Pesquisar este blog

09 março 2023

APODI-RN: ALUNOS DO IFRN CAMPUS APODI CONTINUAM ESQUECIDOS

Com previsão de voltar às aulas no dia 24 de março, os alunos do IFRN Campus Apodi continuam sem ajuda para o deslocamento.
Até o final do ano letivo de 2022, os estudantes tinham de desembolsar R$ 80,00(oitenta reais). Existe a previsão de subir para R$ 100,00 (cem reais). 
A prefeitura tem recursos para ajudar aos estudantes universitários de Mossoró, Caraúbas e até Pau dos Ferros, mas não pode ajudar aos estudantes do Campus local.
Em matéria postada anteriormente neste Blog, a AENTS se manifestou dizendo que os estudantes não estavam filiados. Perguntamos, e porque não filia os estudantes. Ficamos sem resposta.
Os vereadores também tomaram conhecimento da situação e alguns disseram que os recursos estavam com a AENTS.
O Blog sugeriu aos vereadores, que aprovassem os recursos, mas que fossem para todos os estudantes.
Pelo que percebemos, os estudantes, filhos de Apodi, que estudam no Campus do IFRN não merecem a colaboração do município para o deslocamento.
Infelizmente, os estudantes do IFRN Campus Apodi não têm direito a ajuda da Prefeitura, da Câmara Municipal e nem da AENTS para o transporte escolar.
Se os jovens apodienses querem estudar no IFRN Campus Apodi, devem pagar a passagem inteira para o deslocamento ou então, vão em transportes próprios.
Falta reconhecimento, por parte das autoridades, que se dizem representantes do povo. 
É uma vergonha, Apodi!!!

APODI-RN: VEREADOR ALEXANDE BEVENUTO TAMBÉM PEDE QUE AS "FOLHAS DE PONTO" DE TODOS OS SERVIDORES DA PREFEITURA SEJAM ENCAMINHADAS PARA A CÂMARA

O vereador Alexandre Bevenuto, pediu que sejam encaminhadas à Casa Legislativa as FOLHAS DE PONTO de todos os servidores (efetivos, comissionados e seletivos) relativamente ao ano - Calendário de 2022.
Um colega disse, que o vereador estava amargurado, mas ele estava muito era cobrar das explicações do poder executivo.

APODI-RN: VEREADOR ALEXANDRE DE BEVENUTO SOLICITA OS GASTOS COM ARTISTAS DA TERRA E BANDAS DO CARNAVAL 2023

O vereador Alexandre Bevenuto (SEM PARTIDO) solicitou ao prefeito de Apodi, informações sobre os gastos com os artistas e bandas do nosso Município no carnaval de Apodi 2023 e explicação se houve ou não o cumprimento do que está disposto na Lei N° 1.406/2018 - Denominada Lei Prata da Casa - que institui diretrizes para a contratação mínima de investimento de 35% do valor gasto, sendo artista local.

*Assessoria de comunicação do vereador

DEPUTADO NEILTON REQUER PLEITOS PARA OS MUNICÍPIOS DE APODI E UMARIZAL

O deputado estadual Neilton Diógenes (PL) defendeu dois requerimentos de sua autoria durante a sessão plenária desta quinta-feira (9). Os pleitos apresentados atendem demandas para as populações dos municípios de Apodi e Umarizal, ambos na região oeste do estado. O primeiro requerimento atende um anseio da população, como definiu o parlamentar.

“Solicito melhoria na estrutura elétrica na Escola Estadual Professor Antônio Dantas, em Apodi. Essa escola é a maior da 13ª Dired, com 787 alunos e que esse ano passou a fazer parte da escola de tempo integral”, apresentou. Segundo Neilton Diógenes, a instituição possui todos os equipamentos de ar-condicionado para serem instalados, mas atualmente aguarda essa melhoria. “Essa escola tem história emblemática em Apodi”, destacou.

O segundo requerimento solicita melhoria na iluminação da quadra poliesportiva da Escola Estadual Zenor de Souza, em Umarizal. O espaço, além de atender a classe estudantil, é utilizado para a realização de ensaios das quadrilhas juninas. “Estamos solicitando dignidade para os espaços dentro de escolas”, disse.

*Assembleia Legislativa do RN

SEVERIANO MELO-RN: MORRE EX-PREFEITO GERALDO DE MELO FREITAS AOS 80 ANOS

Morreu nesta quarta-feira(08 de março), aos 80 anos, o Sr. Geraldo de Melo Freitas, ex-prefeito do município de Severiano Melo. Atualmente, ele residia em Natal. Deixa esposa e filhos.
Geraldo foi o primeiro gestor do município, nomeado pelo então governador Aluízio Alves, ocupando o cargo de fevereiro de 1964 a janeiro de 1965, sendo sucedido por Rui Bessa Nunes(primeiro prefeito eleito pelo voto).
Era filho de João Severiano de Melo(in memoriam) e de Francisca de Freitas Melo(Dona Tiquinha). Seu pai exerceu o cargo de vereador na cidade de Itaú e foi vice-prefeito de Severiano Melo, de 1970 a 1973.
Além disso, Geraldo era irmão do saudoso ex-prefeito Genildo de Freitas Melo, que administrou Severiano Melo por 2(dois) mandatos: 1993-1996 e 2001-2004.

*Fatos do RN

CAMPO GRANDE-RN: PREFEITO LANÇOU OFICIALMENTE PROGRMA "MAIS ALIMENTO", MAIOR PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO DE RENDA DA HISTÓRIA DO MUNICÍPIO

Nesta quarta-feira, 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Campo Grande/RN através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Centro de Referência de Assistência Social-CRAS, realizaram um marco histórico, onde na oportunidade, o prefeito Bibi de Nenca oficializou o maior programa de complementação de renda da história do município, o Programa "MAIS ALIMENTO".
O Programa Mais Alimento é um programa voltado a segurança alimentar e nutricional das famílias compostas por mães solo, que vivem em situação de vulnerabilidade e risco social.

Será feito um recadastramento com mulheres, em especial as mães solos inseridas no cadastro único. De inicio, 200 mães receberão um cartão com um valor de 120 reais, com recarga em 60 dias para comprar no comércio local o que desejarem. Até o final do ano, serão 400 mães contempladas.

No mesmo momento, foi inaugurada a CASA LILÁS, que é um espaço destinado a orientação e acolhida de mulheres em situação de violência.

Participaram do evento o Prefeito Bibi de Nenca, vice-prefeito Grimaldo Gondim, Presidente da Câmara Municipal, vereador Vittor Melo, vereador Vagner Souza, vereador Pedro Myal, vereador José Nilson, secretários, funcionários, Padre Possidio Lopes, Pastor Tito Cavalcante e a população em geral.

*FONTE: CG NA MÍDIA

Policial que fraturou braço após capotamento de viatura na BR-406, em São Gonçalo, aguarda cirurgia no Walfredo Gurgel

Um policial militar que fraturou o braço depois de sofrer um acidente na BR-406, nesta quarta-feira (8), segue internado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, onde aguarda para passar por uma cirurgia. Outros dois policiais que ficaram feridos no acidente também foram socorridos para o hospital, mas já foram liberados.

O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira próximo à entrada do conjunto Cidade das Rosas, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Os policiais trafegavam pela rodovia em uma viatura do 16º Batalhão da PM, quando o veículo saiu do controle e capotou em um terreno que fica ao lado da pista. Pouco antes do acidente, havia chovido e a pista estava molhada.

O helicóptero Potiguar-01, da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), chegou a ser acionado para auxiliar no resgate de um dos policiais. Um vídeo mostra o momento do resgate.

Havia quatro policiais dentro da viatura, sendo que três ficaram feridos. O caso mais grave é o do policial que fraturou o braço. Outro agente, também socorrido ao Walfredo Gurgel, teve dois dentes quebrados e um corte no supercílio. E uma outra policial, agente feminina, foi socorrida se queixando de dores de cabeça. Esses últimos dois passaram por exames e foram liberados.

O Hospital da Polícia Militar se colocou à disposição para receber o policial que teve o braço fraturado, caso haja necessidade de transferência.

*98 FM de Natal

CONVITE MISSA DE 7º DIA

Governadora afirma que duplicação da BR 304 está em fase de elaboração de projeto

A governadora Fátima Bezerra (PT) registrou no Twitter que o secretário estadual de infraestrutura Gustavo Coelho esteve no Departamento Nacional de Estradas e Rodagens (DNIT) para tratar de pautas a respeito a malha viária do Rio Grande do Norte.

Entre as pautas está a duplicação da BR 304 cujo projeto deve ficar pronto até o início do ano que vem. “Ontem (07) o secretário de Infraestrutura, Gustavo Coelho, esteve no DNIT para tratar de importantes assuntos relacionados a malha rodoviária do RN. Dentre as pautas, tratamos sobre a duplicação da BR 304, projeto que está em fase de elaboração e deve ser e entregue no início de 2024, momento em que o Governo Federal deverá iniciar os procedimentos licitatórios para começar a execução”, relatou.

Ela aproveitou para agradecer ao ministro dos transportes Renan Filho pelo apoio a proposta. “Nossa gratidão ao Presidente @lulaoficial e ao ministro dos Transportes @RenanFilho_ pela sensibilidade com o pleito que é um antigo sonho do RN. São novos tempos! Governo Federal e Estadual trabalhando juntos pelo desenvolvimento do RN e do Brasil!”, celebrou.

A postagem de Fátima vem no contexto em que o governador do Ceará Elmano de Freitas (PT) anunciou junto com Renan Filho a duplicação do trecho cearense da BR 304, gerando cobranças na opinião pública potiguar.

Barroso passa por cirurgia e está internado na UTI

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso está internado em um hospital, em Brasília, desde o fim de fevereiro, de acordo com nota divulgada pelo gabinete do ministro, nesta quinta-feira (9).

De acordo com a nota, Barroso foi internado para o fechamento de uma hérnia incisional e teve dois episódios de obstrução intestinal que exigiram dois novos procedimentos. “A recuperação do ministro segue dentro do esperado. Em breve ele deve deixar a UTI, onde está para facilitar a observação médica”, afirma o gabinete.

Mesmo internado, o ministro participou de uma sessão do STF, por vídeo, no dia 1º de março por videoconferência.

*Do G1

Fluminense vence Flamengo no Maracanã e conquista Taça Guanabara

Em uma partida emocionante disputada no estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Flamengo por 2 a 1 de virada para garantir o título da Taça Guanabara (primeiro turno) do Campeonato Carioca. Além disso, o Tricolor das Laranjeiras encerrou a fase inicial da competição na primeira posição, com 25 pontos, o que lhe garante vantagens no mata-mata.

Já o Rubro-Negro ficou na segunda posição, com 23 pontos, mas podendo ser ultrapassado pelo Vasco, que tem 20 pontos e que pega o Bangu na próxima quinta-feira (9) em São Januário.

Com uma escalação muito diferente da usual, o Flamengo entrou no gramado em meio à muita desconfiança. Porém, a aposta do técnico Vítor Pereira, de se fechar atrás e apostar em jogadas de contra-ataque para atacar o Fluminense, se mostrou acertada na etapa inicial.

Aos 18 minutos Everton Cebolinha dominou na ponta esquerda e cortou para o meio se livrando da marcação de Samuel Xavier e de Nino antes de chutar com categoria para superar o goleiro Fábio e marcar um belo gol.

O Rubro-Negro continuou melhor no confronto e chegou a ampliar aos 33 minutos com Gabriel Barbosa, mas o lance acabou anulado pelo juiz, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), por causa de falta de Matheus França em disputa de bola com André.

No retorno do intervalo o técnico Fernando Diniz promoveu duas mudanças com a intenção de aumentar o domínio de sua equipe na faixa central do campo, as entradas de Lima e de Gabriel Pirani nos lugares de Keno e de David Braz.

E as modificações fizeram efeito logo aos sete minutos da etapa final. O volante Martinelli encontrou Gabriel Pirani, que tocou para Arias, que serviu o artilheiro argentino Gérman Cano, que não perdoou.

A partir daí as oportunidades apareceram de lado a lado, mas a equipe das Laranjeiras foi mais eficiente e marcou o gol da vitória aos 39 minutos. Arias levantou a bola na direção da área, Cano chutou sem direção e Gabriel Pirani finalizou de biquinho para superar o goleiro Matheus Cunha.

A partir daí o Tricolor se segurou atrás até o apito final para soltar o grupo de campeão.

Botafogo desclassificado
Quem teve uma noite para esquecer foi o Botafogo, que perdeu de 1 a 0 para a Portuguesa e acabou fora do mata-mata do Carioca após terminar o primeiro turno na 5ª posição, com 19 pontos. O gol da vitória da Lusa saiu dos pés de Anderson Rosa.

Volta Redonda nas semifinais
O quarto semifinalista do Carioca é o Volta Redonda, que empatou em 3 a 3 com o Boavista nesta quarta e chegou aos 20 pontos na terceira posição.

*Jair Sampaio