/* <![CDATA[ */ (function (doc

sexta-feira, 31 de julho de 2020

TOUROS- RN: Baleia encalha na praia e é resgatada por pescadores

Uma baleia encalhou na praia de Touros, litoral norte do Rio Grande do Norte, nesta sexta-feira (31). O animal foi encontrado por um grupo de pescadores por volta das 9h30. De acordo com eles, a baleia não apresentava ferimentos. Os homens empurraram o animal de volta ao mar.
A professora Simone Almeida, do projeto Cetáceos da Costa Branca, disse que trata-se de um filhote de Jubarte. "É um animal pequeno, portanto trata-se de um filhote que provavelmente se perdeu do adulto e acabou encalhando na beira da praia", explicou. De acordo com a pesquisadora, é comum nessa época do ano os animais procurarem a costa do nordeste brasileiro para reprodução. As jubartes vêm em busca de águas quentes, típicas do nosso litoral.
Os pescadores conseguiram devolver a baleia ao mar e o animal voltou a encalhar. Mas na segunda tentativa, a baleia nadou para o fundo. "Esperamos que esse animal tenha encontrado o adulto e seguido bem. Vamos torcer", disse a professora Simone Almeida.

*https://g1.globo.com/rn/rio-grande-do-norte/noticia/2020/07/31/baleia-encalha-na-praia-de-touros-rn-e-e-resgatada-por-pescadores.ghtml

NATAL-RN: Polícia Civil deflagra Operação “Estrondo” e prende sete suspeitos na Zona Sul

Foto: Divulgação/Polícia Civil
Foto: Divulgação/Polícia Civil
Policiais civis da Delegacia Especializada de Narcóticos (DENARC) deflagraram, na manhã desta sexta-feira (31), a Operação “Estrondo”, que resultou no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão, sendo nove deles na região de Ponta Negra, Zona Sul de Natal. As diligências foram deflagradas após trabalho investigativo realizado ao longo de três meses.
Foram presos em cumprimento a mandados de prisão: Alexandre Dionísio Cordeiro Costa, Gleyson Erasmo Silva do Nascimento, Erick Sales Da Silva, mais conhecido como “Bulldog”, Ruan Brayan de Oliveira e Francisco Tales de Oliveira Pinto, que também foi autuado em flagrante delito por porte ilegal de arma de fogo.
Geany Maria da Costa e Andreza Pereira Ribeiro foram autuadas em flagrante e delito pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas. Além disso, foram lavrados dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) por posse de droga para uso pessoal.
O nome da operação,“Estrondo” faz referência à antiga denominação do Morro do Careca, que, antigamente, era conhecido como “Morro do Estrondo”. Os suspeitos foram conduzidos até a delegacia e encaminhados ao sistema prisional, onde ficarão à disposição da Justiça.
A Polícia Civil pede que a população continue enviando informações de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

*Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Polícia Civil/RN – SECOMS

Bandido mais procurado no estado do Ceará morre em confronto com a Polícia no Rio de Janeiro

O Criminoso que desafiou a Polícia do Ceará e criou sua própria facção, em Caucaia, Darlan Alban Batista Guerra, o “Dente de Ouro, foi morto em confronto com a polícia, na manhã desta sexta-feira 31 de julho de 2020, no bairro Gardênia Azul, na zona Oeste do Rio de Janeiro.

Foram quase três anos de caçada policial no estado do Ceará, várias fugas mirabolantes, até que no começo da manhã desta sexta-feira (31), “Dente de Ouro o bandido considerado o mais procurado do Ceará acabou morto em mais um confronto com as forças de Segurança Pública do País.

Ele foi, fundador e chefe de uma facção criminosa no estado e autor de dezenas de crimes de morte em Caucaia.

A operação policial que culminou na morte do criminoso cearense aconteceu no bairro Gardênia Azul, na zona oeste do Rio de Janeiro, localizado na Baixada de Jacarepaguá. O bandido foi cercado por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE). Ao ser cercado, Darlan Alban reagiu e acabou sendo baleado e morto pela Polícia Civil carioca.

Para chegar ao criminoso, as polícias do Ceará e do Rio de Janeiro trocaram informações importantes nas últimas semanas após a captura do principal parceiro de Darlan, o bandido identificado como Francisco Cilas de Moura Araújo, o “Mago”, localizado e preso pela Polícia cearense em Teresina, no Piauí, há duas semanas.

Antes da prisão de Cilas na capital piauiense a Polícia cearense também prendeu outro importante membro da quadrilha de Darlan, um homem identificado como Antônio Cláudio do Nascimento Costa, que foi capturado após ficar ferido numa troca de tiros com a PM no bairro Padre Júlio Maria, em Caucaia.

Com as prisões de seus principais parceiros no mundo do crime, restava a Darlan fugir do Ceará ou se entregar às autoridades para começar a pagar pelos seus crimes. Preferiu a primeira opção e prometeu não se entregar. Morreria, mas antes mataria dois ou três policiais. Acabou morto sozinho na troca de tiros com a Polícia do Rio de Janeiro.
 
Vida de crimes
Darlan Alban entrou no mundo do tráfico de drogas e em facções criminosas ainda jovem em Caucaia. Passou a comandar uma quadrilha ligada à facção Comando Vermelho. Depois, decidiu montar sua própria facção para obter o domínio do tráfico de drogas em vários bairros de Caucaia, como Itambé, Padre Júlio Maria, Cigana e outras comunidades. Armou o grupo que foi batizado de Comando da Laje (CL).

A quadrilha do “Dente de Ouro”, segundo as autoridades, seria responsável por dezenas de crimes em Caucaia, incluindo os assassinatos de policiais militares e advogados. O bando também expulsou famílias de suas casas e até um sargento da PM teve que ir embora de lá após receber um ultimato dos bandidos e ter seu filho morto pela quadrilha de Darlan.

*Fernando Ribeiro/João Marcolino

RN contabiliza 50.416 casos de coronavírus e registra 1.777 mortes; 06 óbitos nas últimas 24 horas

Foto: Reprodução/Youtube
A Secretaria de Estado e Saúde Pública-Sesap atualizou os números do coronavírus no Rio Grande do Norte nesta sexta-feira(31). Os casos confirmados chegam a 50.416. Nessa quinta-feira(30) eram 49.667.
O total de vítimas da covid-19 no RN chega a 1.777, sendo 06 confirmadas nas últimas 24 horas e outras 20 com resultados de exames laboratoriais ao decorrer dos dias. Em investigação estão mais 185 óbitos.
Os casos suspeitos somam 62.115, descartados(80.278) e pacientes recuperados são 22.901.


*Do BG

MOSSORÓ-RN: PRF RECUPERA VEÍCULO ROUBADO

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, na manhã desta quarta-feira (29), no Km 56 da BR 110, em Mossoró/RN, um Gol CL, de cor verde que havia sido roubado nesta madrugada.
Por volta das 07h15, a equipe PRF recebeu a informação de terceiros que havia um veículo abandonado na vegetação, próximo à rodovia. Os policiais deslocaram até o local e constataram que se tratava de um carro que havia sido roubado durante a madrugada do mesmo dia, na comunidade Frei Damião. Localidade próxima às margens da BR 110, pertencente ao município de Mossoró/RN .
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Mossoró/RN.

*PRF/ASSECOM /Passando na Hora

SERRA DO MEL-RN: VEREADOR THIAGO FREITAS COM O TÍTULO DE ESPECIALISTA EM GESTÃO PÚBLICA

Thiago Freitas é o primeiro POLÍTICO especialista em gestão pública no município Serramelense
Hoje, mais um ciclo se fecha para que outros se abram. O título de Especialista em Gestão Pública não me torna melhor do que ninguém. Mas, acima de tudo, com novas abrigações pessoais e sociais diante o conhecimento construído e adquirido. Assim, mediando e melhor servindo o povo Serramelense a qual me tornou Vereador. Dito isto, agradeço a Deus, meus pais e a cada um que faz parte de minha vida, ensinando-me e tornando uma pessoa melhor a cada dia, assim, da forma que cada um é e estar.

#GratidãoSempre

URGENTE! MARIA NILZA DE LIMA DE 81 ANOS PRECISA DE DOAÇÃO DE SANGUE

Prezados amigos/amigas, estou passando aqui pra pedir a ajuda de todos vocês. Estou com um familiar internado na UTI Coronária do Hospital Wilson Rosado, desde a última segunda 27, é a senhora MARIA NILZA DE LIMA, com 81 anos de idade, em decorrência de um grave problema cardíaco, e será necessária uma intervenção cirurgia com extrema urgência.
Para isso precisaremos de sangue de qualquer tipo, e quem puder ajudar seja doando ou compartilhando este pedido. A doação de sangue deve ser feita no máximo até amanhã, a quem doar por favor fotografe o comprovante e mande pra meu contato abaixo mencionado. A doação deve em nome de MARIA NILZA DE LIMA.
Desde já muito obrigado a todos você e que Deus abençõe a todos!
Wladimir Barros: 84-99913-7846 - Whatsapp

MOSSORÓ-RN: Assaltante usando simulacro é dominado por vítima durante roubo e preso pela PM

Uma tentativa de assalto ocorrida na tarde desta quinta feira 30 de julho de 2020, no Bairro Doze Anos em Mossoró RN terminou em luta corporal entre vítima e acusado e com o assaltante preso. O caso foi registrado por volta das 16h00min na Rua Germano Caenga, quando Gilliard Jackson da Silva Leite, usando um simulacro de arma de fogo, chegou em uma moto Biz azul, com parte da placa coberta por fita adesiva e anunciou o assalto.

A Vítima, um rapaz, reagiu a ação do criminoso e partiu pra cima entrando em luta corporal com o assaltante e depois de alguns minutos, bolando no chão, conseguiu dominá-lo. Os dois ficaram feridos. A viatura da PM composta pelo sargento A. Francisco e o cabo Avelino após ser acionada pelo CIOSP chegou rápido ao local e prendeu o suspeito.

Gilliard foi conduzido juntamente com a moto para a Delegacia de Furtos e Roubos e apresentados à delegada Liana Aragão. Na delegacia os vistoriadores constataram que o motor da moto estava com a numeração adulterada e durante os procedimentos de vistoria foi encontrada uma munição de revolver calibre 38 que se encontrava dentro do bagageiro da motocicleta.

Diante das evidências de crime a delegada Liana Aragão decidiu por autuar Gilliard em flagrante por crimes de roubo, artigo 157, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, artigo 311 e posse ilegal de munição, artigo 14. Gilliard Jackson da Silva Leite, foi encaminhado ao Sistema prisional, onde ficará a disposição da justiça.


*Fim da Linha

APODI-RN: ÚLTIMO BOLETIM DO NOVO CORONAVÍRUS DIVULGADO ONTEM


JANDUÍS-RN: SALOMÃO GURGEL DEVERÁ SER CANDIDATO PELO PSOL

Segundo informações, ex-prefeito Salomão Gurgel deverá ser o nome do PSOL na disputa pela Prefeitura de Janduís.
Reconhecido pela sua potencialidade eleitoral e seus mandatos como prefeito, Salomão Gurgel é um nome muito forte no pleito vindouro, fato.
Por lá, o nome nem foi lançado, mas já sofre ataques dos seus adversários políticos.


*João Marcolino

APODI-RN: POETISA MÔNICA FREITAS RECITANDO


ROBINSON FARIA SE TORNA REU POR OBSTRUÇÃO DE INVESTIGAÇÃO E O PEDIDO SER ACATADO NA JUSTIÇA

A 6ª Vara Criminal de Natal acatou denúncia em desfavor do ex-governador Robinson Mesquita de Faria e ainda de Magaly Cristina da Silva e Adelson Freitas dos Reis por obstrução de investigações pertinentes à operação Dama de Espadas, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), em 2015. Os três foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) perante ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), uma vez que, à época da denúncia, Robinson Faria tinha foro privilegiado por ser governador do Estado, mas não houve apreciação da denúncia por aquela Corte, vindo a ser recebida agora por decisão do Juízo da 6ª Vara Criminal de Natal.
O MPF apontou que durante apurações pertinentes à Dama de Espadas, Robinson Faria atuou tentando obstruir a investigação e evitar que fosse processado pelos fatos descobertos na operação. A Dama de Espadas se debruçou sobre a participação de servidores públicos na arregimentação e inserção de funcionários fantasmas na folha de pagamento da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), mediante a apropriação dos respectivos vencimentos.

MINUTOS DE SABEDORIA!!!!

RENOVE sua saúde por meio de afirmações positivas.
Todas as suas células e seus órgãos cumprirão integralmente seus deveres, se você não os maltratar com pensamentos negativos de descrença, de medo, de raiva nem de vingança.
Envie pensamentos positivos de saúde a seus órgãos e células e forneça a seu corpo alimentos sadios, para não lhe dar demasiado trabalho

RN COM RESERVAS HÍDRICAS DE 55% DA CAPACIDADE ATÉ O MÊS DE JULHO

Já a barragem Marechal Dutra, conhecida também como Gargalheiras, localizada em Acari, está com 31,74% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. — Foto: Heráclito Patrício/Igarn
O monitoramento feito pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn) nos 47 reservatórios com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos apontou que as reservas hídricas do Estado estão com 55,55% da capacidade total.

Os dados mostram que as reservas somam 2.431.342.926 m³, enquanto a capacidade total do Estado é de 4.376.444.842 m³.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório estadual com 2,37 bilhões de metros cúbicos, está com 1.533.987.376 m³, percentualmente 64,64% da capacidade total. No mesmo dia 30 de julho de 2019, o reservatório estava com 786.152.000 m³, que correspondiam a 32,76% da sua capacidade.

Já a barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, com capacidade para 599.712.000 m³, está acumulando 207.261.960 m³, que correspondem a 34,56% do volume total do reservatório. No mesmo período de 2019 o manancial estava com 144.150.181 m³, que percentualmente, correspondiam a 24,04% do seu volume total.

A barragem Umari, localizada em Upanema, com capacidade para 292.813.650 m³, está reservando 262.344.229 m³, em termos percentuais, 89,59% do volume máximo. No final de julho de 2019 o manancial estava com 112.365.178 m³, percentualmente, 38,37% da sua capacidade.

O açude Itans, localizado em Caicó, está com 10.499.227 m³, que correspondem a 13,84% do seu volume máximo que é de 75.839.349 m³. Neste mesmo período do ano passado o açude estava com 1.314.500 m³, correspondentes a 1,61% da sua capacidade.

Já a barragem Marechal Dutra, conhecida também como Gargalheiras, localizada em Acari, está com 14.098.283 m³, que correspondem a 31,74% da sua capacidade total que é de 44.421.480 m³. No mesmo período de julho do ano passado o reservatório acumulava 238.595 m³, correspondentes a 0,54% da sua capacidade.

Segundo o diretor-presidente do Igarn, Auricélio Costa, as reservas hídricas atingidas durante a quadra chuvosa deste ano possibilitam tranquilidade para chegar ao próximo ano atendendo às necessidades de usos múltiplos.

“A quantidade de reserva hídrica acumulada durante este inverno foi a melhor dos últimos 8 anos, o que nos possibilita acreditar que conseguiremos atender às diversas demandas pelo uso da água, tanto para as populações, quanto para o agronegócio, agricultura familiar, pecuária, indústria, enfim, todos os usos com mais tranquilidade realizando uma boa gestão e consigamos chegar à próxima quadra chuvosa de 2021 em condições melhores do que entramos nessa e com um novo ciclo de chuvas dentro do normal possamos continuar a recuperação das nossas reservas”.

Ele ressalta ainda a necessidade da população evitar o desperdício de água. “Ressaltamos ainda a necessidade do uso consciente da água, que naturalmente, com esse período de pandemia, já tem seu consumo aumentado, para que possamos manter o maior quantidade de água, pelo maior tempo permissível nas nossas reservas hídricas”, disse Auricélio Costa.

Situação das lagoas
  • A Lagoa de Extremoz, responsável pelo abastecimento de parte da zona norte da capital, está atualmente com 100% da sua capacidade que é de 11.019.525 m³.
  • A Lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 10.682.573 m³, percentualmente, 96,46% da sua capacidade total que é de 11.074.800 m³.
  • A Lagoa do Bonfim, localizada em Nísia Floresta, está com 46.178.708 m³, correspondentes a 54,8% da sua capacidade total de acumulação que é de 84.268.200 m³.
*Do G1 RN

Luiz di Souza será homenageado com Título de Doutor Honoris Causa da UERN

UERN - O professor Luiz di Souza, primeira vítima fatal da Covid 19 no Rio Grande do Norte, será homenageado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o Título Honorífico “Doutor Honoris Causa“. A decisão foi tomada em reunião do Conselho Universitário (Consuni) realizada nesta terça-feira (28), através da Plataforma Google Meet.

Durante mais de 20 anos, o professor Luiz Di Souza dedicou-se ao ensino superior na UERN, contribuindo com a graduação, iniciação científica, extensão e pós-graduação. Entre seus projetos, destaca-se o grupo Fanáticos da Química, que utiliza a linguagem lúdica na popularização da Ciência.

Luiz Di Souza era lotado no Departamento de Química e fazia parte do corpo efetivo do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN/UERN). Tinha graduação em Engenharia Industrial Química pela Faculdade de Engenharia Química de Lorena (1987), mestrado (1992) e doutorado (1996) em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos e pós-doutorado em catalise bioquímica pela EEL-USP.

O professor Luiz Di Souza faleceu no dia 28 de março de 2020, aos 61 anos, sendo a primeira vítima de Covid-19 registrada no Rio Grande do Norte.

A indicação para a homenagem partiu do Gabinete da Reitoria. Em sua defesa, o reitor Pedro Fernandes destacou a dedicação de Luiz à Universidade, à Ciência e a seus alunos. “Luiz foi um gigante. Sua vaidade era publicar, trabalhar, ensinar, ajudar e orientar seus alunos. Já fazia experimentos e publicava suas pesquisas em uma época em que não tínhamos um só reagente. Seu trabalho extrapolou a Universidade, que rende suas homenagens a este grande educador”, afirmou o reitor em meio à emoção da votação do nome do professor para a concessão do título.

O diretor da Faculdade de Ciências Exatas e Naturais, Lima Júnior, também foi tomado pela emoção, assim como outros professores e técnicos administrativos que conviveram com o professor Luiz di Souza. Para Lima, uma homenagem cheia de simbolismo neste ano, marcado pela tragédia da pandemia do novo coronavírus. “O professor Luiz tem um histórico impactante tanto na pesquisa, como no ensino à arte, no seu papel como professor e como pessoa. Ele tinha sido indicado em várias categorias, por outras unidades, e os colegas reconheceram a necessidade e a importância de homenageá-lo neste ano. Ficamos muito felizes e emocionados com esta homenagem”, afirmou.

Além do Título de Doutor Honoris Causa, o Consuni também deliberou sobre os demais títulos e diploma que serão entregues na Assembleia Universitária dos 52 anos da UERN, prevista para o dia 28 de setembro. Serão homenageados:

  • Francinilda Honorato dos Santos, com o Diploma do Mérito Administrativo – Proposição da Faculdade de Educação;
  • Paulo Afonso Linhares, com o Título de Professor Emérito – Proposição da Faculdade de Direito;
  • José Bezerra de Assis, com o Título de Professor Honoris Causa – Proposição do Campus Avançado de Patu.

MOSSORÓ-RN: 124ª MORTE VIOLENTA EM 2022 - Jovem de 20 anos, é encontrado morto com marcas de tiros no Sítio Rincão

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, registrou o primeiro homicídio do mês de outubro de 2022. Um jovem de 20 anos, ...

TIME: REVELAÇÃO

TIME: REVELAÇÃO

REVELAÇÃO E BACURAU

REVELAÇÃO E BACURAU

COMISSÃO TÉCNICA

COMISSÃO TÉCNICA