmente na área de música e se tornaram bons cidadãos.

HOMENAGEM EM SÃO JOSÉ DE MIPIBU

Recebeu o título de cidadão mipibuense, no dia 18 de dezembro de 2019, por proposição, José Dalmo Pereira Atualmente tem 83 anos e mora com a filha Rejane em São José de Mipibu/RN.
“Por esse motivo agradeço a essa terra querida que me ajudou a terminar de criar meus filhos, netos e bisneto nascidos aqui em São José. Quero fazer um agradecimento de coração e aos amigos e amigos, que são meus filhos de coração, filhos na música, que amarei para sempre”, diz Evangelista, bastante emocionado.

*Fonte: Blog O Alerta

MAJOR SALES-RN: MULHER É MORTA A TIROS NA VARANDA DE CASA

Na noite deste sábado (19), uma mulher foi morta a tiros na varanda de um primeiro andar no município de Major Sales no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo populares, dois homens em uma motocicleta teriam chegado no local e atirado várias vezes contra a jovem Juliana da Silva Cardoso, de 31 anos.
A vítima não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. A Polícia Militar foi acionada para fazer o isolamento do local do crime até a chegada da equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), que recolheu o corpo para a sede do órgão em Pau dos Ferros.
A polícia segue em diligências para prender os assassinos de Juliana e a população pode ajudar denunciando, de maneira anônima, a identidade e localização dos assassinos, através do número de Emergência 190 da Polícia Militar (CIOSP).

*Cidadão 190

PETRÓPOLIS-RJ: CHUVA ENTRA NO 6º DIA COM 154 DESAPARECIDOS E 152 MORTOS (Atualização agora: 15h52min)

Vítimas da tragédia em Petrópolis — Foto: Reprodução/TV Globo
As buscas por desaparecidos em Petrópolis chegam a seu sexto dia neste domingo (20), com mais previsão de chuva, o que atrapalha os trabalhos de resgate e aumenta o risco de novos deslizamentos.
Até o início da tarde de domingo (19), os números da tragédia eram:
  • 152 mortos;
  • 154 desaparecidos;
  • 967 pessoas desabrigadas.
As equipes de busca se dividem em três áreas principais — os setores Alfa, Bravo e Charlie, que abrangem regiões como o Morro da Oficina, a Rua Teresa, o Alto da Serra, a Chácara Flora, a Vila Felipe, Caxambu e localidades vizinhas. O posto de Comando Central está localizado no 15º Grupamento de Petrópolis.
Nos últimos dias, as buscas foram interrompidas por diversas vezes devido à chuva. Uma forte neblina no sábado também atrapalhou os trabalhos, que agora contam com reforço de bombeiros de outros estados.
A previsão deste domingo é de sol com muitas nuvens e grande possibilidade de chuva, com volume um pouco maior que o deste sábado. Segundo o Climatempo, o dia terá períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. A previsão indica 90% de chance de chover 30mm ao longo do dia no município.

*Do G1

MOSSORÓ-RN: MOTORISTA COLIDE COM POSTE NA AVENIDA LESTE-OESTE E POR POUCO NÃO DENTRO DO RIO

Na manhã de domingo 20 de Fevereiro de 2022, um acidente foi registrado na Avenida Leste Oeste em Mossoró, o motorista de um veículo tipo Amarok de placas POD 0879 perdeu o controle e colidiu com um poste de energia da Cosern.
Uma viatura do Policiamento Rodoviário Estadual foi acionada e esteve realizando os procedimento de transito. Até o momento que nossa equipe esteve no local, não se tinha informações do condutor nem seu estado de saúde.
Uma equipe da Cosern foi acionada para realizar o desligamento da rede, e a troca do poste de energia.

*O Câmera

CIDADE FM! A RÁDIO DE APODI!

ERIVAN MORAIS: DESENHO DA POLÍTICA MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL

Tem muita gente preocupada com os quadros da política municipal, estadual e nacional.
As discussões não deixam de acontecerem, quando o assunto é política eleitoral.
No município de Apodi, escuta-se nas esquinas a possibilidade de lançamento do nome de chefe de gabinete, Luciano Moura para disputa do executivo municipal em 2024. Por outro lado, escuta-se também, que existe a intenção do atual vice prefeito, Neilton Diógenes de disputar o cargo de prefeito, parecendo assim um rompimento com o atual gestor.
No estado do Rio Grande do Norte, a atual governadora, Fátima Bezerra é a principal pré-candidata ao governo em 2022. Muita gente acha que ela não tem adversário e que a reeleição da governadora, será a confirmação da continuidade do seu governo. Só que está acontece alguns desentendimentos, com a formação da chapa. A governadora quer ter o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves do seu lado e ele quer ser o seu senador. Para isso, acontecem muitos desentendimentos por parte dos petistas radicais e não querem aceitar.
Enquanto isso, o presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira, está sendo tentado para disputar o governo do estado, puxando apoios e podendo atrapalhar os planos de Fátima.
A nível nacional, no nosso estado a situação situação é a polarização. De um lado, uns brigam por Bolsonaro, e do outro, a briga é Lula. Parece que o povo não quer nem saber de outro nome para a disputa da presidência. 

GOVERNO DO RN ENTREGA CASAS E LOTES DE TERRAS NO COMPLEXO DE OITICICA

Cumprindo o compromisso assumido com os movimentos sociais e entidades comunitárias, a governadora Fátima Bezerra entregou nesta sexta-feira (18) dezesseis das 37 casas e lotes de terra da Agrovila Jucurutu a moradores de Carnaúba Torta, dando início à relocação de famílias que vivem em áreas inundáveis da Barragem Oiticica, principal obra hídrica do Rio Grande do Norte, que o governo do Estado está construindo na Bacia do Piranhas/Açu.

A transferência representa o começo de uma nova vida para 56 pessoas, garantindo condições dignas de moradia, com acesso aos serviços de água tratada, energia elétrica, terra para o plantio e segurança alimentar dos trabalhadores. É o caso da família da agricultora Maria do Socorro Silva, que recebeu da governadora as chaves da casa do lote 19.

As casas têm 58 metros quadrados de área construída, com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, alpendre e lavanderia externa, e um terreno de 7 mil metros quadrados para o plantio de culturas de subsistência e criação de pequenos animais.

Falando em nome dos beneficiados, Maria do Socorro Silva agradeceu o empenho do governo para a concretização do empreendimento. “Sempre que me procuravam para falar sobre isso eu dizia: é só entrevista? Não tem nada de concreto? Eu já não tinha fé de que essas casas sairiam. Hoje, graças a Deus, estamos realizando um sonho. Queremos agradecer à governadora e aos demais que se empenharam na luta.”
Advertisement

Apesar de as obras da Barragem Oiticica terem começado em 2013, foi somente no governo da professora Fátima Bezerra que os projetos das agrovilas ganharam vida. Jucurutu é a primeira de quatro áreas reservadas para assentamento de 112 famílias de trabalhadores rurais da região. As demais ficam nos municípios de São Fernando e Jardim de Piranhas.

Emocionado, o coordenador do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela Construção da Barragem de Oiticica, Procópio Lucena prestou homenagem ao sindicalista Raimundo Nonato, que morreu em acidente de trânsito, e sugeriu que a agrovila levasse o nome daquele que foi um dos mais destacados na luta. Procópio destacou também a luta do procurador do Estado, Francisco Sales.

*Fonte: Portal No Minuto

SERIDÓ: Acidente na RN-288 deixa uma mãe e dois filhos mortos; Pai das crianças é socorrido para Cruzeta

Lamentavelmente, o acidente registrado logo no início da manhã deste domingo na RN-288 entre Acari e Cruzeta, na região Seridó do Rio Grande do Norte, ceifou três vidas, sendo duas crianças, uma com meses de vida e a outra com 12 aninhos, e a mãe delas, identificada como Daniela.
O esposo de Daniela, identificado como Bruno, sofreu várias escoriações pelo corpo e foi transferido em estado grave para o hospital de Cruzeta. Ainda não é possível informar o real estado de saúde do mesmo. Uma ultrapassagem errada está sendo apontada como a possível causa do acidente.

*Jair Sampaio

AFONSO BEZERRA-RN: [VÍDEO] BLOGUEIRO DE ASSU SE ENVOLVE EM ACIDENTE COM ANIMAL NA ESTRADA

Na noite de sábado, 19 de fevereiro de 2022, aconteceu um acidente na estrada que liga a cidade de Afonso Bezerra, no interior do Rio Grande do Norte.
Segundo informações colhidas pelo site Focoelho junto a uma das vítimas, dão conta de que o veículo teria colidido em duas vacas. No carro que ficou com a frente bastante danificada, estava o Blogueiro Emanuel de Assú, como passageiro e o condutor, seria a pessoa por nome Felipe Medeiros.
Ambos passam bem. Já as vacas morreram no local.

Veja vídeo:


*Focoelho.com

NATAL-RN: SUSPEITO TENTA ASSALTAR TAXISTA E TOMA TIRO DE POLICIAL APAISANA

Por pouco um taxista natalense não foi assaltado no fim da tarde de sábado, nos cruzamentos das avenidas Antônio Basílio com Jaguarari. Um Policial Civil, à paisana, passava no momento e resolveu agir, baleando o suspeito, que ficou caído ao chão.
Se deu mal.

CRUZETA/ACARI-RN: GRAVE ACIDENTE COM TRÊS VÍTIMAS FATAIS; CRIANÇAS ESTÃO ENTRE AS VÍTIMAS

Chega a triste notícia de acidente com três vítimas fatais na Comunidade Pendanga, entre Cruzeta e Acari.
Os relatos são de que essas vítimas seriam da mesma família, sendo duas crianças e mãe das mesmas, e o pai está hospitalizado.
Uma possível ultrapassagem irregular, curva com aclive, não se sabe qual dos dois veículos, ocasionou o acidente.
No segundo veículo envolvido neste sinistro não há mortos, segundo apurou o Blog Jair Sampaio.

PETRÓPOLIS-RJ: LIVRARIA FAMILIAR HÁ MAIS DE 20 ANOS TEM 15 MIL OBRAS DESTRUÍDAS

Foto: Lucas lamega
No mesmo ponto há 20 anos, o comerciante Amauri Madeira, 56, teve metade do seu estoque de livros submerso em 3 metros de água e lama durante 48 horas. Dono da livraria Nobel, na Rua 16 de Março, no centro de Petrópolis, ele diz nunca ter perdido nenhum produto para as enchentes. Dessa vez, 15 mil exemplares acabaram destruídos.

“Eu não estou contando o prejuízo agora, não consigo. Acho que o prejuízo mesmo são as vidas perdidas. Isso aqui é material, coisas materiais não são importantes nessas horas”, disse ao Metrópoles, emocionado.

No depósito, no subsolo do estabelecimento, não sobrou nada. “Os livros de lá ficaram com esgoto, com excrementos, não é seguro mantermos. Recuperamos o que estava no andar de cima, o que foi possível. Em 15 minutos, o depósito acabou completamente submerso”, explicou.

Segundo ele, o ritmo de clientes já vinha diminuindo por conta da pandemia de Covid-19 e, agora, com a tragédia, a situação piorou. “A nossa livraria corre riscos. Se os editores não ajudarem, se as pessoas não ajudarem, podemos fechar.”

Para o comerciante, os livros “salvam as pessoas de uma forma diferente”: “A gente vê onde a leitura leva as pessoas. O livro é importante para a sociedade, é importante para formar crianças”.

*Metrópoles/BG

BOLSONARO: "MINISTÉRIO-TAMPÃO NÃO TERÁ NEGOCIAÇÃO POLÍTICA"

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta sexta-feira (18) que a formação do “ministério-tampão” depois março não envolverá “grande negociação política”. O governo terá mudanças na equipe ministerial terá mudanças com a saída de ministros para disputar as eleições. Bolsonaro afirmou que 11 ministros devem deixar os cargos em 31 de março por causa da disputa eleitoral.

“Temos conversado entre nós. Desses 11 alguns já tem o nome definido, não quero falar qual é aqui, outros não. Vão ser ministérios temporários, tampões, não haverá grande uma negociação política com isso daí”, disse em live nas redes sociais.

Segundo Bolsonaro, ele ouvirá ministros sobre os prováveis substitutos, mas a decisão final será sua. Disse que vetará algumas indicações.

“Pretendemos ouvir os ministros, já estou ouvindo alguns, alguns não vou aceitar a indicação deles. Não há nenhuma briga entre nós. A indicação vai ser minha para esse ministério tampão para a gente não mexer muito, se bota um cara diferente lá, o cara vai querer trocar todo mundo. Aí complica”, declarou.

Sem entrar em detalhes, afirmou que o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, seu filho senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o ministro Ciro Nogueira (Casa Civil) têm tratado das “negociações” de sua campanha.

“As negociações é mais com o presidente do partido Valdemar Costa Neto, é com meu filho Flávio também e tem ajudado bastante também o Ciro Nogueira, entre outros poucos”, disse. O presidente afirmou esperar eleger ao menos 20 deputados aliados em São Paulo, que tem 70 vagas para representar a população do Estado na Câmara dos Deputados.

“A articulação existe. Estamos conversando. Obviamente, seria bom se mais partidos estivesse conosco, temos muita coisa para mostrar durante a campanha”, disse. O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, acompanhou a transmissão ao vivo. Segundo o presidente, ele é um dos responsáveis pelas articulações de sua campanha em São Paulo.

Poder 360

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

VOCÊ, que é mãe, que recebeu uma linda flor do céu para cultivar o jardim da Terra, mantenha sua mente ligada ao Pai celeste, que ele a sustentará sempre em suas lutas.
Olhe para seu filho com carinho.
Pense nas criaturas que não conseguiram gerar um filho em suas entranhas!
E pense nos milhares de pequeninos que não encontraram ninguém que com eles tivesse o carinho de mãe!
Seja paciente com seu filho!