Pesquisar este blog

22 agosto 2020

MOSSORÓ-RN: ITEP ENTERRA CADÁVERES SEM IDENTIFICAÇÃO

O Instituto Técnico Científico de Perícia (ITEP) unidade regional de Mossoró no Oeste do Rio Grande do Norte, enterrou nesta quinta feira (20) quatro cadáveres que se encontravam nas geladeiras do órgão, pendente de identificação. O processo de inumação, se deu durante a tarde, no Cemitério Novo Tempo, as margens da BR 304 na região do Quixabeirinha
Dos quatro cadáveres, três eram ossadas encontradas na região de Mossoró e em outras regiões da área de jurisdição do ITEP e um era o corpo de um homem, em estado de decomposição encontrado nas águas do Rio Mossoró, no dia 31 de julho, (Relembre). Durante o período estabelecido por lei, que é de aproximadamente trinta dias em que os corpos os restos mortais permaneceram na unidade, nenhum familiar compareceu com documentação para identificação.
Diante da situação e com autorização judicial, a direção do Instituto Pericial realizou os procedimentos de inumação. O Itep ainda está com um corpo pendente de identificação. Trata-se de um homem que morreu após ser atacado por abelhas, no sítio Emas na zona rural de Mossoró. O caso aconteceu no dia 20 de julho de 2020 (Relembre).
A família chegou a identificar o corpo no Itep, porém não conseguiu liberá-lo por falta de documentos. Os familiares tentam na justiça a liberação do corpo, mas até o momento o judiciário não se pronunciou sobre o caso e por isso o corpo de Marcos permanece na unidade aguardando decisão da justiça.


*Fim da Linha 

APODI-RN: JOVEM MORRE NO HOSPITAL REGIONAL HÉLIO MORAIS MARINHO COM PROBLEMAS INSTETINAIS

Com tristeza noticiamos o falecimento de Tallys Marinho Galdino (Jerlandson), que deu entrada no Hospital Regional Hélio Morais Marinho em Apodi com problemas de saúde.
De acordo com informações colhidas, Jerladson apresentava problemas intestinais, foi atendido pela equipe médica, mas não resistiu. Sofreu infarto e veio a óbito.
Aos familiares e amigos, estendemos os nossos sentimentos. Que Deus lhe conceda o descanso e dê o conforto a todos que sofrem com a perda.

Nota de Pesar pelo falecimento do 3º Sargento PM Jardes

A Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte emitiu Nota de Pesar pelo falecimento do 3º Sargento PM Jardes Cardoso.

NOTA DE PESAR
É com pesar, que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do 3º Sargento PM Jardes Cardoso dos Santos, aos 51 anos de idade.
Sgt Jardes ingressou na corporação em novembro de 1992, trabalho na Polícia Rodoviária Estadual em Caicó e atualmente estava lotado no 7º BPM em Pau dos Ferros.
O Praça passou mal enquanto caminhava na Ilha da Cidade de Caicó, dirigiu o próprio carro até o Hospital Regional do Seridó, onde foi atendido e encaminhado à UTI, mas não resistiu a um infarto.
A Polícia Militar lamenta a morte deste honrado profissional de segurança pública, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de mais profundo pesar. 

  
*PM/ASSECOM - Cb Ricardo

Nota de Pesar pelo falecimento do 3º Sargento PM Barros

A Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte emitiu Nota de Pesar pelo falecimento do Sargento Barros.

NOTA DE PESAR
É com imenso pesar, que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do 3º Sargento PM Francisco das Chagas Barros Ramalho, aos 53 anos de idade.
Sgt Barros ingressou na corporação em julho de 1999, trabalhou no 2º BPM e atualmente estava atuando no Hospital Regional da Polícia Militar de Mossoró, como Técnico de Enfermagem.
O Praça deu entrada no final do mês de junho no Hospital São Luiz em Mossoró e, em seguida, ficou internado. Não resistindo, ele veio a falecer na madrugada deste sábado (22), vítima da COVID-19.
A Polícia Militar lamenta a morte deste honrado profissional de segurança pública, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de mais profundo pesar. 

  
*PM/ASSECOM - Cb Ricardo

Nota de Pesar pelo falecimento do Cabo PM Gutemberg

A Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte emitiu Nota de Pesar pelo falecimento do Cabo PM Gutemberg.

NOTA DE PESAR
É com pesar, que a Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Norte comunica o falecimento do Cabo PM Gutemberg Assis Costa, aos 40 anos de idade.
Cb Gutemberg ingressou na corporação no ano de 2010 e atualmente estava lotado no Grupo Tático Operacional (GTO) do município de Jucurutu.
O Praça faleceu nesta sexta-feira (21), em decorrência da COVID-19, no Hospital Regional Tarcísio Maia, na cidade de Mossoró, onde estava internado há vários dias.
A Polícia Militar lamenta a morte deste honrado profissional de segurança pública, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de mais profundo pesar. 


*PM/ASSECOM - Cb Ricardo

CEARÁ: 2 MIL PESSOAS SÃO RETIRADAS DE CASA NO ENTORNO DA BARRAGEM DE JATI, APÓS ROMPIMENTO DE TUBULAÇÃO

Tubulação da barragem do Jati rompeu na tarde de sexta-feira (21) — Foto: Darlene Barbosa/SVM
Moradores do entorno da barragem Jati, no interior do Ceará, foram retirados de suas casas preventivamente neste sábado (22) por conta do rompimento de uma tubulação, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional. Segundo a pasta, 2 mil pessoas foram evacuadas e levadas para abrigos e casas de familiares. Não há registro de feridos.

A obra onde ocorreu o vazamento faz parte do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, que foi inaugurado no dia 26 de junho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Um vídeo mostra o momento do rompimento e a fuga das pessoas que estavam próximas à barragem. 

Estrutura próxima à barragem de Jati, no Ceará, foi estourada após abertura de comporta — Foto: Arquivo pessoal
De acordo com o ministério, o vazamento aconteceu na sexta-feira (21) e já foi contido, mas, durante a noite e a madrugada, havia dificuldade de avaliação técnica da estrutura pela falta de iluminação.

Os moradores foram levados para hotéis, pousadas e alojamentos na região, diz a pasta. Eles também poderão ir para para casas de parentes. "A gente saiu de lá porque estava correndo risco, não confiei de ficar lá. A sorte nossa é ter isso aqui (abrigo), se não 'tava' na rua. Não deu tempo pegar nada, só os documentos", afirmou o aposentado José Cândido de Oliveira, de 75 anos.

A pasta diz que não há risco de rompimento da barragem.

O comandante do Corpo de Bombeiros do Ceará, coronel Eduardo Holanda, afirmou que a situação está sob controle e que não há risco iminente. 

Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, aciona liberação da comporta da barragem do Jati, na quinta-feira (20) — Foto: Divulgação/Ministério do Desenvolvimento Regional
“Nesse momento a gente já pode passar para a população que a situação está sob controle e que não há risco eminente. A gente vai avaliar ainda a necessidade de retirada daquela comunidade mais próxima à barragem mas sob um caráter absolutamente preventivo. Não tem uma situação crítica no que se refere à segurança do equipamento”, disse o coronel.

Equipes da Defesa Civil, Agência Nacional das Águas e técnicos do ministério do Desenvolvimento Regional estão atuando no local para realizar a recuperação do equipamento. 

Infográfico mostra o local de rompimento da tubulação no Ceará — Foto: Guilherme Luiz/ Arte G1
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, foram ao local nesta manhã acompanhar a situação na barragem. Especialistas em segurança de barragens e em gestão de riscos também compõem a equipe da Defesa Civil Nacional enviada ao local, conforme o ministério.

Além deles, o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), também se dirigiu ao local neste sábado para acompanhar os trabalhos.

Vazamento

O vazamento ocorreu um dia depois de o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, abrir a comporta que libera água da barragem de Jati para o Cinturão das Águas do Ceará (CAC), um sistema do Governo do Ceará que abastece outras cidades do Ceará, inclusive da Região Metropolitana de Fortaleza.

"O que ocorreu é que a tomada d'água apresentou um vazamento, houve um rompimento. Esse jato d'água todinho é devido à pressão. A preocupação é que esse jato está sendo jogado na ombreira da barragem e tem o processo erosivo, [mas] que aparentemente não afeta a barragem", disse o secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Francisco Teixeira.

Após o rompimento, houve queda de energia no local, e as autoridades tiveram que esperar a chegada de um gerador para acionar o controle da comporta, disse o secretário. 


*Do G1 CE

CARAÚBAS-RN: MAIS DE 55 DECLARAÇÕES DE ADESÕES E REAFIRMAÇÕES DE APOIO À PRÉ-CAMPANHA DE EDU LICURGO

O sábado (22), nasce com o pré-candidato, Edu Licurgo (PL), recebendo mais de 55 sinalizações de apoios em todas às partes da cidade de Caraúbas.
Comerciantes, mototaxistas, donas de casas, servidores públicos, autônomos e o povão fechado com o "vaqueiro" seu moço...
É adesão que chama seu moço...












É arrocho...
*João Marcolino

ACORDO COLETIVO: STF vota contra apelo dos trabalhadores e greve dos Correios continua

Federação de trabalhadores aponta que não houve "amplo debate" do tema no Supremo Tribunal Federal (STF), que já formou maioria contra o pedido da categoria - Fernando Frazão/Agência Brasil
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para acatar o pedido da Empresas de Correios e Telégrafos (ECT) para suspender prorrogação do acordo coletivo das trabalhadoras e trabalhadores. Até o momento, votaram os ministros Edson Fachin, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. Todos acompanharam o voto do relator, ministro Dias Toffoli, contra o apelo da categoria.

Em greve há quatro dias, os trabalhadores dos Correios cobram a manutenção das cláusulas sociais – à exceção do plano de saúde –, conforme sentença do sentença do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que havia prorrogado a validade do acordo coletivo da categoria até outubro de 2021.

A ECT recorreu da decisão e o então presidente do Supremo, Dias Toffoli, concedeu liminar à empresa, suspendo a prorrogação do acordo. Em posse dessa liminar, o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto, decidiu retirar ou reduzir 70 dos 79 pontos da convenção coletiva que complementam o salário médio de R$ 1.8 mil dos trabalhadores.

Agora, com a decisão final do Supremo, empresa e categoria terão que voltar ao TST para uma nova negociação coletiva. A Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) reitera que o caminho será o fortalecimento da greve por tempo indeterminado em "defesa dos direitos dos trabalhadores".

"Nós não podemos aceitar isso não, a gente precisa fortalecer a greve".


"Imoralidade"

Estão entre os pontos cortados: o tempo de licença-maternidade de 180 dias para 120 dias; o pagamento de adicional noturno e de horas extras; a indenização por morte; o auxílio para filhos com necessidades especiais e o auxílio-creche.

Para o secretário-geral da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), José Rivaldo da Silva, os votos são de "uma imoralidade muito grande", porque os votos só acompanham o ministro relator Dias Toffoli.

"Um tema de grande debate, com parecer do procurador-geral da República, Augusto Aras, pedindo pelo arquivamento, inconstitucionalidade. Eles não dão importância nenhuma, simplesmente acompanham o relator", declara ele.

"Nós não podemos aceitar isso não, a gente precisa fortalecer a greve. Vamos fazer denuncia na Corte Interamericana e vamos para rua. Nossa greve é contra a direção dos Correios que está tirando nossos direitos articulada com o Supremo", encerra.

*Marina Duarte de Souza - Brasil de Fato

APODI-RN: CIDADE REGISTRA O 19° ÓBITO CAUSADO PELA COVID-19

Apodi perde mais um filho para a Covid-19. Luís Erivan Costa (LULU DA VERDURA), 55 anos faleceu hoje vítima do Coronavírus. 
O mesmo estava internado na UTI do hospital São Luís em Mossoró,  quando foi vencido pela doença. 
Aos familiares e amigos deixamos os nossos votos de pesar! 

CAICÓ-RN: SARGENTO DA PM MORRE NO HOSPITAL REGIONAL DO SERIDÓ; JADES CARDOSO CAMINHAVA QUANDO PASSOU MAL

Morreu há poucos instantes na Ilha de Santana em Caicó o Sargento da Polícia Militar Jardes Cardoso
O militar fazia parte da equipe do Tenente Coronel Nitoildo Dantas, comandante do quartel de Pau dos Ferros.
Jardes caminhava na Ilha, quando se sentiu mal, dirigiu seu próprio carro até o Hospital Regional do Seridó, deu entrada na emergência e passou pelos procedimentos de praxe, contudo, faleceu após 40 minutos na UTI.
O militar também passou anos nas fileiras da Polícia Rodoviária Estadual (3º DPRE/Caicó). Jardes era irmão do ex-vereador Subtenente James Cardoso, muito conhecido em Caicó pelo ingresso na política local.
A informação da morte do Sargento da PM foi confirmada pelo Subtenente James, que logo foi para o hospital ao saber da situação de saúde do irmão. Ainda não há informações sobre o sepultamento do militar, mas será em Caicó.
Fica aqui nossos sentimentos à família!


*Informação: Jair Sampaio

MOSSORÓ-RN: MARRE MAIS UM AGENTE DA SEGURANÇA PÚBLICA VÍTIMA DA COVID-19; SARGENTO BARROS

O Sgt “Barros” que trabalhava no Hospital da Polícia Militar em Mossoró, morreu na manhã deste sábado, na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital São Luiz, onde estava internado para tratamento para a Covid 19.
Na manhã deste sábado ele acabou perdendo a batalha para a doença.
Policiais militares acompanharam o cortejo fúnebre da unidade hospitalar até o cemitério Novo, onde ocorreu o sepultamento. 

Em Mossoró dois sargentos da PM morreram de Covid-19 nesta pandemia do Novo Coronavírus. O sargento Freire, que estava na reserva, morreu no dia 25 de maio e agora o Sgt “Barros”, que era da ativa.

*O Câmera

JUCURUTU-RN: POLICIAL MILITAR MORRE EM MOSSORÓ VÍTIMA DA COVID-19

Faleceu ontem, sexta feira, 21 de agosto, no Hospital Regional Tarcísio Maia em Mossoró, o Cabo PM Gutemberg, que atuava no GTO Jucurutu. O militar estava entubado no HRTM com Covid-19 há cerca de 30 dias.

PRESIDENTE DA APBMS EMITE NOTA

O Sargento Marcos Sousa, presidente da APBMS (Associação de Policiais e Bombeiros Militares), lamenta a perda do companheiro. "O mais agravante é que em várias unidades do nosso Estado os policiais e bombeiros militares estão adoecendo e após 14 dias do ciclo da doença estão voltando para trabalhar em suas unidades sem sequer fazer um reteste para confirmar se está liberado (sem possibilidade de repassar a infecção ou não) para voltar ao meio social e ao trabalho".

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


CORREIOS SEGUE EM GREVE PELA SEGURANÇA DOS DIREITOS

A CNTE apoia a Greve dos Correios
Para combater a privatização e o corte de direitos, milhares de carteiros e demais trabalhadores cruzaram os braços numa greve histórica, desde a segunda-feira (17).
Assista ao vídeo, entenda os motivos da Greve dos Correios. 

Toda a manifestação na luta por direitos merece nosso apoio. 

UERN: Nota de pesar pelo falecimento de Carlos Augusto da Silva

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) registra, com profundo pesar, o falecimento do funcionário terceirizado Carlos Augusto da Silva, 61 anos, ocorrido nesta sexta-feira, 21 de agosto.
Dedicado ao trabalho, solícito e atencioso, Carlos Augusto soube cultivar amizades e admiração por onde passava. Ele lutava desde o ano passado contra um câncer de pulmão, mas não resistiu às complicações ocasionadas pela doença.
O velório de Carlos Augusto será realizado no Centro de Velório Sempre, localizado na rua Melo Franco, Mossoró. O sepultamento ocorrerá neste sábado (22), às 8h, no Cemitério São Sebastião.
Neste difícil momento de dor, a UERN se solidariza com todos os familiares e amigos. Em sinal de luto, a bandeira da Universidade será hasteada a meio mastro.

PAU DOS FERROS-RN: MOTORISTA TENTA MANOBRAR CAMINHÃO-CEGONHA E FICA ATRAVESSADO NA BR-405

O motorista de um caminhão-cegonha tentou fazer uma manobra e acabou deixando o veículo atravessado na BR-405, na altura do KM 153 em frente ao DER em Pau dos Ferros/RN, na manhã desta sexta-feira (21). O trânsito na via não ficou interrompido por que o veículos trafegavam pelo lado da rodovia.
O condutor tentou fazer a manobra, mas o eixo entalou. A cegonha ficou presa na pista da BR, maquinas pesadas foram para ajudar retirar o veículo.



*Fonte: O Grito do alto Oeste

MOSSORÓ-RN: PRESO MONITORADO POR TORNOZELEIRA TOMA MOTO DE ASSALTO E SOFRE GRAVE ACIDENTE DURANTE A FUGA

O preso monitorado por tornozeleira eletrônica, identificado como Karlos Rumening de Queiroz, natural da cidade de Mossoró no Rio Grande do Norte, 37 anos de idade tomou uma moto de assalto de uma mulher na madrugada desta sexta feira, 21 de agosto de 2020, na Avenida Abel Coelho no conjunto Abolição III, em Mossoró.
Uma guarnição da Polícia Militar foi acionada, e durante a perseguição entre os conjuntos Abolições III e IV, o mesmo acabou perdendo o controle da motocicleta e ficando gravemente ferido, e segundo informações a moto ficou destruída.
Os Policiais Militares acionaram uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), que após os primeiros atendimentos levou o meliante para o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), e quando receber alta do hospital, deverá voltar pra o sistema penitenciário.


*Passando na Hora

FIQUE SABENDO

TODO SÁBADO
A partir de hoje, 22 de agosto de 2020 você terá o quadro 'FIQUE SABENDO' com Erivan Morais aqui no Blog que mais informa Apodi.

AUXÍLIO EMERGENCIAL CONTINUA
O presidente Jair Bolsonaro disse ontem em visita ao RN que o Auxílio Emergencial será estendido até o fim do ano. Não falou o valor, mas disse que até dezembro o benefício vai continuar.

ELEIÇÕES 2020

A formação das chapas para a disputa da Prefeitura de Apodi está sendo um verdadeiro auê. Muitas especulações e as indefinições estão acontecendo para a escolha do vice, isso na chapa de oposição.
Uma pessoa é indicada, mas os companheiros discordam, mudam tudo novamente e o povo querendo saber.
Na situação, as coisas andam bem definidas. Apesar de muitos ainda não conhecerem o vice, mas a pré-campanha já começou e as visitas estão acontecendo diariamente nas comunidades rurais.

SITUAÇÃO

Para a situação, a certeza de vitória é vista em todos os participantes. Segue tranquila e sem uma oposição para cobrar os afazeres, é só confiança e certeza de vitória.

OPOSIÇÃO
A oposição poderia ser bem diferente. O pré-candidato praticamente sem rejeição, mas rodeado de rejeitados. Ainda lutando para escolher um nome para ser o vice, com a interferência dos rejeitados, segue indefinido. Mostra que falta pulso. Imagine sendo eleito ao lado dos rejeitados! Quem vai mandar?

CORONAVÍRUS: 2.670.755 PESSOAS RECUPERADAS NO BRASIL

O Brasil registrou nesta sexta-feira (21) mais 17.348 pacientes recuperados do coronavírus e totalizou 2.670.755 pessoas curadas da doença.
O registro de pessoas curadas já representa 75,6% do total de casos acumulados.
A quantidade de curados no Brasil é superior ao triplo do número de de casos ativos (748.217), que são os pacientes em acompanhamento médico.
No mundo, estima-se que pelo menos 13 milhões de pessoas diagnosticadas com Covid-19 já se recuperaram.