Pesquisar este blog

05 abril 2024

MOSSORÓ/RN: MAIS UMA PESSOA MORRE AFOGADA NAS ÁGUAS PROFUNDAS DA LAGOA AZUL

Mais um caso de morte por afogamento, nas águas profundas da Lagoa Azul, situada nas imediações do Conjunto Isla Verde, Estrada da Raiz no Bairro Santo Antônio em Mossoró no RN.
O afogamento ocorreu na tarde desta quinta feira 04 de abril de 2024 e teve como vítima José Maria dos Santos Júnior de 46 anos, morador da Rua Maria Auxiliadora Cavalcante no Loteamento Santa Helena.
De acordo com a polícia, ele estava bebendo com amigos, quando se afogou. Os amigos ainda tentaram salvá-lo, mas quando retiraram o mesmo da água, José Maria já estava sem vida. A Polícia Militar informou que a vítima costumava frequentar o local.
Após a perícia, o corpo de José Maria dos Santos Júnior foi recolhido para exames necroscópicos no Instituto de Medicina Legal (IML). A Polícia Civil, que esteve no local vai investigar as consequências do afogamento.
José Maria é a quinta vítima de afogamento, na Lagoa Azul, um local onde as pessoas procuram para beber e tomar banho, mas não se preocupam com a fundura do lago.

*Fim da Linha

ASSU/RN: MOTORISTA MORRE AO BATER CARRO EM ESTRUTURA DE RESIDÊNCIA NA RN-016

Um acidente com vítima fatal aconteceu na tarde de sexta-feira 05 de Abril de 2024, na RN-016, altura da comunidade de Baviera, zona rural de Assú. Um homem identificado como Eronildo Justo de Moura, de 42 anos, conduzia um carro tipo corsa sedan com placas de Areia Branca. Ele perdeu o controle do veículo, bateu numa estrutura de uma coberta e em um veículo que estava estacionado, pertencente ao ex-vereador Odelmo.
Os agentes do NORE foram ao local, isolaram o cenário da ocorrência e aguardaram o ITEP que removeu o corpo.

*Assu Notícia

Mossoró tem 7.414 inscritos no Concurso Nacional Unificado; em todo o RN são 42.967

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), modelo inovador de seleção de servidores públicos criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), está na sua reta final.

As provas serão realizadas no dia 5 de maio, em 228 cidades do país. No Rio Grande do Norte, o certame será aplicado em Mossoró, Natal, Caicó e Parnamirim.

A capital é a cidade com mais inscritos, com 28.447 candidatos do total de 42.967 do estado. Mossoró segue logo atrás, com 7.414, depois vem Parnamirim, com 4.302, e Caicó, com 2.804.

Com 2,1 milhões de inscritos, o CPNU já é o concurso com o maior número de candidatos realizado no Brasil, superando os recordes anteriores, dos certames do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

AUMENTO NO NÚMERO DE LOCAIS DE PROVA

Devido ao alto número de inscrições na capital do país, Brasília, a comissão organizadora do CPNU levou em consideração o CEP de residência dos candidatos indicado no ato de inscrição e decidiu ampliar os locais onde serão aplicadas as provas, adicionando oito novas cidades goianas, que ficam no entorno do Distrito Federal.

As provas serão aplicadas também nas cidades de Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás. Os municípios somaram-se aos 220 que já haviam sido definidos como locais de aplicação, totalizando 228.

OFÍCIO

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) enviou ofícios aos governadores e prefeitos dos municípios onde serão aplicadas as provas. O documento solicita cooperação para garantir a segurança e a logística necessárias à realização do certame.

A correspondência, assinada pela ministra da Gestão, Esther Dweck, destaca a importância de evitar a realização de grandes eventos nas cidades onde o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado, em 5 de maio, a fim de facilitar o deslocamento dos candidatos e garantir a segurança nos locais de prova.

Além disso, a Fundação Cesgranrio, empresa aplicadora do concurso, em parceria com órgãos como a Secretaria de Segurança Pública do Ministério da Justiça e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, está em contato com as autoridades estaduais e municipais para tratar de questões logísticas e de segurança.

Também para viabilizar a logística e a segurança do certame, uma rede de aplicação foi estabelecida conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve, inclusive, a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais.

Acesse a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado

*Mossoró Hoje

Primeiro dia do Future-se é marcado por grande sucesso

A segunda edição do Future-se teve início nesta quinta-feira (04), no Centro de Convenções de Natal, e já foi marcada por um grande sucesso.

O palco Future-se Sebrae recebeu nomes de destaque como Pablo Spyer (Tourinho), Duda Franklin, Rafael Furlanetti, Caio Megale e Tiago Brunet, proporcionando aos participantes insights valiosos sobre tecnologia, inovação, marketing, economia e transformação digital.

Além das palestras, o evento também ofereceu entretenimento com apresentações musicais, iniciadas por Karlos Lemos e encerradas pela banda Circuito Musical.
A CEO do Baobá Vino, Elilza Nóbrega, compartilhou sua empolgação ao trazer os vinhos com DNA potiguar para um evento tão significativo no cenário empreendedor. A experiência de degustação oferecida pela empresa está atraindo a atenção dos participantes, demonstrando a inovação e a diversidade do empreendedorismo na região. A parceria com a CDL tem sido fundamental para garantir o sucesso e a relevância dessa iniciativa no evento.

A participante Mayara Medeiros, iniciante no mundo do empreendedorismo, descreve sua experiência no primeiro dia de evento: "Foi uma vivência muito enriquecedora que me proporcionou muitos aprendizados. O Future-se nos incentiva a pensar fora da caixa e enxergar novas oportunidades."

O Future-se é um evento que reúne profissionais, líderes e entusiastas do empreendedorismo, proporcionando conteúdo, oportunidades de negócios, experiências e capacitação. Com mais de 20 horas de conteúdo distribuídas em dois palcos e a participação de mais de 50 palestrantes renomados, além de uma feira de negócios com mais de 50 expositores, o evento representa uma oportunidade única para expandir conhecimentos, explorar novas perspectivas e estabelecer conexões significativas no mundo dos negócios e da inovação.

Assessoria de Comunicação:
Luciana Tito - (84) 99175-5275
José Patrício - (84) 99230-8448

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI

Future-se 2024 inicia com show de Lukas Lemos na Arena Made In RN

O evento de empreendedorismo teve início na manhã desta quinta-feira (04), no Centro de Convenções de Natal. Serão dois dias dedicados ao empreendedorismo e a temas que norteiam o mundo dos negócios.

Essa é a proposta do Future-se, o maior evento de empreendedorismo promovido pela CDL Natal, CDL Jovem e Rede Mulher de Valor.

Arena Fecomércio Made in RN
Esse palco será uma inspiradora reunião de empresários locais que compartilharão suas experiências, desafios e triunfos. CEOs de empresas locais, dentre eles Loucos por Coxinhas, Amarinho Brasil, Cajumel, Academia de Robótica e Baobá Vino, apresentarão histórias e cases de sucesso.
O jornalista potiguar, Lamonier Araújo, vai comandar a Arena Made In RN. “É uma experiência única! É a primeira vez que estou como cerimonialista de um evento tão grande como o Future-se. Foi um convite que surgiu da CDL Natal, que queriam uma pegada mais dinâmica, mas sem perder a formalidade”, disse ele.

A CDL fez uma mistura de tecnologia com a essência do Nordeste. “Na Arena Made In RN, haverá uma valorização da nossa cultura, uma pegada Nordeste, com o sotaque potiguar, seja na área de vendas, marketing e tecnologia, mas sem esquecer da nossa cultura”, contou Lamonier.
A ideia é trazer o público para perto desses empreendedores, que conhecerão de perto histórias que inspiram. “É um espaço dinâmico, que fica no meio de vários estandes. A gente vai poder conversar com as pessoas e fazer negócios”, completou o jornalista.

O evento acontece nos dias 04 e 05 de abril, com mais de 20 horas de conteúdo, dois palcos, mais de 50 palestrantes, feira de negócios com mais de 50 expositores, capacitações técnicas, atrações culturais e musicais.

Assessoria de Comunicação:
Luciana Tito - (84) 99175-5275
José Patrício - (84) 99230-8448

APODI/RN: BARRAGEM DE SANTA CRUZ ATINGE 70% DE SUA CAPACIDADE

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), realiza o monitoramento dos principais reservatórios responsáveis pelo abastecimento e atendimento às diversas necessidades de uso dos municípios potiguares. O Relatório dos Volumes dos Principais Reservatórios do RN, divulgado nesta quinta-feira (04), indica que a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 421.728.050 m³, percentualmente, 70,32% da sua capacidade, total, que é de 599.712.000 m³. Este é o maior volume acumulado no manancial desde 2012.

As reservas hídricas superficiais totais acumulam 2.829.514.156 m³, equivalentes a 63,36% da capacidade total de acumulação do RN, que é de 4.466.041.044 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.601.638.742 m³, correspondentes a 67,49% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.000 m³. Este também já é o maior volume de reservas hídricas do manancial desde 2012.

Localizada em Upanema, a barragem Umari acumula 264.154.293 m³, equivalentes a 90,21% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No ano passado, o reservatório completou 100% da sua capacidade no dia 09 de abril.

Outro manancial que está perto de completar 100% da sua capacidade é o açude Santo Antônio de Caraúbas, localizado em Caraúbas, que acumula 8.323.958 m³, percentualmente, 97,49% da sua capacidade total, que é de 8.538.108 m³. Em 2023 o açude sangrou no dia 11 de abril.

O açude Marechal Dutra, popularmente conhecido como Gargalheiras, com capacidade para 44.421.480 m³, começou a sangrar nesta quarta-feira (03) se somando a outros 11 reservatórios monitorados pelo Igarn, com mais de cinco milhões de m³, que já atingiram o volume de 100% da sua capacidade nesta quadra chuvosa: Mendubim, em Assu; Campo Grande, em São Paulo do Potengi; Pataxó, em Ipanguaçu; Dourado, em Currais Novos; Riacho da Cruz II, em Riacho da Cruz; Passagem, em Rodolfo Fernandes; Beldroega, em Paraú; Malhada Vermelha, em Severiano Melo; Encanto, em Encanto; Santa Cruz do Trairi, em Santa Cruz.

Além destes, o açude Dinamarca, em Serra Negra do Norte, com capacidade para 2.724.425 m³ e o açude Novo Angicos, localizado em Angicos, que possui capacidade para 4.245.061 m³, também permanecem sangrando.

FELIPE GUERRA/RN: HOMEM DE 54 ANOS MORRE AO CAIR DE TELHADO

Um trágico acidente de trabalho ocasionou na morte de um homem na tarde de quinta-feira, 04 de abril de 2024, na cidade de Felipe Guerra, localizada na região oeste do estado. O homem foi identificado como Cleobino Manuel Neto, de 54 anos, mais conhecido por Cleor de Mitoca. Ele estava exercendo suas funções profissionais em um edifício, mais precisamente na área do telhado, quando a estrutura não suportou e cedeu, resultando em sua queda. O telhado era composto por telhas de fibrocimento (Brasilit).
Uma equipe médica de plantão do hospital local de Felipe Guerra foi prontamente acionada, conduzindo a vítima até a unidade. Apesar dos esforços intensos e de todos os recursos empregados na tentativa de reanimação, Cleobino não sobreviveu e faleceu devido à gravidade de seus ferimentos.
Expressamos nossos mais profundos sentimentos de condolências aos familiares e entes queridos neste momento extremamente difícil. Que ele descanse em paz.

*Folha Potiguar

RENÁRIO FORROZEIRO, 11 DE MAIO NO DISTRITO DE CÓRREGO!!!

MOSSORÓ/RN: TATU E MARTELO DE VOLTA AO PRESÍDIO FEDERAL

Os presos Deibson Cabral Nascimento, o Tatu, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, o Martelo, de 35 anos, já estão de volta no Penitenciária Federal de Mossoró-RN.

A Transferência, envolvendo Polícia Penal Federal, Polícia Federal e também Polícia Rodoviária Federal, aconteceu sob forte esquema de segurança durante a madrugada.

O voo no avião da Polícia Federal saiu de Macapá por volta das 10 horas e teve dificuldade de pouso no Aeroporto Dix Sept Rosado, em Mossoró, devido ao nevoeiro.
O Ministro Ricardo Lewandowski, da Justiça, disse em coletiva de imprensa que os dois estavam em fuga para o exterior, quando foram recapturados em Macapá-PA.

Os dois haviam fugido da Penitenciária Federal de Mossoró na madrugada do dia 14 de fevereiro de 2024, uma quarta-feira de cinzas, e passaram 51 dias em fuga.

Após a fuga, Lewandowski disse que foram destinados recursos para reforçar os presídios federais com muralhas, câmeras, iluminação e aprimorado os protocolos de segurança.

Sobre este último item, o ministro também confirmou que 10 policiais penais vão responder pela fuga e outros 17 terão que passar por reciclagem e não mais cometer erros.

Em Mossoró, a Polícia Federal, inclusive, ainda não concluiu a investigação sobre a fuga. Deve interrogar o Tatu e o Martelo quando os dois estiveram à disposição.

Ao todo, em função da fuga, o ministro Lewandowski informou que 14 pessoas foram presas pela Polícia Federal. Como os dois, no momento da recaptura, foram presos quatro.

E ainda conforme o ministro, a investigação continua.

Quanto aos presos Tatu e Martelo, ao desembarcar em Mossoró, foram levados para fazer exame de corpo delito no ITEP e depois vão fazer o reingresso ao sistema penal federal.

ANTES DA FUGA
A Penitenciária Federal de Mossoró, que tem 208 celas individuais, tinha cerca de 80 presos antes da fuga de Tatu e Martelo. Com a fuga, 38 apenados foram transferidos de Mossoró, entre estes, Fernandinho Beira Mar, para as outras quatro unidades federais.

Atualmente, existe cerca de 40 detentos na Penitenciária Federal de Mossoró. Segundo o ministro Ricardo Lewandowski, é totalmente seguro para receber os dois apenados que estavam em fuga de volta na unidade de Mossoró.

*Mossoró Hoje

APODI/RN: CHUVA NA CIDADE E NOS SÍTIOS

No final da tarde de sexta feira, 04 de abril de 2024 caiu uma boa chuva na cidade de Apodi e diversas comunidades rurais.
Veja alguns registros:
Bairro Bico Torto: 40 milímetros;
Centro da cidade: 59 milímetros;
Bacurau I: 41 milímetros;
Sítio Ponta II: 44 milímetros; e
Sítio Largo II: 24 milímetros;

BETINHO ROSADO SOFREU AVC E PRECISOU SER INTERNADO; É PREOCUPANTE ESTADO DE SAÚDE

É preocupante o quadro de saúde em que se encontra o ex-deputado federal Carlos Alberto de Sousa Rosado (PP), conhecido como “Betinho Rosado”, de 75 anos. Ele foi internado e está sob cuidados médicos na UTI do Hospital Wilson Rosado (HWR), em Mossoró.
Betinho enfrenta complicações de saúde decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), que foram agravadas pelo avanço de uma infecção. Sua condição requer cuidados intensivos e ele está sendo mantido sob ventilação mecânica na unidade hospitalar.

ÓTICA GOMES, O BEM ESTAR DA SUA VISÃO!!

ELEIÇÕES 2024: PERÍODO DE MUDANÇA DE PARTIDO TERMINA HOJE

A Janela Partidária, lei que cria intervalo para troca de partidos políticos antes das eleições, chega ao fim nesta sexta-feira (5). Apenas os parlamentares eleitos por pleitos proporcionais cujo mandato chega ao fim neste ano se beneficiam do prazo – neste caso, vereadores.

A janela partidária não é o único momento em que um político pode mudar de partido – é apenas o espaço em que alterações são permitidas sem a necessidade de uma justificativa formal.

Fora de época, qualquer político ocupando um cargo eletivo pode pedir a saída da legenda por justa causa, precisando enquadrar o caso como desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Desrespeitar esse regulamento é considerado infidelidade partidária e pode custar o mandato.

*Diário de Pernambuco