Pesquisar este blog

31 julho 2023

PENDÊNCIAS-RN: Adolescente de 17 anos é morto a tiros enquanto trafegava de moto com a namorada

Um crime de homicídio por arma de fogo foi registrado na noite deste domingo 30 de julho de 2023, no município de Pendências na região do Vale do Açu no Rio Grande do Norte. A vítima foi o adolescente de 17 anos, David Kauã da Silveira Silva Santos.

De acordo com a Polícia Militar, o jovem seguia de moto com a namorada em uma rodovia estadual, quando foi interceptado por dois criminosos, que estavam de moto e ao se aproximar começaram a atirar em direção ao casal.

Alvejado pelos disparos, o adolescente perdeu o controle da moto e caiu em ribanceira e não resistiu tendo morte no local. Já sua namorada, ficou ferida e socorrida para o hospital da cidade. Ainda não há informações sobre a motivação do crime.

A equipe do ITEP unidade de Mossoró esteve no local realizando a perícia e em seguida removeu o corpo da vítima para ser examinado em sua base. A perícia encontrou com o jovem, alguns papelotes de cocaína. A Polícia Civil vai investigar o caso.
*Fim da Linha

MOSSORÓ-RN: Homem é preso após agredir a esposa a pauladas por suposta traição na zona rural

A Polícia Militar, através do Grupo Tático Operacional (GTO) do 2º Batalhão, atendeu na noite deste domingo, uma ocorrência de agressão à mulher, na Comunidade do Bom Destino, região de Alagoinha, na zona rural de Mossoró no Oeste Potiguiar.

As informações chegadas à Central de Comando da PM (COPOM) eram de que um homem teria surrado sua companheira à pauladas. Ao chegar no local a equipe do GTO se deparou com a cena de violência, onde a mulher estava com hematomas pelo corpo em decorrência da agressão sofrida pelo marido.

O infrator identificado como, José Augusto da Fonseca, de imediato recebeu voz de prisão, sendo ele conduzido à Delegacia de Plantão. Durante depoimento ao delegado Renato Oliveira, ele disse que chegou em casa e flagrou um homem em sua casa, que supostamente estaria tendo um caso amoroso com sua esposa.
O delegado, lavrou o auto de prisão em flagrante pelo crime de lesão corporal, baseado na Lei Maria da Penha e e na manhã desta segunda feira (31) o mesmo foi encaminhado ao sistema prisional onde deverá passar por audiência de custódia ainda hoje.

*Fim da Linha

FESTIVAL: Cantora mossoroense será atração de festival em Londres

A cantora mossoroense Márcia Lima é uma das atrações do Brazil Word Fest, o maior festival da cultura brasileira na Europa. O evento acontece de 14 a 17 de setembro, em Londres (Inglaterra), durante a London Fashion Week. A artista sobe ao palco do festival nos dias 16 e 17, enaltecendo as suas raízes, com muito forró, xote e baião.

Márcia reside na Europa há quase cinco anos, período em que viu sua carreira alcançar um novo patamar, mas sem esquecer das suas origens nordestinas. Agora, pela primeira vez participando do Brazil Word Fest, seu orgulho em representar Mossoró é ainda maior.

“Representar Mossoró, estando aqui, demonstrar meu trabalho e a cultura da minha cidade, é um presente de Deus. A ficha ainda não caiu. Tenho certeza que um dos melhores lugares do mundo onde a gente pode viver a cultura é em Mossoró, eu sempre falo isso”, comenta a cantora.

Segundo Márcia, estar na Europa, propagando o forró, o xote e o baião é emocionante. “É uma dádiva de Deus. Nasci em Mossoró, cresci em Mossoró, e nunca imaginei que pudesse trazer essa marca aqui para a Inglaterra, com tanto amor, com tanta oportunidade, através da música”, disse, acrescentando:

“A música é uma porta muito larga aqui, que tem levado bastante meu nome na Inglaterra. As coisas têm acontecido. Com certeza tudo que tem acontecido, tem sido por causa do forró, da cultura nordestina, me destaquei aqui através dessa cultura”, enfatizou a mossoroense.

*Saulo Vale

UFERSA: Conselho marca data para votar destituição de reitora

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) marcou para a próxima segunda-feira (31), às 14h, uma reunião extraordinária para votar o parecer que recomenda a destituição da Reitora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira.

Na ocasião, o colegiado vai apreciar o documento que orienta o Consuni a solicitar oficialmente ao Ministério da Educação (MEC) que anule a nomeação de Ludimilla frente à Ufersa.

Se a maioria dos membros do Consuni votarem a favor do parecer, então o MEC será oficiado e caberá ao ministro Camilo Santana dar a palavra final sobre o destino de Ludimilla.

Caso Santana assine a destituição de Ludimilla, então o professor doutor mais antigo da Ufersa assume a reitoria interinamente e convoca novas eleições para reitor e vice-reitor no prazo de 60 dias.

Ludimilla enfrenta processo no Consuni após ter seu título de doutorado anulado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por plágio em 44% de sua tese. Ela recorreu e perdeu em todas as instâncias administrativas. No Judiciário, perdeu no primeiro grau e disse recorrer ao segundo.

Na Ufersa, só pode ser e continuar reitor quem tem doutorado.

Parecer

O parecer de 24 páginas que orientou o Consuni a pedir a anulação da nomeação de Ludimilla foi feito por uma comissão designada pelo próprio conselho, formada pelos professores doutores Marta Lígia Pereira da Silva, Ulisses Levy Silvério dos Santos, Reginaldo José dos Santos Júnior e Midiã Medeiros Monteiro, além do técnico-administrativo Jeferson Santos Teixeira da Silva e do estudante Pedro Victor Cavalcante Santos.

*Saulo Vale

NATAL-RN: Bandido se passa por gerente do Banco do Brasil e desvia R$ 50 mil de duas contas de idosos

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu na última sexta-feira (28) um mandado de busca e apreensão contra um homem suspeito de praticar estelionato contra dois idosos que moram em Natal.

A busca foi efetuada em Guarulhos, na Grande São Paulo, onde o suspeito mora, com parceria da Polícia Civil de São Paulo.

Segundo a polícia, foram encontrados e apreendidos durante as buscas aparelhos celulares que foram utilizados para a prática do crime. Em maio de 2023, o suspeito teria contatado dois idosos residentes em Natal por meio de um aplicativo de mensagens, identificando-se como gerente do Banco do Brasil. Em seguida, ele conseguiu as senhas bancárias das vítimas e subtraiu da conta delas mais de R$ 50 mil.

O homem, identificado mediante investigação cibernética, foi conduzido à delegacia para prestar depoimento e confessou a autoria do crime.

BRASILEIRÃO 2023: CONFIRA O PLACAR DA 17ª RODADA E A CLASSIFICAÇÃO

Começou no sábado, 29 de julho mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol 2023.
Aqui confere os resultados de toda rodada.

Placar
Sábado
Fluminense 1 x 0 Santos
Athletico-PR 3 x 3 Cruzeiro
Internacional 1 x 2 Cuiabá
Corinthians 3 x 1 Vasco da Gama
Fortaleza 0 x 3 Bragantino
Atlético 1 x 2 Flamengo
Domingo
São Paulo 0 x 0 Bahia
América-MG 1 x 4 Palmeiras
Botafogo 4 x 1 Coritiba
Goiás 1 x 1 Grêmio
Classificação

MÊS DE AGOSTO: DETRAN FAZ EXAMES PRÁTICOS DE DIREÇÃO EM TODAS AS REGIÕES DO RN

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) inicia nesta terça-feira (1º), o processo itinerante de exame prático monitorado de direção veicular que vai atender 30 municípios do interior do estado durante o mês de agosto. O plano de aplicação dos exames contempla a avaliação de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em todas as regiões do Rio Grande do Norte.

O primeiro município visitado pela equipe técnica de examinadores do Detran é: 
  • São José do Mipibu (1º/08); 
  • Passa e Fica (02/08); 
  • Nova Cruz (03/08); 
  • Arez (04/08); 
  • Parnamirim (05/08); 
  • Alto dos Rodrigues (07/08); 
  • Macau e Guamaré (08/08); 
  • João Câmara (09/08); Extremoz (10/08); 
  • Goianinha (11/08); 
  • Caicó e São João do Sabugi (14/08); 
  • Caicó (15/08); Currais Novos (16/08); 
  • Acari e Parelhas (17/08); 
  • Jardim do Seridó (18/08); 
  • São Miguel (21/08); 
  • Pau dos Ferros (22/08); 
  • Pau dos Ferros e Alexandria (23/08); 
  • Apodi e Caraúbas (24/08); 
  • Patu e Umarizal (25/08); 
  • Jucurutu e Lagoa Nova (28/08); 
  • Jaçanã (29/08); 
  • Santa Cruz e Tangará (30/08); 
  • Assú e Angicos (31/08).
Somente no primeiro semestre deste ano o Detran efetivou 35.557 exames práticos monitorados de direção veicular compreendendo todos os municípios do Estado. Nesse período, a média mensal de exames alcançou a marca de 5.926 avaliações.

A operação de aplicação de exames práticos de volante consiste em levar as cidades equipes de examinadores e veículos do Detran para efetivar a avaliação de candidatos que desejam tirar a primeira CNH ou adicionar nova categoria de condutor no documento de habitação.

O Detran avalia usuários nas categorias ACC (ciclomotor), A (motocicletas), B (carros, picapes, utilitários e vans com lotação de até oito pessoas), C (veículos motorizados para transporte de carga, e com peso total superior a 3,5 toneladas), D (para o transporte de passageiros em veículos cuja lotação seja superior a 8 passageiros) e E (incluindo combinações com peso bruto superior a 6 toneladas e com lotação superior aos 8 passageiros).

A prova prática monitorada de direção veicular é a última etapa para que o cidadão possa ter direito à CNH e para que a demanda seja atendida de maneira satisfatória o Detran realiza mensalmente um trabalho itinerante focado no interior do Estado, contemplado cidades polos e municípios vizinhos de maneira que o cidadão não precise se deslocar até a capital ou outra unidade do Detran onde há aplicação diária de testes, como Natal e Mossoró onde os exames podem ser agendados diretamente pela internet no Portal de Serviços do Detran aqui.

CAICÓ-RN: ÚLTIMA NOITE DE SHOWS COM 60 MIL PESSOAS NA ILHA DE SAT'ANA; RECORDE DE PÚBLICO NA HISTÓRIA DA FESTA DA PADROEIRA

A programação de shows da Festa de Sant’Ana de Caicó 2023 terminou nesse sábado (29) com recorde de público na Ilha de Sant’Ana. Foram 60 mil pessoas.
Show histórico de Zezo, Raí Saia Rodada e Luan Estilizado.

*O Xerife

MINUTOS DE SABEDORIA!!!

AJUDE, mesmo conversando!
Uma boa palavra, um sorriso de incentivo, um pensamento construtor são, muitas vezes, o ponto de partida para uma grande vitória daqueles que nos cercam.
Se observar tristeza ou preocupação, procure ajudar.
Se não puder agir, fale.
Se não puder falar. ao menos pense firmemente, desejando a felicidade e esta atingirá seu objetivo.
Mas, ajude sempre!