Pesquisar este blog

26 junho 2023

NATAL-RN: CRIANÇA MORRE AFOGADA EM LAGOA NA ZONA NORTE DA CAPITAL

Uma criança de 7 anos tinha ido brincar com o irmão mais novo e os pais na Lagoa Azul, no bairro Lagoa Azul, Zona Norte de Natal, quando se afogou, foi resgatada, mas horas depois morreu no domingo (25).
A criança que foi identificada como Stefany Vitoria da Silva Moraes, foi socorrida pela madrasta no momento do afogamento e foi levada para casa. Porém, horas após chegar na residência, ela passou mal e desmaiou. Foi socorrida e levada pelo SAMU ao hospital, mas não resistiu e morreu.
O Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) investiga a causa da morte.

*Fonte: Ponta Negra News.

NATAL-RN: MORRE EX-PREFEITO DE DUAS CIDADES

Abel Filho foi prefeito e duas cidades (Foto: reprodução)
Morreu nesta segunda-feira, 26, em Natal, Abel Belarmino Filho, ex-prefeito de Almino Afonso e Rafael Godeiro.
Ele tinha 61 anos e governou Rafael Godeiro por quatro mandatos (1997/2000, 2001/2004, 2009/2012 e 2013/2016) e Almino Afonso por um (1989/92).

Abel lutava contra um câncer.

Abel era irmão do deputado estadual Bernardo Amorim (PSDB), que também já foi prefeito de Almino Afonso e tio do presidente da Câmara Municipal de Mossoró Lawrence Amorim (SD).
Ele deixa quatro filhos e a esposa, a atual prefeita de Rafael Godeiro Clevilândia Samara de Vasconcelos Belarmino, conhecida como “Keké”.

Polêmica

Antes de morrer, Abel se meteu em uma polêmica nas eleições do ano passado quando vazaram áudios em que ele intimidava eleitores a votar em Jair Bolsonaro (PL), Fábio Dantas (SD) e Rogério Marinho (PL).
“Qual é a dúvida gente, qual é a dúvida? Ou vocês querem fazer sacanagem comigo? Ou vocês são ingratos comigo? Ou vocês esqueceram do que eu fiz, e o mais importante: vocês estão esquecidos do que eu posso fazer por vocês?”, dizia no áudio.

*Blog do Barreto

MAIS MÉDICO: MUNICÍPIOS TÊM ATÉ AMANHÃ(27) PARA ADERIREM AO PROGRAMA

Todos os municípios do Rio Grande do Norte podem aderir a vagas do Programa Mais Médicos até a próxima terça-feira (27), sendo a quantidade definida pelos gestores municipais, de acordo com as necessidades específicas. No total, foram disponibilizadas 1.194 vagas para os municípios do RN. A expansão das vagas foi autorizada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria GM/MS Nº 752, de 15 de junho de 2023.

As vagas são custeadas em regime de coparticipação, que consistirá no desconto no repasse fundo a fundo (do Ministério para o município) do valor de custeio mensal da bolsa do profissional, dentro do teto federal do Piso de Atenção Primária de cada município. Fica a cargo do Ministério da Saúde o custeio das demais despesas do programa, exceto o auxílio moradia e alimentação, que permanecerá financiado pelo município.

Programa Mais Médicos

O Mais Médicos busca ampliar o acesso de moradores de áreas afastadas a profissionais da saúde, de modo a fortalecer a Atenção Primária, reconhecida como essencial para garantir o acesso à saúde da população.

O programa passou por uma reformulação, em busca da valorização dos profissionais e sua maior adesão. O ciclo de duração passou a ser de quatro anos, com a primeira metade da atuação destinada à especialização com foco em habilidades e competências de Medicina de Família e Comunidade, e o segundo momento voltado para o mestrado profissional.

Além disso, os profissionais vão receber incentivo para atuação em locais de difícil acesso, com percentuais que variam de acordo com a vulnerabilidade, dificuldade de fixação de médicos e porcentagem da população que depende unicamente do Sistema Único de Saúde (SUS).

*Fonte: DeFato.com

ASSU-RN: Rebuliço com Rafa e Pipo encerra o maior São João do mundo

Foi com o show de Rafa e Pipo, os filhos do baiano Bell Marques, que a Prefeitura de Assú encerrou o São João "mais antigo do mundo".
Foi neste domingo.
A dupla animada puxou o bloco Rebuliço, que tradicionamente encerra a temporada em Assú.

*FONTE: thaisagalvao.com.br

MOSSORÓ-RN: PESCADOR MORRE AFOGADO NA PAULO FREIRE

O pescador Aldo Artur Fernandes, 48 anos, natural de Lagoa de Velhos/RN, morreu vítima de afogamento, no final da tarde deste domingo 25 de junho de 2023, na Barragem do Assentamento Paulo Freire, localizada as margens da BR 304 na saída para Natal em Mossoró no Rio Grande do Norte.

Segundo testemunhas, o pescador, ao jagar a rede naágua, teria enganchado o tênis no equipamento de pesca e se afundou. Populares que estavam no local, sentiram a falta dele e passaram a procurá-lo. Quando puxaram a rede, perceberam o equipamento pesado e visualizaram o pé da vítima.

A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local passou a isolar o corpo e acionou o Itep e a Polícia Civil. Com ajuda de populares, o corpo foi retirado das águas e entregue aos peritos do Itep. A perícia foi realizada e em seguida a remoção do cadáver para exames necroscópicos no IML.

Informações repassadas por um popular que frequenta a barragem há vários anos,ao menos cinco pessoas já morreram afogadas do ano passado para este ano, naquela localidade, inclusive Aldo Artur, já teria se afogado uma vez, mas foi salvo por banhistas que estavam no local. Desta vez ele não teve a mesma sorte e acabou morrendo. A Polícia Civil vai investigar o caso.

*Fonte: Fim da Linha

IFRN: FUNCERN SERÁ A BANCA RESPONSÁVEL PELO CONCURSO

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) realizará, em breve, um novo concurso público para provimento de vagas no cargo de Técnico Administrativo em Educação (TAE). O processo para realização do certame já está em andamento, e na última sexta-feira (23), foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de dispensa de licitação escolhendo a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) como empresa responsável por organizar e realizar o concurso.

A quantidade de vagas e valor de salários serão definidos em breve e divulgados em edital que ainda não tem previsão para ser lançado. No último concurso para cargos técnicos realizado pelo IFRN, no ano de 2017, foram oferecidas 31 vagas distribuídas entre cargos de nível fundamental, médio e superior, com salários iniciais variando entre R$ 1.945,07 e R$ 4.180,66.

No último certame, a organização ficou à cargo da Comperve, e as provas objetivas foram realizadas no segundo semestre de 2017.

Confira o extrato de dispensa de licitação clicando aqui.

21ª Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte apresenta temas importantes para o comércio e aquece a economia de Mossoró

Sucesso de público e conteúdo. A 21ª Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte realizada em Mossoró no dia 23 de junho, foi uma verdadeira imersão em temas ligados ao comércio brasileiro e suas conexões. Vendas, economia, atendimento ao cliente, liderança, empreendedorismo feminino, sucessão familiar, marketing, diversidade e inclusão, foram alguns dos temas apresentados em três palcos simultâneos, modelo inédito de evento realizado na cidade.

O evento entrou para a história das Convenções Estaduais. Reuniu mais de mil convencionais, as principais lideranças empresariais do Estado e líderes lojistas de outras regiões do país se fizeram presentes. Trouxe pela primeira vez para Mossoró o economista e comentarista do Jornal da Manhã e programa Pânico da rádio Jovem Pan, Samy Dana. O ator e comediante Edmilson Filho, e o especialista em marketing Fernando Kimura em um verdadeiro show de conhecimento e experiências únicas. O público presente pode interagir com os palestrantes, trocar experiências e ainda visitar a feira de negócios multisetorial com diversos expositores das áreas do comércio, agricultura e indústria, gerando negócios, network e criando conexões.

Ainda durante a convenção, o presidente da CDL de Balneário de Camboriú Vilton João dos Santos, e o diretor de eventos da FCDL/SC, Marcos Antonio Parmagnani, apresentaram a 57ª edição da Convenção Nacional do Comércio Lojista, que ocorre em setembro de 2024, e convidou todos a participar do evento que deverá reunir 5 mil dirigentes e empresários de todo o Brasil no Expocentro BC.

Realizado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte, e tendo a CDL Mossoró como anfitriã, a Convenção aqueceu a economia e movimentou a economia local gerando emprego e renda, uma das missões do movimento lojista brasileiro. Durante o discurso de abertura, o presidente da FCDL RN José Maria da Silva destacou a força do comércio, o papel dos presidentes das CDLS de fomentar a economia e contribuir para desenvolver o Rio Grande do Norte, finalizou o discurso reforçando que juntos somos mais fortes.

A organização do evento programou ainda atividades culturais para os participantes que tiveram a oportunidade assistir ao espetáculo Chuva e Bala no País de Mossoró e aos shows do Mossoró Cidade Junina.

A 21ª Convenção do Comércio e Serviços do Rio Grande do Norte contou com apoio do Governo do estado, Prefeitura de Mossoró, Câmara Municipal de Mossoró, SEBRAE RN, Banco do Nordeste, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte, Sesc, Senac. Parceria da AGN, TCM Telecom, Shopping Partage. Hotel Thermas, Sterbom, Pequena Maria, Sertão Jucurutu, Massas São Francisco, San Vale água Mineral, São Braz, Hotel Refúgio da Serra.







*Assessoria 

CEARÁ: ÔNIBUS DA CANTORA BRISA STAR CAI EM RIBANCEIRA E DEIXA 15 PESSOAS FERIDAS

O ônibus da cantora Brisa Star, de 15 anos, caiu em uma ribanceira, no interior do Ceará, na noite deste domingo (25). Ao todo, 15 pessoas ficaram feridas, entre elas a banda e os pais da cantora.
A cantora voltava de show realizado na Bahia, quando, devido à chuva, o condutor perdeu o controle do ônibus na BR-116, na cidade de Ipaumirim, no interior do Ceará. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo saiu da pista e desceu uma ribanceira.
A assessoria da cantora afimou que cantora está entre os feridos, mas segundo a equipe, ela está em observação e o estado de saúde é estável.”No momento ela se encontra bem, em observação e seu estado de saúde é estável. Alguns integrantes da banda foram transferidos para melhor acompanhamento. Todos eles estão sendo acompanhados por equipe médica. Agradecemos todas as mensagens recebidas de carinho e solidariedade, pedimos orações pela recuperação de todos”, informou via nota.

*Jair Sampaio

APODI-RN: 9ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - CRIME DE HOMICÍDIO É REGISTRADO NA ZONA RURAL

O empresário, Alcigere Izaque Targino da Costa, de 41 anos, foi assassinado a tiros, na noite de domingo, 25 de junho de 2023, no município de Apodi na região Oeste do Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Militar, a vítima chegava em sua Chácara, localizada no Sítio Caboclo, na zona rural da cidade, quando foi executado. Ainda segundo a polícia, o empresário era natural de Apodi, mas residia há alguns anos na cidade de Luis Eduardo Magalhães, no Estado da Bahia.
Ele comprava soja e caroço de algodão na região Oeste do RN. O crime é um mistério para a Polícia Civil, que vai investigar o caso. Não se tem até o momento, quaisquer informações sobre a motivação do crime e a identidade dos assassinos, que fugiram após a execução.
O corpo do empresário foi removido após a perícia e encaminhado ao ITEP unidade de Mossoró, onde passará por exames necroscópicos e em seguida será liberado para seus familiares.

*Informação: Fim da Linha

RN desperdiça mais da metade da água potável, aponta pesquisa

O estado do Rio Grande do Norte se destaca como um dos que mais desperdiçam água potável na região Nordeste, conforme um estudo divulgado em maio de 2023 pelo Instituto Trata Brasil. Segundo a pesquisa, aproximadamente 52,19% dos recursos hídricos do estado são perdidos no setor de distribuição, não chegando às residências potiguares. O estudo traz dados de 2021, abrangeu todo o Brasil e analisou os 100 municípios mais populosos do país, de acordo com o Ranking do Saneamento.

A cidade de Natal, considerada a 20ª mais populosa do Brasil, e Mossoró, na 94ª posição, encontram-se com os piores índices em relação às perdas na distribuição de água, ocupando respectivamente a 94ª e a 95ª posição entre as 100 cidades analisadas. As cidades potiguares ficaram à frente apenas de São Luiz (MA), na 96ª posição, Várzea Grande (MT), na 97ª posição, Rio Branco (Acre), na 98ª posição, Macapá (AP), na 99ª posição, e Porto Velho (RO), na 100ª posição.

A título comparativo, o Rio Grande do Norte desperdiça diariamente o equivalente a 111 piscinas olímpicas, deixando de atender potencialmente 582 mil (582.849) pessoas no estado. Em todo o Brasil, são desperdiçadas 7.991 piscinas olímpicas, o que representa mais de 25 milhões de pessoas sem atendimento adequado.

As perdas na distribuição de água são causadas por diversos fatores, incluindo vazamentos nas tubulações, fraudes e ligações clandestinas. Além disso, a falta de investimentos em infraestrutura agrava o problema. Para solucionar o problema, são necessárias algumas ações como a substituição de tubulações antigas, a instalação de medidores de consumo, a fiscalização contínua e a conscientização da população sobre a importância do uso responsável da água.

Com mais de 14 milhões de habitantes sem acesso à água potável, a região Nordeste ainda enfrenta grandes desafios na redução dessas perdas. Estima-se, de acordo com o estudo, que o Nordeste perca 46,15% da água produzida nos sistemas de distribuição, o que representa quase metade da água tratada que acaba sendo desperdiçada antes de chegar às residências dos consumidores.

*Agora RN