Pesquisar este blog

11 janeiro 2024

HOJE AS FELICITAÇÕES DO BLOG VÃO PARA O AMIGO PROFESSOR LINDOMAR CARLOS, O ANIVERSARIANTE DO DIA!

Hoje quem faz aniversário é o amigo Professor Lindomar Carlos. Quero aqui registrar e desejar muitos anos de vida com muita paz, saúde e bênçãos divinas! Parabéns Lindomar!!!

MELANCIAS APODI: FESTEJOS DE SÃO SEBASTIÃO TEM CONTINUIDADE

APODI-RN: GESTÃO MUNICIPAL DESPREZA COMPLETAMENTE OS ESTUDANTES DO IFRN

Terminando o ano letivo de 2023, os estudantes continuam sem ajuda para o transporte escolar.
Durante 15 anos do Campus do IFRN no território apodiense, os estudantes não recebem nada de ajuda para o deslocamento até o Campus local.
Atualmente a passagem custa R$ 100 reais e poderá haver aumento quando começar o ano letivo de 2024.
Para a Prefeitura, os estudantes não merecem ajuda no deslocamento e somente os estudantes que vão para Mossoró e Caraúbas é que são beneficiados.
Os 13 vereadores, da situação e da oposição também não se manifestam e aprovam orçamento para o transporte escolar, repito, apenas de Mossoró e Caraúbas.
A AENTS, que é a Associação dos Estudantes de Nível Técnico e Superior de Apodi também não faz nada pelos estudantes do IFRN Campus Apodi.
Os estudantes do IFRN são completamente desprezados pela gestão municipal.

MOTO TOMADA DE ASSALTO NA RN-233 QUE LIGA APODI A CARAÚBAS

SERRA DO MEL-RN: TRAGÉDIA EM FAMÍLIA - MULHER DE 75 ANOS MATA MARIDO DE 77 A GOLPES DE ENXADA

O caso aconteceu no início da tarde desta quinta feira 11 de janeiro de 2024, na Vila Rio de Janeiro em Serra do Mel na região Oeste do Rio Grande do Norte.
Segundo a Polícia, a idosa Dalvanir de 75 anos, desferiu golpes de enxada no seu marido Everaldo Dantas da Silva de 77 anos de idade, após um desentendimentos do casal.
O idoso teria chegado em casa embriagado e agredido a companheira. Após ser golpeado o idoso foi socorrido para o Hospital Tarcísio Maia, mas ele não resistiu.
Um filho do casal, mesmo abalado com a situação compareceu na delegacia e registrou o Boletim de Ocorrência e solicitou a guia de liberação do cadáver para apresentar no ITEP.
O filho disse que a família está analisando a possibilidade de apresentá-la ao delegado de Serra do Mel, Dr. Paulo Torres, ainda hoje.

*Fim da Linha

EMPARN: PREVISÃO DE CHUVAS NO FINAL DE SEMANA NO RN

O próximo final de semana no Rio Grande do Norte promete ser marcado por chuvas de baixa intensidade, de acordo com as projeções do Sistema de Monitoramento da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn). A elevação da temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico, atualmente registrando acima de 28°C, aliada à atuação do sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), contribuem para a expectativa de precipitações nos próximos dias.

O chefe da unidade de meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, destacou a tendência de chuvas já a partir desta quinta-feira 11, com previsão de persistência ao longo do final de semana e intensificação a partir do dia 18. Essa intensificação está associada à aproximação da Zona de Convergência Intertropical, um sistema atmosférico que influencia a região Nordeste nesta época do ano, contribuindo para a formação de áreas de instabilidade e nuvens de chuva mais intensas.

O Sistema de Monitoramento emitiu um aviso de previsão de chuvas para esta quinta-feira, com volumes superiores a 50mm na região do Alto Oeste Potiguar.

Confira a previsão do tempo:
  • 11/01/24 – Quinta-feira: Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas em todas as regiões do estado.
  • 12/01/24 – Sexta-feira: Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas em todas as regiões do estado.
  • 13/01/24 – Sábado: Céu parcialmente nublado com chuvas no Litoral, Mossoró, Vale do Açu, Alto Oeste, e céu nublado a claro no restante das regiões.
  • 14/01/24 – Domingo: Céu parcialmente nublado com possibilidade de chuvas em todas as regiões do estado.
*Jair Sampaio

TSE identifica filiação falsa de Lula ao PL de Jair Bolsonaro e aciona Polícia Federal

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou uma filiação falsa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A filiação foi feita em meados de julho de 2023.

Depois de uma apuração interna, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, determinou que a Polícia Federal (PF) apure a situação. Para ele, há “claros indícios de falsidade ideológica”, uma vez que é “fato notório” que Lula é filiado ao PT.

Considerando a existência de indícios de crime a partir da inserção de dados falsos em sistema eleitoral, encaminhem-se cópias dos presentes autos ao diretor-geral da Polícia Federal para adoção de todas as providências cabíveis que deverão, oportunamente, ser informadas a este Tribunal”, argumentou Moraes na decisão obtida pelo jornal.

O TSE identificou que a filiação foi feita pelo login da advogada Ana Daniela Leite e Aguiar, que presta serviços ao partido de Bolsonaro. A assinatura foi cancelada. Procurada, Aguiar disse que não se manifestaria e sugeriu acionar a assessoria do partido.

O PL publicou uma nota da empresa Idatha, contratada pelo partido para a implantação de sistema de gerenciamento de dados partidários fornecidas pelo Sistema Filia do TSE. Segundo a companhia, o acesso é realizado através de senha de acesso nacional da agremiação fornecidas pela Corte.

É crucial ressaltar que todo o fluxo de qualquer eventual filiação é registrado no sistema, o qual mantém informações e documentos auditáveis, estando todos os lançamentos disponíveis para averiguação das autoridades competentes. Em resposta a este possível incidente, a empresa pretende verificar e está totalmente à disposição das autoridades para contribuir com o que for necessário”, disse a Idatha.
O que diz o TSE

Em nota, o TSE disse que a alteração de qualquer filiação partidária de um eleitor só pode ser feita pelo próprio partido responsável pela filiação, mediante um representante da legenda que acessa o sistema Filia com senha pessoal.

Importante destacar que o Filia funcionou normalmente, conforme previsão normativa, ou seja, não houve ataque ao sistema ou falha em sua programação. O que ocorreu foi o uso de credenciais válidas para o registro de uma nova filiação falsa”, disse a Corte.

*98 FM de Natal

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO-RN: CRIME DE HOMICÍDIO É REGISTRADO NA CIDADE

Um homem foi morto com vários disparos de arma de fogo na Rua Sebastião Nicolau de Freitas, Bairro Projeto Crescer, na cidade de Governador Dix-Sept Rosado.

A vítima foi identificada como Francisco Everi de Andrade, 44 anos. A Polícia Militar foi acionada no início da manhã desta quinta-feira (11), ao chegar fez o trabalho de isolamento de local de crime.

Às equipes do ITEP e Polícia Civil foram acionados para o local do assassinato, o caso será investigado pela Polícia Civil.

*Folha Potiguar 

Hospital do Seridó, referência materno-infantil e, agora, em cardiologia, divulga números de atendimentos em 2023

O Hospital do Seridó, pertencente ao Município de Caicó (RN), divulgou nesta quarta-feira (10), o Censo 2023, com os dados dos atendimentos realizados no ano passado.

Além dos cuidados com crianças, a referida unidade de saúde é referência materna, e a gestão municipal ampliou o leque de atendimentos e procedimentos. Atualmente, são feitas internações de adultos na ala de cardiologia e cirurgias eletivas.

A urgência pediátrica realizou 23.868 atendimentos. Ou seja, a procura de mães e pais com seus filhos precisando de atendimento foi considerável.

Confira os números:

URGÊNCIA PEDIÁTRICA: 23.868 atendimentos
INTERNAÇÕES PEDIÁTRICAS: 501 internamentos
INTERNAÇÕES ADULTOS – CARDIOLOGIA: 205 internamentos
CIRURGIAS ELETIVAS: 1.000 cirurgias
AMBULATÓRIO GINECOLOGIA: 1.067 atendimentos

O prefeito Dr. Tadeu, comemorou dizendo que: “diante da relevância dos números, nos enchemos de alegria, tendo em vista que no ano passado, Caicó registrou mil cirurgias eletivas, incluindo cirurgias por videolaparoscopia, cirurgias renais, ginecológicas e demais cirurgias. Isso, sem mencionar, os avanços nos atendimentos de pediatria, nos exames de média complexidade, realização de ultrassonografias, partos, os avanços da ala cardiológica, coordenada brilhantemente pelo Dr. Niceas Alves, a quem parabenizo pelos resultados incríveis!”

Confira mais números do Censo 2023, do Hospital do Seridó:

AMBULATÓRIO CARDIOLOGIA: 2.245 atendimentos
AMBULATÓRIO PEDIATRIA: 1.229 atendimentos
AMBULATÓRIO MASTOLOGIA: 414 atendimentos
TESTE ERGOMÉTRICO: 465 testes
ELETROCARDIOGRAMA: 3.041 eletrocardiogramas
ECOCARDIOGRAMA: 248 exames
PARTOS: 720 partos
AMBULATÓRIO PRÉ-NATAL DE ALTO-RISCO: 1.633 atendimentos
ULTRASSONOGRAFIA: 2.734 exames
EXAMES LABORATORIAIS: 6.324 exames

A diretora do Hospital do Seridó, Ytaine Dantas, destacou que: “o compromisso e entrega, do atendimento humanizado cresce dia-a-dia e proporciona aos pacientes, o sentimento de segurança ao precisar de ajuda. O ano de 2024 chegou, e nossa meta é voar mais alto. Obrigada a todos que nos confiaram seu bem mais precioso”.

Outro serviço realizado pelo Hospital é o Banco de Leite. Lá, é coletado o leite humano para a amamentação de crianças. Ao longo do ano de 2023, foram realizados 675 atendimentos com a coleta de 65 litros de leite e distribuídos, 24,98 litros de leite.

Confira os números:

ATENDIMENTOS INDIVIDUAIS: 675
VISITAS DOMICILIARES: 134
ATIVIDADES EM GRUPO: 292
LEITE COLETADO: 65,6 L
LEITE DISTRIBUÍDO:24,98 L

O prefeito parabenizou todos os envolvidos no funcionamento do Hospital do Seridó: “Parabenizo a Direção Geral do Hospital, na pessoa de Itayane. A Direção Médica conduzida pela Dra. Silvia, a todas as coordenações do hospital, aos Secretários de Saúde, Gedson e Fabinho, pelo comprometimento em disponibilizarem todas as condições de trabalho necessárias para alcançarmos esses resultados maravilhosos! Tudo isso demonstra a capacidade de resolução do Hospital do Seridó, que hoje é 100% municipal, garantindo que seus equipamentos e serviços aconteçam a contento!”

No final, agradeceu o apoio e parceria do deputado federal João Maia, da Senadora Zenaide Maia e do Senador Styvenson Valentim, que destinaram recursos através de emendas parlamentares que foram investidos no Hospital do Seridó.

*Jair Sampaio