Pesquisar este blog

14 fevereiro 2024

URGENTE: Diretor do Presídio Federal de Mossoró é afastado

Na noite desta quarta-feira (14), o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, tomou a decisão de afastar imediatamente o atual diretor da penitenciária federal de Mossoró, após a fuga de dois detentos. Os detentos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça, 36 anos, conhecido como "Tatu", e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, apelidado de "Deisinho", ambos do Comando Vermelho (CM) do Acre.

Para assumir o comando da unidade, Lewandowski designou um interventor. Essa é a primeira fuga na história do sistema penitenciário federal, o qual abrange prisões de segurança máxima em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF).

MEDIDAS
O Secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, chegou a Mossoró na noite de hoje, acompanhado de uma equipe de seis servidores, para a apuração presencial dos fatos e a tomada das ações cabíveis no âmbito administrativo.

A Polícia Federal abriu investigações e o deslocamento de uma equipe de peritos ao local, com objetivo de apurar responsabilidades e de atuar na recaptura dos dois fugitivos, ação que já conta com o engajamento de mais de 100 agentes federais.

*Ismael Sousa

Após dois fugirem de presídio federal, autoridades do Ministério da Justiça viajam a Mossoró

Autoridades do Ministério da Justiça e Segurança Pública viajaram nesta quarta-feira (14) para Mossoró, no Rio Grande do Norte, para administrar os trabalhos de recaptura de dois presos que fugiram da penitenciária federal de segurança máxima na cidade.

Segundo a pasta, o grupo embarcou no início da tarde e deve chegar ao RN por volta das 17h.

Além do secretário Nacional de Políticas Penais, André Garcia, também viajam o diretor do Sistema Penitenciário Federal, Marcelo Stona e o diretor de Inteligência Penitenciária, Sandro Abel.

A previsão, segundo a Senappen, é de que seja criado um gabinete de crise com representantes da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, além do sistema de segurança estadual do Rio Grande do Norte.

Os foragidos, identificados como Rogério da Silva Mendonça, de 36 anos, e Deibson Cabral Nascimento, 34 anos, fugiram nesta terça-feira (13) do presídio de segurança máxima de Mossoró.

Foi a primeira fuga registrada nesse tipo de unidade desde a inauguração do Sistema Penitenciário Federal, em 2006.

Além de acionar grupos operacionais, o governo do Rio Grande do Norte também disponibilizou uma aeronave para auxiliar nas buscas – o presídio fica em uma área rural, a cerca de 15 quilômetros do centro de Mossoró.

Sistema federal

A Penitenciária Federal de Mossoró (RN) faz parte dos cinco presídios de segurança máxima criados no Brasil.

O presídio foi criado para receber condenados de alta periculosidade e que causem risco para a ordem pública.

O monitoramento de vídeos dos presídios federais, assim como as atividades penitenciárias, fica sob responsabilidade da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). As gravações são transmitidas em tempo real para a secretaria – o governo ainda não disponibilizou imagens e nem vídeos da fuga.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024

APODI/RN: POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM POR PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO CARNAVAL DA CIDADE

Na terça-feira (13), durante reforço do policiamento da Polícia Militar no Carnaval de Apodi/RN, uma equipe da Rocam, juntamente com policiais do 4º BPM e COPOM, realizou uma abordagem a um homem que fazia uso de drogas e causava confusão no evento.
Na revista pessoal foi encontrado com o suspeito uma pistola Taurus calibbre 380. Diante dos fatos, o homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil para serem tomadas as devidas providências.

*Fonte: ALVO RN

SENADOR SÉRGIO MORO COBRA EXPLICAÇÕES APÓS FUGA DE DETENTOS DO PRESÍDIO FEDERAL DE SEGURANÇA MÁXIMA

O senador Sergio Moro comentou em sua rede social X (ex-Twitter) nesta 4ª feira (14) sobre a fuga que ocorreu em um presídio federal de segurança máxima em Mossoró (RN).
“Desde 2006, quando foi inaugurada a primeira unidade, em Catanduvas/PR, nunca tinha havido uma fuga de presídio federal”, disse Moro. Ele cobrou esclarecimentos do governo federal, responsável por administrar o presídio.
O presídio de segurança máxima de Mossoró (RN) identificou a fuga de 2 presos: Rogério da Silva Mendonça (conhecido como Tatu) e Deibson Cabral Nascimento (o Deisinho). Eles são do Acre e foram transferidos para o presídio de Mossoró em setembro de 2023.
A Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte enviou apoio à Penitenciária Federal de Mossoró. O sistema federal tem presídios de segurança máxima em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Brasília (DF), além de Mossoró (RN).
A PF (Polícia Federal) investiga também a relação dos 2 foragidos com o Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro, segundo apurou o Poder360. A corporação foi acionada para atuar em conjunto com a Senappen (Secretaria Nacional de Políticas Penais) na investigação.

PARAÚ/RN: GRAVE ACIDENTE DE TRÂNSITO FOI REGISTRADO NA BR-304

Na tarde terça feira(13), na BR-304, próximo à entrada de Paraú, foi registrado um acidente de trânsito tipo capotamento após ultrapassagem em zona de aquaplanagem deixa duas vítimas, no Oeste do RN.
Conscientes e orientadas, as vítimas conseguiram sair do veículo para procurar ajuda. Após chegarmos ao local, havia somente o veículo.
Pouco tempo depois, um carro de popular, que havia prestado socorro a uma das vítimas, voltou com a mesma ao local do acidente para ser avaliada pelos profissionais do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).
A mesma já havia deambulado, apresentava escoriações, edema e ferimento corto-contuso em membro superior esquerdo proximal, além de dor em tórax e na cervical.
Os profissionais do Corpo de Bombeiros fizeram a imobilização do membro e transportaram a vítima até a UPA de Assu, onde lá encontraram a segunda vítima que estava apenas com edema em membro superior esquerdo.

*João Marcolino

MOSSORÓ/RN: DOIS APENADOS DE ALTA PERICULOSIDADE FOGEM DO PRESÍDIO FEDERAL DE SEGURANÇA MÁXIMA

A Penitenciária Federal de Mossoró no Rio Grande do Norte, pela primeira vez em sua história registra fuga de presos, sendo também a primeira do Brasil. Segundo informações dois detentos fugiram possivelmente na madrugada desta quarta feira, 14 de fevereiro de 2024.
Ainda não há informações sobre as circunstâncias de como os dois presos conseguiram deixar a unidade prisional, mas há rumores de que eles saíram pela área de banho de sol.
Os fugitivos foram identificados como: Deibson Cabral Nascimento, 34 anos e Rogério da Silva Mendonça, 36 anos, ambos naturais do Rio Branco e pertencentes a facção criminosa Comando Vermelho do estado do Acre.
Os dois chegaram à Penitenciária Federal de Mossoró no dia 27 de setembro de 2023. Deibson Cabral Nascimento aparece em 34 processos, todos do estado do Acre por crimes previstos na Lei da Organização Criminosa, (artigo 288) tráfico de drogas (artigo 33) e roubo majorado (artigo 157)
Já Rogério da Silva Mendonça tem o nome ligado a 56 processos, nos estados do Acre e em outros estados. Entre os crimes a que ele responde, estão homicídio qualificado (artigo 121) roubo (artigo 157) e violência doméstica. A direção da unidade prisional federal ainda não se pronunciou sobre a fuga. 

*Fim da Linha

FÁTIMA BEZERRA NO CARNAVAL DE CAICÓ

Uma das maiores incentivadoras do carnaval de Caicó, Governadora Fátima Bezerra desembarcou na terça-feira na cidade para o maior carnaval do Estado.
A chefe do executivo estadual pagou aos servidores públicos na sexta feira passada para estimular a economia em todo o território Potiguar neste carnaval.
Assessores falam da vontade da governadora de seguir atrás do trio de Felipe Amorim. Fátima tem recebido notícias boas da segurança da PM no carnaval de Caicó.