Pesquisar este blog

27 novembro 2023

PREFEITURA DE MOSSORÓ DECRETA LUTO OFICIAL DE 5 DIAS PELA MORTE DE PADRE SÁTIRO CAVALCANTI E CANCELA LANÇAMENTO DE OBRAS

A Prefeitura Municipal de Mossoró decretou luto oficial de 5 dias em virtude do falecimento do padre e educador Sátiro Cavalcanti Dantas. O decreto, de número 6.958, foi publicado nesta segunda-feira (27).
O prefeito Allyson Bezerra anunciou o cancelamento do lançamento da segunda fase do Programa Mossoró Realiza, que estava previsto para o mesmo dia, assim como sua viagem a Brasília para compromissos administrativos.

O prefeito expressou pesar pelo falecimento do padre e educador, solidarizando-se com toda a Diocese. Em sinal de luto, as bandeiras do Palácio da Resistência e das secretarias municipais estão a meio-mastro.Além disso, a Prefeitura de Mossoró decidiu suspender as atividades culturais do “Estação Natal” nos dias 27 e 28 de novembro de 2023, retomando à normalidade na quarta-feira (29).

Segue Nota de Pesar na íntegra:

NOTA DE PESAR

É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Mossoró, através do Excelentíssimo Prefeito Allyson Bezerra, lamenta o falecimento do padre e educador Sátiro Cavalcanti Dantas, aos 93 anos de idade.

Padre Sátiro deixa um legado imensurável não só à cidade de Mossoró, mas para todo o Rio Grande do Norte. Diretor emérito do Colégio Diocesano Santa Luzia (CDSL) e um dos criadores da Faculdade Católica do RN (FCRN), foi também professor e reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), instituição em que se destacou com uma das principais vozes na defesa de sua estadualização.

Sua trajetória de vida, dedicada à educação e ao sacerdócio, fica como exemplo a ser seguido por todos. Em junho deste ano, Padre Sátiro foi o primeiro agraciado com a medalha “Rodolfo Fernandes”, maior honraria da cidade criada no ano de 2022. Homenagem justa a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento do município, por meio de sua lucidez, inteligência, humildade e fé.

Neste momento de profunda tristeza, a Prefeitura de Mossoró publicou decreto nº 6.958, estabelecendo 5 dias de luto oficial. Destaca ainda que o evento de lançamento da 2ª fase do programa “Mossoró Realiza”, que aconteceria hoje, está cancelado, bem como a agenda administrativa em Brasília do prefeito Allyson essa semana.

O Poder Executivo Municipal também deseja força e presta solidariedade aos amigos e a todo o clero da Diocese.

Mossoró-RN, 27 de novembro de 2023

Allyson Bezerra
Prefeito de Mossoró

UERN DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS PELA MORTE DE PADRE SÁTIRO E SUSPENDE AULAS

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) decretou luto oficial por três dias em homenagem a Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, falecido nesta segunda-feira, 27. Em sinal de profundo pesar, a bandeira da Uern está a meio mastro, e a reitora Cicília Maia suspendeu as atividades acadêmicas e administrativas nesta segunda e terça-feira. Este período permitirá que toda a comunidade preste suas homenagens ao notável Pe. Sátiro, um dos pilares humanos da Uern e do Estado. Sua atuação firme em defesa da universidade e suas contribuições para conquistas importantes, como reconhecimento, autonomia financeira e Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações, são lembradas com gratidão. Que sua memória inspire a comunidade a seguir seus passos, a ser agente de mudanças e a propagar amor e compaixão. Que a energia, força e criatividade de Padre Sátiro continuem a ser um exemplo vivo de sua impactante obra.

Perdemos hoje um grande ser humano que nos ensinou muito e vai continuar ensinando com seu exemplo, sua trajetória, energia, entusiasmo, coragem e conhecimento. Ele nos ensinou que vale a pena acreditar na educação e lutar por ela. Base importante na história da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e na luta para que ela fosse fortalecida, Padre Sátiro deixa para todos nós a lição do amor pela vida e por uma educação justa e igualitária para todas as pessoas. Meus sentimentos à toda família e aos amigos que ele cultivou na igreja, no mosteiro, na Funsern e em toda a sociedade. Gratidão, Padre Sátiro por tanta dedicação à educação, à igreja, à nossa Uern e a todos que buscavam uma palavra amiga ou um conselho. Deus o acolha em sua nova morada”, Cicília Maia, reitora da Uern.

*Com informações Portal Uern

GOVERNADORA FÁTIMA BEZERRA DECRETA LUTO OFICIAL DE TRÊS DIAS NO RN PELA MORTE DE PADRE SÁTIRO

A governadora Fátima Bezerra lamentou a morte do padre e professor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas.

Ela decretou luto oficial de três dias no RN.

Com uma profunda tristeza eu recebo a notícia do falecimento de Padre Sátiro Cavalcanti. O Rio Grande do Norte perde um grande exemplo e eu perco um grande amigo. Padre Sátiro é uma referencia não apenas para Mossoró, mas também para o RN e o Brasil. Grande defensor da educação, foi idealizador da Uern, onde ocupou o cargo de reitor, presidiu o Conselho Estadual de Educação do RN, dirigiu o Colégio Diocesano Santa Luzia e tantos outros feitos. Um evangelizador que tanto contribuiu com a educação e história de Mossoró. Fica o seu imenso legado para as gerações presentes e futuras, além de uma imensa saudade. Gratidão, meu amigo. Que Deus o acolha com ternura e paz. Como homenagem e reconhecimento decreto três dias de luto pela imensurável perda”, disse.

GOVERNADOR DIX-SEPT ROSDO-RN: HOMEM É ASSASSIANDO DENTRO DE CASA DURANTE A MADRUGADA

Por volta das 03 horas da madrugada de segunda-feira, 27 de novembro de 2023, a Cidade de Gov. Dix-Sept Rosado no Oeste do Estado do Rio Grande do Norte, a Policia Militar por meio do Destacamento de Polícia da Cidade que tem o comando do Sargento Wescley, foi acionada para atender uma ocorrência de disparos de arma de fogo na Rua Vereador Pedro Paulo Nascimento no Centro da Cidade, onde as informações davam conta que um homem identificado como sendo: EDUARDO DA SILVA CORREIA, 27 anos, conhecido como POMPOM, teria sido executado a tiros no interior da sua residência.

Quando os militares chegaram ao imóvel da vítima constataram a veracidade da informação. POMPOM já estava morto, passaram a isolar a área do crime e acionaram as equipes do ITEP e Delegacia de Plantão de Mossoró para os procedimentos no local.

Não há informação da motivação nem autoria do crime, a 1ª equipe da Delegacia de Policia Civil de Plantão de Mossoró, ao comando do Delegado Renato Oliveira, realizou levantamento e coletaram algumas informações que serão repassadas por meio de relatório a 40º Delegacia de Policia Civil da Cidade de Gov. Dix-Sept Rosado, para dar continuidade às futuras investigação para esclarecer o crime.

A polícia militar isolou a área do homicidio até o termino dos procedimentos periciais no local do crime e remoção do cadáver de POMPOM para a sede regional do ITEP de Mossoró para ser necropsiado.

*4DZ Patrulha

APODI-RN: FESTA DE SANTA LUZIA NO SÍTIO PONTA II

MOSSORÓ-RN: 84ª MORTE VIOLENTA EM 2023 - HOMEM É ENCONTRADO MORTO COM MARCAS DE TIROS NAS MALVINAS

Um homem até o momento identificado como Raniere, conhecido como Tiringa, foi encontrado morto, na manhã desta segunda feira 27 de novembro de 2023, ao lado de um galpão, na Rua Erundina Cavalcante Dantas no Conjunto Malvinas em Mossoró no Oeste Potiguar.
De acordo com a Polícia Militar, o corpo apresenta marcas de tiros e tem caractgerística de execução. A PM foi acionada por volta das 06h00min desta manhã e ao chegar no local se deparou com o corpo estendi ao solo e com várias perfurações na cabeça.
Populares informaram para os policiais que ouviram disparos de arma de fogo durante a madrugada, mas que ninguém quis sair de casa para averiguar o que teria ocorrido, até porque segundo os moradores é comum acordar com estampidos de tiros naquela região.
Ainda não se sabe qual teria sido a motivação para o crime. A equipe do Itep fará a perícia no local e depois vai recolher o corpo para se examinado no IML do órgão pericial.
Mossoró já contabiliza seis homicídios no mês de novembro e 84 no ano de 2023. A 10ª Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) vai investigar o crime.

*Fim da Linha

BARAÚNA-RN: OVEM MORRE AO COLIDIR SUA MOTO NA TRAZEIRA DE CAMINHÃO

Na manhã de segunda-feira, 27 de novembro de 2023, a Policia Militar por meio do Pelotão de Policia da Cidade de Baraúna no Oeste Potiguar, foi acionada para atender uma ocorrência onde as informações chegadas davam conta que um jovem de 23 anos, identificado como sendo: EDUARDO DA SILVA GARCIA, teria perdido o controle da sua motocicleta ao passar em alta velocidade numa lombada e colidido na trazeira de uma caminhão que se encontra estacionado na via.

A 1ª equipe da Delegacia de Policia Civil de Plantão de Mossoró, ao comando do Delegado Renato Oliveira, realizou levantamento e coletaram algumas informações que serão repassadas por meio de relatório a 41º Delegacia de Policia Civil da Cidade de Baraúna, para instaurar o inquérito policial para apurar o caso deste acidente fatal.
A polícia Militar do pelotão de Baraúna isolou a área do acidente fatal, dando apoio a equipe da 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário que esteve no local realizando sua perícia, também até o termino dos procedimentos periciais no local do acidente fatal e remoção do cadáver da vitima para a sede Regional do ITEP de Mossoró para ser necropsiado.

*4DZ Patrulha

NOTA DE FALECIMENTO: PADRE SÁTIRO CAVALCNTI DANTAS


MOSSORÓ-RN: ACIDENTE TRÂNSITO COM VÍTIMA FATAL NO BAIRRO SANTO ANTÔNIO

O acidente aconteceu na Rua Prudente de Morais, no bairro Santo Antônio, em Mossoró, na noite deste domingo (26). A vítima foi identificada por Antônio Mário Gomes de Brito, de 46 anos, natural de Angicos/RN.
Enquanto pedalava sua bicicleta em frente ao seu apartamento, perdeu o equilíbrio e colidiu com um carro que passava pela via. Com o impacto ele acabou caindo morrendo no local.
O motorista do veículo envolvido tomou as medidas necessárias, acionando o socorro médico e os agentes de trânsito, permanecendo no local.
O SAMU confirmou o óbito de Antônio. As equipes da Delegacia de Plantão e do ITEP conduziram os procedimentos exigidos diante dessa triste e inesperada ocorrência.

*Difusora de Mossoró

BRASILEIRÃO 2023: 35ª RODADA COMEÇOU NA SEXTA E TERMINA NA SEGUNDA

A 35ª rodada começou na sexta feira(24) com vitória do Bahia por 5 a 1 em cima do Corinthians.
Teve continuidade no sábado(25), domingo(26) e só termina na segunda(27) com Goiás e Cruzeiro.
Placar:
Sexta
Corinthians 1 x 5 Bahia
Sábado
Athletico-PR 0 x 0 Vasco da Gama
Fluminense 2 x 1 Coritiba
Domingo
Atlético-MG 3 x 0 Grêmio
Botafogo 1 x 1 Santos
América-MG 0 x 3 Flamengo
São Paulo 0 x 0 Cuiabá
Internacional 1 x 0 Bragantino
Fortaleza 2 x 2 Palmeiras
Segunda
Goiás x Cruzeiro
Classificação:

MOSSORÓ-RN: MORRE PADRE SÁTIRO CAVALCANTI AOS 93 ANOS

Morreu, no início da tarde desta segunda-feira (27), aos 93 anos, o padre Sátiro Cavalcanti Dantas, decano da Diocese de Mossoró. Ele estava internado no Hospital Wilson Rosado.

“Após um longo período de luta por sua saúde, Pe Sátiro partiu para a Casa do Pai (...). Que o Bom Deus acolha em seus braços este servo fiel, dando-lhe a recompensa por todo o bem que fez entre nós. Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno e que a luz perpétua o ilumine”, escreveu em nota a Diocese.

A Prefeitura de Mossoró decretou luto oficial de 5 dias pela morte do sacerdote.

"Acabamos de receber a lamentável notícia do falecimento do nosso querido padre Sátiro. Informo que estamos cancelando o evento do Mossoró Realiza 2ª fase, que seria realizado hoje, bem como minha agenda em Brasília, que faria essa semana", escreveu o prefeito Allyson Bezerra nas redes sociais.

Velório e sepultamento

O velório de padre Sátiro começará no Colégio Diocesano Santa Luzia (Ginásio Padre Sátiro Cavalcanti Dantas - Carecão), a partir das 16h desta segunda-feira. Às 20h será realizada uma missa.

Às 6h desta terça-feira (28), será feito o translado do Carecão até o Santuário de Santa Clara, no conjunto Dom Jaime Câmara. Às 9h, será realizada outra missa.

Às 11h do mesmo dia será feito outro translado, dessa vez do Santuário de Santa Clara até a Catedral de Santa Luzia, onde às 15h30 acontecerá a missa das Exéquias. Em seguida, será feito o sepultamento na capela de São Sebastião do Cemitério Central.

Sua história

Filho de seu João Fernandes Dantas e de Dona Erondina Cavalcanti Dantas, padre Sátiro Cavalcanti Dantas nasceu na comunidade de Poço de Pedra, no município de Pau dos Ferros, em 22 de janeiro de 1930.

Foi ordenada padre no dia 8 de dezembro de 1954. Tinha, portanto, 93 anos de idade e 69 anos de sacerdócio.

Foi diretor do Colégio Diocesano (1956-2016) e diretor emérito da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte.

Religioso e professor, padre Sátiro construiu, ao longo da sua existência, um legado de humanidade e de doação ao próximo.

Com atuação notável na igreja, na educação e na comunicação, o religioso fundou o Santuário de Santa Clara, a escola estadual que leva seu nome, a Rádio 105 FM Santa Clara, o Mosteiro Fraternidade Irmãs Clarissas, entre outros importantes instrumentos de educação e evangelização.

*Do G1 RN

NATAL-RN: PREFEITURA ADIOU ACENDIMENTO DA ÁRVORE DE MIRASSOL DEVIDO AS CHUVAS CAÍDAS NA CAPITAL

A Prefeitura do Natal suspendeu o acendimento da árvore de Mirassol, que aconteceria nesta segunda-feira (27). A justificativa dada pelo Executivo foi a chuva que cai na capital potiguar desde a madrugada.
"As fortes chuvas que caem na cidade desde a madrugada impedem a conclusão da montagem de parte da estrutura de toda a praça", informou.
A árvore de Mirassol conta com 110 metros de altura. Este ano a estrutura será montada por meio de um projeto inovador e com alta tecnologia. Todo o material que irá compor a iluminação é em RGB G30. Com isso, toda a extensão terá uma infinita possibilidade de cores.
Além da árvore, Mirassol contará com um túnel com cores douradas e 30 metros de extensão. A novidade deste ano é que o equipamento terá um portal inspirado no Forte dos Reis Magos.

DRA. MARIA INOCÊNCIA ATENDE TODAS AS QUINTAS NA CLÍNICA LUMA MARTINS EM APODI